George Alex Gino

Resenhas - George

Evellyn.Souza 17/04/2022

Uma vibe bem "extraordinario", o livro trás um tema de maneira muito sensível e inocente, embora com tantas coisas que te deixam com raiva, foi muito bem escrito e uma amorzinho de ser lido em um domingo a tarde.

Camila 03/04/2022

Supreendente e radiante.
Radiante: queria dizer 'sorridente e cintilante', que foi como me senti durante a leitura.
Como o autor mesmo disse, precisava existir um livro sobre crianças transgênero! George tem apenas 10 anos e para ela é muito mais difícil fingir ser um garoto, quando consegue interpretar a aranha Charlotte na peça de sua escola, finalmente se sente viva. Como é possível alguém dirigir olhares de nojo a uma criança se expressando? Bom, sabemos que é uma realidade, mas embora o mundo não seja sempre bom com pessoas que são diferentes, vemos como pessoas gentis podem transformar toda uma experiência.
A leveza com a qual o tema é abordado é cativante, de fácil entendimento, e também por ser um livro curtinho creio que seria ideal para discutir com crianças dessa faixa etária, para ensinar respeito às diferenças,, compreensão e acolhimento. Kelly é uma criança adorável, e inclusive me fez pensar sobre como as crianças são capazes de simplificar temas que nos parecem tão complexos.
“Quer saber? Se você acha que é menina… Então eu também acho que você é menina!”
Fiquei apreensiva em diversos momentos, é uma discussão tão necessária, dá pra refletir sobre como especialmente na educação infantil os rótulos de gênero são tão fortes, as brincadeiras são divididas, filas divididas, cores exclusivas, espaços onde deveria haver convívio mútuo separados entre meninos/meninas. Se senti falta de algo foi aprofundamento nos tais “valentões” da turma, crianças também podem ser cruéis, claro.
Os capítulos finais permitiram um suspiro de esperança, li sorrindo, é lindo de presenciar a alegria de duas amigas, duas crianças, se divertindo, e Melissa podendo por alguns instantes ser ela mesma, com a ingenuidade presente nas crianças, embora elas já saibam como o mundo pode ser, vale a pena ler.

Eduarda.Bianco 01/04/2022

George
Um livro agradável e que aquece o coração. Me senti emocionada em muitos momentos com as experiências da protagonista, vibrei com suas conquistas e sofri de certa forma com as dificuldades que ela teve que passar. Amei o desenvolvimento da narrativa bem como seu final.

maria 06/03/2022

George
Eu estou tendo até dificuldade para racionalizar as palavras para colocar nessa resenha.
Esse livro, apesar de infantil, publicado pela Galera Junior, foi capaz de me impactar de uma forma muito única e com um tom, na verdade, muito maduro e importante para ser colocado em pauta.
A história de George tem um poder de impacto muito forte, eu adorei o fato de durante todo o livro tratarem a personagem como "ela", que é o que ela realmente é mesmo que os outros não saibam. Essa garotinha me cativou de uma maneira muito especial e me levou para dentro de sua história, me fazendo querer entende-la e acolhe-la nas diversas situações as quais ela tem que enfrentar durante a narrativa.
A amizade entre ela e Kelly é outro ponto que me fez amar muito mais esse livro, ver a inocência de criança que mesmo quando colocada diante de uma situação diferente da que está acostumada, quando não corrompida pela maldade adulta, ela simplesmente toma seu tempo para entender a situação e acolher sua amiga.
Pensei muito em dar 5 estrelas para essa obra, porque eu considero que seja uma obra extremamente necessária e que pode atender a diversos públicos, do infantil ao adulto, que pode abrir os olhos das pessoas e trazer a representatividade tão merecida da comunidade transgenero mais à tona. O que me impediu disso foram pequenos, mínimos detalhes, como por exemplo alguns erros da tradução e da digitação, isso é maus uma falha da editora do que da história em si, mas me incomodou um pouco. E o final também não supriu totalmente minhas expectativas, todo o último capítulo é muito lindo, muito alegre de se ler mas para mim, senti falta de algumas coisas a mais, queria ver mais um pouco sobre a relação do irmão mais velho com ela e queria conseguir compreender um pouco melhor a mãe e como ela estava planejando lidar com a situação dali em diante.
Mas é um livro absolutamente lindo e gostoso de ler, são capítulos curtos e a leitura é muito fluida, as 142 páginas passam tão depressa que no fim você se arrepende de ter lido tão rápido.

*possíveis spoilers*

Outra coisa que me fez muito feliz durante essa leitura foi a forma como o irmão mais velho de George (ou melhor.. Melissa) reagiu a tudo, me deu uma sensação muito boa ver como ele foi acolhedor e respeitoso com a situação entendendo que sua irmã mais nova sempre foi, realmente, sua IRMÃ.
Quanto a mãe, eu entendo o medo de muitas mães, não pelo que seu filho é mas pelo que ele vai ter que enfrentar por ser o que é. Eu esperava um pouco mais de apoio da parte dela, mas compreendi o que quis representar e o diálogo final delas me deixou satisfeita.

Pietra.Renner 26/02/2022

uma experiencia
A forma como esse livro joga as pessoas cis em um universo trans é sensacional. Adoro como a história é em terceira pessoa e sempre se refere à George no feminino, o que nos leva a uma confusão sempre que alguém se refere à ela no masculino. Obviamente a sensação de ler esse livro não é nem 1% do que é realmente ser uma pessoa trans, mas pelo menos dá um gostinho para as pessoas cis que nunca saberão de verdade qual é o sentimento. Outro ponto positivo é que é um livro infantil, então é super fácil e rápido de ler e pode incentivar crianças e pré-adolescentes a se tornarem leitores. O único ponto negativo pra mim foi o final, achei muito apressado e senti falta de um desfecho melhor, esse foi o único motivo para eu não ter dado cinco estrelas, sinceramente. Recomendo demais!

Fab 15/02/2022

Meu nome é Melissa
Nesse livro de Alex Gino, acompanhamos a rotina de Melissa, uma menina do quarto ano do fundamental. O problema é que todos acreditam que Melissa é George, um menino, o que ela sabe que não é verdade. Ela mantém esse fato em segredo, até que sua professora anuncia que sua professora anuncia que a turma irá encenar ?A Teia de Charlotte?, e Melissa quer muito ser Charlotte, a aranha e protagonista da peça. Mas a professora diz que ela nem pode tentar o papel porque é um menino. Com a ajuda de Kelly, sua melhor amiga, George elabora um plano e todos saberão que ela pode ser Charlotte e, quem sabe, entenderão quem ela é de verdade também.

Esse é simplesmente um dos livros mais sensíveis e bem escritos que já li. Durante a leitura, conseguimos sentir o desespero, a tristeza e o medo de Melissa ao tentar ser aceita como uma menina. Nas diferentes situações cotidianas, que são comumente consideradas banais e sem importância, conseguimos ver as dificuldades e a luta das pessoas trans de forma clara e bem explicativa.

Melissa é uma garota adorável que passa por problemas comuns para pessoas trans: a falta de apoio familiar, a exclusão e humilhação nos ambientes frequentados e a insegurança em ser quem é. Ao longo do livro podemos ver a jornada de Melissa e a sua relação com as pessoas, mostrando que nem todas as pessoas serão empáticas mas em algumas situações o apoio se vem de onde menos se espera.

George (como o livro é chamado, mas sabemos que no fundo é Melissa), é um livro lindo sobre um assunto pouco retratado na literatura e seu único defeito é não ter mais páginas para continuar acompanhando a história dessa menina adorável.

Sami 15/02/2022

Adorável e encantador.
Um dos livros mais doces que já vi, é uma historia adorável da perspectiva de uma garota trans e um dos detalhes mais interessantes da historia é como a menina em tão pouca idade já sabe que é uma garota e que o narrador a trata dessa forma. É um dos melhores livros que ja li e espero um dia poder contar ao meu irmão mais novo.

wariafernand 11/02/2022

"Bom, não se pode controlar quem seus filhos são, mas podemos apoiá-los, não é mesmo?"

Gostei muito, só nao gostei que o livro chama a Melissa de George praticamente o livro inteiro.

Vítor 01/02/2022

Um sopro de sensibilidade.
Essa é uma história que te faz questionar por que algumas pessoas podem se expressar da maneira que desejam, mas outras não. Poucos autores conseguem reproduzir fielmente o olhar infantil, que não é só inocente mas também desejante na medida em que há um sujeito lutando para emergir ao seu próprio modo, e Alex Gino conseguiu fazer isso de forma muito inspiradora.

Nenhuma leitura tinha me tocado tanto depois de uma vida pequena, então eu realmente valorizo essa pelo seu feitio, só não dou 5?? porque perfeito só Deus!

sofi_a 30/01/2022

Esse livro é tão lindo e a leitura é super rapida e fluida. Eu amei a amizade da Melissa e da Kelly (elas são tão pftas)
A unica coisa q eu nao entendi foi o narrador ficar chamando a Melissa de George praticamente o livro todo mesmo com a Melissa gostando desse nome desde o começo do livro.

Anna 30/01/2022

Amei
Sinceramente, quando uma amiga me indicou esse livro fiquei adiando a leitura, fui surpreendida com o quão rápida e fácil é essa leitura, amei esse livro, indico com certeza para qualquer pessoa

noah 29/01/2022

então-
eu simplesmente amei esse livro, mas tem alguns contras que eu tenho sobre ele. Vou escrever a resenha e depois a minha opinião KKKKKK

Melissa é uma garota trans, e se não me engano tem 7 anos? Enfim, Melissa tem um desejo. Tem o desejo de ser a Charlotte, a aranha, na apresentação da escola. Mas óbvio, todos os vêm como garoto (infelizmente, sério.), maaas, ela não desiste! Com a ajuda de sua melhor amiga, Kelly (perfeita e maravilhosa), tenta ajudar Melissa a ser a Charlotte na apresentação.

tá, agora a minha opinião. E sim, eu fiz com a maior preguiça essa resenha KAKAKAKA desculpa sério.

Olha, eu achei MTO MTO ruim o fato do narrador chamar a Melissa na história INTEIRA (lembro que só no final ele fala certo) de George, sendo que Melissa deixou claríssimo que quer ser chamada e referida com pronomes femininos e com seu nome, Melissa. E também, poxa, a capa, o nome da história. Poxa cara, escreve uma história linda (juro eu chorei pois me identifiquei mto) e coloca o death name da pessoa na capa? sério, não foi legal.

e também, além de eu me identificar MTO com esse livro, recomendei mto tbm JAKSJSKSJS pq sério, todo mundo tem que ler isso. Pelo oq me avisaram (pq eu n tô ligado na internet toda hora), mudaram o nome do livro, mas eu não achei, infelizmente.

enfim, preguiça de escrever que chama. Amei esse livro e eh tudo oq eu tenho a dizer.

tchau.