Guerreiros da Tempestade Bernard Cornwell

Resenhas - Guerreiros da Tempestade

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Capives 18/08/2022

O júbilo da batalha
"O destino é inexorável! Assim falou o que pisa na terra (o andarilho), consciente das dificuldades, das chacinas selvagens e da queda dos familiares."

Thiago Amorim 06/08/2022

Rainha
A Mércia não podia ter uma rainha, mas uma ratinha garantiu a vitória que manteve a Senhora Etelfleda no controle do país, e deu o trono a uma rainha na Northumbria. Altas gargalhadas com essa história da ratinha, viu. Rsrs

Letícia Caetano 18/07/2022

Um grande exercício surge do litoral, comandados pelo norueguês Ragnall, irmão de Sigtryggr, eles querem a Nortúmbria, enquanto seus aliados lutam com intenção de ganhar tempo e também dominar a fortaleza Ceaster.

Na Irlanda, Stiorra e Sigtryggr estão encurralados, Uhtred decide ajudar a filha enquanto AEthelflaed luta com Ragnall.

Ao fim, de modo instigante e intenso o autor concluí a história com o início de um novo desfecho para Uhtred. Sem perceber, aparentemente uma das visões de Gisela parace ter se concretizado.

Déia 01/07/2022

"Nada é mais frágil que a paz..."
Em guerreiros da tempestade, Uhtred se vê mais uma vez em uma rede de intrigas e em meio a disputas por terras e guerra. Mas dessa vez a guerra envolve sua família, e Uhtred e Bernard Cornwell conseguem travar e vencer uma guerra como ninguém. Mais um show.

DeiaMolder 20/06/2022

Livro 9 - Crônicas Saxônicas
Bernard Cronwell

Vamos lá...
Até agora este livro é o meu preferido. ?
Uthred está curado de seu ferimento, quase fatal, se mostra mais maduro e sabendo jogar com as Nornas , conseguindo escrever, finalmente, seu destino.
Em um momento fica entre a cruz e a espada, entre a lealdade de Senhor da Guerra de Æthrlflaed e o dever com sua família. Não houveram caminhos fácies e Uthred escolhe sempre o mais difícil. ?
Uthred sai em uma missão com sangue nos olhos, deixando Ragnall para trás e indo ao encontro de Sitryggir. ?
Antigos personagens que estavam perdidos nas sombras do tempo reaparecem e selam seu destino com muito sangue. ?
Nesse livro conhecemos, finalmente, a história de Finan, o braço esquerdo e direito, e por vezes a consciência de Uthred, surpreendendo com sua origem.
Como disse no início, Uthred está mais madura e reflete muito sobre tudo, algumas de suas reflexões são hilárias, umas nem tanto e outras nos fazem pensar com ele. ?
Ah!!! Claro que temos as paredes de escudos e cabeças de porco, batalhas sangrentas ? direi novamente Cornwell é mestre ( para mim ) em nos imergir em suas batalhas. ?

Indo para o 10°???

Reinan.Barbosa 16/05/2022

Como é bom essa série, você acaba se apegando com alguns personagens torcendo para que não morram a cada parede de escudos querendo o melhor final para cada um deles, até aqui foram muitos batalhas e surgiram mais !!!

Fernanda 15/05/2022

Espetacular (como sempre)
Depois de 9 livros lidos, posso afirmar que essa é uma saga que vale muito a pena.
Tem series de livros que perdem o ritmo, ficam previsíveis, se tornam cansativas ou apenas perdem o encanto. Mas não o "Crônicas Saxônicas".
Continua tão bom quanto os primeiros livros.

As vezes apenas me pergunto o porquê do Uhtred continuar lutando pelos Saxões. E não entendo a lealdade dele com a AEthelflaed. Mas faz parte da história. Sem Uhtred, não haveria Inglaterra.

Algumas citações:
"- A vida é um pote de merda, não é?" - Finan

"- Esse é o castigo? - perguntei com curiosidade. (Uhtred)
- Santo Deus, é. Todos eles sentem pavor do senhor! (Leofstan)
- E você não? - Eu estava achando aquilo divertido.
- Meu tutor em Cristo foi o padre Beocca.
- Ah. - Beocca tinha sido meu tutor também. Pobre padre Beocca, aleijado e feio, mas homem melhor jamais caminhou nesta terra.
- Ele gostava do senhor - comentou Leofstan. - E também sentia orgulho do senhor.
- Sentia?
- E me dizia com frequência que o senhor é o tipo de homem que tenta esconder a própria gentileza.
Resmunguei de novo.
- Beocca só falava...
- Coisas sábias - interrompeu Leofstan, enfático. - Portanto, não, não tenho medo do senhor e vou rezar pelo senhor.
- E eu vou impedir que os nórdicos trucidem você.
- Por que acha que eu rezo pelo senhor? - perguntou Leofstan, rindo. - Agora vá, tenho certeza de que o senhor tem coisas mais prementes que falar comigo. E que Deus esteja consigo.

Bati os calcanhares no meu cavalo, cavalgando até a frente da coluna. Maldição, pensei, agora eu gostava de Leofstan. Ele se juntaria àquele pequeno grupo de padres como Beocca, Willibald, Cuthbert e Pyrlig que eu admirava e de quem gostava, um grupo em número muitíssimo menor do que o de clérigos corruptos, venais e ambiciosos que comandavam a Igreja com tanta desconfiança." p. 44

"Cuidado com o ódio de uma mulher.
O amor azeda e vira ódio. Eu a havia amado, mas Brida sentia uma raiva que eu jamais poderia igualar, uma raiva que ela acreditava vir diretamente da fúria dos deuses." p.163

"É durante a espera que a mente se arrasta para uma caverna de covardia e geme para ser poupada." p. 176

"O futuro é uma névoa, e só vemos até onde a névoa permite." p. 258

SPOILERS ABAIXO
____________________________________________________________
Resuminho:
Uhtred estava em Ceaster, e houve um ataque à frota em Brunanburh.
Neste ataque, realizado por Ragnall Ivarson (irmão de Sigtryggr Ivarson, marido de Stiorra), Finan descobriu que seu irmão estava trabalhando junto com os Noruegueses, e que Haesten também servia a Ragnall.

Ragnall é um guerreiro incrível, líder de um grande exército de noruegueses. Ele dominou Eoferwic e estava invadindo a Mércia.

Eles dominaram Eads Byrig, ao qual ficou sob guarda de Haesten.
Uhtred atacou, recuperou a cidade, e deixou AEthelstan matar Haesten.

Brida se juntou a Ragnall e castrou o padre Judas (filho mais velho de Uhtred).

Uhtred descobriu que Stiorra e Sigtryggr estavam sitiados na Irlanda, a mando de Ragnall.
Ele descumpriu a ordem de AEthelflaed, navegou até a Irlanda para salvar a família. Ele resgatou o genro, capturou alguns barcos e rumou para a Nortúmbria.
Lá ele tomou Eoferwic, que estava sendo comandada pela Brida, deixou que Stiorra a matasse, e transformou Sigtryggr em rei da Nortúmbria.

Uhtred rumou para o sul, para enfrentar Ragnall, esperando que os Mércios também estariam perseguindo os nórdicos. Mas AEthelflaed rumou para Ceaster para o enterro do Bispo Leofstan.

Ragnall alcançou o exército de Uhtred e Sigtryggr, que estava em desvantagem numérica.
Para vencer a batalha, Sigtryggr libertou as mulheres dos Jarls, ao qual eram mantidas reféns por Ragnall. O que desestabilizou a lealdade de alguns homens de Ragnall, que eram liderados pelo medo.

No meio da luta, alguns Jarls bandearam para o exército de Uhtred, inclusive os irlandeses de Conall (irmão de Finan). Finan derrotou o campeão irlandês num corpo-a-corpo. Depois, ele desmoralizou também Conall, ganhando numa luta de espadas e pegando o elmo real do irmão. Porém Finan não matou Conall.
Acabou que:
Uhtred e Sigtryggr venceram a batalha;
Sigtryggr matou Ragnall numa luta corpo-a-corpo;
Sigtryggr e Stiorra são rei e rainha da Nortúmbia;
Uhtred levou a cabeça de Ragnall para AEthelflaed de presente, e saiu da Mércia com seu exército, para resolver seus negócios no Norte.

"-Hesitei, depois disse a verdade:
- Sou o senhor de Bebbanburg, senhora.

Eu sou. Tenho pergaminhos antigos dizendo que Uhtred, filho de Uhtred, é o legítimo e único proprietário das terras cuidadosamente marcadas por pedras e diques, carvalhos e freixos, pântanos e mar. São terras castigadas pelas ondas, não cultivadas sob o céu impelido pelo vento, e me foram roubadas.
Eu tinha negócios no norte."
___________________________________________________________

Douglas.Castro 14/05/2022

Perfeito
Mais um livro da serie, uma das melhores series ja escritas, recomendo a todos, leitura facil e envolvente.

Rodrigo Fernandes 04/04/2022

Bom livro da saga.
Mudou a minha vida? Não. Mas continuou a história mantendo a qualidade.
Não faltam paredes de escudos e cabeças decepadas.

Fabiana 16/02/2022

Guerreiros da Tempestade
É incrível que mesmo após 9 livros eu ainda finalize a leitura ansiando pelo próximo, o autor envolve como ninguém. E vamos resolver negócios no norte!

Thayane.Severo 14/02/2022

Adorei o livro, principalmente por contar mais sobre a historia do finan, que é meu personagem favorito depois do Uhtred. A fórmula é a mesma, mas tu sempre quer saber o que o destino reserva para o Uhtred, que apesar de a idade ter chegado, pra mim sempre vai ser aquele jovem incorrigível e inconsequente.

Marlon.Abel 24/01/2022

Wyrd bið ful aræd!
Segue a mesma estrutura de toda a saga de Ulhtred, as vezes com algumas repetições, mas ainda é empolgante ver toda uma certa assertividade de costumes dentro desse recorte histórico.

DaniloSoarex 22/01/2022

Mais uma aventura incrível de Uhtred. Um novo inimigo, novos personagens e novas batalhas são travadas em Guerreiros da Tempestade.

Uhtred provou mais uma vez porque é um excelente líder de exército. Se não fosse por ele aliás, os saxões nunca formariam uma parede de escudos!

Gostei da forma como a história muda de foco e de mais uma teimosia de Uhtred fugindo para resgatar sua filha e seu genro. Realizações tão ousadas só pode sem feita por um guerreiro ousado como ele.

O destino é inexorável e às vezes só a esperteza não é o suficiente para derrotar um inimigo com um exército maior.

Thalezito 17/01/2022

A fúria medieval
Cornwell mantém uma qualidade consistente em seus livros, e com esse não é diferente.
A descrição das paredes de escudos, o terror que os guerreiros sentem antes de se degladiarem e o júbilo da batalha são elementos que sempre ocorrem nas batalhas da saga, e Corwell mostra toda sua habilidade como escritor ao descrever elas.
É muito impressionante! A maneira que ele descreve os movimentos, os cortes, as estocadas, as formações de batalha e o terror de estar preso na parede de escudos é o que mais me impressiona quando leio Cornwell.

Recomendo a todos que queiram ler sobre batalhas históricas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6