Orlando: uma Biografia

Orlando: uma Biografia Virginia Woolf

Resenhas - Orlando

Sofia 22/05/2023

Lelé das ideias
Sinto q preciso ler SOBRE esse livro pra entender melhor mas mds foi incrível!!
Amo a virginia woolf e vou seguir lendo td q ela escreveu

Erica 10/05/2023

Surreal
Literalmente surreal, o livro conta 300 anos de história da Inglaterra em 30. Achei o assunto do livro interessante, a vida de Orlando e sua mudança de sexo é impactante, mas a linguagem poética do livro deixou ele meio lento pra mim, não conseguia me envolver mto na história e acabei demorando pra terminar. Acho q eu não estava num bom momento pra esse livro. No geral eu gostei.

Priscilla 08/05/2023

Livro incrível
Esse livro é maravilhoso! É uma leitura densa, cheia de referências e bastante descritiva, tanto que pretendo reler para ver o que me passou despercebido na primeira leitura.

A vida de Orlando atravessa diferentes séculos, diferentes momentos históricos e, inclusive, diferentes sexos. O livro é cheio de simbolismos e é muito divertido tentar entender o que realmente significam.

As explicações deixadas sobre cada capítulo pela tradutora no final da obra são bastante elucidantes. O posfácio também é muito interessante!

Acho que foi um ótimo livro pra começar a ler Virginia Woolf.
Alguém pode me indicar um próximo?

Laura 04/05/2023minha estante
Amg,a leitura é muito difícil? Tenho receio de linguagem rebuscada

Priscilla 08/05/2023minha estante
Esse livro é incrível mesmo! Estou apaixonada

Adeola 09/05/2023minha estante
a leitura é um pouco difícil porque o narrador aborda diversos temas então precisamos de muita concentração, mas a linguagem não é tão rebuscada assim, eu achei

Izabella.BaldoAno 26/04/2023

"e, como todos os amores de Orlando haviam sido mulheres, agora, devido à condenável demora da condição humana em se adaptar às convenções, conquanto ela própria fosse mulher, foi uma mulher que ela amou; e, se a consciência de ser do mesmo sexo teve algum efeito, foi o de estimular e aprofundar aqueles sentimentos que tivera quando homem, pois mil sugestões e mistérios, antes incompreensíveis, agora se aclaravam. a penumbra que aparta os sexos e permite a proliferação de incontáveis impurezas havia sido removida. e, se faz sentido o que o poeta diz sobre a verdade e a beleza, aquela afeição ganhou em beleza o que perdeu em falsidade."

e até difícil escolher o que falar de Orlando, esse livro que é uma contravenção em tantos níveis.

imagina você, sendo uma mulher escritora na Inglaterra do início do século XX, filha de um biógrafo, escrever uma biografia que não só é fictícia, mas é uma grande sátira às biografias dos "grandes homens" europeus. não só isso, mas questionar as convenções sociais do seu país ao longo dos séculos, fazendo do "espírito da época" um personagem incômodo e inconveniente. ironizar a organização da passagem do tempo ao escrever uma protagonista que vive ao longo de séculos sem passar dos quarenta anos. fazer essa protagonista nascer biologicamente macho, com todas as características socialmente atribuídas a um homem, e um belo dia acordar biologicamente fêmea e ter que se adaptar ao que é ser uma mulher no contexto social de todos aqueles séculos pelos quais sua vida passa.

a gente segue aqui essa complexidade que é o fluxo dos pensamentos de Orlando (inicialmente o Orlando, posteriormente a Orlando) ao longo do tempo. Orlando, apaixonada pela natureza, pelas pessoas e pela escrita. Orlando, que passa séculos escrevendo seu único poema, cujo manuscrito carrega consigo ao longo desses séculos, incrementando, refazendo e repensando de acordo com suas experiências e vivências. Orlando, que passa a pensar no que foi ser homem após descobrir o que é ser mulher.

não consigo fazer uma resenha linear ou bem delineada de Orlando. esse livro liga pontos tão não linearmente organizados na minha cabeça que se torna impossível - pelo menos agora - transpor tudo isso pra escrita. Orlando me faz transcender a palavra.

Isaque 22/04/2023

Quem é você, Orlando?
Denso, porém cativante, Orlando, sendo meu primeiro contato com a Virgínia Woolf, foi uma experiência e tanto, cheia de variáveis e energias distintas.

Em certos pontos da leitura, me peguei sendo distanciado pela decisão da Virginia em criar parágrafos tão descritivos e repleto de detalhes, mas preciso admitir que esse foi um livro único, cheio de percepções bem-vindas, sendo algumas delas sobre o machismo, as expectativas sociais em torno do gênero e a relação entre a vida e a arte, o que faz do livro, tendo sido escrito numa época delicada, possuir uma importância enorme.

Erika Santos 15/04/2023

Um romance sobre a vida. Sobre o tempo. É muito divertido e interessante ver Orlando se descobrindo como mulher. Gostei muito. Vai para a lista de releituras.

laraleiixo 15/04/2023

Uma experiência nova
Esse livro foi algo diferente de tudo que já li: sua técnica, temática, desenvolvimento de ideias, críticas... Realmente, uma experiência.

Foi meu primeiro livro da autora, e creio que não foi a melhor escolha, esse livro traz muito uma crítica, e por não ter lido nada dela antes, isso me leva a crer que é uma obra que sai um pouco da curva dos demais livros de Woolf.

Sendo assim, foi um livro denso, um pouco cansativo e não se encaixou bem na minha rotina. Pretendo ler novamente em alguma oportunidade em que ele seja mais adequado, e pretendo ler outras obras de Virginia para realmente conhecer a autora.

Apesar de tudo, posso dizer que é um livro reflexivo do começo ao fim que realmente intriga o leitor a pensar também.

HARROWCODED 08/04/2023

Em algum momento da minha vida espero ter pelo menos 10% da habilidade de escrita e inteligência que virginia tinha

Maíra 21/03/2023

Uma das melhores leituras da minha vida ?
Orlando, Virginia Woolf

Particularmente, acredito que a melhor definição para este livro, seja a de Nigel Nicolson, filho de Vita: ?? Orlando? é a mais longa e mais encantadora carta de amor em toda a literatura?.

Orlando foi um presente de Virginia para Vita Sackville-West com quem ela manteve uma relação de amor e amizade.

É uma obra monumental, divertida, profunda e poética que aborda questões sobre gênero, amor, arte, natureza, história, literatura e amadurecimento.

Ao iniciar a leitura, imediatamente tive uma conexão absurda com a história e com a autora, fiquei fascinada com a sua escrita impecável e as imensas descrições.

Virginia escreveu Orlando com uma velocidade e alegria sem precedentes, e eu devorei seus longos parágrafos com imenso prazer. Com certeza, uma das melhores leituras da minha vida.

Obrigada Virginia.

Gustavo137 21/03/2023

Sempre que decido ter contato com um novo autor, escolho um livro que eu acredito que gostarei mais e geralmente acabo me decepcionando amargamente, mas com Orlando não foi o ocorrido. Nunca havia lido nada da Virginia Woolf além de uns contos e posso dizer que a experiência foi mais do que positiva.
Orlando é a história de um jovem aristocrata do século XVI que goza de todos os privilégios de sua classe e gênero à época em que vive. Um dia, durante uma viagem que faz à Turquia, acorda num corpo feminino, e a história, que não poderia ser mais sensorial e emotiva, passa a acompanhar as percepções de Orlando por mais três séculos.
Particularmente, não concordo muito com a forma a qual esta história é vendida. O livro não é só uma reflexão sobre gênero e sexualidade humana, mas sim uma carta aberta de amor ao Tempo, que aqui é personagem principal, mesmo que implicitamente. É o Tempo que propicia as reflexões e a evolução de Orlando, e de forma bastante alegórica e surrealista, o personagem tem as mais profundas reflexões em seu âmago, principalmente ao notar que seus privilégios são retirados de si ao "mudar de gênero" pois as pressões sociais e os papéis de um ser feminino são outros, como percebe a protagonista.
Gostei de como Woolf reflete que a essência dos seres de gênero humano independem de seu gênero, pois após a mudança de Orlando, muito se fala dela ter passado apenas por alterações em seu físico, já que seu mais profundo ser ainda era o mesmo. Provando que no fim, papéis de gênero são apenas fantasias da sociedade e que nada disso alterará nosso comportamento ou forma de existir.
Orlando foi a primeiro contexto com um romance de Virginia Woolf, como disse anteriormente, e tudo o que retiro da experimentação que tive da autora é positivo, a leitura foi extremamente fluída, um tapa na minha cara que julgou o livro assim que o começou por o achar chato nas primeiras páginas; a escrita é impecável e a crítica à forma que historiadores redigem textos é muito precisa e por vezes humorística.
Este será o tipo de livro que gostarei de ler daqui há uns dez anos para refletir acerca da forma que o Tempo teve efeito na minha jornada de ser, tal como teve nos séculos em que acompanhei Orlando em sua história, pois é o tipo de obra que nos conduz às mais profundas viagens, que ocorrem simultaneamente dentro dos nossos cérebros e corações.

Francilio.Gomes 19/03/2023

Esse é meu primeiro encontro com uma obra de Virgínia Woolf e é bastante perceptível como a sua escrita é peculiar, devo ter entendido cerca 30% do livro, talvez esteja até sendo generoso, mas isso não é necessariamente algo ruim, a partir dessa leitura, senti que Virgínia é uma daquelas autoras que você tem que reler várias vezes para compreender a sua obra, descobrindo algo novo a cada releitura, o que posso dizer é que ela possuía uma escrita poética e espirituosa, além de aparentar ter sido uma mulher bem a frente do seu tempo.

Milena 09/03/2023

"Vem,vem!estou mortalmente cansada desde eu.preciso de outro
Escolhi o livro certo para começar a ler Virgínia Wolf,uma das leituras mais fluidas que tive.Orlando é sensacional.
Não consigo explicar o sentimento de ler o Orlando tentar se encontrar por 400 anos passando por séculos e momentos históricos e vendo as mudanças nas sociedade. principalmente começando o livro como um homem muito privilegiado e perdendo seu privilégio ao se tornar mulher e perceber as privações.
A escrita da Virgínia foi incrível a forma que ela brinca com a escrita de biografia e as poesias no meio.

Diogo310 26/02/2023

Não gosto da maneira como esse livro é vendido, na maioria das vezes como uau uma história fantástica de um homem que virou mulher mas não é bem assim sabe... é uma viagem muito mais surrealista e alegórica que não trata apenas das questões de gênero, mas sim uma baita jornada de evolução do orlando nos contando cada questionamento do seu íntimo, se bem que não da pra chamar realmente de evolução, é um ser secular que não aprendeu o suficiente mesmo com tantos anos de vida, essa é a chave da coisa

a transformação de orlando em mulher é significativa no que diz respeito as pressões dadas aos gêneros pelos novos hábitos e costumes que se sente obrigado a desenvolver após virar uma figura feminina, mas ao mesmo tempo contrapõe as ideias de que a anatomia de uma pessoa influenciaria em seu comportamento, mesmo com a grande metamorfose que passa orlando não está totalmente diferente, se sente o mesmo.

"teria orlando, exuarido por seu sofrimento extremo, morrido por uma semana e depois retornado à vida? nesse caso qual a natureza da morte e qual a natureza da vida?"