George

George Alex Gino

Resenhas - George

De Olivato - @olivatobooks 22/01/2022

Melissa
Este livro nos conta a história de uma criança trans que vive com o irmão e com a mãe. Ela se sente presa ao corpo de menino e fica mal sempre que alguém a trata no masculino, mas ainda não contou para ninguém que é uma garota.

Na escola, sua turma vai interpretar uma peça baseada em “A menina e o porquinho” e a jovem sonha em ser a Charlotte, a aranha que ajuda o protagonista Wilber, mas ninguém vai deixar que ela interprete uma personagem feminina.

Eis que conhecemos uma personagem muito importante chamada Kelly – sua melhor amiga – que ajuda nossa protagonista acreditando que ela pode interpretar qualquer personagem.

Além de interpretar a Charlotte por gostar muito do papel da aranha na história, ela acredita
que se interpretar uma personagem feminina, todos vão entender quem ela é e a aceitá-la.

Gostei muito da sensibilidade da história toda e como as coisas vão acontecendo, me emocionei bastante enquanto lia. O livro trata sobre o amor familiar e o amor entre amigas, também fala sobre bullying na escola e sobre ser quem você é. Acredito que tenha sido o meu primeiro livro escrito por uma pessoa não binária.

Fiz essa leitura com o Queerverso.

“Melissa” foi lançado em 2016 e é um dos primeiros livros juvenis com uma personagem trans no Brasil.

Recomendo a leitura para todos. No Skoob, eu dei 5 estrelas e favoritei.

site: https://www.instagram.com/p/CQMjhq8j_mV/

Bonnie | @bonnielendo 22/01/2022

um amor!
amei demais e fiquei com o coração quentinho. não tenho UMA crítica negativa a respeito desse livro. ele é simplesmente perfeito.

sofsmaia 20/01/2022

esperava mais
sinceramente, esperava mais dessencia do autor.
logo de cara o livro já nos presenteia com um título completamente equivocado. não sei quem é George, esse personagem não existe, eu conheço a Melissa e ponto. narrado em 3° pessoa, ainda existe a insistência no nome morto de Melissa que, já no primeiro capítulo, afirma não se identificar e se sentir confortável com ele. ver isso durante toooda a narrativa me incomodou muito, mas eu tentava relevar pela história ser muito boa. ainda por cima, só começam a chamá-la de Melissa e a aceitá-la como garota lá no último capítulo. é um livro lotado de gatilhos e situações desconfortáveis para uma pessoa trans.

esse livro possuiu muitos termos binaristas e cisnormativos, como "roupas de menina", "corpo de menina", "rosa cor de menina", etc. mesmo sabendo que só assim Melissa podia mostrar quem realmente era, isso me incomodou. ademais, é um livro com uma história emocionante onde o autor soube representar as dores, dúvidas e a falta de acolhimento na vida de uma pessoas trans. é uma pena que possua tantas falhas. realmente tinha potêncial.
Edu. Lagares 17/03/2022minha estante
Simm, concordo com vc, inclusive vai sair outra edição do livro esse ano com o título Melissa, que seria o correto

julliocp 19/01/2022

Lindo, delicado e sincero! Com essa leitura pude saber um pouco mais dos medos, aflições e inseguranças de pessoas trans, e o que elas enfrentam mesmo na infância! Mesmo com tudo isso, George pretende enfrentar tudo para se ?encontrar?.

Daniela.Plesnik 16/01/2022

Esse livro foi importante para ter empatia. Narrado pela crianca que, com 9 anos, nao sente-se como um menino. As dores, as duvidas, a importância de uma rede sao bem relatadas nesse livro

Ju_leitora 14/01/2022

Me emocionei muito com George... elA é perfeitA! E deu a sorte de ter a melhor "melhor amiga"!
Super recomendo!

beahdotae 10/01/2022

Fofo e necessário
Eu li esse livro em duas horas. É super rapidinho e gostoso de ler. Com 10 anos eu já sabia que era uma garota e gostava (e ainda gosto) de ser uma. Por quê George não saberia? Fico feliz que a mamãe dele apesar da relutância no início, entendeu sua filha e foi procurar saber mais sobre o assunto. Não é fácil ser uma pessoa trans na nossa sociedade, e não ter o apoio da família e dos amigos deve tornar tudo pior, mas ainda bem a nossa Melissa têm com quem contar. Esse livro é extremamente fofo e necessário.

Thais645 04/01/2022

Eu AMEI essa leitura
É uma história realmente muito boa, que me prendeu do início ao fim, além de ser uma leitura rápida, bonita e fofa.

Só teve uma coisa que me incomodou, como o livro vive chamando a Melissa de George. Ao menos o autor fez uma versão nova onde na capa está escrito Melissa, mas não sei se algo foi editado além da capa.

Me incomodou mas não foi algo que me fez abaixar a nota do livro, porque a história realmente me cativou.

Faz algum tempo desde que eu chorei com um livro, esse me fez chorar tanto de tristeza quanto de felicidade. Eu realmente amei essa leitura, de coração ??!

Julia.Fléchi 02/01/2022minha estante
Esse livro é incrívelllll

Tramos194 02/01/2022

Começando o ano muito bem com essa leitura super fofa, esse é o primeiro livro que leio com uma criança trans é acho que o autor fez um ótimo trabalho em retratar a história de Melissa.

Luiza 14/12/2021

faz um tempinho que eu li esse livro, mas ele me prendeu do começo ao fim.
como sou uma pessoa cis eu acredito que eu não posso opinar muito sobre esse livro, mas foi interessante ver a vida de uma criança transgenero.

Sarau 13/12/2021

Depois de ver algumas resenhas sobre o livro eu percebi que a história se trata de algo muito bonito mas feito para agradar e mostrar a um público cis como é "ser uma pessoa trans" o jeito que o autor usa o nome morto da Melissa me incomodou desdo primeiro minuto mas eu resolvi ignorar pela história ser muito boa, mas a cada resenha que eu via eu percebia que isso deve ser completamente incomodo para uma pessoa trans e os esteriótipos que o autor usa para dizer que a Melissa é uma garota também me incomodam
A história poderia ser melhor abordada na minha opinião se fosse uma pessoa trans, que já passou por isso ou por algo parecido escrevesse o livro

Daniel 23/11/2021

Um livro necessário
Um dos maiores privilégios da literatura contemporânea é o tratamento de temas que no passado eram totalmente silenciados. A transexualidade é de fato um assunto delicado até para os nossos dias, que dirá para os séculos passados. Ainda há muitas controvérsias no que se refere às pessoas “transgênero”, mas o crescente interesse sobre questões de identidade de gênero e orientação sexual tem aclarado muitos pontos obscuros e colaborado para uma melhor compreensão da população LGBT+.

Alex Gino, ficcionista estadunidense, apresenta-nos George (2015), cuja proposta é bastante ousada: uma narrativa sobre uma criança trans. A premissa do livro interessou-me instantaneamente. Desejava conferir de perto como tal história fora desenvolvida, antevendo as múltiplas e inevitáveis dificuldades de se tratar um assunto de alta complexidade com o público infantojuvenil...

(para resenha completa, consulte link abaixo.)

site: https://blogliteraturaeeu.blogspot.com/2021/11/george-de-alex-gino-resenha-170.html

Colorida 20/11/2021

Eu fiquei bem decepcionada com esse livro.
?George ? é o livro que vai contar a história de Melissa, uma garota trans que quer fazer a protagonista principal, Charllote em uma peça do colégio.
O problema desse livro não é a premissa da narrativa, é a quantidade de transfobia no decorrer da história.
1º O livro se chama ?George? mas, o nome da personagem é Melissa, ?George? é o seu nome morto, nome de registro e ele não deveria ser a primeira coisa que que vem na sua cabeça quando quer contar a história de Melissa.
2º O livro é contado em terceira pessoa, então o narrador precisa se referir a Melissa, no entanto, mesmo que o probome feminino seja usado só se referir a ela do início ao fim, o nome que o narrador usa ao fale dela é o seu nome morto.( o qual ela não se identifica e sente-se desconfortável, deixando isso claro no primeiro capítulo.)
3º o livro reforça esteriótipos de binariedade , disforia e genitalismo , ou seja, em muitos momentos reforça a questão da disforia constantemente associada a pessoas trans.
Muitas vezes pra afirmar que Melissa é uma menina, o autore faz uso de expressões como ?Rosa cor de menina ? ?roupa de menina ? ?nome de menina
Sendo que, Melissa é uma menina independente das roupas ou cores que estivesse vestindo.

Oba: eu visitei o site do autore, e o livro passou por modificação, o título foi finalmente mudado para ?Melissa@ mas, nas minhas pesquisas não encontrei modificação desses pontos da história . ) queria muito que fossem realizadas porque esse livro tem potencial)