O pintor de memórias Gwendolyn Womack

Resenhas -

Marcela 23/05/2022

O pintor de memórias
perfeitooooo, com certeza tá no meu top 5 de livros da vida!! o enredo prende 100%, tinha partes que eu simplesmente não conseguia desgrudar do livro.

gato preto 09/01/2022

O Pintor de Memórias
Esse livro conta a história de um pintor e uma geneticista que se encontram desde vidas passadas, reconhecendo o amor que sentem um pelo outro e lidando com diferentes situações.
Esses encontros de vidas passadas são entendidos como memórias ou alucinações, e são causadas pelo efeito de um produto preparado em laboratório com o objetivo inicial de curar uma doença (a história conta que doença é essa).
Esta é uma trama interessante e me surpreendeu a reviravolta que a história teve, além de ser um romance com aspectos de ficção científica.

Talita.OBlathmhaic 22/03/2022

Bom, mas poderia ter sido muito melhor.
Minha última tentativa de fazer uma resenha desse livro, porque ontem eu tentei várias vezes e nenhuma ficou boa. Desse vez, se ficar ruim, eu não não vou apagar e tentar de novo.

Bem, eu achei a proposta do livro muito boa, mas fui me decepcionando conforme a leitura avançava. Não gostei dos protagonistas, achei eles bem sem graças e superficiais no sentido de não terem sido bem trabalhados, desenvolvidos.

O livro tem várias cenas desnecessárias, um bom exemplo é a cena onde o Bryan está consertando um relógio, se não é um capítulo inteiro, é quase isso, apenas o Bryan falando sobre relógios e como concertar/fazer um relógio. Por quê?

Sobre os personagens: o Bryan Me agradou bem no começo do livro, mas depois, ele foi me irritando, testando e tirando a minha paciência. Duas cenas em específico me incomodaram, a priemeira foi quando ele estava com raiva da Lys por ela não lembrar do que ele lembrava, tipo, ele poderia muito bem contar para ela, tentar explicar, mas não... A outra cena foi com a mãe dele, a impressão que essa cena me passou foi que o Bryan só foi realmente se importar com a mãe quando descobriu quem ela foi em uma outra vida.

Sobre a Lys, eu não tenho muito o que falar sobre ela, achei a Lys muito sem graça, às vezes chatas e achei o interesse dela meio fraco. Ela queria entender algo, okay, mas no decorrer do livro esse algo vai diminuindo até tudo quase se tornar uma questão de "Eu gosto do Bryan", "Eu me sinto atraída por ele", "Por que eu não consigo parar de pensar nele?", "Por que eu me preocupo tanto" e por aí vai.

Eu não consegui comprar o fato de que eles são inteligentes e sei lá mais o quê, a maioria da ações e atitudes, falas, também, foram idiotas ou tiveram pouco sentido. Uma coisa: o vilão desse livro só é inteligente porque os protagonistas são burros.

Até onde eu me lembro, a sinopse do livro fala que a história se passa no presente, mas a grande maioria dos capítulos é sempre no passado, o que me faz pensar: Por que a autora não escreveu o livro a partir do passado ou apenas intercalando os acontecimentos? Tipo, pelo que eu li, a única vida que tinha peso para a história era a vida no Egito, então por quê a autora não escreveu a partir daí, era só intercalar: capítulo um no Egito, capítulo dois no presente e assim por diante.

Ao que parece vai ter ou já tem uma continuação, mas sinceramente, eu não sei o que achar, talvez se o livro não tivesse dado voltas e mais voltas, se arrastado várias e várias vezes, talvez poderia ser um volune único. Mas, esse final... Se o livro tivesse sido desenvolvido melhor, eu estaria muito mais empolgada para ler a continuação.

Eu gostei do final, os três capítulos finais para ser exata, eu achei muito bom.

E uma última coisa que eu esqueci de falar antes, teve outra cena do Bryan que me incomodou: ele falando com uma pessoa sobre algo que também envolvia a Lys, mas eles a ignoraram e falaram em um idioma que ela não entendeu. Ela tinha o direito de saber.

Faltou diálogo entre os dois, principalmente pela parte do Bryan. Aliás, eu achei que o casal não tinha nenhuma química. E outra, eu queria que, em pelo menos uma vida passada, o Bryan e a Lys não tivessem gostado um do outro, que fossem inimigos ou apenas pessoas que não ficassem juntos, que não se importasse tanto um com o outro.

E agora, sim, ESSA é a última coisa que eu tenho a dizer: esse livro poderia ter sido muito melhor do que ele foi, depois de um tempo, algumas das cenas pareciam as mesmas de tão repetitivas, pulei alguns trechos e uma ou duas páginas por ser um blá blá blá que não adicionava nada à história.

Obrigada por ter lido e me desculpe se tiver erros de português.

Brenda.Oliveira 17/01/2022

Livro Perfeito!
Esse livro me surpreendeu de uma forma maravilhosa. No meio da história eu acreditava que já havia desvendado tudo, que seria previsível, mas não foi. O final não foi nada como o que pensei que seria, foi 10000% melhor. Eu amei??

Dilla.Martins 04/04/2022

Muita informação junta
O livro não é ruim achei a história bem diferente mas têm muitos personagens de vidas passadas que teve um momento que eu estava tendo que voltar as páginas pra lembrar direito de todos eles o que torna a leitura um pouco cansativa e um final que poderia ter sido mais elaborado.

Fran Luchetti 30/01/2022

As memórias sempre são lembranças
A obra aborda a vida de Bryan, um pintor de sonhos e a vida de Linz, uma geneticista sonhadora. Quando Bryan a reconhece, faz de tudo para que ela se lembre de suas vidas passadas.
Bryan pinta quadros após seus sonhos e, em uma exposição, Linz reconhece nos quadros um de seus sonhos, a partir desta premissa o reencontro de suas almas passa a ser narrado de forma sutil e emblemático, sendo a construção dos personagens bem consistente a ponto do leitor torcer por eles. Acontecimentos no Egito Antigo é o pano de fundo para desvendar todo o mistério que envolve os personagens, o clímax é instigante nos últimos capítulos e o final um pouco desestimulante, faz o leitor querer saber o que será depois.

É um enredo filosófico de idas e vindas do ser humano, visto que coloca em discussão a temática da reencarnação, que, ao meu ponto de vista não teve uma discussão própria.
O livro contém uma narrativa cativante e fluída, porém retrata um pequena desorganização no início, o que faz a história ser cansativa e desconexa, o que fará sentido somente em alguns capítulos mais adiante.
O plot twist é interessante, mas penso ter sido confuso, já que pede uma consulta em capítulos anteriores para ver se realmente é uma fonte na qual o leitor não se perdeu no detalhe mencionado.
Contudo, uma história que carrega conhecimentos históricos e científicos e com uma desenvolvimento de amor em aventura, almas que se amam e que se reencontram, isso faz com que o leitor reflita sobre a existência de outras existências.

Boa Leitura!

Queilinha 31/01/2022

O Pintor de Memórias?
Gostei da escrita por ser bem fluida e também da história envolvente.

Mas confesso que esse livro sai um pouco da minha zona de conforto por abordar temas dos quais não acredito possível, mas, respeito quem acredita.

Como mencionei acima, a história é muito envolvente e flui com facilidade. Você fica se perguntando se os protagonistas vão conseguir desvendar tudo e finalmente encontrar a felicidade, pelo menos comigo foi assim o livro todo.

Valeu a experiência de leitura.

isa muniz 31/01/2022

adorei
Gostei muito dessa história, da forma que ela foi contada, misturando presente e passado (e um pouco de futuro se for parar pra pensar). Espero de verdade que tenha uma continuação, o livro acabou e eu tava assim?? kkkkkkkkkk

Julia Silva 10/02/2022

Um livro muito agradável pra quem aprecia história, fatos históricos, se não se interessa tanto assim por isso, nem perca seu tempo. Possui alguma descrição a cerca de pesquisas cientificas de mapeamento do cérebro, mas não tanto quanto aos acontecimentos históricos.
No geral eu gostei da leitura pois amo história, amo saber sobre as diferentes épocas e suas caraterísticas e culturas. O livro se passa hora no presente hora em um momento histórico diferente, contando algum sonho/lembrança novo de Bryan ou Lyns. Também intercalam os capítulos com perspectivas de ambos os personagens, o que eu particularmente adoro.
Muitos reclamaram do fato da história ser previsível, e até entendo o porque. Porém, na minha experiência, descobri as coisas quando deveriam ser descobertas. Tive algumas suspeitas a respeito do "vilão", achava estranho o fato dele ser considerado tão rapidamente como vilão, não tendo uma colher de chá a respeito de seu caráter em nenhum momento, até o final, quando tudo é revelado.
No geral é um livro agradável pra se intercalar a leitura, mas não é nem de longe um livro surpreendente que te prende até a última página.

Pamela 12/01/2023

Foi uma leitura incrível, com um plot que me deixou de boca aberta, você acha que fulano é o vilão quase o livro todo e no final a autora joga na nossa cara um bomba enorme. Comprei esse livro as cegas na bienal e me surpreendeu muito

Sarah 20/02/2022

Não é ruim, mas também não é bom.
A primeira coisa que precisa ser dita aqui é que comprei esse livro meramente pelo preço, estava em uma promoção e aproveitei. Não sabia nada da história, sinopse, nada! O título me chamou atenção e isso foi suficiente. Mesmo assim... não era bem isso que estava aguardando quando iniciei a leitura.
É uma história dividida entre o romance e o mistério; há alguma coisa nessa vida que os protagonistas (Bryan e Linz) não compreendem, mas que têm de buscar e cavar mais fundo para entender como tais situações os afetam e como conviver na atualidade com esse super segredo. E parece ótima ideia, mas é muito mal desenvolvida. A começar pelo fato de que os personagens deveriam ser uma dupla, buscando respostas em conjunto, conforme seu romance crescia... mas temos muito drama para pouca coisa. São picuinhas mínimas que causam discussões entre o casal, além de Bryan luta sozinho (até uns 80%) para buscar informações que o façam aprender sobre esse mistério. É extremamente cansativo como demoram tanto a caminharem em conjunto, para quando finalmente chegarem nesse ponto, mais uma se separarem de maneira tosca; quando Linz se torna uma espécie de guia sabe-tudo (quando não sabe, porque seu antepassado era um pateta) e Bryan precisa correr atrás de maneira estúpida. E tudo isso apenas quando falo dos dois protagonistas.

Ao falarmos da trama ainda me parece pior, a autora simplesmente não consegue estabelecer regras e seguir com as mesmas. Ela diz em determinado momento que é raro reconhecer almas de um gênero, vivendo em outro gênero. Para logo em seguida desmentir a própria "regra" incontáveis vezes, até mesmo com os seus protagonistas. Parece que ela mesma não lê o que escreve. No começo da trama eu reclamei sobre esse lance do amor hétero retratado, mas aplaudo que em uma das vidas passadas se tenha sido discutido o amor por meio da cumplicidade e lealdade entre dois homens. Ao mesmo tempo em que vejo como uma pena, nunca se ter desenvolvido um romance romântico quando vivendo em corpos de mesmo gênero. Outra regra que a autora quebra, de maneira arbitrária, é sobre a rememoração de vidas; é estabelecido que em apenas 1 sonho, é possível lembrar de uma vida inteira, porém para evoluir na trama de maneira vagarosa, ela segura informações e vivências da vida anterior mais próxima, apenas a título de adiar conflitos. É preguiçoso demais. É um recurso muito fácil e contra o que foi comentado antes.

Tirando todos esses defeitos, não é ruim. Foi uma leitura rápida, dinâmica e, apesar de umas reviradas de olhos poderosas, divertida. Ainda fico intrigada com o vilão, ao mesmo tempo que vejo que ele se arrependeu rápido demais (porém, faltavam umas 5 páginas para terminar, é claro que seria corrido). É apenas uma pena que a autora guarde seus melhores momentos para o final, quando finalmente minha curiosidade venceu - quando não podia mais desviar os olhos da leitura - a história se encerrou e apenas com metade das respostas das provocações que iniciou.

Prim 22/02/2022

O pintor de memórias
Uma bagunça. Sério. A história inteira é uma bagunça.
Começa com um pintor relembrando vidas passadas e termina no Egito. Tem umas fantasias no meio e cientistas criando uma cura para o Alzheimer. Não bastasse tudo isso, ainda tem sociedades secretas, guardiões reencarnados, tentativas de destruição mundial e uma história de amor que eu particularmente não achei nada romântica.

Sendo sincera, poderia ter dado certo. Juro que poderia. Não faltou criatividade e boa vontade da autora em ligar de forma mais ou menos lógica todos os pontos. Mas foi muita coisa.

E a escrita também não ajudou, o fato de ela repetidamente usar expressões simples e óbvias, mas achar necessário explicá-las ficava parecendo que estava tentando "encher linguiça" ou então que estava considerando o leitor burro. Eu achei que a o texto ficou pobre e sem graça.

Por fim, bem, tem algumas outras coisas que me irritaram, o fato de os protagonistas serem "fodões" e nunca falharem, terem super habilidades surgidas do momento, as memórias lembradas serem sempre de pessoas excepcionais (nunca de "um qualquer"), e o que mais me irritou: o porquê de tudo aquilo estar acontecendo? Não foi desenvolvido!!! A sensação é de que esse é o primeiro roteiro de uma trilogia de filmes (sim, filmes). Tinha tanta coisa que a autora queria contar que ela se perdeu e não só não conseguiu passar tudo para o papel como ainda teve que se virar para tentar conectar as partes que ela conseguira passar para o papel.

Enfim... não sei mais o que dizer. Realmente nem posso dizer que não gostei. Apenas achei incompleto e bagunçado, como alguém contando um sonho maluco que não se consegue lembrar de todos os detalhes.

accrezende 13/03/2022

A ideia do livro é boa. Os primeiros capítulos são interessantes e fluem bem. Mas chega em determinado momento da obra que tudo fica caótico demais, ocasionando a dificuldade de entender a história.

Sgt_Pm_Jamis 15/04/2023

O livro
Uma viagem no tempo. A autora consegui atingir o objetivo de envolver o leitor. Uma história ficção do mais alto nível. Gostei da leitura e indico.