Baseado em fatos reais

Baseado em fatos reais Delphine de Vigan

Resenhas - Baseado em fatos reais

Luana.Cris 15/02/2020

É chato, mas dá pra levar
Eu achei o livro chato, as vezes maçante, mas resolvi ler ate o final e do meio pro final fica mais interessante. Não é o tipo de leitura que eu goste. Mas ta valendo.

Daniela.Meier 27/01/2021

Se você gosta de livros sem fios soltos, esse não é pra você
A protagonista desse livro é simplesmente a própria autora, Delphine de Vigan, em Baseado em fatos reais ela expõe sua vida com autoficção, relatando um bloqueio criativo após o lançamento de sucesso de seu livro ?Rien ne s'oppose à la nuit? onde a autora aborda o
suicidio da mãe. Ela relata o que vem depois de um livro de sucesso, suas consequências, cobranças e exposição, criando um jogo entre verdade e mentira, o que realmente aconteceu e o que é ficção.
Delphine apresenta sua história a partir de sua amizade com uma mulher que ela chama de ?L.?, ela conheceu L. em uma festa algum tempo depois do lançamento de seu último livro e após esse primeiro encontro a presença de L. na vida de Delphine é constante, telefonemas, refeições e outros encontros. L. trabalha como ghost-writer e é o tipo de mulher que Delphine sempre desejou ser, ela é confiante, bonita e sofisticada, mas fica óbvio ao leitor que existe algo errado, L. sabe tudo sobre a vida de Delphine enquanto a vida de L. é um mistério, tudo que sabemos é sua profissão e que ela é viúva.
Delphine se vê extremamente fragilizada, o sucesso de seu livro trouxe a pressão para um novo lançamento, seus filhos gêmeos estão saindo de casa para iniciar a universidade e seguir seus caminhos, seu namorado está constantemente viajando a trabalho, ela começou a receber cartas anônimas carregadas de ódio e ameaças e está com um bloqueio criativo que a impede de escrever qualquer coisa, não consegue nem mesmo segurar uma caneta por mais de 3 minutos.
Eu gosto muito de livros com suspense e mistérios, eles costumam me prender, esse no entanto me deixou incomodada, L. é uma personagem extremamente presente no livro e consegue deixar o leitor desconfortável com sua postura invasiva, o livro demora para ficar realmente interessante e considero que o ponto alto da história foi apenas no final. Eu estava ansiosa para acabar o livro, não para saber o final, mas sim para tirar L. da minha cabeça logo. O livro traz algumas frases de Misery- Louca obsessão, de King, quem já leu talvez veja semelhança entre Annie e L.

Sofia 23/04/2021

Foda pra caralho uai
Gosto muito de livros sobre livros, adoro o tanto que essa metalinguagem pode ser subversiva e misteriosa. E confesso que li o livro após assistir o filme que tem Eva Green como L, e ela entrega tudo para um papel foda desses. O longa inclusive, foi muito bem adaptado e é fiel ao livro. Achei a história original e perturbadora. E foi muito interessante ver como a autora indicou os sinais, por exemplo, quando L começou a usar os mesmos sapatos que Delphine, o que é muito mais fácil de se fazer nas telonas. Isso tudo, mais dialogos de discussões recorrentes no mundo literário e acredito que um desabafo de uma escritora também.

lohy.neal 03/08/2021

MEU. DEUS.
gnt, o livro é ótimo. no começo confesso que não estava gostando muito provavelmente por ressaca literária, mas ele me surpreendeu demais.

Pri 05/06/2022

Péssimo!!!
Primeiramente, o livro poderia ter no máximo 150 páginas. A autora parte da ideia que o leitor não tem inteligência nenhuma, pois precisa explicar várias situação mais de 2 vezes, e enfatiza tópicos que não importantes. As 30 últimas páginas do livro são o ponto alto da narrativa.
Em conclusão: o livro é uma mistura de Misery e Clube da luta muito malsucedido!

Cris @cristinadaitx 18/07/2023

Delphine está no auge de sua carreira quando conhece, em uma festa, L.
A desconhecida chama a sua atenção pela beleza, inteligência e sagacidade. Não demora muito para que se tornem amigas. Duas escritoras, de segmentos literários diferentes, que trocam figurinhas e que descobrem um elo na juventude. Porém, Delphine não nota o quanto torna-se dependente de L. e de suas opiniões sobre sua escrita, a ponto de travar e não conseguir cumprir seus compromissos profissionais. Extremamente envolvida por essa mulher, sem os filhos que foram para a faculdade e sem o namorado, que viaja intensivamente a trabalho, Delphine não percebe sua confusão mental e sua dependência dessa pessoa que, até poucos meses, era uma estranha. Ela não percebe quando L. afasta seus amigos mais próximos, ou quando L. assume suas características vestindo as mesmas roupas que usa. Quando L. pede para se passar por ela em uma palestra, Delphine não acha anormal. Mas, quando se vê envenenada e inconsciente, ela vai ter que fugir e procurar ajuda, pois dessa vez, a bondade de L. torna-se mortal.

Cíntia 11/12/2016

Inteligente e Pertubador
O livro começa enrolado, com narrações vazias que vai construindo a trama, mas de forma cansativa, até que você descobre que começam as desconfianças. Mas só deixa de ser um martirio ganhando aspectos que despertam a curiosidade quando a personagem principal descobre que alguma coisa está errada, nesse ponto a leitura fica realmente interessante.
Vale a pena ler por ser um livro construído de forma completamente diferente de tudo que já li.
Não mereceu as 5 estrelas pela enrolação do começo, apesar de ter algumas observações a cerca do mundo literário extremamente inteligentes. Para quem quer ler algo intrigante e diferente eu recomendo esse livro.

Viih.Teza 27/05/2021

Me cativa bastante, me fez voltar a ler e fico muito grata por todos os sentimentos que me proporcionou. O final me deixou chateada, mas a história em si é muito bem construida.

Ewerton Martins 24/08/2023

Que história!
Gostei do clímax das últimas páginas, me deixou ávido por mais; eu queria chegar ao cerne da questão, e acho que cheguei.
Muito bom o livro! A escrita é envolvente, inteligente, e te engana a todo momento. Mesmo não sendo uma obra prima, ou um livro que eu vou guardar pra sempre comigo, merece sim as cinco estrelas, pois eu realmente gostei de como a história foi construída, a forma que me envolveu.
Se vc se atrai bastante por suspense psicológico, com drama e com uma leve pitada de horror, recomendo Baseado em fatos reais!