Último Turno

Stephen King

Resenhas - Último Turno

Junior 23/05/2020

Fim da jornada
O último turno fecha a tricologia Bill Rogers.. eu gostei muito.. diálogos muito reais.. personagens marcantes.. e um bom desfecho para a trilogia do mestre Stephen King..

Luiza.Borba 29/05/2020

Eu não tenho palavras para descrever. É perfeito.
O último capítulo do livro de consome e você não consegue parar de ler. O desfecho é perfeito, de doer o coração, mas, perfeito.

Gabriel 12/06/2020

Eu levei muito tempo até enfim completar a trilogia de Bill Hodges - em parte porque não queria dizer adeus a personagens tão bem construídos e interessantes quanto o detetive aposentado e seus dois ajudantes, Holly e Jerome. Ao longo dos três livros, King foi construído uma forte relação de amizade e companheirismo entre os três membros da empresa de investigações particular, Achados e Perdidos. Holly começou a trilogia sendo um zero a esquerda e se transformou numa das personagens que mais amo do King. Já Bill desde o início conquistou meu coração. Foi difícil deixá-los ir.

Apesar de casos menores, o grande foco dos três sempre foi Brady Hartsfield, assassino que se tornou conhecido como Mr. Mercedes, após dirigir um carro roubado até uma feira de empregos e tentar assassinar o máximo de pessoas possível. Após os eventos narrados no primeiro volume da trilogia, ele está de volta e agora teremos o tão esperado embate entre Bill e Brady. E senhores, como o King construiu bem essa história. Percebo que desde o início, o autor sabia exatamente para onde a história iria seguir e dominou extremamente bem os menores detalhes da narrativa, brindando o leitor com muito suspense, reviravoltas e situações macabras. Eu não posso entrar em muitos detalhes a respeito da história pois não pretendo estregar a experiência de quem ainda não leu os dois volumes anteriores, mas que leitura enriquecedora!

É bom finalmente estar lendo em meu ritmo normal - essa quarentena me deixou com uma ressaca daquelas - e fico muito feliz de ter finalizado essa história. O meu único ponto de ressalva e que não me deixou dar as 5 estrelinhas douradas pro livro (mas talvez isso nem te incomode) foi o fato de achar que o autor demorou muito a desenvolver a história. Em um livro que encerra uma narrativa que já havia sido apresentada e construída em dois volumes anteriores eu esperava um ritmo mais frenetico e mais ação ao longo dos capítulos. Não é algo que atrapalhe o andamento da história, muito pelo contrário, King sabe conduzir como ninguém o leitor pelos capítulos e nos manter cativados e interessados na história, mas particularmente queria ter tido um ritmo mais intenso nos acontecimentos. Em contra partida, os capítulos finais da obra são muito, muito emocionantes e foi impossível parar de ler. Já estava tarde da noite e eu me mantive acordado, extremamente ansioso e apreensivo com o desfecho. As páginas finais do livro são emocionantes e reflexivas, imprimindo bem o estilo do autor. Não posso mentir e dizer que não derramei algumas lágrimas, mas novamente fui tomado por uma felicidade de ter testemunhado uma história tão grandiosa e épica. Se você não conhece, recomendo muitíssimo que leia os outros dois volumes e que possam se apaixonar tanto quanto eu por esses personagens e por essa história.

Isso não é um adeus, Sr. Hodges. É apenas um até breve. Obrigado por tudo.

Gisinha 18/07/2020

Melhor thriller
Melhor e mais eletrizante, um final majestoso, digno de Stephen King ?

Vicente 21/07/2020

Caminhos questionaveis, mas um final incrivel!
Quando comecei a ler Mr. Mercedes, me surpreendi com a versatilidade do King e escrever outras coisas além do terror e entendi que nesse universo não havia nada de sobrenatural e/ou sobre-humano. Coisa que foi corroborada pelo fraco "Achados e Perdidos". No entanto, aqui eu me deparei com artifícios usados pelo autor que iam totalmente contra essa vertente já estabelecida nos dois livros anteriores. Mas isso é um ponto que da pra relevar, pois aqui eu me reencontrei com Brady Hartsfield e senti medo da sua crueldade e do seu sadismo. A Holly Gibney e o Bill tem uma química incrível e, sem duvida, são os melhores personagens da trilogia inteira.

Maria 27/07/2020

Embora eu tenha achado o mais fraco da série, ainda sim é bom, vemos muita evolução dos personagens nesse livro, a construção foi bem feita, o final satisfatório, mas tenho que dizer que não gostei do modo como foi feito o uso do sobrenatural desse livro, acho que tinha potencial para ser muito melhor e mais bem explorado, essa mistura com a tecnologia foi algo que me incomodou bastante também.

Mari Pereira 02/08/2020

Adoro Stephen King e essa saga é ótima. Recomendo a leitura.

.Igor 10/08/2020

"Ele pensa (e não pela primeira vez) que um toque de telecinesia não é nada em comparação ao poder da internet".

King é um daqueles raríssimos autores que conseguem escrever bem qualquer gênero, e a Trilogia de Bill Hodges (ou do Mercedes, prefiro chamar ela assim) é uma prova disso.
Com "Mr. Mercedes" e "Achados e Perdidos", ele criou verdadeiros monstros, capazes de coisas horríveis mas presos às "amarras" da condição humana, especialmente no caso de Brady Hartsfield. Mas em "O Último Turno" ele rompe essas amarras e o resultado é magnífico e aterrador!
É um encerramento fantástico, agridoce e adequado tanto para essa trilogia cheia de referências e reverência ao gênero (de Chandler a Bradbury, passando por diversas obras do próprio King, tem de tudo um pouco) quanto para seus incríveis personagens.

Thiago 22/08/2020

Ótimo desfecho
O livro é ótimo, a leitura é fluída, mas não é o melhor dos 3. Foi um bom desfecho para a trilogia. Vai deixar saudades.

Mayara.Vessados 31/08/2020

Confesso que não estava esperando um final surpreendente, mas esse livro mudou as minhas expectativas e me surpreendeu com o final.
Vale muito a pena ler a trilogia de Mr. Mercedes!
Me apeguei demais com os personagens Bill, Holly e Jerome.

LER ETERNO PRAZER 07/09/2020

"Último turno" terceiro é último volume da trilogia Bill Hodges, que se diga de passagem, uma ótima trilogia!!
Nesse último volume a trama nos apresentará a volta do nosso querido detetive aposentado William K. Hodges, trazendo também novamente em cena o grande vilão de "Mr. Mercedes", Brady Hartsfield, em um duelo aguardado pelos leitores desde Achados e Perdidos. Se no início da trilogia , melhor dizendo, em seu primeiro vume tínhamos um detetive clássico e acima de tudo um enredo tradicionalmente, tipicamente dentro das características do velho romance policial, aqui em "Último turno" foi deixado de lado eventuais convenções de gênero policial para também mergulhar em uma das características que fundamentaram nosso grande Stephen King: o sobrenatural.
Como já estamos familiarizados com as personagens e seu desenvolvimento pessoal devido aos romances anteriores, a ação se desenvolve desde o início, pontuando mais um crime bizarro que pode ter ligação com o famoso assassino do "Mercedes". King dá uma sobrevida ao seu vilão adolescente, mantendo o aspecto diabólico mas deslocando-o do convencional, devido aos acontecimentos dos livros anteriores. Novamente em cena, Brady se mantém com grande apelo, e a maneira como é desenvolvido nesta última história transforma-o em um vilão ainda mais imprevisível (Qualquer outra informação que eu possa dizer aqui poderia diminuir o prazer da leitura).
Último Turno encerra a trilogia do detetive Bill Hodges, de forma magistral, mantendo elementos policiais consagrados na primeira história mas(não poderia ser diferente, nem uma surpresa pra mim) explorando a veia sobrenatural, sempre presente nas obras de Stephen King. Ao realizar um novo confronto de detetive e vilão, a obra prova, como se ainda fosse necessário, a prosa fluída e bem construída do autor, sempre dedicada a compor uma boa história e deixá-la irresistível até o último capítulo.
Resolvi comentar minha leitura de uma forma um pouco mais superficial, sem entrar em muitos detalhes e explorar muito do eu poderia mostrar sem dar spoiler, para que aqueles se aventurarem a ler essas poucas palavras se sintam curiosos para adentrar nessa ótima história criada por esse escritor tão versátil, criativo e competente!
Uma ótima trilogia!!

Larissa.Cifarelli 10/10/2020

Trilogia
Trilogia maravilhosa, fechamento digno de King, super recomendo ??

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 16/10/2020

"Algo despertou no quarto 217 da clínica de traumatismo cerebral. Algo maligno"
O Zappit era um aparelho eletrônico de jogos um tanto ultrapassado, mas se tem gente dando Zappit's de graça, pq n aceitar?

Após quase se jogar em baixo de um caminhão, Barbara Robinsson alega não ter feito aquilo de propósito, havia algo de errado nela, mas o que? A garota apenas estava na calçada enquanto jogava o jogo pescaria em seu Zappit e subitamente foi para a avenida, o que a levou a fazer isso?

Nesse cenário, uma série de suicídios começa a acontecer e Jerome, Holly e Bill se vêem mais uma vez unidos na investigação de um caso, caso esse que foi se multiplicando e se tornando cada vez mais misterioso e maligno. O que estava por trás desses eventos? Será um velho conhecido apenas em um mistério novo?
(RESENHA COMPLETA NO INSTAGRAM @lendocomanatureza)

Maria.Printes 19/10/2020

Bom Final da Trilogia
Sem dúvida o melhor livro da trilogia, valeu ter lido até o fim.