Orlando: uma Biografia

Orlando: uma Biografia Virginia Woolf

Resenhas - Orlando

Diogo310 26/02/2023

Não gosto da maneira como esse livro é vendido, na maioria das vezes como uau uma história fantástica de um homem que virou mulher mas não é bem assim sabe... é uma viagem muito mais surrealista e alegórica que não trata apenas das questões de gênero, mas sim uma baita jornada de evolução do orlando nos contando cada questionamento do seu íntimo, se bem que não da pra chamar realmente de evolução, é um ser secular que não aprendeu o suficiente mesmo com tantos anos de vida, essa é a chave da coisa

a transformação de orlando em mulher é significativa no que diz respeito as pressões dadas aos gêneros pelos novos hábitos e costumes que se sente obrigado a desenvolver após virar uma figura feminina, mas ao mesmo tempo contrapõe as ideias de que a anatomia de uma pessoa influenciaria em seu comportamento, mesmo com a grande metamorfose que passa orlando não está totalmente diferente, se sente o mesmo.

"teria orlando, exuarido por seu sofrimento extremo, morrido por uma semana e depois retornado à vida? nesse caso qual a natureza da morte e qual a natureza da vida?"

Ayla Cedraz 22/02/2023

Para as próximas décadas
Eu espero, daqui a uns vinte anos (quem sabe dez, sendo generosa), reler este livro e reconhecer como eu mudei. "Orlando" certamente tem esse poder, sendo o Tempo, afinal, seu maior personagem, o grande deus regente de tudo que é (des)conhecido.

Eu não esperava gostar desta leitura. Há alguns anos, li despretensiosamente a sua primeira página e pensei comigo quão denso parecia ser, daquelas obras que parecem cultivar em sua superfície quilômetros de hera selvagem, os quais só o leitor corajoso e persistente pode atravessar. Havia comigo ainda um pouco dessa sensação quando, há três ou quatro semanas, resolvi, enfim, "enfrentá-lo".

Apesar de já conhecer um tanto da escrita de Woolf, eu não contava com a sua capacidade de encantar sem ludibriar. Não há nada ali que precise ser enfrentado. Digo, é como reconhecer estar diante de algo fenomenal e ao mesmo tempo ter certeza de que há ali um sem-fim de informações ocultas, decididamente inacessíveis para um olhar despreparado e inexperiente (como é o meu caso). Ainda assim, felizmente, a narrativa é gentil o bastante para te manter perto, não esquecendo de deixar na última página um convite sincero de reencontro, um "até logo" para daqui a vinte (quem sabe dez) anos.

Bárbara 16/02/2023

Surpreendi-me com Woolf, não era nada do que eu imaginava ser. Extremamente satírica, sarcástica, mordaz e inteligente, joga com os personagens, joga com o leitor, bastante perspicaz. Mas que narração insuportável do tempo, achei chacota com quem está lendo. Entendo a significação, mas foi bastante cansativo. Todavia, uma mente brilhante que escreveu uma semibiografia audaz.

Taynan 12/02/2023

5 ?
Esse livro é um surto.
Não sei o que dizer kkk
Gostei de ter lido.
É um pouco confuso e bastante prolixo, mas é tão profundo, tão denso, chocante e necessário
Estou digerindo até agora

Credico 09/02/2023

Leitura deliciosa
Recomendo ler numa tacada só. Fluxo de consciência maravilhoso assentado no transexualismo em pleno final do século 20. Interessante notar que o cenário social que permeia a história continua não mudou quase nada, só trocou de roupa.

Thaís Brito 09/02/2023

Quebrando padrões
Minha terceira experiência com Virginia Woolf foi menos extrema. Não me dei muito bem com a fluidez de Mrs Dalloway, embora reconheça a importância desse título. Amei muito encontrá-la na não-ficção e recomendo Um Teto Todo Seu para muitas amigas. Com Orlando, sinto que fiquei no meio do caminho entre o estranhamento e a paixão.

Achei genial a ideia de uma personagem que atravessa os séculos e tenta se situar diante das mudanças sociais e culturais. Principalmente por ser uma pessoa que vivencia o mundo primeiramente como um homem, com todas as liberdades e privilégios, para depois passar a enfrentar a sociedade no corpo de uma mulher, compreendendo o que esta condição trazia em termos de privações e pressões sociais. Também adorei a forma como a autora brinca com o papel e a prática dos biógrafos ao acompanhar seus personagens principais.

Porém, devo confessar que curti muito mais a leitura enquanto a biografia dava conta do passado de Orlando. Quando chegamos ao que ela quis abordar como presente, voltei a sentir aquele mesmo incômodo ao ler Mrs Dalloway, pois senti que foi justamente nessa parte que a autora recorreu mais à sua técnica de fluxo de consciência. Embora reconheça a importância desse recurso e a habilidade da autora, não é um estilo que consegue me prender, infelizmente. Na última parte do livro, eu só estava mesmo esperando que a obra acabasse. De qualquer forma, foi interessantíssimo acompanhar a jornada de Orlando.

manda 05/02/2023

Orlando
Minha primeira leitura da Virgínia é acho que o enredo da história é realmente revolucionário e completamente necessário tanto para análises de gênero tanto para a passagem do tempo. Porém, a escrita é excessivamente descritiva e arrastada, o que fez parecer literalmente uma vida para terminar o livro.

Tequila Mockingbird 03/02/2023

Como reduzir em poucas sentenças a sensação de marcar, rabiscar e viver um livro inteiro? É difícil estabelecer um certo e errado tanto na vida quanto na literatura, mas Orlando é um esforço que chega o mais próximo da completude. Completo, em admitir que somos incompletos e correto, ao afirmar que não existe um certo, mas vários. Orlando vive quase quatrocentos anos, mas poderiam ser cinco, e ainda sim teria um novo eu seu a cada esquina.
Quando o livro começa e termina de forma semelhante, percebemos que ele não se encerra em si mesmo; e assim, como as cabanas com janelas iluminadas, perdidas no contexto da paisagem que abarca toda uma Inglaterra, Orlando é também feito de um milhão de velinhas que ardem, queimam, e um dia se apagam.

Isadora1073 03/02/2023

MAGNÍFICO
Minha primeira leitura da tão aclamada Virginia Woolf, minha gente... que mulher!!
Que escrita encantadora. Que deleite cada folhear de páginas!!

Li "Orlando" apenas por ser o nome do meu irmão mais novo, não colocava uma mísera fé!! Que livro surpreendente. Divertido. Gostoso!
O humor fantástico da biógrafa detalhando um dos diversos pontos de vida de Orlando. Para mim, uma das melhores coisas desse livro foi a mudança de gênero da personagem. Orlando homem era legal e tudo mais... mas a Orlando era FABULOSA!!

Me diverti muito lendo, e tive altos momentos de reflexão.

Não aceitem menos do que ser os três "p" de alguém!! O pináculo, a pérola e a perfeição.

Obrigada Orlando pelos momentos magníficos, obrigada VW pelo deleite mais belo que eu poderia degustar.

Luana 03/02/2023

Embora Orlando apresente uma narrativa muito interessante e atraente, em diversos momentos a leitura foi bastante cansativa devido ao excesso de informações.

Mariinaisabel 29/01/2023

Te amo, Orlando, te amo.
Amo tudo que aprendi com você e toda explosão de sentimentos que você me deu. Amo tua complexidade e tua simplicidade. Amo tua dualidade. Teus anseios são os meus, tuas descobertas são as minhas. ?
Orlando não é brincadeira, é fluidez da alma, escrito pelo cérebro e pensado pelo coração.
Viriginia tomba qualquer um.

girlbetweenbooksandcoffee 26/01/2023

Um livro muito específico, para pessoas específicas.
Infelizmente tive de abandonar o livro pois, em mais de 1 ano, não consegui passar da página 40. Talvez em um outro momento eu retome a leitura. Mas senti que o livro não era pra mim.

Gabriel 26/01/2023

Um exercício de incrível virtuosidade. Deliciosa compreensão histórica aliada a esse dispositivo de fluidez de gênero sexual e literário.

Eduardo1927 21/01/2023

os devaneios de orlando
há muito tempo eu queria ler alguma obra da Virginia Woolf, então decidi começar por Orlando, que tinha uma sinopse que me chamava bastante atenção.

os primeiros capítulos me encantaram e eu me apaixonei pela escrita da virginia desde o início. esse gosto se perpetuou durante a leitura, mas com o desbravar das páginas, a leitura foi se tornando cada vez mais complexa e cansativa.

quando me dei conta, poucos foram os trechos que me chamaram atenção e condiziam com as expectativas que eu tinha sobre a autora. o livro me parece um eterno devaneio, com uma riqueza de detalhes exaustiva e um excesso de informações que enfraquecem o propósito da história.

no entanto, existem sim aspectos positivos: é muito interessante ler a perspectiva da autora, naquela época, sobre o masculino e o feminino, e como isso se perpetua nos dias de hoje. algumas passagens são de uma poesia encantadora, trazendo reflexões simbólicas e fortalecendo a vontade de continuar e finalizar a leitura.

por fim, o sensação que tive foi de exaustão mesmo. o último capítulo é maçante, parecendo infinito e sem propósito. de novo, o excesso de informações se perpetua e você se vê em um contexto onde entende pouquíssimas coisas.

pretendo ler outras obras da autora e, sem dúvida, ela estava sim a frente do seu tempo.
Eduardo1927 24/03/2024minha estante
obrigado pela indicação! vou procurar mais informações sobre :D

Pedro Lucas 19/01/2023

É importante saber quem você é
Orlando é uma leitura difícil, pela complexidade dos pensamentos e pela profundidade, passear por 3 séculos, 2 gêneros e diversas cidades não é uma trajetória fácil, porém, no fim das contas é intrigante pensar na identidade que é construída de Orlando, entre seus altos e baixos, transformações e delírios, no fim conseguindo se encontrar, e principalmente achar a felicidade e o amor.