Dias de abandono

Dias de abandono Elena Ferrante

Resenhas - Dias de Abandono

Ricardo 31/05/2021

Sobre os diversos abandonos que sofre a mulher
Primeiro contato com a autora. Em uma leitura conjunta do canal literatura-se no YouTube.
O que dizer? Creio que é uma leitura necessária.
O quanto o feminino é subjugado e fantasiado nas diversas sociedades humanas faz que obras como essa relembre que praticamente tudo que vivemos foi definido por cultura. O drama de Olga, a protagonista, poderia ocorrer em qualquer lugar que seguisse nosso modo ocidental de viver e até mesmo modelos de sociedades diferentes.
Você provavelmente não irá simpatizar com Olga totalmente, mas essa é a graça do livro (ou de quem ler), nem sempre isso é necessário para ter uma boa história. Raramente é necessário, eu diria.

thelondonriver 08/07/2021

A essa altura eu sinto que nem tenho mais o que falar sobre o trabalho da Elena Ferrante

Em algum momento desse livro eu cheguei a pensar que não tava gostando exatamente, e afinal é um tema um tanto deprimente. No geral foi uma execução que eu considero simples mas que prendeu minha atenção, foi divertido observar todas as nuances dos sentimentos e pensamentos da personagem e sua evolução.

Laura 09/07/2021

Aflição
Dias de abandono foi uma leitura angustiante para mim, o sofrimento dessa mulher, os pensamentos desordenados que ela tinha me deixavam com pena dela e ao mesmo tempo com raiva por algumas atitudes. É um livro bem curtinho, então não senti que ?perdi meu tempo? mas não é dos melhores. Enfim?

Jamila 12/12/2022

O melhor da Elena Ferrante ?
Engana-se quem pensa que luto é só para a morte. O luto também tem que ser vivido sempre que perdemos algo de muito valor.
O término de um relacionamento é um exemplo.
Nesse livro Elena Ferrante faz a trajetória do luto de uma mulher abandonada pelo marido, depois de anos de casamento e dois filhos.
A escrita de Ferrante dispensa comentário e elogio, sou viciada.
Trecho ??

"Eu tinha me perdido nos seus minutos, nas suas horas, para que ele se concentrasse. Eu tinha cuidado da casa, da comida, dos filhos, eu tinha me ocupado de todas as chatices da sobrevivência do cotidiano, enquanto ele escalava teimosamente o declive da nossa origem sem privilégios. E agora, agora ele me largava carregando consigo todo aquele tempo, toda aquela energia, todos aqueles sacrifícios que eu fizera por ele, de uma hora para outra, para gozar os frutos com outra, uma estranha que não tinha mexido um dedo para pari-lo, nutri-lo e fazer com que ele se tornasse o que era".

Jessica 05/08/2021

Odiei Mário.
Odiei Carla.
Detestei Olga.
Desgostei de Carrano.
Adorei o livro.

É, como promete, sobre abandono, físico e emocional. Abandono entre marido e mulher, abandono dos filhos, abandono da vontade de viver. É cru, visceral, sofrido. Mais um retrato fiel da vida como só Elena Ferrante sabe fazer.

anna 18/08/2021

Essa festa virou um enterro
Quem me conhece sabe o quanto gosto das obras da Elena Ferrante. Geralmente, sempre sou dominada pela escrita e pela forma como ela guia a narrativa. Dessa vez, no entanto, sinto que me decepcionei um pouco. Inclusive, por isso o título dessa resenha. Mas calma aí! Vou me explicar.
"Dias de Abandono" foi uma leitura muito complexa, assustadoramente imersiva e, justamente por isso, intragável. A personagem Olga foi tão real, tão caótica, tão humana, que estar na mente dela foi uma experiência agonizante. Sem exageros, chegar ao fim desse livro foi como sobreviver a uma sessão de tortura. Ferrante quase sempre consegue fazer isso comigo; por exemplo, em "História do Novo Sobrenome", senti raiva como nunca. O problema é que, com a obra de hoje, eu fui de fato sufocada. Por isso, não consegui me entreter de verdade com a leitura, percebi que, pelo contrário, eu enrolava cada vez mais para voltar a ler. Admito que gostei do começo e gostei do fim, mas o meio... como eu disse, intragável.
Em suma, não sei se é uma boa recomendá-lo ou não, afinal, foi devastador. Acho que é um livro para leitores muito específicos, e eu infelizmente não fui um deles.

Letícia 13/12/2022

Dúbia angustia
Aflitivo, desesperador e ao mesmo tempo digno de um sentimento desesperado de ajudá-la.

A vontade, desde o momento em que Olga soube da traição, passa a ser: olhar, compreender e abraça-la como quem abraça um sentimento,uma vivência sofrida e busca ser colo para a dor de outra mulher.

Entretanto, o que Elena Ferrante faz é precisamente o oposto: a autora escancara os pensamentos perturbados, confusos e desencontrados de Olga. Por vezes, sua escrita traz um sentimento angustiante para o leitor. Através de frases curtas, concisas, sem nexo e muito pontuadas nos dá a sensação de aceleramento, de correria e nos causa ansiedade.

Esse paralelo entre aquilo que sentimos com a escrita e aquilo que é vivenciado na cabeça de Olga é perturbador.

Em sua cabeça, todos os cenários, as possibilidades e as cenas de Mário com a amante passam lentamente, como se apenas esses detalhes ilusórios fizessem sentido e fossem os dignos de destaque. Enquanto que, em sua vida, tudo acontece de forma não pensada, não premeditada e de certa forma anestesiada.

O passar por essa mescla de sentimentos, o sentir demasiado em comparação ao nada sentir; o demonstrar demasiado em comparação ao nada demonstrar; escondem dores e sentimentos que Olga não sabia sequer como verbalizar e como era necessário pedir ajuda, buscar amparo para digerir todos os acontecimentos e assim seguir. Pelo contrário, o amparo e a ajuda a essa mulher vieram de mais um momento de extrema dor e de vulnerabilidade.

Há momentos que Elena Ferrante nos dilacera, em outros que nos convida a refletir e por fim nos deixa com uma tentativa de digerir a forma potente que consegue imprimir nesse livro tantos nuances e tantos extremos.

Juuu 25/08/2021

Intenso!
Que livro fantástico!!!!
É um livro intenso demais, pesado demais e real demais. Em diversos momentos da leitura me senti sufocada, angustiada e por fim feliz por ter lido esse livro, com certeza já é um dos meus favoritos!

Carlos 13/12/2022

Elena é uma mãe napolitana divorciada?
O enredo é quase um monólogo da ira de uma mulher largada. As autoanálises, o caos doméstico e as fases de aceitação do luto matrimonial me fazem ter quase certeza de que elena passou por isso

Dandara 11/09/2021

Melancolia e angústia em carne viva
Essa história poderia ser de qualquer pessoa vivendo as emoções do término de uma longa relação. A complexidade dos rearranjos familiares. A miríade de sentimentos que se dão nos términos. Os (des)enlaces que produzem confusão e dor. Uma jornada de descoberta de impossíveis e de produção de novos possíveis. Até onde nos perdemos nas relações? Quanto que somos um pouco do outro? Quanto somos ainda nós mesmos? Que tipo de amálgama de hábitos e naturalizações criamos?

Esse livro me lembrou muito o "Laços" de Domenico Starnone. Indico que se leia um seguido do outro independente da ordem.

Gabi Otavio 13/09/2021

Entrei no livro e vivi tudo isso
Que livro excepcional
A escrita é muito bem detalhada, uniforme, você consegue se colocar no lugar da personagem e viver tudo oque ela está vivendo, sentir tudo oque ela está sentindo.
O livro contém gatilhos emocionais.
O livro me fez refletir muito e me me deixou angustiada.
Amei o livro e super recomendo mas cuidado com gatilho

Vitoria 06/02/2022

Qual o fundo do abismo da rejeição?
É esse o caminho que percorremos junto com Olga: uma mulher casada, dois filhos, um cachorro e uma vida sem grandes sobressaltos. O início da descida vem com a notícia inesperada de que o marido vai embora. A partir daí, Olga começa um percurso que me despertou raiva e empatia. As reações dela, ao mesmo tempo que parecem exageradas e desproporcionais, são desconfortavelmente familiares.

A autora conseguiu transpor para a escrita toda a angústia da personagem. Me senti presa no livro e no apartamento, em busca de uma forma de escapar. Concordo com os comentários de outras pessoas leitoras: a saída foi muito rápida, se comparada à profundidade do abismo. Por outro lado, penso que talvez Elena talvez tenha apenas nos poupado da narrativa de inevitáveis recaídas, dos altos e baixos que se sucedem ao longo da recuperação.

juliana 09/01/2023

com 2 livros lidos a elena ferrante já se consolidou como uma das minhas autoras preferidas. muito raro ler sobre a dor de uma forma tão crua como ela escreve, muito raro se imergir tão profundamente em aspectos íntimos da existência feminina. a experiência de ler elena ferrante costuma ser avassaladora, pelo menos pra mim, justamente por isso.

a experiência deste livro em específico também é extremamente angustiante, e por vezes até claustrofóbica. mais para o meio do livro, quando se chega na situação clímax, tive que tirar pausas entre a leitura, do tanto que me senti envolvida no que estava acontecendo. a ansiedade da personagem e a minha ansiedade já se misturavam e eu não sabia mais de quem era o que.

a olga, tão parecida e ao mesmo tempo tão diferente de mim, definitivamente é uma personagem que eu precisava conhecer.

Carol 12/10/2021

Uma obra profunda
É um livro sobre perda, amor e amadurecimento.
Uma mulher largada pelo marido que passou a refletir sobre os 15 anos de seu casamento, refletir sobre quem o marido era, e se realmente o conhecia, e até mesmo quem ela mesmo é.

@limakarla 24/10/2021

Que leitura agridoce a desse livro. Fiquei feliz por ter começado pela tetralogia napolitana e já compreender que a Ferrante não nos poupa quando quer apresentar personagens cheios de falhas, defeitos e que dificultam nosso exercício de empatia. Sem dúvidas foi uma leitura agridoce, difícil de engolir é que exigiu muito de mim compreender a dimensão do sofrimento da protagonista.