Orlando: uma Biografia

Orlando: uma Biografia Virginia Woolf

Resenhas - Orlando

Martony.Demes 08/10/2023

Livro bem complexo, repleto de reflexões, inferências e críticas! Uma linguagem mais rebuscada que pode fazer desistir!
Não faz muito meu estilo! Li-o por curiosidade

CAcera3 01/10/2023

A leitura desse livro me pareceu por várias vezes cansativa, com bastante digressões, mas esses pontos são compensados pelas questões abordadas. Em início do sec XX a autora já aborda com bastante naturalidade o tema da transexualidade e principalmente a questão de gênero. Ao acompanharmos Orlando e sua troca de sexo, vemos também todas mudanças que vão ocorrendo em seu comportamento, liberdade, decisões e até pensamentos. Virgínia nos coloca diretamente de frente a questão: o que é de fato ser homem ou ser mulher?

naedellaparma 30/09/2023

Virgínia tem uma mente além de seu tempo
Orlando é uma carta de amor para Vita, sua amiga e amante, por quem Virgínia era apaixonada e que inspirou diretamente na representação do protagonista. Orlando foi o meu primeiro contato com Virgínia e amei a experiência, o livro foi um pouco arrastado para mim, mas muito provavelmente por ter sido meu primeiro Virgínia, apesar disso, a escrita sensível e profunda de Orlando e as discussões altamente contemporâneas sobre sexualidade e gênero são pontos geniais da obra. Virgínia foi uma escritora frente a seu tempo

Ray 26/09/2023

Absurdo
Segundo contato que tenho com a Virgínia Woolf e que pra mim já consagrou ela como uma das escritoras mais incríveis e impressionantes que eu já li, o Mrs. Dolloway em comparação (e primeiro que li) é incrível, mas esse aqui me conquistou, porque conseguiu reunir tudo o que eu gostei lá adicionando outras coisas mais.

A narrativa é centrada na figura da Orlando, não segue o fluxo de consciência o tempo todo, essa habilidade da autora de escrever assim aparece aqui e ali de vez em quando, quando ela simplesmente voa com você pra algum outro lugar e depois volta pra Orlando num piscar de pensamento! Nesse livro aqui temos muito mais natureza, cores e texturas, cheiros e ação do que no Mrs. Dolloway, o que torna ele bem mais leve.

Tem uma coisa de cinematográfico também, em algumas cenas eu podia facilmente ver as cores e as formas como num filme - ou minha mente foi totalmente imersa na história - que eu tive que sair procurando sobre a história do cinema e como isso impactou a literatura moderna!

Enfim, esse livro me fez ir atrás de história de reinados, reis, rainhas e poetas! Já fiz uma lista de livros pra ler, filmes pra assistir e outras coisas mais que envolvem direta e indiretamente esse livro.

Mas que livro, meus amigos que livro!! Vale muito a pena o esforço, leiam com calma e paciência que vai dar bom.

belarules 25/09/2023

Importantíssimo, apesar das barreiras temporais e geográficas que nos separam.
Digo que foi um sacrifício terminar este livro, apesar de ter relido várias partes por ter gostado demais delas, apesar de ter entendido o motivo de ter sido tão revolucionário e apreciado enormemente as reflexões sobre gênero e temporalidades. Algumas coisas só não me pertenciam, por tempo ou geografia, elas não chegam em mim ou em muitos de nós que lemos hoje. Mas a Virginia e Orlando conseguem chegar aqui de formas muito atuais, atemporais! Verdadeiramente atemporais. Fiquei feliz de ter lido, mas não acredito que leria de novo D: O que eu desejo é agradecer por Orlando e então ir além dele com tudo o que temos hoje. Ah, uma coisa é que ter lido uma espécie de biografia da Vita Sackville-West antes de ler esse livro e as cartas entre ela e Virginia me ajudou MUITO a entender melhor, mas também fico curiosa pra saber como seria a experiência sem essas informações.

biiaaa_nunesss 20/09/2023

É um livro muito detalhista e algumas partes são bem confusas e desnecessárias, mas é uma obra q deve, sim, ser lida.

Eslen.Silva 08/09/2023

Talvez seja o melhor comentário sobre questões de gênero e sobre literatura inglesa feito na ficção do início do séc XX, eu fiquei feliz pela autora lendo, a impressão que passa sabendo um pouco sobre a biografia dela me faz achar que ela escreveu exatamente sobre o que ela queria escrever nesse livro, queria ter mais o que comentar mas me faltam palavras e clareza no momento, fica pra outra hora.

clarita 07/09/2023

?Aquele que de nós rouba os sonhos também nos rouba a vida.?

assim como a maioria dos livros da virginia woolf, orlando é uma obra bemmm a frente do seu tempo.. sou apaixonada pelo fluxo de consciência dela, q traz o msm tipo de perspectiva q a clarice lispector e me faz sentir totalmente imersa na mente dos personagens

fiz várias marcações e a maior parte delas focadas na reflexão sobre a incongruência dos sexos no q se diz respeito a se sentir mulher, amo a profundidade na escrita e a percepção da virginia ??

cibelle.canto 05/09/2023

Não sei descrever
Essa foi a primeira vez que li Virgínia Woolf, acho que comecei bem.

No início confesso que a leitura pode ser um pouquinho arrastada, mas vale muito a pena, depois dos primeiros 20% de leitura já tinha sido captada pela escrita cheia de pequenas ironias e também pela personalidade peculiar e melancolica de Orlando.

É uma leitura tão sensível, me fez uma companhia muito boa, tanto que, nos ultimos dias queria que os capítulos se multiplicassem pra que o livro me fizesse um pouco mais de companhia. Eu amei, e vale muito a pena vencer o começo um pouco mais difícil do livro.

arthurzito 25/08/2023

Esta leitura foi realmente desafiadora, indo além das barreiras da linguagem e do estilo de escrita da autora, tocando na própria essência da qualidade da obra. A narrativa fluida não me cativou, pois o único protagonista evidente é Orlando. Outros personagens não têm a mesma presença marcante. Livros em que apenas um indivíduo desempenha o papel principal podem ser complexos; no entanto, essa complexidade contrasta com a reputação de Woolf como grande escritora. Já me aventurei por outras obras dela, as quais considerei verdadeiramente grandiosas. Lamentavelmente, este livro em questão não atingiu essas expectativas.

Natali 21/08/2023

Orlando
A escrita da Virginia Woolf é única. A forma como ela escreve sobre a transição de sexo de Orlando é tão sutil e natural, é perfeita. É uma história linda sobre uma rapaz nascido em uma família com uma posição social favorável, que se descobre em um corpo de mulher. Então começa a se questionar sobre as questões de genêro.

Luci_books 21/08/2023

No começo é um livro difícil para ler, já que a Woolf descreve os mínimos detalhes e possui o fluxo da consciência que é uma característica muito marcante dela. Ouço e leio muito a respeito de Orlando ser um ótimo livro para começar a conhecer a autora e não sei se concordo com isto. Meu primeiro contato foi com Mrs. Dalloway e se pudesse indicaria para ler este primeiro. Ambos senti a necessidade de reler alguns capítulos, mas em algum momento de Orlando senti que ficou um pouco maçante e não tive essa sensação com Mrs. Dalloway. É um belíssimo livro e diferente de tudo que já li. A poesia da autora está presente em cada página.

Vitor739 16/08/2023

Teste teste geste feste geste tejdjshbshdbdbsnsjjdjdhdh dhhshshdhshshhshdbbdhsjsjajsjjdbxbsbabhs hdbd shshs

giovana 11/08/2023

Lgbtqia+
Definitivamente escrito por alguém parte da comunidade. a prosa inteira é irônica e ao mesmo tempo soa como um pedido por visibilidade. não é nem ajuda, a personagem orlando ta o tempo todo falando ?eu estou aqui e eu existo??exemplificado através da ação judicial pra que ela mantenha a posse de todas as suas terras. em certos momento é muito progressista pra sua época, ao mesmo tempo que consegue ser bem racista (também coisas da época). a virginia woolf escreveu esse se baseando na vida de sua amante, vita, mas mais parece que ela colocou um pouco dos seus próprios desesperos ali. a batalha em relação à sexualidade, em momentos mencionando como orlando não experienciou o que é amar e ao mesmo tempo falando que, apesar de seu sexo, seus amor ?continua sendo uma mulher? (página 119 na minha edição).

enfim, com um discurso complexo que eu vejo como um fluxo de consciência da discussão na mente da própria virginia. o que é refletido no livro, afinal há dois narradores (um homem escrevendo a biografia da orlando e a própria orlando) em conflito?as vozes da virginia. eu amei mas não consigo amar AMAR por cause de uns momentos BEM racistas (que são frutos da época, mas pega pesado principalmente lendo em inglês e lendo a N-word).

acho que é isso. recomendo demais mas com cautela. ao fim, apenas é gostoso demais ler a transformação do mundo (e de orlando) ao longo desses quase 400 anos pelos quais a narrativa perpassa. realmente me sinto lendo um pequeno diário comentado.