Orlando: uma Biografia

Orlando: uma Biografia Virginia Woolf

Resenhas - Orlando

Hiária 31/07/2023

Não sou capaz de opinar?
Ler Virgínia Wolf requer muita calma nessa hora, pois a escrita dela é muito prolixa, com um enredo rico.

Primeiro livro que li da Virgínia foi ?Um teto todo seu? e tive que reler esse ano, para me contextualizar da mensagem que a autora nos quis passar.

Segundo livro que li foi ?As Ondas? e assim como o relato do Leonard diz, comecei a entender a partir da página 100, contudo a partir daí foi fluido e voltei algumas páginas só pra me inteirar do contexto.

E ?Orlando? é o terceiro livro da Virgínia que leio. Esse, confesso que me perdi na história, não consegui me concentrar, e acabei divagando... Sendo assim, vai ser um livro pra releitura, pois só entendi a parte da transição de gênero e não sabia quem era quem, parecia que os personagens eram a mesma pessoa, ou seja, Orlando contando histórias para el@ mesm@.

Mas enfim, sou persistente e uma hora consigo me adaptar ao estilo de escrita da Virgínia, pois não irei deixar de ler livros da autora.
Dri 31/07/2023minha estante
Tentei ler Mrs. Dalloway e desisti. Foi uma frustração, nunca mais tentei ler nada dela.

Hiária 01/08/2023minha estante
Dri, eu vou persistir. Mas confesso que me sinto desprovida de intelecto, lendo os livros da Virgínia ?

Dri 01/08/2023minha estante
Kkk, são muito complexos mesmo.

lacklusterstarchild 30/07/2023

To Die and Be Born Again
Luci Collin's presentation is the most dedicated and detailled i have ever read. Her love for the work comes through in the erudite, funny and pretty (so pretty!) translation. Orlando flew by before my eyes through her summers and fallings, it was a quite the journey.

This was one of my favorite passages: "Embora os Céus misericordiosamente tenham decretado que os segredos de todos os corações são ocultos, de tal forma que estamos para sempre iludidos, suspeitando de algo que talvez não exista; ainda através de fumaça de nosso cigarro vemos flamejar e saudamos a esplêndida realização dos desejos naturais de um chapéu, de um barco, de um rato numa vala."

Gigio 27/07/2023

Apesar de já ter lido Virginia Woolf antes, essa obra me surpreendeu bastante. Uma mistura de romance histórico com fantasia, tocando em temas polêmicos e atemporais como identidade, gênero, convenções sociais, percepção de classes e por aí vai.
O 'herói' biografado é um pouco enfadonho, ingênuo e pomposo. Começa como homem, mas no meio da narrativa 'torna-se' mulher. Embora continue o mesmo internamente, a maior mudança é exterior, como a sociedade o enxerga, principalmente a perda dos privilégios advindos do fato de ser homem, que são muitos hoje, mas que eram ainda maiores no tempo retratado pelo romance.
É uma obra muito rica que merece uma segunda leitura, o que pretendo fazer em breve.
JurúMontalvao 27/07/2023minha estante
tá na minha wishlist?

Alice 25/07/2023

"Orlando" é uma obra fascinante de Virginia Woolf, uma mistura única de romance histórico e fantasia. O livro acompanha a jornada de um nobre inglês que vive por várias centenas de anos e muda de gênero no meio do caminho. Com uma narrativa rica e eloquente, Woolf explora questões de identidade, tempo e sociedade, criando uma experiência literária envolvente e provocativa.

dudis 24/07/2023

Massante
No inicio a grande descoberta do personagem é interessante, mas nao chega a um lugar exato, muitos detalhes em partes que nao precisava, e as que precisavam faltam bastante.
eu nao entendi o livro, talvez um dia preciso reler. nao gostei da experiencia, mas a escrita é realmente bela

Jaguatirica 24/07/2023minha estante
Se macho me irrita, o "macho inglês" me irrita mil vezes mais. As reflexões que Orlando promoveu foram tantas que TENHO A CERTEZA ABSOLUTA de que vou reler outras vezes e usar o livro de referência em diversos momentos. Sério, não dá pra esquecer esse livro. Ele parece crescer com o passar dos dias. Você finaliza a leitura e fica ali, martelando a filosofia impressa nessas páginas.

Você percebe todo o puritanismo hipócrita que essa classe patriarcal dissemina. O ódio pelo feminino é real. A misoginia se espalha de modo tal que, não apenas a "mulher" sofre as consequências mas também tudo o que é feminino ou tudo o que se distancia do "macho ideal" que tanto essa sociedade deseja propagar.

Jaguatirica 24/07/2023minha estante
E isso se aplica às mais diferentes instâncias. No cultural, no religioso, no comportamental, na sexualidade etc etc. Se cria essa dicotomia louca entre feminino e maculino, excluindo todo o resto, mas Orlando não encaixa em lugar nenhum. Será sempre uma pessoa à margem, que não cabe, mas que salta todos esses muros. Por isso é um clássico LGBTQIAPN+ que precisa ser lido e relido. É um livro que vale a pena insistir um pouco mais, vencer o tédio e chegar na última página. Tal como a própria Virginia, seu livro é como a água, fluída, escapa pelos dedos. É impossível definir porque está sempre em transformação.

Ana 19/06/2023

Meu primeiro livro de Virginia Woolf (há muito que queria lê-la). Achei Orlando um livro louco dentro da roupa, um pouco enfadonho, às vezes difícil de entender, mas que desperta reflexões. Definitivamente é o tipo de leitura que vc se esforça para absorver, mas em vários trechos para e vai pensar. Gostei do estilo de escrita da autora, mas com certeza devo reler esse livro em algum momento da minha vida (terminei sentindo que perdi alguma coisa). De todo modo, gostei.

249 18/06/2023

Uma mulher muito à frente do seu tempo
Virginia woolf é incrível! apesar das muitas dificuldades que tive pra ler esse livro (o sumário? ?) eu reconheço que é uma das obras mais importantes já feitas. a maneira como ela consegue tratar temas tão polêmicos até os dias de hoje de uma maneira tão leve é impressionante. amei demais!!

Malphys 15/06/2023

Essa foi uma leitura que começou difícil, diria até maçante, mas como Orlando mesmo diz, de forma inesperada uma badalada me atingiu a cabeça e tudo fez sentido, e foi impossível me conectar ao presente enquanto as páginas de VW me puxavam cada vez mais para dentro.

Virgínia fala sobre questões de gênero, vida, morte, depressão, transformação e a inquietude de não caber em definições. Mergulha no inconsciente e lá encontra todas as respostas ao mesmo em que se depara com mais perguntas.

Orlando é arrebatador, incômodo, exige do leitor atenção plena, mas, em troca, entrega uma fonte de novas perspectivas e anseios.

Yasmin_Eyre 12/06/2023

Eu não sei nem o que dizer, que livro lindo, profundo, sentimental, forte e lindo. Estou completamente apaixonada. Lindo lindo lindo.

rdrg 08/06/2023

Orlande
Pontos positivos >> passamos por momentos históricos curiosos e interessantes, existe um balanço entre perspectivas sobre "papéis sociais masculinos e femininos".
Pontos negativos >> muito maçante: Prosa que tende a ser biográfica, mas sem organização de acontecimentos. Muitos deles sendo suposições. O final mergulha de vez em fluxo de consciência e é um livro da Virginia.
Finalmente, não sei se Virginia fala sobre a mente da personagem dela, ou sobre ela própria aqui ¯?\?_?(???)?_?/?¯

JwithT 06/06/2023

Sinto-me incompetente para dizer ou deixar de dizer qualquer coisa sobre algo que a Virgínia tenha escrito. É fato que comporta um estilo único, capaz de narrar o muito com sutileza e o pouco com requinte - também, o contrário. Apesar das partes não entendidas, acabei encontrando passagens cômicas, tristes e filosóficas - talvez, tudo que um bom livro precise ter?
Um livro para se pensar, conhecer, reconhecer - assim como o processo que passa a personagem principal com todos os seus ''eus''.
Não me estenderei muito, afinal, é só uma nota mental para acervo pessoal.

LuizaSH 01/06/2023

Os clássicos que me desculpem, mas quando não gosto, é isso aí e pronto.
As explicações sobre a obra foram interessantes, entendo a importância de "Orlando" na literatura, mas o enredo em si não me agradou. A fantasia, em alguns momentos, ficava "viajada" demais, se é que dá pra entender o que eu digo. Não sei bem como explicar sem acabar contando, dando spoilers, mas no geral não foi uma leitura que me agradou. Porém, a questão da passagem do tempo até que foi interessante, séculos como se fossem apenas alguns anos.

Lilian 28/05/2023

Complexo
Achei o livro complexo e a leitura arrastada. O enredo não empolga, acho q não alcancei todas as camadas do texto