O pintor de memórias

O pintor de memórias Gwendolyn Womack

Resenhas -

Gabi 14/10/2020

Fiquei muito feliz de ver as histórias se fechando e encaixando

Hayanne.Montenegro 26/04/2022

O que aconteceria se você lembra-se das suas vidas passadas?
Esse livro fala de por um fim no círculo vicioso que é guardar rancores, mágoas de outras vidas.

netto 05/02/2022

o pintor de memórias.
?entre o começo e o fim, esta vida é apenas um momento?. (p. 112)

que livro, meus amigos.
que reviravolta.
que final.
o livro é impecável, Gwendolyn é genial.
as pequenas histórias, que compõem as memórias dos personagens, por todo livro são instigantes, a memória final chega a arrebatar o leitor.
criei histórias, finais, conclusões e no fim nada foi como esperei, na verdade, foi ainda melhor.
finn me surpreendeu.
conrad me surpreendeu, inclusive, critiquei tanto o coitado e ele no final era bonzinho e acabou sendo morto, estou com um leve peso na consciência de ter xingado um futuro moribundo. ??
bryan & linz vocês tem o coração pelo resto da vida, vocês são meu tudo.
obrigado por isso, Gwendolyn! ??

Annalisa 07/08/2022

O Pintor de Memórias

"Entre o começo e fim, esta vida é apenas um momento."

Ao olhar para capa eu não tinha o mínimo de noção sobre a real história do livro, eu jurava que seria ou um romance docinho, meio água com açúcar, ou alguma coisa sobre histórias de guerra e algo do gênero, maaaaas não! É completamente diferente de tudo isso.

O Pintor de Memórias no traz uma história sim, sobre um pintor, no caso Bryan Pierce que desde sua infância tem sonhos extremamente vívidos e perturbadores. Ele sonha com pessoas, lugares e situações em épocas passadas, vidas antigas e situações específicas, geralmente o momentos dos sonhos é quando há algum perigo eminente, próximos do momento de morte. Ao acordar ele precisa de alguma forma colocar isso dentro da realidade atual, é onde ele realiza as pinturas de seus quadros, retratando seus sonhos.

Na verdade verdadeira, Bryan tem a capacidade de reviver através desse sonhos suas vidas passadas, desde o antigo Egito, até sua última vida, 30 ou 40 anos atrás. Toda vez que ele revive uma vida ao acordar ele traz consigo alguma habilidade desse vida: habilidades de um pintor, de um relojoeiro alemão, um viking navegador, um budista, um samurai, um escritor e poeta, um cientista americano, além de também conseguir logo após acordar ser capaz de falar e compreender de forma fluente todas a línguas das vidas passadas: inglês, alemão, francês, italiano, grego, japonês, mandariam, latim... E por aí vai.

Em todas suas vidas há sempre um fator em comum, todos seus amores foram tirados de sua vida de forma abrupta ou mortos de forma trágica: assassinados, mortos na fogueira, condenados, sequestrados, torturados.. E Bryan expõe seus quadros ao redor do mundo em busca desse alguém que também possa conhecer essas memórias e que viveu as vidas com ele. Do outro lado da história, existe uma gigante no ramo da medicina e medicamentos que está tentando criar um remédio para cura do Alzheimer. E estas histórias estão sim interligadas, e vamos descobrir qual a relação das memórias de Bryan com a pesquisa do Alzheimer.

Isso é só o começo da tudo, a história vai fluindo de uma forma tão voraz e rápida, que fiquei com a sensação de estar correndo ao mesmo tempo que estava lendo, tuuuudo vai acontecendo e as coisas vão sendo jogadas e você que lute para encaixar e validar tudo. Aos poucos vão entendendo quem realmente é Bryan e porquê ele tem essa habilidade de reviver suas vidas, e qual na verdade é seu destino. A história é realmente boa e envolvente, e não conseguimos largar antes de chegar no fim, e desvendar o mistério das vidas de Bryan.

"Encontro-me diante dos divinos mestres, que conhecem as histórias dos mortos, que decidem quais delas devem ser revisitadas, que classificam o livro das vidas e como plenos ou vazios, que são eles próprios os autores da verdade... Quando a história é escrita, tem um bom final e a alma de um homem atinge a pefeição, com um brado entusiástico eles o conduzem ao céu" - Livro egípcio dor mortos - Página 7.

Dea 29/06/2022

Parece que duas pessoas escreveram esse livro.
No começo a escrita é cativante e vicia vc, mais depois é uma decadência só.
Os diálogos são os piores que já li, os personagens são muito rasos, a narrativa de tudo e bem xexelenta, e o bônus de um personagem mudar totalmente quando a história está sendo narrado pela visão do outro personagem
O plot é até bonzinho
Tirando tudo isso é uma história que teria um futuro sim.

Vitória 15/01/2023

Te vejo na próxima vida
Me sinto triste quando percebo que poucas pessoas leram esse livro. Eu vou ser extremamente sincera, comprei esse livro por conta do preço e da capa que achei muito linda, ele ficou um tempo parado na minha estante até que tive coragem de ler.
Nos primeiros capítulos, já percebi que não seria mais apenas um livro qualquer para mim, ele mexeu comigo. Um casal que está interligado por várias vidas, que estão fadados a se reencontrar e mistérios que precisam ser desvendados sobre suas vidas passadas. Uma reviravolta gigante. Muito difícil não deixar um spoiler.
Mas, mais do que isso, esse livro fala muito sobre perdão também. Sobre como todos nós temos um lado bom e um lado ruim, mas que alguns ainda estão presos e precisam lutar ainda mais para superar seu lado ruim.
E muitas outras coisas, quem tiver oportunidade, recomendo muito.

csavto0 18/03/2023

?[...] esta vida é apenas um momento?.
É absurdo pensar no quanto essa história me fez relembrar de várias outras histórias e filmes, que se encaixam perfeitamente aqui. Pode ser que, de certa forma, a autora tenha se espelhado um bocado nelas para escrever a história de Bryan e Linz. E eu não ficaria nem um pouco surpreso com isso. Me lembra bastante a vibe que ?O Doador de Memórias? transmite. Sendo que essa história em específico, é tão enrolada quanto essa aqui.

Certas partes são impecáveis. Rendendo momentos de frustração, irritação, raiva, melancolia, tristeza e até mesmo um fino fio de compaixão. O que posso dizer com toda a certeza é que jamais esperaria pelo desenrolar final que a história tomou. Com um digno plot de me deixar intrigado, entre o meio e o final. Coisa que pouquíssimas histórias conseguem.

É claro que não posso comentar dando spoilers, mas, que tremendo enredo. Eu espero ansioso para que a Irmandade se re-erga.

Você se lembrará de tudo!

Ariana 27/02/2023

Me surpreendi com a história?
Pensei que iria ser um livro chato, pq fiquei entediada nas primeiras páginas.

Loren 30/04/2022

Minha mente explodiu
É simplismente perfeito, a escrita te prende no livro até o final, incrível como a autora colocou histórias reais ali, o plot é incrível tbm, meu novo livro preferido. 1010100000 estrelas.

gato preto 09/01/2022

O Pintor de Memórias
Esse livro conta a história de um pintor e uma geneticista que se encontram desde vidas passadas, reconhecendo o amor que sentem um pelo outro e lidando com diferentes situações.
Esses encontros de vidas passadas são entendidos como memórias ou alucinações, e são causadas pelo efeito de um produto preparado em laboratório com o objetivo inicial de curar uma doença (a história conta que doença é essa).
Esta é uma trama interessante e me surpreendeu a reviravolta que a história teve, além de ser um romance com aspectos de ficção científica.