Confissões do crematório: Lições para toda a vida

Confissões do crematório: Lições para toda a vida Caitlin Doughty

Resenhas - Confissões do crematório

odonter 03/03/2024

Uma leitura necessária
"De muitas formas, as mulheres são companheiras naturais da morte. Cada vez que uma mulher dá à luz, ela está criando não só uma vida, mas também uma morte. Samuel Beckett escreveu [em Esperando Godot] que as mulheres ?dão a luz do útero para o túmulo, o dia brilha por um instante, volta a escurecer.? A Mãe Natureza é de fato uma mãe, que cria e destrói em um ciclo constante."

Como prometido, o livro só fala sobre morte: a indústria da morte, a cultura da morte, o processo da morte, a negação e aceitação da morte... só morte! Esse livro serviu pra mim como um lembrete diário da morte enquanto eu lia (dãh?) e junto com a autora/protagonista do livro, ele te faz amadurecer cada vez mais com toda essa história da morte e seu significado na nossa sociedade atual.

Natália 27/02/2024

"A morte não está acontecendo com você. Está acontecendo com todo mundo"

Caitlin Doughty conta a sua experiência trabalhando em um crematório. Além de relatar a rotina, os procedimentos e causos, que envolvem a cremação.
Um livro muito interessante sobre a morte, indústria e principalmente com diversas reflexões sobre a nossa relação com ela.

A apesar de se tratar de um tema delicado e até mesmo tabu, a escrita é muito bem humorada e divertida, ela mescla os relatos de experiências vividas no trabalho com uma pesquisa muito legal sobre como diversas culturas lidam com a morte.

jliamarcon 26/02/2024

É uma leitura completamente diferente do que eu normalmente consumo, mas gostei bastante.
O livro aborda a história de Caitlyn e sua trajetória com a morte, não com a sua morte, mas com o mundo funerário e a expectativa (ou nesse caso, a falta dela) social sobre a morte. Acho que foi bem escrito e aproveitei a leitura.

Rapha97 22/02/2024

Amei a escrita da Caitlin, o modo que ela fala sobre a morte e como nós faz entender etapas que nem pensamos. Também me fez refletir bastante sobre o tema e concordo com bastante partes que foram citadas como o fato de prolongar a morte.

lovelyhong 14/02/2024

Chato mas interessante
Infelizmente é um livro chato, era pra ser um livro sobre morte mas a autora passa mais tempo refletindo sobre a indústria americana da morte do que sobre a morte em si. Tem umas passagens interessantes que fala sobre outras culturas e sobre como funciona o processo do crematório mas ela foca demais na situação dos EUA mais uma vez transformar isso em mercadoria ao invés de focar na mortalidade, isso me decepcionou.
Além de que a autora fica repetindo o quanto ela é diferente das outras garotas por se interessar na morte e não por coisas felizes, tipo? se liga minha filha tu é uma adulta age como uma.
Enfim, tem partes interessantes mas ainda bem que ganhei o livro pq se tivesse pago por isso eu seria muito triste.

Joiceane 10/02/2024

Perfeito
A vontade é ler sem parar até o final. Os capítulos contam histórias diferentes mas que se interligam.
Conforme Caitlin se encontra, vamos absorvendo o aprendizado junto.
Muito bom.

ceciliacn 29/01/2024

Instigante
Confissões do Crematório cumpre o que promete: abre nossos olhos para questões que nunca tínhamos parado para pensar. Caitlin Doughty proporciona isso ao relatar sua rotina durante seus seis anos iniciais na indústria da morte e como isso transformou sua visão de mundo, citando constantemente textos de outros autores e fatos históricos. Ela aborda temas mórbidos para o público geral, mas faz ser uma leitura fluida. É um ótimo livro para os curiosos, me vi descobrindo coisas que nem imaginava como aconteciam e desejando uma decomposição igual à descrita no capítulo “As Sequoias”.
Já quero ler as outras obras da autora!

BurAbyz 26/01/2024

Medo da morte é coisa do passado!!
Perdi boa parte do medo de morrer depois de ler essa preciosidade!!

Para mim esse livro deveria ser disponível para todos!! Muitos precisam deixar de temer a morte e esconder os rastros que ela deixa.

Nada de ficar omitindo a morte de alguém, dizer que "foi para o céu" ou coisa do tipo, morrer faz parte da vida de todos, não é novidade nenhuma e não tem porque ficar correndo dela. A morte chegará para todos um dia, é inevitável, e tudo que nos resta é aceitar!
Ana 26/01/2024minha estante
Esse livro é incrível também amei

Paula.Raab 26/01/2024minha estante
Coloquei na minha lista para próximas leituras

Nayara.Ferreira 18/01/2024

É um livro interessante para quem quer saber algumas curiosidades sobre como é o trabalho em uma funerária, principalmente sobre o departamento de cremação.

Cris 17/01/2024

17.01.2024
Gostei da escrita e do relato da autora sobre sua escolha em trabalhar em uma funerária, bem como o seu dia a dia. Segue trecho do livro que achei interessante: "A ansiedade que eu sentia não era mais causada pelo medo de uma vida após a morte, nem de dor, nem de um vazio cheio de nada, nem mesmo pelo medo do meu cadáver em decomposição. Todos os meus planos e projetos seriam encerrados." Página 240.

Mateus.Risso 12/01/2024

Uma visão plural da morte e sua indústria
Minhas expectativas quando peguei o livro pela primeira vez na mão se basearam em uma dúvida que todos temos:

"O que acontece depois que morremos?"

Não digo espiritualmente falando, mas sim nesse plano que vivemos hoje. Meu corpo vai pro necrotério... E aí? Vem uma fada mágica e prepara todo meu funeral enquanto meus parentes sofrem o luto da perda?

Durante as quase 300 páginas, a autora resume muito bem suas experiências com a morte, dando relatos e transparecendo todos os problemas morais que a indústria funerária dos Estados Unidos enfrentam no século XXI, detalhando como existem corporações que lucram com esse acontecimento natural e como o processo de luto sofreu alterações conforme o passar dos séculos.

Em alguns momentos, questões filosóficas são levantadas e a autora abusa um pouco da subjetividade, entregando é um preço a se pagar por ler uma semi-biografia de uma agente funerária.

Recomendo fortemente, entretanto alerto sobre os gatilhos que tal livro apresenta. A parte sobre suic**** pode induzir algumas sensações ruins.

SaraBorges 12/01/2024

Um livro pra vida
Antes de ler, imaginei que esse livro abordaria as questões sobre a morte de maneira superficial, focando em contar os causos mirabolantes que uma jovem teria vivido ao trabalhar em um crematório.

Porém, o que encontrei foi um relato verdadeiro, profundo e impressionante de alguém que era obcecada com a morte, justamente por temê-la.

Há sim algumas descrições de como um corpo pode ficar irreconhecível, ou de como era a rotina de cremar bebês e pés decepados. Mas o que mais gostei nesta biografia, foi como a autora nos leva à uma viagem cheia de conhecimento, desmistificação da morte e curiosidades mórbidas.
Fala também sobre culturas MUITO diferentes da nossa, sobre como eram os funerais antigamente e sobre como tem muita gente lucrando rios de dinheiro com a indústria da morte.

Por fim, terminei a leitura com a sensação de que não foi só a autora que evoluiu quanto aos seus pensamentos e preocupações sobre a vida, a morte e as escolhas da vida. Mas eu também.

Gabriela.Giassi 12/01/2024

Um guia de como lidar com a morte
Aprendemos muitas coisas na vida e sabemos como será nosso fim e apesar disso ainda não aprendemos a lidar com ele. Esse livro é perfeito de muitas formas, onde a autora aborda com naturalidade um tema que para muitos chega a ser proibido.
É quase um guia de como aprender a lidar com a morte, pois quando aprendemos a lidar com ela alivia um pouco o peso de seguir em frente.

Lu.Arbigays 11/01/2024

Um livro que todos precisam ler
Inicialmente eu achei que entraria no mundo dos crematorios e sobre histórias de famílias que por ali passaram, mas me deparei com uma surpresa incrível e majestosa. Uma aula sobre a morte e a beleza dela.
Esse livro pode lhe ensinar sobre quanto a sociedade atual engana a si e a todos sobre o tópico morte, e o quanto essa parte tão importante da nossa existência deveria ser mais comentada, e comentada da maneira correta, mostrando a realidade e os fatos do mundo funerário e da história da morte.
Recomendo esse livro a todos, independente do que você esteja passando
Obviamente é um livro bem descritivo, e descreve corpo em decomposição e imagens sensíveis, mas ele também ajuda a entender que essas imagens não são ruins e não devem ser enojadas, elas são naturais e são o nosso destino.
Por isso, novamente, digo que recomendo a todos.

Kanandes 07/01/2024

Para refletir?
Comprei esse livro anos atrás só pq a capa é linda e eu estava viciada nos livros da dark side, mas só agora tive vontade de ler.
É um livro muito interessante pra refletir sobre a morte, mas foi uma leitura lenta, não é nada empolgante, porém muito interessante, gostei.