Orlando: uma Biografia

Orlando: uma Biografia Virginia Woolf

Resenhas - Orlando

midnightrainz_ 10/03/2024

Qm tem medo de virginia woolf?
Primeiro contato q eu tenho com a autora dps de mt tempo enrolando e posso afirmar que com ctz foi uma experiência.

é um livro bem diferente pros padrões de escrita atuais, quase sem diálogos e repleto de parágrafos e mais parágrafos descritivos que são do tamanho do mundo e todos repletos de uma poeticidade que eu nunca vi nada que seja minimamente parecido. é um texto mt sofisticado e estranhamente fluido (não no sentido de ser um livro fácil de ler, pq não é, mas no sentido "ela consegue passar por diversos acontecimentos que as vezes não possuem uma correlação clara, mas de alguma forma a autora os correlaciona).

a história tbm é bem interessante, com discussões bem progressistas sobre papéis de gênero e sexualidade (algo bem incrível, considerando que é um livro do século passado), com trechos bem irônicos que me lembraram um pouco machado de assis.

não vou me alongar com analogias e simbologias, ou falar sobre os paralelos da personagem Orlando com Vita - grande amiga e amante da autora - pq sinceramente não tenho culhão para isso, é um livro bem complexo nesse sentido e eu não sou um grande entendedor da obra da virginia - para falar bem a verdade, nem esse livro eu entendi 100%. tampouco me atrevo a fazer uma avaliação dele, pois não captei seu conteúdo por completo nessa primeira leitura e, por isso, não me sinto digno de fazer uma avaliação objetiva sobre ele. vou apenas reafirmar o que eu já falei no ínicio: é definitivamente uma experiencia

Nath 03/03/2024

Um livro incrível pra começar o ano
Essa leitura foi tão fascinante que eu quis me aventurar ainda mais pelos clássicos, Virgínia Woolf é genial.
Esse livro traz um universo de temáticas diferentes ao mesmo tempo que te surpreende com as sensações que ele te faz sentir.
Intenso, sensível, interessante, intrigante e de um ritmo super gostoso.
Não da vontade de parar de ler ?

adrianlendo 29/02/2024

Estranho que mesmo gostando bastante da leitura eu ainda não sinta que ela mereça mais do que 3.5 estrelas.

A verdade é que durante quase metade do livro eu fiquei extremamente entediado e desconectado da narrativa, nada ali parecia interessante. Até o momento em que Orlando flui de gênero.

A partir disso o livro assume uma pegada totalmente diferente e esse é o pontapé para Virginia começar a falar muito mais sobre sexo, gênero, sexualidade e o papel da mulher em diferentes sociedades. O livro se torna intrigante, deixa a gente empolgado com a leitura, só não é o bastante para tornar ela tão boa quanto poderia ser.

O leitor que persiste irá encontrar em Orlando uma história ótima, mas entendo os que não querem nem chegar perto após as primeiras páginas.

Gregory.Faguaga 17/02/2024

Orlando
Teria Orlando, exaurido por seu sofrimento extremo, morrido por uma semana e depois retornado à vida? Nesse caso, qual é a natureza da morte e qual a natureza da vida?

Thais645 17/02/2024

Estilo único, leitura imperdível
Segundo livro de Woolf que leio, e me surpreendo com a genialidade e a versatilidade de estilos da autora. Além disso, é uma ode ao feminino, uma crítica aos constructo sociais de gênero, sexualidade, propriedade e comportamento. Um dos melhores livros que já li.

v de vanisse 13/02/2024

PERFEITO
Fui dormir muda e acordei calada com esse livro? gente, que perfeição! Foi o livro mais bem escrito que eu já li, sério. E QUE ESCRITA POÉTICA! Foi o meu primeiro contato com a escrita da Virginia Woolf e eu amei. Apesar disso, eu não posso dizer que foi um livro fácil e tenho certeza que não entendi tudo porque é meio difícil mesmo? mas mesmo assim é um livro maravilhoso. Perfeição.

Amanda Vaz 31/01/2024

Os diversos "eus" que nos constituem
Em Orlando, acompanhamos a vida do personagem homônimo ao longo dos quatro séculos que abarcam 36 anos da sua vida. Transitamos com ele/ela entre os seus diversos "eus", testemunhamos sua transformação sexual, seus conflitos e paixões, compartilhamos seu prazer pela literatura, nos vemos envolvidos pelas suas reflexões a respeito da vida e adentramos as mudanças ocorridas na Inglaterra ao longo de 400 anos. Tudo isso permeado pela incrível capacidade da Virgínia Woolf em abordar questões de gênero, de identidade, sociais e temporais de forma, ao mesmo tempo, satírica e reflexiva.

É sempre um desafio ler Virginia Woolf. É um exercício constante de recobrar a atenção para não começar a divagar e, assim, entrar em um modo de leitura automática, o que acontece com frequência com as obras da autora, tornando as leituras mais longas do que o esperado.

É sempre um desafio ler Virginia Woolf, mas é, também, recompensador. Está você no meio de algo que parece não entender, questionando o que está posto, quando de repente, uma frase tão bem escrita e bonita te emociona e te faz questionar "eu realmente preciso entender tudo quando posso sentir isso?". Essa é a experiência de ler Virginia Woolf para mim.

A citação a seguir traduz o que tentei escrever no parágrafo acima, é simplesmente SUBLIME: "E assim, por alguns segundos, a luz continuou se tornando cada vez mais clara, e ela viu tudo com clareza cada vez maior, e o relógio batia cada vez mais alto, até que ocorreu uma terrível explosão bem no seu ouvido. Orlando deu um pulo como se tivesse recebido um golpe violento na cabeça. Foi golpeada dez vezes. Na verdade, eram dez horas da manhã. Era dia onze de outubro. Era 1928. Era o momento presente." (p. 268). Eis um livro que definitivamente vale a pena ser revisitado futuramente.

Deixo aqui um adendo: li o físico pela edição da Martin Claret, porém quando dispunha apenas do Kindle, era a versão da Penguin Companhia a que lia e o trabalho dessa última em termos de contextualização, referências entre a obra e a vida da Vita, assim como de outros tópicos, de modo geral, é infinitamente superior (embora haja na edição da Martin Claret uma explicação pela escolha de não preencher o livro com notas de rodapé, então fica a critério de preferência de leitura mesmo).

isavnus 30/01/2024

?qual é a natureza da morte, e qual a natureza da vida??
?Entre a natureza e as letras parece haver uma natural antipatia; basta juntá-las para que se estraçalhem.?
Cito mais um trecho do livro porque a leitura de Orlando causa exatamente isso: um estraçalhamento! Tempo, sexo, espaço tudo se refaz sem desfazer, inclusive, e talvez principalmente, pela quebra da ?quarta parede?. Entretanto não há como negar que se trata de uma obra complexa, no sentido de que não se encaixa na estante daquelas que se lê a olhos corridos; é preciso e necessário ter paciência, calma e atenção na leitura dessa genial obra ? bem como tantas outras ? de Woolf.

Vitoria.Bueno 18/01/2024

Ai bom como tudo o que a Virgínia se propôs a escrever né. Que viagem é esse livro, tem plot e tudo fica mais emocionante quando vc descobre que a Virgínia escreveu esse livro inspirado na amada dela. Ai bom demais eh isso

Arthur1037 15/01/2024

VIRGINIA WOOLF EU (ACHO QUE) ENTENDI
Esse é um clássico do modernismo, que a Woolf usa e abusa de tudo que os modernistas estavam usando, por isso achei a leitura mtt difícil
A linguagem extremamente poética somada a um fluxo de consciência muito forte deixa a obra extremamente confusa de se ler, tanto que em vários momentos eu mesmo nem prestei atenção na minha leitura, porém essa confusão é proposital
A história muito rica, aborda a complexidade humana sobre sua formação
Além desse livro abordar SIM a transexualidade viu né bbs

Isadora.Stigert 10/01/2024

Confuso?!
Apesar de confuso, o livro pode trazer várias reflexões em forma de dicotomias, como:
Poesia X Verdade: a poesia representa a vida, a romantiza ou cria uma identidade paralela?
Identidade X Sexo: o sexo biológico não deveria definir as escolhas e pensamentos das pessoas, nesse sentido, a identidade (escolhas, preferências, etc) deveria ser o ponto principal que define uma pessoa.
Além disso, o livro traz a discussão sobre a mudança, o efêmero, seja ele em longo prazo, ou mudança pequenas que vão e voltam. Podemos perceber isso na troca de épocas e suas diferenças, a troca no pensamento de Orlando quando muda de homem para mulher, etc.
Nesse sentido, a partir da minha opinião, Virgínia descreve Vita (tomando Vita como personagem principal que serviu de musa) como um ser de várias faces, com vários eus. Vita seria o que diríamos "uma pessoa do mundo". E o livro não descreve apenas Vita, mas também Virgínia durante a narrativa.

Anotação: Virgínia descreve a personalidade da Vita a partir de um contexto histórico, mas por quê? Achei o livro em si muito confuso e sem sentido. Talvez eu seja muito leiga para entender, mas tive a impressão que o livro é uma linha do tempo entre várias gerações e, no final, todas essa "mistura" se transformou em Vita com suas várias facetas.