Dias de abandono

Dias de abandono Elena Ferrante

Resenhas - Dias de Abandono

Prinup 20/11/2020

Amei demais
Esse foi o meu primeiro contato com a autora e eu amei demais a escrita, a história e como ela envolve. Super recomendo e quero ler mais livros dela!

Rosalba Moreira 29/08/2021

Leitura forte, mas maçante.
O livro conta a História de Olga, mulher que foi abandonada pelo marido após 15 anos de relacionamento. A dor, o sofrimento, as angústias e as dificuldades enfrentadas por Olga a partir dessa separação formam o enredo do livro.

É interessante a proposta da autora de mostrar como é complicado para uma mulher ser trocada por outra e ter sua vida virada pelo avesso tão de repente. Ter de cuidar de todas as tarefas de casa sozinha, cuidar dos filhos, do cachorro, e ainda lidar com um turbilhão de sentimentos e dúvidas que a acometiam o tempo todo. Tudo isso deixou a leitura bem angustiante.

No entanto, foram muitas e muitas páginas, mais da metade do livro remoendo as mesmas coisas, e por isso achei que a história ficou bem maçante. Fiquei na ânsia de que algo diferente acontecesse, mas a cada página lida era mais do mesmo. Apenas lá na frente surgiram alguns fatos diferentes e, mesmo assim, nem foram tão interessantes, na minha opinião.

Além da história arrastada, os personagens despertaram em mim sentimentos próximos ao ranço, repulsa. Tirando o cachorro Otto, todos os outros achei bastante chatos e/ou sem graça.

Foi minha primeira leitura de Elena Ferrante. Confesso que não me agradou muito.

Alê | @alexandrejjr 31/08/2021minha estante
Também não agradou muito por aqui, Rosalba.

Grey.reads 27/04/2023

Vazio é uma palavra intensamente explorada nesse livro. O peso do abandono, do desconhecido, a incerteza sobre coisas simples.

Raquel Pignata 04/07/2023

Quanta intensidade
Este é um romance intenso, e a escrita da autora evoca isso.
Dias de abandono é um livro sobre perda, amor e amadurecimento, e que deixa o leitor apreensivo com suas cenas fortes e até mesmo obscenas, registradas de maneira nua e crua pela autora.
Acho ainda que todo mundo, em certa medida, pode se identificar com o drama de Olga: é possível se enxergar em sua loucura, principalmente se você já passou por alguma situação de abandono ou perda.
O livro com certeza me tirou da minha zona de conforto, e apesar de não ter considerado uma de minhas melhores leituras, me deixou curiosa para ler mais da autora.

Fran(zina) 09/01/2021

Dias de abandono: não há beleza em sofrer por alguém
Ler Elena Ferrante/pseudônimo é como jogasse em uma cama de rosas, deslumbrante pelas flores, doloroso pelos espinhos. Ferrante tem o poder de colocar a mão em feridas que aparentemente são inexistentes, e então, geminar a dor alheia de seus personagens, e isso é fascinante e triste, principalmente dado que suas obras são sobre coisas que pode acontecer com qualquer leitor.
Em especial seu livro Dias de abandono, em que tratasse sobre a história de Olga, uma mulher de 38 anos, dois filhos e um cachorro, que após 15 anos de casamento, seu até então marido, Mario, decide em um dia normal, ao final de uma refeição enquanto tiram os pratos da mesa, comunicar que vai embora, assim, como quem diz: “vou na padaria comprar pão e volto já.”
A prosa narrada em primeira pessoa transmite a sensação que Olga está ao nosso lado, sendo possível vislumbrar todas as suas fases de abandono. Logo, de início, ela recursa a aceitar o fim do casamento, lutando durante todo o caminho em não cair na armadilha de pobre mulher abandonada. O livro escancara o como o abandono e a dependência em alguém, sobretudo em um homem, pode levar ao abismo e desespero.
Dias de abandono, é um livro necessária, sobre a dor massacrante que alguém pode causar e em especial sobre uma mulher quebrada ao ponto de desabar em mil pedaços tentando não desabar em mil pedaços. Existe tanta maneira de escrever sobre está destruída, mas, Elena Ferrante escolheu o jeito mais real, sem romantizar a dor, porque não há beleza em sofrer por alguém, principalmente quando esse alguém lhe promete o mundo e depois lhe abandona, desperdiçando seus dias, seu corpo, suas oportunidades, seus sonhos.

saramabela 21/01/2021minha estante
Muito lindo, Fran!

Nana 29/09/2023

É enlouquecedor estar dentro da cabeça da personagem.
Confesso que tudo o que queria era sair da cabeça de olga e observar de fora? o livro me convidou a viver completamente a angústia da personagem.

Nana 20/10/2016

A dor do abandono!
O livro é narrado por Olga, uma mulher que foi traída pelo marido e após quinze anos de casamento, ele vai embora com uma garota mais jovem e a deixa com seus dois filhos pequenos. A descrição dos sentimentos de Olga são tão reais e de uma clareza que o leitor consegue sentir o sofrimento junto com a personagem.
A autora tem a capacidade de expressar de uma forma muito intensa o que está acontecendo mentalmente e fisicamente com esta mulher que não consegue aceitar o abandono.
Acredito que quem já sofreu por alguma traição, tanto conjugal quanto de amigo ou parente, vai entender a dor e a raiva que ela passa até que consiga se estabilizar novamente.
Indico este livro para quem gosta de ler sobre a realidade nua e crua e sobre os sentimentos mais profundos do ser humano, que muitas vezes tentamos esconder.
Obs: Só perdeu uma estrelinha devido a linguagem obscena usado em alguns momentos e que me incomodam um pouco (mesmo entendendo que foram úteis para transmitir a raiva da personagem)
Jeanne 20/10/2016minha estante
Há pouco tempo comentaram sobre esse livro e não fiquei interessada, mas depois de conhecer um pouco Elena Ferrante e depois dessa resenha, não dá para não colocar na listinha! Suas resenhas sempre me inspiram!

Nana 20/10/2016minha estante
Ai que bom, obrigada! Este é um dos que vai pra vc depois junto com "A filha perdida". Bjs

Jeanne 21/10/2016minha estante
Obrigada Querida! Vou comprar "História de quem foge e de quem fica" e depois te envio. Beijocasss

Thamires 15/07/2021

Angustiante
Uma mulher tentando se reencontrar depois da separação. Acompanhamos de perto toda sua angústia e carga ao tentar lidar com a traição, com os filhos e retomar sua vida. Um bom retrato de como a mulher muitas vezes é anulada pelo casamento.

Paola.Palliano 28/06/2021

Profundo
Meu primeiro contato com Elena Ferrante e posso dizer que minhas expectativas foram totalmente alcançadas. Ela tem uma escrita que nos prende e nos faz sentir a dor do personagem. Tratando de relações familiares, negligência, sentimentos de abandono e sobre o fundo do poço que nossa mente pode nos levar.

Um dos melhores livros que li esse ano. Elena ferrante ja me conquistou.

Dudu 22/04/2022

Uma verdade nua e crua sobre a vida, as relações,o ser humano. A desconexão e reconexão do sentindo do ser. É sobre o vazio, e tbm a força silenciosa. Me deixou sem palavras, e me encheu de esperança. Uma leitura fluída e leve (como um soco rs). Perfeito!!!

Isa 04/05/2022

Denso
Um livro forte, denso pelo seu conteúdo. Nos transporta para todo o turbilhão de sentimentos, emoções (e até mesmo a ausência deles) que resulta do término de um relacionamento. Uma mulher abandonada, que por anos esteve escondida às sombras do marido, apagada, sem voz, completamente nula, e todo o processo que a leva de volta a si mesma. A se reencontrar, a se redescobrir, a se reinventar em meio aos acontecimentos. Há trechos muito duros, difíceis de ler, porque descrevem com maestria toda a dor e o sofrimento vividos. Não resta dúvidas de que se trata de uma mulher escrevendo.

Atalita.Zonzini 04/05/2022

Meu primeiro livro da Elena Ferrante e fiquei surpresa com a delícia que foi essa leitura. O livro é curto, com uma história legal e uma leitura fácil de ser feita. Adorei!
Thaíssa Pereira 04/05/2022minha estante
Oi,criei um perfil literário no Instagram,seria um prazer ter sua presença lá! Poderia seguir pra me apoiar ? Obrigada! @livros.por.thai

07/09/2020

Muito intenso
Como o meu segundo livro lido de Elena Ferrante, confirmei o quanto é profunda a sua forma de escrever, o quanto ela consegue através da escrita te transportar para a história a ponto de os sentimentos da personagem te incomodarem como se fossem seus. Essa é uma leitura de muita dor, acredito que especialmente para as mulheres, para quem a experiência/ameaça de abandono costuma ser mais frequente e mais assustadora.
Amo a forma com que a autora descreve no que se transforma a intensidade dos problemas e do nosso relacionamento com os outros quando estamos passando por momentos particularmente difíceis, como o diálogo com nós mesmos às vezes parece algo irracional, como as experiências alheias (especialmente as ruins) nos afetam, como nós somos cruéis com nós mesmos (às vezes mesmo antes que os outros sejam), como sentimos necessidade de extravasar, mas como também é importante se dar a oportunidade de sentir emoções intensas, com suas alegrias, pontadas de dor e prazeres para dar vazão a uma existência mais verdadeira.
Me marcou muito a confusão da protagonista em relação a clareza da sua individualidade após a perda de alguém que acabou influenciando por anos seu modo de viver através da convivência. Para ela a perda do outro dá a impressão de perder a si mesmo, mas também a auxilia no caminho de seu redescobrimento como indivíduo separado.