Baseado em fatos reais

Baseado em fatos reais Delphine de Vigan

Resenhas - Baseado em fatos reais

Paulo1378 05/02/2021

Que obra fantástica, que texto intrigante. Admito que comprei o livro simplesmente por gostar da capa, mas logo que comecei minha leitura, me apaixonei pela história
Tami 05/03/2021minha estante
Até que tô gostando da história, mas acho que a autora enrola muito

Paulo1378 05/03/2021minha estante
Algumas vezes também tive essa impressão, mas a história conseguiu me prender até o final. Gostei bastante do desfecho da história

Tami 05/03/2021minha estante
A princípio tô com uma teoria aqui. Talvez o final seja esperado ou me surpreenda. Veremos, haha

Paulo1378 05/03/2021minha estante
Aii, gostei mto disso no livro. Ao longo da história também criei minha teoria, acho q vc vai gostar do final. Tenha uma boa leitura ^^

Deh Souza 12/03/2022

?????
Não sei ao certo o que dizer. Acabei de ler, ainda estou confusa sobre tudo, sobre o final, sobre alguns acontecimentos.
Me sinto enganada, não quero dar spoilers, mas defendi pessoas e agora nem sei se essas pessoas realmente existiram ou não.
Essa leitura me fez ficar inquieta, irritada e inconformada, não sei se isso é bom ou ruim. Também não sei se recomendo, a não ser que você goste de se sentir enganado.

Mirian 03/02/2021

Achei a história um pouco arrastada e me irritou em alguns momentos a inocência da autora quanto a amiga dela.

Helder 07/11/2016

Livro neurótico baseado em fatos reais?
Era de se esperar que fosse isso, pois desde a capa o livro já me pareceu neurótico.
Ainda me pergunto se realmente gostei do livro. Vejo-o parecido a um jogo. Sinto que a sua escrita foi tremendamente pensada para mexer com o leitor e “criar um clima”. Isso já vem desde o nome da autora e do livro. Temos aqui Delphine de Vigan escrevendo um livro chamado Baseado em Fatos reais onde conta a estória de uma autora chamada Delphine que nos narra em primeira pessoa uma experiência real e perturbadora que teve em sua vida. O que é verdade e o que é ficção?
É uma leitura estranha, mas que nos atiça. Em diversos momentos a autora vai nos passando uma estória morna, mas que nos deixa em ponto de atenção, pois parece que há um fantasma rondando e que algo bombástico vai ocorrer, e em diversas vezes este estopim aceso realmente causa pequenas explosões. Mas são pequenas explosões. O interessante aqui é o esperar. Não o sentir.
Por outro lado, não estamos aqui para ler um livro de terror, mas sim para discutir o limite entre realidade e ficção.
Delphine é uma escritora que vem de um mega-sucesso editorial após ter publicado um livro biográfico, que lhe trouxe problemas com seus familiares, tanto que de repente ela passa a receber cartas anônimas de alguém que aparentemente não curtiu ser exposto nesta obra. O que ela teria escrito? Ela busca inspiração e um tema para um novo romance, e devido a pesada carga pessoal do último, acha que é o momento de voltar a ficção.
Em paralelo a isso, sua vida real parece tranquila, pois tem uma relação estável com um homem de sua faixa etária que faz documentários sobre escritores e seu casal de filhos gêmeos está saindo de casa para ir estudar em outra cidade.
É neste momento de sua vida que ela conhece L. Uma mulher extremamente bela, inteligente e articulada, porem bem misteriosa. L. é a antítese de Delphine. Enquanto uma é travada, a outra é extremamente ousada. Em pouco tempo esta amizade cresce e ambas passam a se completar. Ou será que L passa a completar Delphine? Mas o que L pede em troca?
L insiste em que o caminho para o sucesso é a realidade. Ela afirma que o público busca livros baseados em fatos reais, que ele precisa sentir que uma estória é reflexo de algo que realmente aconteceu, que o autor passou por aquilo, e que não é somente fruto da imaginação de algum autor criativo. Sendo assim, de acordo com L, a entrega de Delphine foi o motivo de seu sucesso e L insiste que do baú de onde saíram aquelas coisas, ainda existem mais coisas a serem ditas, e que o público precisa disso. Ou será que L precisa disso?
Criatividade X Realidade?
Em tempos de reality shows, não deixa de haver um pouco de verdade no palavrório de L. , apesar de estas discussões cansarem em diversos momentos.
Mas quem é L? Uma fã apaixonada pelo último livro de Delphine? Uma vítima deste livro? Uma antiga amiga? Uma antiga inimiga? E
No fim, aconteceu algo que eu já imaginava, porém nem todas as respostas vieram, e talvez não tivesse muito como a autora fugir do clichê, mas acho que valeu a pena participar do jogo proposto por ela até chegar ao final da narrativa.
Não sei se recomendo. Cada um que decida se quer jogar ou não.

Paula 26/12/2016

Embora o livro apresente uma narrativa morna em alguns momentos, o final é surpreendente. Não no sentido de descobrirmos o que acontece com L. mas de compreendermos a real dimensão que a literatura pode ter na vida dos seres humanos. Um romance com boas camadas transitando entre o ficcional e o debate teórico, Delphine de Vigan faz reflexões pertinentes sobre a autoficção, a autobiografia, o valor do real na nossa sociedade cuja intimidade está completamente devassada com essa sede incessante pela vida alheia. O livro em seus capítulos finais faz valer a pena os momentos mais lentos.

Malu.Rodrigues 25/12/2020

Um suspense incrível!
Delphine, uma escritora no auge de seu sucesso, conhece L., uma "ghost-writer", que é a personificação da mulher que Delphine sempre quis ser. Com o tempo, L. torna-se melhor amiga de Delphine, está com ela em todas as situações possíveis, até que essa amizade se torna abusiva e tóxica e é acerca disto que a história do livro se desenvolve.
Consegui me envolver muito com a história, a ponto de em certas partes ficar angustiada com Delphine aceitando os abusos de L. e, conforme se aproximava o final do livro, onde tais abusos ficam mais frequentes, o livro me prendeu muito. Os últimos capítulos são surpreendentes e dão uma ambiguidade extremamente excitante à história, nos fazendo questionar o que realmente aconteceu com Delphine.
Recomendo muitíssimo este livro! Após a leitura fiquei imaginando como ficaria interessante uma adaptação cinematográfica da história, pensei inclusive que o mistério teria um "quê" parecido com o de algumas adaptações como "Gone Girl" (Garota Exemplar). Enfim, não sou muito adepta de terrores psicológicos, porém este realmente me cativou.

Day 24/07/2022

É....
A melhor parte, é que termina.
A pior é que enrola o tempo todo.
Foi terrível ler o livro, mais terrível ler a última página e saber que o livro podia ser com apenas 100 paginas.

Amanda2856 29/09/2021

Baseado em Fatos Reais
Oii amores , então eu não sei nem por onde começar, me falta literalmente palavras pro que eu acabei de ler.
Esse livro trás reviravoltas, sentimentos impossíveis e possíveis que eu achava que não teria , mas tem.
Neste livro, acompanhamos a história da Delphine, uma autora que esta vivendo bloqueio criativo , aí passa por diversas situações , tem coisas desse livro que sao nescessárias e pra quem escreve é otimo ler, pois tem coisas que a L. fala que realmente é um soco no estômago real, você fica tipo " Humm, interessante isso "
Tem uma linha tênue entre verdade e mentira que oscila maravilhosamente, isso tenho que admitir foi brilhante a narrativa deste livro , ele é um livro auto biográfico.
L. chega em um momento de fragilidade da Delphine, mas depois me irrita por causa das cobranças sobre a proxima obra e outras coisas a mais, esse livro é um relato do encontro de Delphine com a ghost - whriter L.
Sobre a L. , eu não vou falar muito o que eu achei dela , pois quem acompanhou as minhas atualizações de leitura, já sabe o que penso dela, mas de uma forma bem simples : Não se deixe enganar por ela!

Beijoos, qualquer coisa me achem lá no insta @amandaoliveiraescritora

Danielle 22/02/2020

Uma grata surpresa
Peguei esse livro para ler sem saber muita coisa sobre ele. Do início para o meio do livro pode parecer cansativo para algumas pessoas, o que não aconteceu comigo, me senti envolvida com a trama e com a protagonista desde o início.
Ao chegar mais perto do fim não conseguia mais parar de ler ao me ver surpreendida por uma hipótese que eu não imaginei. Por fim o livro vai terminando e você fica atordoado sem saber o que pensar, fica dividido, fica confuso. Não sei explicar, mas achei fantástico, até a última palavra literalmente fez dar um nó na nossa cabeça. Eu amei o livro do início ao fim, nos faz pensar até que ponto os livros são uma ficção pura, ou se existe uma autobiografia "pura" e até que ponto vai o "baseado em fatos reais".
Recomendo a leitura, mas acredito não agradaria a todos, principalmente quem gosta de tramas totalmente redondinhas e explicadas nos mínimos detalhes.

Karen 14/02/2022

Livro inchado
Com metade do números das páginas poderia ter se escrito toda a estória.
Leitura um tanto arrastada devida a exaustiva da narração dos fatos.
Demorei um bom tempo para finalizar e toda vez que voltava ao livro passava raiva. Só raiva, o livro todo.
Sobre o tema, ou o contexto? Nada demais. Livro que ao final não disse a que veio.
"L. projetava em mim coisas que não tinham a ver comigo. Mas, à sua maneira, queria me ajudar."

Guedesvictor 15/05/2020

Delphine neste livro apresenta o lado obscuro de ser escritor... Após atingir a fama com seu último livro uma autobiografia ela chega a estagnação criativa e se afunda uma depressão terrível...

O final me surpreendeu pois ao longo do livro a gente vai sendo levado acreditar que irá acontecer algo totalmente diferente do que de fato acontece.

Difícil falar mais sobre esse livro sem revelar muito sobre ele... Tudo que Delphine passa neste livro é puro fruto da depressão em que ela se encontra...

O livro é muito bom porém é muito arrastado...

Greice21 18/01/2023

Ela queria somente a verdade
Delphine, é uma escritora em ascendência,  reconhecida principalmente pelo seu último livro lançado, um bestseller baseado em sua infância, um tanto quanto revelador. No entanto, o sucesso passa a ser lhe avassalador, pesado demais. Delphine entra em um bloqueio criativo. Ela se horroriza ao perceber o desafio, e a repulsa em escrever. Misturado a isso, seus dois filhos, estão indo para a faculdade, e a menção da solidão, contribuirá mais ainda com sua depressão. Em uma festa, conhece L., a qual Delphine compara a uma mulher intelectual, linda e bem consigo mesma. L. é divertida, mas cheia de segredos.  Um laço de amizade, se inicia, e ambas passam a se ver cada vez mais. Chás, drinks, uma taça de vinho aqui e acolá, mas sem testemunhas. L. começa a tomar a frente de muitas das atividades diárias e obrigações de Delphine, passando se por uma fiel amiga, disposta a ajuda- lá em seu estágio de bloqueio . Dia após dia, Delphine se vê dependente de L. , a qual começa a dar indícios de manipulação. Entre rompantes ,L. cobra de Delphine , que a mesma precisa se apegar a verdade, apenas a verdade e dar início a seu livro fantasma. Cada vez mais isolada, Delphine começa a desconfiar das reais intenções de L. , mas as coisas irão se complicar, e ela precisar lutar, pois sua vida corre risco.

Vou falar a verdade, apenas a verdade: antes de ler, não dei muito crédito ao livro. No entanto, já nas primeiras páginas, o mesmo me prendeu. Citações a obra de Stephen king , _Misery_ , corroboram para que eu seguisse em frente. O livro me lembrou muito _Misery_ e a _Metade Sombria_ . O esqueleto da história , um thriller psicológico, gira muito em torno das duas obras. A autora, que dá nome a personagem, é acometida por um bloqueio de criação, levando-a uma inevitável depressão. Conhece L. trazida pelo texto como uma _ghostwriter_ . Está se mostra empática com o estado físico e psicológico da mais nova amiga. No entanto encobre interesses , manipulação, isola sua presa de outrem, e a obsessão para que Delphine de escreva seu próximo livro. Não conhecemos muito o passado de L., mas aos poucos o que tudo indica ,tudo giro em torno de uma farsa. Com poucos diálogos, a trajetória da história se dá pelos relatos da personagem principal, Delphine. Teria muito mais pra falar deste livro, mas acabaria dando spoiler. Você se sente a própria Delphine, enquanto lê.