Traços

Traços Eduardo Cilto

Resenhas - Traços

Ju ð 10/12/2021

o livro é interessante e bom, mas ele é aqueles que te ajudam a sair da ressaca literária.
o final é bem triste e tenso.

Daniel 27/08/2021

Quase um romance
Outra história que demorei anos pra ler pensando que seria um romance meloso e chato, mas não, ele não é chato, não é meloso e é quase um romance...
A história flui muito bem, apesar de ser o primeiro livro do autor, achei muito bom, apenas os capítulos que incomodou um pouco por ser absurdamente grandes (10, 12, 14 folhas).
Tem algumas reviravoltas, mas eu não achei que foi aquelas reviravoltas, acho que acabei criando um pouco de expectativas demais, no geral valeu a pena e o final foi muito bom também.

Paulo 27/05/2021

Não entendi?
Eu comecei a ler esse livro com expectativa lá em cima, e o livro não conseguiu corresponder ela.

Um personagem que parece se esforçar para ser identificável, mas que soa somente chato. O nerd excluído que não gosta das coisas 'cool' e parece se achar superior aos meros mortais. Ele é apaixonado por uma menina que é egocêntrica, e a melhor personagem aparece somente no final, é mal desenvolvida e tem um final triste. Além disso, o plot do vilão? O que foi aquilo? Eu não consegui crer no que eu estava lendo.

Mas acredito que o autor tem futuro, e o outro livro, Submerso, eu gostei muito mais

Arthuru 24/03/2021

Traços -
Li esse livro em dois dias, a história é muito dinâmica e ótima para ler quando se está no tédio.

Porém, achei o final muito previsível, mais ou menos na página 100 adivinhei a reviravolta no final.

Não sei o porque, mas senti mais empatia por quase todos os personagens secundários do que pelo Matheus e Beatriz.

Thamisa 18/03/2021

Surpreendente.
É um livro leve. O início pareceu ser mais uma história clichê adolescente. Meio lento, porém a medida que o livro vai te envolvendo, todos os padrões e clichês vão se quebrando. Personagens vão se mostrando mais complexos do que pareciam ser e a trama vai te instigando a ir até o fim. O final é surpreendente e é por isso que o livro se torna melhor do que parece ser. Agradeço ao meu primo Francisco L. por ter me emprestado pra ler. Recomendo demais e parabéns ao autor Eduardo Cilto. Teu futuro é promissor na literatura.

@gguilhermeo 16/02/2021

Sim, sou stan do Eduardo Cilto
AI MEU DEUS! Que livro é esse, eu sou muto encantado por tudo que o Edu faz, e nesse caso não é diferente.
Eu tive um pouco se receio por ser o primeiro livro do Edu e talvez a escrita poderia ser um problema, MAS NÃO, a escrita me envolveu tanto na história que eu li o livro em poucas horas, tudo fluia tão bem e eu consegui identificar os ambientes e os personagens com muita rapidez. O livro é sim mais adolescente, o que não é um problema para mim já que EU sou adolescente kkk, mas também é um livro muito inesperado, os rumos que a história acaba tomando é realmente algo que jamais imaginaria no começo do livro.
Me identifiquei muito com a história de alguns personagens, alguns de forma muito surpreendente como o Matheus e o Guilherme. O livro é extremante estimulante e de fácil leitura, eu sou extremamente orgulhoso do Eduardo, eu o adoro demais e espero ter a oportunidade de conhecê-lo algum dia, quem sabe eu não fuja para São Paulo também ;)
SPOILER
Beatriz é insuportável >:c

franciscofeitosa.fl 09/02/2021

Atordoado até agora
Quando eu comecei a ler traços eu pensei: ?Huum mais um romance clichê adolescente?, porém esse livro vai muito além dos clássicos clichês. Traços me provocou emoções que eu nunca imaginaria sentir quando comecei a lê-lo, e trouxe um final que eu não estava nem um pouco preparado, fora que eu consegui me identificar muito com o Matheus na minha época de ensino médio, talvez se eu tivesse conhecido essa estória a uns 4 anos atrás ele se tornaria um dos meus preferidos na época.

Vinicius.Novo 16/01/2021

Um pouco lento, mas ainda sim um bom livro. Com algumas reviravoltas interessantes

Thai 26/12/2020

O escrita é boa!
O livro é de leitura fácil. O difícil é conseguir segurar a vontade de entrar no livro e dar um murro nesses adolescentes burros. Math sempre esteve envolto a relacionamentos tóxicos, pai tóxico, amiga tóxica. Talvez por ele ter um pai assim, ele não percebeu quando caiu nas garras de uma amizade ruim. E uma amizade boa pagou o preço. Triste. Porém, tão comum.

luan_dal 18/11/2020

ai, gente é uma mistureba nada agradável
Eu tava esperando tanto desse livro e acabei quebrando a cara. E muito. Tem muita coisa aqui, uma junção de tantas coisas sem conexão que deixaram a história absurda e chata.

A gente acompanha Matheus, um jovenzinho chato e sem personalidade que gosta de história em quadrinho e heróis, que vai a uma festa na escola com a amiga Beatriz, outra chatinha sem personalidade, e aí vão pra casa de uma garota para ela prever o futuro da Bia. Aí ela fala umas coisas sobre destino e estrada e caminho a percorrer e Beatriz entende que ela tem que ir pra São Paulo encontrar seu youtuber favorito ( não sei como).

E então Matheus vai junto com ela, pois tem uma paixonite e os dois são héteros e adolescentes héteros em livros não podem ser só amigos. E a partir desse ponto, a história começa a ficar maluca.

Depois do momento filme de terror na previsão do futuro (com direito a caldeirão, coisas satanistas etc etc), a gente tem uma viagem de ônibus que quebra, depois uma carona com um homem assediador, depois drag queens, eventos pseudoparanormais num lago, assassinato em vídeo na internet, uma pessoa inesperada (mas conveniente) e o clássico da fanfic do wattpad 2012 pós-one direction: sequestro e tortura. E obviamente: jovens fazendo mais que a polícia.

Caso ainda não tenha ficado explicado: têm MUITA coisa misturada, coisas que não combinam. Eu nem sei como classificar esse livro. é contemporâneo? paranormal? suspense? policial? ... (não que isso seja ruim, mas me deixa agoniado).

Já que não gostei muito da história, me restou gostar dos personagens. E eu gostei??? não.
Achei o Matheus irritante, toda hora fazendo frases exclamativas! No livro inteiro! Quase que uma por página! E até mais! Chato pra caramba!, e tendo muitos pensamentos desnecessários. No livro todo!!
E Beatriz também super básica. A relação entre eles é mal desenvolvida, os outros amigos são esquecidos no churrasco (realmente esquecidos, tem umas 2 menções sobre o melhor amigo do Matheus depois do início da viagem) e personagens secundários não foram importantes.

Tem muita trama paralela que não é explorada, que tá ali só pra encher página, o que me incomodou bastante, porque eram temas legais a ser explorados em vez da viagem sem sentido. A história principal também não é interessante.
Mas tem uma coisa que eu amei: a carteira de identidade falsa da Lupita e Miguel. eu BERREI nessa cena, mas infelizmente ela não conseguiu salvar o livro.

E eu achei o final muito corrido (além de absurdo e do tipo mais irreal possível). Acontece uma coisa que seria pra fazer o leitor chorar, mas eu não senti nada, porque não me importava com nada, só queria acabar logo, por isso fiz leitura dinâmica por volta dos 65%.

É uma pena falar mal de um livro de uma pessoa que eu gosto muito, mas não rolou.
Carolina.Souza 18/11/2020minha estante
nem li o livro, mas amei sua resenha? lkkkkkkk

Dani do Book Galaxy 18/11/2020minha estante
Adorei sua resenha aiushauis ainda não li esse livro, mas ele tá na minha list há um tempo e só vejo as pessoas babando e amando tudo o que tem nele. Quase gritei ali quando falou que tem sequestro e tortura, wtf??? iuaiuhasiuahs
talvez eu leia pra ver essa gororoba toda, mas já vi que provavelmente não gostarei também

luan_dal 18/11/2020minha estante
obg carol eu estava meio alterado kkkk

dani eu amo seu canal

dani eu amo seu canal

ca.palomares 07/11/2020

Você é responsável por traçar sua vida...
Matheus é um garoto tímido e muito fã de quadrinhos que é atormentado pelas expectativas dos pais. Devido a um incidente com seu irmão mais velho, seus pais se tornaram obsessivos e superprotetores.
O menino sempre passou o tempo estudando e com seu pequeno círculo de amizades, mas quando Beatriz, sua melhor amiga, resolve fugir de casa, Matheus entra em uma viagem um tanto quanto conturbada.
Juntos, os dois passam por roubos, festas, brigas e até um sequestro. O mais importante é que Matheus pôde decidir como traçar seu próprio caminho.

Sandy.Ramos 28/10/2020

amei os personagens e a historia. recomendo pra quem goste de romance juvenil.

m.arih 21/10/2020

Trás muito do escritor
Eu sempre fui apaixonada pelo Eduardo Cilto, sigo o canal Perdido Nos Livros desde o começo. Quando eu li Traços eu vi muito dele, e esse é um dos motivos que eu mais gostei do livro. É envolvente, você quer saber como que termina e se a fuga do Matheus e da Beatriz realmente vai ser como eles esperam. Amei a personalidade dela e me identifiquei em muitas partes!