Confissões do crematório: Lições para toda a vida

Confissões do crematório: Lições para toda a vida Caitlin Doughty

Resenhas - Confissões do crematório

vinhaaz 18/11/2023

Confissões do Crematório
é um livro muito bom. não tem muito o que dizer pq é livro feitos por relatos reais. gostei muito de como a autora foi citando os assuntos e levando a história. eu já tinha um encanto em trabalho com gente morta, mas com essas descrições dela me fez ter mais vontade ainda apesar de que não vai ser um ramo que eu vá seguir. é um livro que te deixa pensativo e até faz você ficar em paz com a ideia da morte (talvez). eu já tava em paz com a minha antes de começar a leitura. mas to mais ainda até pq a morte é inevitável e vai chegar para todos nós

_olivermih 15/11/2023

Como não podia escolher como morreria fisicamente, só podia escolher como morreria mentalmente
Bem, favoritei o livro pela simples temática a MORTE, sempre tive muitos problemas e já passei pelo processo de luto, mas nunca parei para pensar realmente nesse assunto que é irreversível na nossa vida, mas se torna delicado ao mesmo tempo. É algo inevitável e que ocorre a nossa volta todo o tempo, mas só notamos quando acontece com alguém próximo ou querido, ela é imposta a partir do momento do nosso nascimento, sem previsão de tempo, vivemos por base nela e no tempo incerto de sua chegada, o medo é sempre maior e o processo de aceitação sempre o último.

Heloisa M 09/11/2023

Poder ver a morte pelos dedos de uma agente funerária consegue transformar a própria visão da morte. É triste perceber que a única certeza que se tem na vida é um dos, senão o maior, tabus da sociedade contemporânea.
Um dos pontos altos do livro é a forma como ela traz diferentes perspectivas de diferentes povos com a morte, assim como o contato direto com tantos cadáveres e a indústria funerária alteraram a forma como ela lida com a própria morte.
Foi uma leitura surpreendente e que alterou a maneira como eu enxergo a única certeza da vida.

Ribeiro 01/11/2023

Amei!!!
É muito interessante conhecer mais de um crematório, rituais religiosos e como os familiares, autoridades e empresários do ramo lidam com isso também. Compreender como a morte é pouco discutida e refletida.

Tarquini 31/10/2023

A Morte e a Parte Inevitável do Ciclo Humano
"Confissões do Crematório" é um livro fascinante e perturbador escrito por Caitlin Doughty. Nesta obra, a autora compartilha suas experiências trabalhando em um crematório e explora a indústria funerária de uma forma única e cativante.

Ao longo do livro, Doughty mergulha nas profundezas do mundo dos crematórios, revelando os bastidores e desmistificando tabus sobre a morte. Ela nos leva a refletir sobre a nossa própria mortalidade e como a sociedade lida com o fim da vida.

A narrativa é envolvente e repleta de histórias reais, que variam desde os processos técnicos de cremar um corpo até os desafios emocionais enfrentados pelos funcionários do crematório. A autora também explora diferentes práticas funerárias ao redor do mundo, trazendo uma perspectiva culturalmente diversa sobre a morte.

Além disso, "Confissões do Crematório" aborda questões éticas e ambientais relacionadas à cremação, levantando debates importantes sobre o impacto que a indústria funerária tem no meio ambiente.

A escrita de Caitlin Doughty é ao mesmo tempo informativa, provocativa e até mesmo divertida em alguns momentos. Ela consegue tratar de um assunto tão delicado de forma respeitosa, ao mesmo tempo que nos faz questionar nossas próprias crenças e medos em relação à morte.

Em resumo, "Confissões do Crematório" é um livro que nos convida a olhar de frente para a morte e a repensar nossa relação com esse inevitável desfecho da vida. É uma leitura essencial para aqueles que desejam explorar o tema da morte de forma mais profunda e desmistificada.

EuNathMancinelli 31/10/2023

Morte, nossa inspiração de vida.
Um livro importante . Falar sobre a morte para além da finitude apenas. Falar sobre a morte do corpo, o que será feito da nossa matéria. Esse livro nos conduz num passo a passo nú e cru sobre os detalhes e possibilidades do que acontecerá com nosso corpo quando o deixarmos. Um convite a reflexão de como encaramos esses capítulos finais da vida ou do quanto a maioria de nós tende a evitar olhar para este momento. Negar a morte é o que tem tornado os rituais de cuidar / despedir de nossos mortos, algo cada vez mais artificial. Caitlyn (autora) joga luz na questão comercial da indústria funerária, que se aproveita exatamente do medo da maioria de nós de encararmos a morte. A autora e profissional da área funerária nos convida a refletir sobre nossa vida, sobre como queremos viver, e o quanto a morte nos inspira a fazer em vida e realizar o que queremos. Então porque não olhar para o nosso fim de maneira mais natural?
Fabio 01/11/2023minha estante
??? lidíssima resenha!

EuNathMancinelli 01/11/2023minha estante
Muito obrigada, Fábio! Tô tentando melhorar ! Rsrs

Micaelly29 26/10/2023

Meu segundo livro da autora e que adorei tanto quanto o outro. De fato, Caitlin me encantou com sua narrativa de um tema da qual eu não esperava gostar, mas contado por ela despertou um interesse inesperado por esse assunto.

É um livro que faz você parar e refletir sobre a morte e descobrir sobre como é esse processo do mundo das funerárias. Recomendo bastante este livro pra quem tem a mente mais aberta e que não tenha alguma questão sensível com o tema.

kei.swifts 22/10/2023

Um espírito ascendente, um coração em paz
O livro conta a história da própria autora, Caitlin, e a sua relação com a morte, fez com que ela começasse a trabalhar em uma agência funerária sem a menor experiência.
A sua escrita foi algo que me prendeu do início ao fim, é fluida e bem humorada, fazendo com que a leitura se torne leve mesmo falando de realidade bastante difícil para gente.
A autora faz críticas sobre a forma como hoje lidamos com a morte, desde o fato de como queremos evitar a qualquer custo o mínimo contato com aquilo que é o nosso destino natural até mesmo ao caixão e a forma de preparação dos nossos corpos após a morte e como isso precisa mudar.
A leitura de Confissões do Crematório é realmente uma lição para a vida. Ao entendermos o significado da morte, aprendemos a dar valor à vida.

"Por mais que a tecnologia possa ter se tornado nossa mestra, precisamos apenas de um cadáver humano para puxar a âncora do barco e nos levar de volta para o conhecimento firme de que somos animais glorificados que comem, cagam e estão fadados a morrer. Não somos nada mais do que futuros cadáveres."

luan.willian00 19/10/2023

Um olhar sobre os bastidores da Morte
Neste Livro a autora Caitlin Doughty, Conta as sua vivencias pessoais na indústria da morte, em seus relatos a autora nos conta sobre a sua vivencia como operadora de um crematório e faz uma viagem na história sobre as tradições presentes nos rituais da morte ( há uma menção a uma tribo indígena Brasileira) e como a indústria e sociedade moderna moldaram os rituais fúnebres atuais. Além disso a autora faz varias reflexões sobre a nossa mortalidade, do modo que muitas vezes não vemos ou não queremos enxergar a nossa própria mortalidade, destaque para os dois últimos capítulos que são extremamente reflexivos a partir de uma situação pessoal da autora. Um aviso , o Livro é extremamente bruto, não os poupa detalhes sobre o estado dos corpos, sendo o capitulo sobre os corpos dos Bebês o mais pesado. Um Ótimo Livro, uma das melhores leituras do ano, recomendo a todos que tiverem coragem para essa leitura.

Tovar 18/10/2023

Fabuloso
Livro importante e muito interessante, que nos faz conhecer um pouco o que acontece nos bastidores de uma funerária, mas - acima de tudo - nos faz refletir e questinar a forma como nós lidamos com a morte.

Um doa melhores livros que li neste ano, com certeza!

Nadia 18/10/2023

É sobre morte!
Infelizmente não gostei, achei que iria ser mais sobre a rotina e a interação da Caitlin como agente funerária/crematório, mas o livro descreve muito mais sobre a indústria da morte e seus conceitos desde a antiguidade.

André 13/10/2023

Confissões do Crematório: Revelando a Vida na Morte
Confissões do Crematório, escrito por Caitlin Doughty, é uma leitura surpreendente e perspicaz que mergulha profundamente no mundo dos funerais e rituais pós-morte. Com um toque de humor negro e uma narrativa envolvente, o livro oferece uma visão franca sobre a morte, desmistificando tabus e revelando os bastidores da indústria funerária.

Caitlin, uma diretora de funerais com experiência real, compartilha suas experiências de maneira cativante, ao mesmo tempo que explora as diferentes abordagens culturais à morte. O livro desafia nossa sociedade a repensar nossa relação com a morte e a forma como enfrentamos o fim da vida.

Confissões do Crematório não é apenas informativo, mas também pessoal e reflexivo. Caitlin consegue transmitir a importância de aceitar a mortalidade como parte da experiência humana, e sua escrita habilidosa faz com que o leitor se sinta envolvido e, por vezes, emocionalmente tocado.

Em resumo, este livro é uma jornada fascinante que ilumina um tópico muitas vezes evitado, tornando-o acessível e intrigante. Uma leitura obrigatória para aqueles interessados na vida, na morte e em tudo o que acontece entre elas.

promiseygh0 08/10/2023

CONFISSÕES DO CREMATÓRIO.
Este livro é essencial para quem planeja morrer um dia.

Caitlin Doughty é agente funerária nos Estados Unidos, o que deixa o livro mais realista e verdadeiro possível. Neste livro podemos acompanhar a vida de Caitlin desde que entrou para o mundo da morte como agente funerária que cremava os corpos dos falecidos.

Este livro nos traz uma lição de que não podemos negar a morte mesmo querendo. Querendo ou não, a morte é a única certeza que teremos em nossas vidas e isso Caitlin deixa bem explícito em sua forma de escrever. Como agente funerária, Caitlin descrevia seu dia a dia com seus colegas de trabalho, o que deixava o livro mais interessante e realista.

É realmente difícil falar sobre morte e não sentir medo, mas é algo que devemos aceitar, por muito tempo as pessoas escondiam seu medo pela morte e hoje podemos ver a morte como um "benefício" para pessoas com doenças terminais. A dor e o sofrimento se vai com o tempo, mas nunca vai desaparecer dos nossos corações a forma que é difícil aceitar a morte de um ente querido.

Caitlin aborda também temas sensíveis como descrição de corpos e os procedimentos funerários, o que pode ser perturbador para pessoas sensíveis. Então, eu realmente não aconselho este livro para pessoas que são sensíveis com esses temas abordados.

Isabella1509 28/09/2023

Um livro para quem planeja morrer um dia
Meu primeiro contato com a autora e eu estava muito empolgada pra essa leitura. É um livro bem pesado para pessoas sensíveis ao assunto, porém bem interessante a forma como é contado, em detalhes, todos os procedimentos pós morte e também as diversas culturas de vários lugares em relação a isso.

A escrita da autora é bem fluida. A forma como ela trata o assunto é leve e muitas vezes engraçada, divertida. Já quero ler os outros livros dela.

É um assunto extremamente delicado. Não recomendado aos sensíveis. Porém é o destino de todos nós. A morte é a única certeza da vida. É um livro pra quem planeja morrer um dia.

---------------------------
QUOTES:

"Embora você possa nunca ter ido a um enterro, dois humanos do planeta morrem por segundo. Oito no tempo que você levou para ler essa frase."

"A mãe natureza é de fato uma mãe, que cria e destrói em um ciclo constante."

"O sentido da vida é que ela termina."

Samara573 12/09/2023

Revelador
Esse livro me ensinou muitas coisas que eu não sabia que queria descobrir.
Recomendo bastante.
Ele muda a nossa relação com a morte, trabalhando muito bem as reflexões e crenças pré-moldadas que carregamos.
Gostei de como a autora conseguiu intercalar diálogos fluidos com informações coerentes. A linha de desenvolvimento de tudo me deixou fascinada.
Certamente abriu meus olhos para muitas coisas, e colocou diversas pulguinhas atrás da minha orelha.
Recomendo!