Dias de abandono

Dias de abandono Elena Ferrante

Resenhas - Dias de Abandono

Carol 06/04/2021

Uma mulher aos pedaços...
Toda linha escrita por Elena Ferrante merece ser lida, e isso é praticamente um consenso nas rodas de literatura. No entanto, apesar de este ser apenas meu segundo contato com a autora - o primeiro foi com o excelente ?A Vida Mentirosa dos Adultos? -, devo admitir que me decepcionei um pouco com o enredo.
A maestria com que a autora descreve sentimentos e sensações nos transporta para a mente perturbada da narradora, e ao longo da leitura é possível sentir todo o espectro de emoções que atravessam Olga. Justamente por essa habilidade que lhe é habitual, Elena Ferrante impõe ao seu leitor uma profunda sensação de angústia mesclada com desespero, salteada com pitadas de depressão. É possível se identificar com a sensação de rejeição e a ideia de inadequação da narradora enquanto se passeia pelos capítulos.
Devo admitir que a qualidade da escrita é irretocável, mas achei a leitura bastante pesada. A descrição da agonia simbiótica de Otto e Olga é devastadora. Nota 10 pela habilidade de Elena Ferrante em provocar emoções nos seus leitores. Porém, se estiver passando por um momento delicado, talvez não seja a leitura sem compromisso e que vai lhe propiciar uma boa distração para dias cinzas.

RaquelC_Torres 05/07/2023

[?] as mulheres sem amor morriam vivendo.
Dias de abandono é meu primeiro contato com a misteriosa Elena Ferrante e eu poderia resumir o livro em uma única frase: ?Viver é um rasgar-se e remendar-se? do Guimarães Rosa.

A obra em si mergulha nas profundezas da experiência humana com uma visceralidade impressionante. Ao longo do livro, a autora retrata de forma honesta e crua a jornada emocional de uma mulher após o abandono do marido, abordando temas complexos sem romantizar a maternidade ou qualquer aspecto da vida.

A autora apresenta a maternidade não como uma experiência puramente romântica e repleta de alegrias, mas como um emaranhado de emoções contraditórias e desafiadoras. A personagem explora os conflitos internos entre o desejo de ser uma mãe presente e o desejo de se reencontrar e redescobrir sua identidade fora do papel de mãe e esposa, que se torna mais palpável quando o seu marido a abandona, pois fica totalmente sem um sentido existencial.

A escrita de Elena Ferrante é intensamente envolvente e poética, permitindo que o leitor se conecte profundamente com a narrativa e os sentimentos da protagonista e apesar de ser um livro curto, demorei a ler pela complexidade da obra.

Recomendo totalmente o livro, pois Dias de abandono é uma obra intensa e visceral que não tem medo de explorar os aspectos mais profundos e sombrios da natureza humana.

Renata 14/08/2023

Senti coisas que somente Elena Ferrante pode proporcionar
O livro é agonizante e em alguns momentos a gente sente pena da Olga e em outros raiva. O título do livro fala em abandono e de fato é assim que a mulher se sente, é um desespero horrível, uma pancada. Mas queria que a história andasse um pouco mais.

Rafa 27/05/2021

Profundo e visceral. Destrincha a dor da ruptura de um relacionamento sem piedade ao leitor e sem pudor de mostrar as faces mais sombrias de uma mulher abandonada.

@ciduart 28/05/2021

Repulsão
Foi um grande exercício de segurar as críticas e julgamentos a Olga, teve momentos que tive repulsa a certos comportamentos e pensamentos da personagem. No final, tive alívio. Foi meu primeiro da Ferrante, não sei se comecei bem porque para mim essa não foi uma das melhores leituras, contudo a forma de escrita me cativou.

Luísa Toresan 30/05/2021

É incrível como a Elena Ferrante consegue nos transportar pra dentro da leitura e nos fazer sentir tantas coisas, desde empatia, desgosto, ódio, tristeza.

O livro é um constante trabalho de empatia, de se colocar no lugar de alguém que talvez você não tenha nada a ver, mas que ainda assim, você tenta não julgar as atitudes, porque você não sabe o que ela está sentindo ou passando.

A única coisa que me incomodou no livro, até comentado pela Mell do literature-se em uma live da metade do livro, foi como a protagonista [CUIDADO COM O SPOILER] xinga e tem tanto desgosto da Carla. Quando eu vi que o Mário tinha na verdade ficado com ela, imediatamente lembrei da Maggie de três mulheres, uma relação de aluna-professor, na qual a aluna é manipulada a todo instante.

O livro foi uma ótima leitura, a escrita da Ferrante é perfeita e muito fluida, recomendo muito.

Ricardo 31/05/2021

Sobre os diversos abandonos que sofre a mulher
Primeiro contato com a autora. Em uma leitura conjunta do canal literatura-se no YouTube.
O que dizer? Creio que é uma leitura necessária.
O quanto o feminino é subjugado e fantasiado nas diversas sociedades humanas faz que obras como essa relembre que praticamente tudo que vivemos foi definido por cultura. O drama de Olga, a protagonista, poderia ocorrer em qualquer lugar que seguisse nosso modo ocidental de viver e até mesmo modelos de sociedades diferentes.
Você provavelmente não irá simpatizar com Olga totalmente, mas essa é a graça do livro (ou de quem ler), nem sempre isso é necessário para ter uma boa história. Raramente é necessário, eu diria.

Becca 07/07/2022

?Existir é isso, pensei, um sobressalto de alegria, uma pontada de dor, um prazer intenso, veias que pulsam sob a pele, não há mais nada de verdadeiro para contar.?

Jane.FAlix 16/11/2021

Primeiro livro da Elena Ferrante que eu leio
Dias de abandono conta uma estória triste sobre a separação de um casal.
A narração é feita por Olga, a esposa abandonada. Olga é lançada bruscamente em uma realidade que ela jamais imaginava. Tendo que cuidar dos filhos e do cachorro e lidar com os dramas e incertezas da sua nova vida.

É um bom livro que retrata de forma muito profunda a dor de uma mulher que dedicou a vida ao homem que amava e de uma hora pra outra tudo muda. Podemos refletir muito sobre nossas relações de dependência uns com os outros. A autora fala e traduz com maestria as dores de Olga e transparece claramente toda a sua angústia.

bhets 18/07/2022

Elena Ferrante é a melhor que nós temos!

A escritora escreve e detalha tão bem que é impossível parar de ler.
É aquele livro que te desloca pro mundo de acontecimentos e sentimentos.
Dias de abandono é fortíssimo, descreve com detalhes um surto!!

Te amo, Elena ??

Dandara 11/09/2021

Melancolia e angústia em carne viva
Essa história poderia ser de qualquer pessoa vivendo as emoções do término de uma longa relação. A complexidade dos rearranjos familiares. A miríade de sentimentos que se dão nos términos. Os (des)enlaces que produzem confusão e dor. Uma jornada de descoberta de impossíveis e de produção de novos possíveis. Até onde nos perdemos nas relações? Quanto que somos um pouco do outro? Quanto somos ainda nós mesmos? Que tipo de amálgama de hábitos e naturalizações criamos?

Esse livro me lembrou muito o "Laços" de Domenico Starnone. Indico que se leia um seguido do outro independente da ordem.

Gabi Otavio 13/09/2021

Entrei no livro e vivi tudo isso
Que livro excepcional
A escrita é muito bem detalhada, uniforme, você consegue se colocar no lugar da personagem e viver tudo oque ela está vivendo, sentir tudo oque ela está sentindo.
O livro contém gatilhos emocionais.
O livro me fez refletir muito e me me deixou angustiada.
Amei o livro e super recomendo mas cuidado com gatilho