Confissões do crematório: Lições para toda a vida

Confissões do crematório: Lições para toda a vida Caitlin Doughty

Resenhas - Confissões do crematório

Cinthia 09/09/2023

Leitura pesada.
A autora realmente foi bem descritiva em alguns momentos sobre um tema bem pesado. Mas é muito interessante, a visão da morte nas outras culturas pelo mundo e ao longo da história.
O capítulo sobre bebês me deixou chocada. A gente sabe que existe, mas confrontar essas verdades de frente é difícil.
Enfim, gostei da leitura. É meio mórbido e vc tem que ter o estômago forte. Só avisando!

DéboraMP 03/09/2023

Confissões do crematório
Este livro conta as experiências da autora, Caitlin Doughty, enquanto trabalhou em um crematório. São relatos fortes, "nojentos" para aqueles com uma imaginação mais apurada.

Mas além de relatar sobre a circunstância da morte, o estado do cadáver, a autora também traz muitas visões filosóficas sobre a morte.

Mais do que isso, a autora nos mostra a morte, a despedida e o "enterro" sobre o olhar de diversas culturas, que vão desde a antropofagia, até a morte verde. Aqui encontramos também vários questionamentos sobre o mercado da morte, que envolve embalsamamento, cremação, o "enfeitar" os mortos, tudo a fim de disfarçar a morte em si, como se esta indústria tentasse a todo custo nos convencer de que a morte é algo distante e não a única coisa certa na vida.

A autora resignifica todo o processo de morte, a mística da imortalidade, o medo de partir. Ela trata a morte de forma nua e crua, sob diversos aspectos, de forma direta, mas nada insensível.

Esse livro não é fácil de ler, principalmente se a pessoa tiver gatilhos em relação a morte e se for bastante sensível. Não diria que menores de idade devem ler, pois tem muita coisa ali que precisa de maturidade pra entender (e também pelas cenas fortes do dia a dia no crematório).

Gostei bastante dessa leitura, pois conforme ela se desenrolava, fui pensando minhas próprias convicções sobre morte e sobre o que eu gostaria que fosse feito com meu corpo quando a minha hora chegar.

Laura 29/08/2023

O que você quer ser quando morrer?
O que vem na sua cabeça quando vc pensa em tabu?
Geralmente quando pensamos em tabus,pensamos em tópicos como nudez,sexo,homossexualidade,doenças psicológicas... dificilmente se pensa na morte.
A morte é algo tão bem "tabuzado", isso é, parece tão natural que não se fale sobre ela, que nós mal chegamos a reconhecer como um tabu de fato.
Para nós, principalmente culturalmente,não é uma tarefa fácil confrontar a mortalidade.

E essa, é uma não ficção sincera e crua sobre a indústria funerária e a morte, isso, partindo da perspectiva de uma agente funerária,que é a autora.
Eu interpreto esse livro justamente como esse confronto que falta com a morte, é o questionamento: O que vc quer ser quando morrer?, ou até como está na capa "um livro para quem planeja morrer um dia".
É de verdade muito interessante e muito divertido,a autora tem um ótimo senso de humor, tem muito perrengue, muita história inusitada, e vc sai da leitura muito mais leve com a morte e consequentemente, com a vida.

A única coisa que pega para mim,é que apesar de ser muito legal, muito interessante, um aprendizado para a vida msm, é em alguns momentos repetitivo. E gostei bem mais do outro livro dela "Para toda eternidade". Apesar disso,posso afirmar que independente do livro, Caitlyn Doughty é uma autora que deve ser lida, e se vc tem o minimo de curiosidade e vai morrer um dia, os livros dela são para vc.

Alicemara 28/08/2023

A morte é a única certeza!
Caitlin me deixou bastante curiosa sobre pensar sobre a morte e falar sobre ela, de fato escondemos o medo que temos de quando a hora chegar e como vai ser, mas essa é a única certeza que temos. Vamos morrer em algum momento e precisamos falar sobre isso. O jeito como ela conta a história e passa por cada mudança que ele teve a cada conhecimento é maravilhoso.

Gabs 22/08/2023

Passatempo
Livro bem bacana para passar o tempo e ter uma leitura leve. Conta sobre algumas tribos e como lidavam com a morte. Conta casos que ocorreram no crematório. A narração é bem feita e as vezes meio cômica, eu adorei.

giioreads 12/08/2023

Sempre tive um relacionamento difícil com a morte.
Morrer e ver pessoas que amo morrerem é o meu maior medo, mas ler esse livro me trouxe um pouco de paz a respeito do assunto.
É incrível a maneira como Caitlin consegue descrever a morte como algo natural, diferente da maioria das pessoas que torna algo assustador. É bom ver alguém tratando o assunto dessa forma.
Saber como as coisas funcionam com nosso corpo depois da morte me deu um pouco de alivio e me fez repensar sobre oq eu gostaria que fizessem com meu corpo quando fosse minha vez.
Algumas das partes que mais gostei, sem dúvidas, foram as partes em que ela conta sobre as como as diferentes culturas se comportam perante a morte.

Gabriela Vianna 11/08/2023

Confissões do Crematório
Neste livro encontramos a história de Caitlyn, que começa a história contando sua experiência como cremadora, mas vai muito além disso, porque no meio de suas desventuras ela vai contando coisas bem interessantes sobre a morte..

Apesar de não ser um livro muito marcante, traz relatos pessoais e profissionais de Caitlyn e eu gostei dessa dualidade, não há muita interação com outros personagens então me senti praticamente de frente com ela ouvindo tudo que ela tinha a me dizer e no final, adorei!

Pra quem não é acostumado com assuntos um pouco fortes não recomendo, pois toca muito em assuntos específicos da morte e cremação dos cadáveres? Mas pra mim foi bem legal entender isso tudo, mesmo sendo um pouco triste eu aprendi bastante com esse livro.

Até conheci rituais sobre a morte em outras culturas, coisas que são chocantes pra gente são coisas muito importantes para outras pessoas e eu acho isso tão incrível de se conhecer?. Recomendo o livro.

readingswithpjo 09/08/2023

Cat conta várias histórias de como cada indivíduo lida com a morte, em várias culturas e religiões!

Além de mostrar o que é a morte para ela trabalhando em uma funerária.

Tem relatos mórbidos (para mim os dos Wari? foi bizarro), mas são necessários.

É uma escrita simplesmente, com um pouco de senso de humor e bem informativo. Muitas reflexões sobre a morte e a vida.

Mario 09/08/2023

Ótimo para provocar reflexão e olhar de frente para algo inevitável.

Essa foi minha leitura favorita de não-ficção, me encantei pela Caitlin assistindo seu canal no YouTube anos atrás, contando sobre sua carreira no ramo funerário e compartilhando curiosidades sobre os procedimentos pós-morte, com aquele humor ácido que me prendeu e que foi muito bem transmitido no livro. Morte é algo que todo mundo tem opinião sobre, seja sobre a própria ou de outras pessoas, seja sobre o que significa espiritualmente ou cientificamente. Por mais que tudo nos faça ignorar ou não refletir sobre a nossa mortalidade, não tem para onde correr, não existe "se" e sim "quando". Eu sempre tive questões sobre o que acontecerá com meu corpo após minha morte, desde a descomposição dele, até de como ele será tratado em alguma agência funerária. Encontrei no trabalho da Caitlin, além de respostas, muitas opiniões convergentes sobre o assunto..

hannah.wsph 04/08/2023

Todo mundo vai morrer um dia
Esse livro com certeza não era o que eu esperava. Eu esperava encontrar uma história fictícia, com lendas sobre necrotério e crematório, o que encontrei foram coisas reais, reais até demais.
Já tenho uma visão diferente da morte, não sinto tanto aquele sentimentalismo em relação a funerais e como quero ser enterrada. Já deixei claro para os meus amigos: doem meus órgãos, e se não for possível, me cremem. Não gastem dinheiro com uma lápide em um cemitério que vai ser esquecida conforme as gerações forem passando.
É interessantíssimo a forma clara que a autora esclarece o processo de "pós morte".

Rafaela 02/08/2023

A leitura desse é bem densa, ainda mais por não ter diálogos e ser apenas descrições de tudo e coisas bem pesadas retratadas mas eu amei, era bem isso q eu tava procurando pra ler, espero q a autora seja muito feliz

Nicolas.Jacob 02/08/2023

Masterclass sobre a morte
Primeiramente, mais um espetáculo de edição da editora da caveira né, arte pura. Em segundo lugar, pela nota da autora no início do livro minhas expectativas eram diferentes pra essa nossa história.

Aquela história de "o que tu seria capaz de falar por horas sem consultar nenhum material?" é o espírito desse livro. Basicamente uma pessoa que gosta de falar muito contando tudo o que sabe, o que desperta interesse e o que cativa em relação a morte e como ela é tratada por diferentes povos.

Se tu se deixar levar cabe uma boa reflexão, tanto no lado espiritual quanto no carnal a respeito da morte e consequentemente da vida também.

Achei denso e com bastante informações, isso infelizmente as vezes acaba pesando a leitura, juntando também o fato de não ter muita ação.

É uma experiência cultural ler esse abençoado.

Precisamente:
?? 3,7/5

Deza Farias 28/07/2023

@???????????????????
?????????????????
??????????? ?? ??????????? | Caitlin Doughty | p. 260 | 3.0/5 ?
???????????????????
????????: preparação de cadáver, descrição de eventos fúnebres... (+15)

"???? ??????, ????? ????? ?????? ?? ????????? ?? ????? "

Confesso que eu achei que esse livro ia ser UAU! Cheio de passagens repulsivas. Como muitas pessoas devem saber adoro coisas que tenham haver com autópsia, tanatopraxia, E por ai vai... Sempre tive curiosidade sobre a morte.
Porém pra mim o livro deixou um pouco a desejar nesse quesito de expor. Mas pra quem tem estômago mais fraco, tem bastante coisas consideradas nojentas, que faz a bile subir a garganta.

Tudo começou quando Caitlin tinha oito anos e presenciou um evento traumático: uma garotinha caindo do segundo andar. Até então para a pequena Caitlin a morte era um evento inexistente... Não tinha tanto significado para ela.
Mas a visão da menininha caindo trouxe para a Cat, um transtorno obsessivo-compulsivo, ela imaginou que se não fizesse tais coisas seus pais poderiam morrer a qualquer momento.

Agora Cat é uma mulher adulta e esta ingressando na indústria da morte, ela que despertou um desejo tão grande de entender mais sobre a morte. Ela agora vai trabalhar no crematório "Westwind Cremation & Burial" e na medida que ela vai contando a experiência nesse começo de jornada, vamos aprendendo truques e desmistificando a morte.

Mas nem só do cotidiano dela o livro é feito, em meio a embasamentos, necromaquiagem, preparo das retortas, vamos conhecendo a história da indústria da morte, e outros eventos do mesmo segmentos.

Entre essas histórias, uma que me chamou mais atenção, foi a do "Povo Wari" aqui do Brasil. Os indígenas brasileiros que outrora cometiam canibalismo. Eu fiquei de queixo caído com a descrição de como era esses rituais que para eles eram sagrados. Na minha opinião era muito nojento.

A escrita é muito boa, só o que me incomodou foi o fato dela trazer tanta "aula da indústria da morte" o que deixava a leitura densa. Eu gosto bastante da capa. E gostei muito de Cat, e seus colegas de trabalho.

Sagrav 27/07/2023

"A morte pode parecer destruir o sentido das nossas vidas, mas na verdade ela é a fonte da nossa criatividade. (...) A morte é o motor que nos mantém em movimento, que nos dá motivação para realizar, aprender, amar e criar"

Lucy Batista 26/07/2023

Confissões do Crematório e Além dele
Comecei a leitura do livro acreditando que teria muitas informações sobre como é tratado o cadáver na indústria funerária, e o livro me levou além disso, pois tive filosofias da autora que me levaram a refletir o quanto a gente julga a cultura do outro, mas que às vezes a cultura do outro faz muito mais sentido que a nossa.
No começo do livro, foi um pouco tedioso devido eu estar esperando apenas uma coisa, mas ao perceber que estava indo além e estava sendo bom ter aquelas informações, a vontade de lê-lo foi aumentando.
Teve até certo ponto que a história da autora me inspirou a escrever uma também, mas no caso a minha, seria fictícia.