Confissões do crematório: Lições para toda a vida

Confissões do crematório: Lições para toda a vida Caitlin Doughty

Resenhas - Confissões do crematório

Granx 07/01/2024

?????
Meu protegidinho!
Amo esse livro, talvez mais por apego emocional do que pelo conteúdo em si, mas mesmo assim recomendo-o pra quem gosta de ler sobre essa temática

Karina Heike 05/01/2024

Maçante!
Inicialmente é uma história legal, mas depois se torna maçante.
Talvez seja um livro pesado pra algumas pessoas sensíveis, pela temática abordada que, já diz no próprio!
Mas esperava mais do que realmente entregou.

Giuriatti 04/01/2024

Um convite a reflexão sobre a morte
Neste livro, não espere ler um relato bonito sobre a morte, mas sim, uma experiência de vida transformadora que aborda o processo da nossa mortalidade da maneira mais real possível.
A escritora nos convida a refletir sobre o que o processo de morte significa em nossas culturas e vivências pessoais, trazendo a tona uma reflexão importante sobre como "escondemos" a mortalidade em paredes de hospitais, empresas funerárias, caixões caros e cemitérios mórbidos.
Como parte do ramo funerário e como uma pessoa que reflete (muito) sobre a morte, me identifiquei com cada relato e história, mas a reflexão que a autora nos traz é profunda e intensa, a ponto de que um cadáver em decomposição é a parte mais "tranquila" da leitura.
Quando encaramos a morte como, de fato, ela é, estamos aceitando nossa finitude no mundo, encarando nossos medos, sonhos e desejos como parte do que somos e do que nos identifica como indivíduo, mas é quando realmente aceitamos a morte como parte da vida, que tiramos o véu do medo e passamos a vê-la como amiga, entendendo cada processo que a envolve, aceitando e reconhecendo a naturalidade de seu processo.
Este livro é pra todas as pessoas que, um dia, irão morrer.. é o convite para refletir que todos precisam, sobre seus desejos, medos, anseios e sobre a própria vida, não oculta aos olhos da morte, mas uma vida ciente de sua finitude.

I.volner2 31/12/2023

Você tem medo dos mortos? Ou daquilo que o véu da morte revela sobre a nossa própria finitude. Nesta obra, a autora relata sua experiência de trabalhar, dia-a-dia com a realidade, nua e crua, daqueles corpos que um dia foram, vidas e histórias.

Paulo Silas 31/12/2023

"Confissões do Crematório" é uma obra que aborda a morte, discorrendo a respeito do morrer de forma singular. Poucos são os que conseguem tratar do tema com tanta leveza sem pender para os excessos (formalismo demasiado ou graça desrespeitosa). Alguns (a maioria?) sequer consegue falar algo a respeito do findar da vida, tamanho é o tabu envolto ao morrer. Caitlin Doughty tem uma forma própria de tratar do assunto, cujo jeito gracioso somado ao estilo cativante da escrita repercutem em uma obra única que faz o leitor refletir de forma divertida sobre a morte - é disso, da morte, que o livro trata.

A partir de relatos autobiográficos, a autora compartilha com o leitor a sua relação com a morte. Enquanto ofício, seu primeiro contato concreto com corpos sem vida foi na qualidade de funcionária de um crematório, tendo-se aí a razão para o título da obra. O cotidiano de seu trabalho de queimar corpos é então contado pela autora, a qual traz histórias curiosas sobre a vida daqueles que morreram e seus familiares, repercutindo assim em curiosidades mórbidas, reflexões sobre a vida (e a morte) e a necessidade de encarar o tema de forma mais tranquila que aquela pesarosa com a qual costumeiramente é tratado.

A contracapa da obra anuncia: "lições para toda a vida". E realmente é dessa forma que o livro pode ser encarado, pois a autora convida o leitor a aceitar de forma mais amena o destino certo de toda e qualquer pessoa. Além de enfatizar a necessidade da superação do tema da morte enquanto tabu, Caitlin Doughty possibilita que a questão do destino dos corpos daqueles que morrem seja também pensada com a atenção devida, de modo que se tem uma abordagem mais ampla sobre a morte do que as histórias pessoais da autora compartilhadas. "Confissões do Crematório" é um livro que empolga e diverte, cujas memórias da autora relatadas ensinam a encarar a morte de forma mais estoica. Uma excelente obra que merece ser lida.

Britany.Bartz 28/12/2023

Terminei de ler o meu último livro de 2023??
?Olhar diretamente nos olhos da mortalidade não é fácil. Para evitar isso, nós escolhemos continuar vendados, no escuro em relação às realidades da morte. No entanto, a ignorância não é uma bênção ? é só um tipo mais profundo de pavor.?

danilo_barbosa 19/12/2023

Como lidar com o medo paralisante trazido pela morte?
Quando criança, Caitlin Doughty viu um incidente no shopping que a fez temer o final da vida, não só a dela, mas a de seus pais e de todos que se importava. Os anos passaram e a forma que ela encontrou para lidar com isso foi ressignificar o fim de todo ser humano.
De que forma? Trabalhando em um crematório.
E é ao narrar sua experiência, que vai desde barbear cadáveres a queimar pedaços de corpos vindos de hospitais-escolas que ela nos dá uma lição diferente e irreverente sobre os nossos processos de luto, rituais e a maneira com que cada vez mais omitimos a “ceifadeira” de nossas rotinas. Não só através de procedimentos médicos e estéticos para prolongar a vida, mas com rituais apáticos, limpos e higienizados, onde nos afastamos para não lidar com a ausência.
Com o seu “Confissões do Crematório”, Caitlin nos traz uma experiência diferente, difíceis inúmeras vezes, principalmente quando lidamos com nossos receios e pânicos incutidos referentes a morte, um processo natural da existência. Através de suas metáforas, indiscutivelmente mórbidas, passamos a analisar essa nossa relação e celebrar todo o processo de existir.
Tendo como tema de cada capítulo fatos corriqueiros de sua rotina, ela varia entre os processos funerários de diversas civilizações até sentimentos humanos e limitações, fazendo com que aceitemos a morte e a dor do luto de forma mais carinhosa e necessária. Um livro inesquecível, que te fará ver a morte como energia impulsora para que possamos viver.

Pedro 17/12/2023

Surpreendente
Nesse livro da Caitlin Doughty temos verdadeiras lições sobre a vida (ou seria de morte?) onde a mesma explana sobre sua vivência trabalhando em uma casa funerária especializada em cremação.
Mas não se engane, leitor. Aqui também teremos uma verdadeira aula sobre como diversas culturas tratam a morte e suas técnicas para com os corpos dos seus entes queridos.
E essa obra ainda vai além, ele te coloca qualquer pessoa em uma reflexão profunda sobre esse assunto tão pouco discutido, mas que é a única certeza na vida: de que vamos morrer.
A Caitlin tem um dom pra escrita, pois mesmo esse livro sendo uma obra de não ficção, ele possui uma fluidez maravilhosa e boas doses de humor, o que acaba dando uma quebra na narrativa e configurando uma leveza sem igual ao texto.
Acompanhar o dia-a-dia de um crematório foi algo que não esperava amar tanto e isso me surpreendeu bastante, pois esse livro se tornou uma das obras favoritas da vida.
Em suma, "Confissões do Crematório" é um livro necessário a todos. Com uma escrita fenomenal e reflexões profundas sobre a morte e como a tratamos, este é um daqueles livros para ficar reverberando na mente por uma vida toda.

sillynandy 14/12/2023

4 estrelas porque o início é bem parado, levei meses pra voltar a leitura. Mas o enredo em si é muito interessante e adoro o tema em questão.
Beatriz 01/01/2024minha estante
Nossa eu tava pensando em deixar ele de lado pq o começo é bem parado msm, mas lendo as resenhas decidi dar mais uma chance

Bruno 10/12/2023

A Morte e Seu Papel Social
Levei mais de seis anos para ler este livro. Na verdade, não sei nem porque o comprei. Talvez apenas tenha lido agora, porque a Amazon demorou para entregar o próximo livro da minha lista pessoal de leitura.

No entanto, gostei de ter lido essa obra! Inicialmente, achei que pouco teria a me acrescentar, mas trata-se de uma narrativa interessante, capaz de te fazer refletir sobre a morte e o seu papel social.

Parece bobagem - de fato não é -, mas é precisamos pensar melhor sobre como iremos lidar quando nosso coração se recusar a bater no peito. Poderia ser melhor? Sim, mas vale a leitura.

Eduardo Rockwell 07/12/2023

Pra viver, é necessário também aprender a morrer.
Profundo, tocante, e muito mais que meras curiosidades sobre um crematório, esse livro foi uma grande surpresa, um aprendizado, e me ajudou comigo mesmo num momento de descobertas espirituais.

A autora descreve ao decorrer da obra sua experiência profissional num crematório, e o quanto isso mudou sua vida e sua visão sobre a morte, fazendo com que se dedicasse a isso até hoje.

E sim, vamos ter cenas e situações que alguns podem considerar "fortes", como descrição de cheiros, de estágios de decomposição, de procedimentos, e tudo mais que envolve morrer, mas são coisas na qual todos vão passar, não deveria ser um grande tabu (e quebrá-lo é a maior missão desse livro). De qualquer forma, a autora não utiliza desses assuntos para chocar ou assustar, muito pelo contrário, suas palavras são bastante respeitosas.

Também é uma grande aula de como funciona esse NEGÓCIO nos EUA (que quem não sabe, tem como costume maior o embalsamento), e em algumas partes do mundo.

Ela tece o medo que temos de morrer, e o quanto isso é usado contra nós mesmos em momentos de fragilidade emocional. Sim, pessoas usam dessa fragilidade para te arrancarem dinheiro, tudo em nome do "amor e respeito". Eu também adicionaria a culpa, um grande impulsionador.

Tem um capítulo em questão, "A Arte de Morrer", que é muito emocionante e esclarecedor. Sim, EMOCIONANTE, e fez toda a leitura, que já estava maravilhosa, valer a pena, pois foi a adesão necessária e (emocionalmente) esclarecedora para o assunto.

Recomendo demais. Uma das melhores leituras do ano.

Rafaela.Oliveira 26/11/2023

Interessante
Um livro que já estava na minha lista a um tempinho e achei que iria gostar muito mais do que realmente gostei.

bellabuffon 26/11/2023

PERFEITO
Livro incrível e super importante de se ler. Eu não tinha noção de tantas práticas feitas todos os dias no mundo da morte e que, sem dúvida, moldaram a minha visão atual sobre minha própria morte e a dos meus entes queridos. Recomendo a leitura INCRÍVEL, fiquei feliz de finalmente ler coisas e achar uma comunidade de quente reunida sobre esse assunto que tanta gente não quer nem pensar sobre

Trabach0 20/11/2023

Diferente e divertido
Sempre acreditei que cada livro tem um momento certo para ser lido e por mais piegas que possa parecer também acredito que na maioria das vezes é o livro que nos escolhe e não o contrário, "Confissões do Crematório" Com certeza me escolheu e me escolheu no momento mais propício.

Em menos de um ano perdi duas pessoas muito importantes para mim e esse livro foi crucial na forma como lidei com tudo.

Não existe manual ou forma mágica para saber como lidar com a morte de quem amamos, mas podemos nos sentir mais "preparados" se passarmos a não temer o desconhecido, afinal é isso que tanto nos assusta na morte, não sabemos o que vem depois ou se existe um depois.

Confissões do Crematório vai te mostrar que infelizmente a morte é a única certeza que temos.

A autora foi capaz de criar um livro que falasse de um assunto extremamente complexo mas de uma forma totalmente leve e bem humorada.

Por mais absurdo que possa parecer, afinal estamos falando de morte, você vai se pegar rindo do início ao fim dessa leitura.

Esse livro além de me fazer refletir bastante me fez ver não só a morte mas principalmente a vida de outra forma.

A autora também aborda este tema baseada em várias culturas diferentes fazendo com que vejamos a morte de vários ângulos e crenças.

Acho que não preciso nem dizer o quanto eu adorei esse livro, afinal praticamente todo mundo já está cansado de me ouvir repetir que ele é um dos meus favoritos.