Essa Luz Tão Brilhante

Resenhas - Essa Luz Tão Brilhante

taiskamozaki 20/09/2018

BRILHANTE!
Que livro lindo!

Essa leitura me surpreendeu demais. Lembro-me de que estava em uma viagem e, com medo do avião, passei em uma livraria e comprei esse livro para me distrair durante a viagem. A viagem foi curta - durou uns 4 ou 5 dias - e foi o tempo suficiente para eu devorar essa história!

A personagem principal é apaixonante e me fez desejar ter sua força, maturidade e doçura. E, de uma forma leve, a autora retrata uma história cheia de nuances e reviravoltas.

Jovens, leiam esse livro! Ele é como um bolo quentinho, saindo do forno, que vai te deixar com o coração aquecido e uma sensação de que a vida pode ser linda - basta ajustarmos nossa forma de encará-la.

Camila | Book Obsession 20/05/2018

Lucille vive uma vida complicada apesar da pouca idade. Com dezessete anos, precisa cuidar da casa e ser responsável por sua irmã mais nova, Wren. Já no quesito pais, infelizmente não dá muita sorte, visto que sua mãe resolveu prolongar as férias por não conseguir lidar com a situação de ter um marido internado após alguns surtos.

"Talvez todos nós sejamos frágeis. É só uma questão de saber o que nos machuca."

Como se já não bastasse toda essa carga, a mãe de Lucille, resolve dar uma de generosa, segundo ela, enviando-lhe apenas cem dólares por correio para passarem os dias enquanto ela mata o tempo de outra forma. Ou seja, mais uma que não aguentou a pressão de ter que assumir todas as responsabilidades do lar.

Temerosa do que possa vir a acontecer se descobrirem que estão sozinhas em casa, Lucille passa a tentar mostrar para as pessoas que a vida dentro de sua casa continua normal e conta com a ajuda de seus dois amigos para evitar que o serviço social descubra essa grande farsa.

"— Que tipo de pessoa não volta?

— Não Sei. Que tipo de pessoa vai embora para começo de conversa?"

Dividida entre todas as tarefas de casa, estudo e mantê-las a salvo, Eden, sua melhor amiga, ajuda-lhe com os horários de Wren, assim Lucille conseguiria um emprego pra ajudar a sustenta-las. Em meio a toda essa crise e esse excesso de responsabilidades, não será fácil esconder o que vem acontecendo dentro de sua casa, principalmente quando algumas ajudas começam a surgir. Ela se assusta e questiona seus amigos sobre elas, mas eles garantem que não sabem de nada.

Além de Eden, Lucille conta com a ajuda e discrição de Digby, irmão gêmeo de Eden, garoto que sempre achou muito bonito. E de fato ele é, mas todos esses atributos à medida que a convivência se instala, Lucille começa a se apaixonar por ele. O grande problema é que Digby, já tem um relacionamento bem sério com uma namorada, complicando ainda mais sua mente e seu coração.

"A maior parte das pessoas vacila a vida toda. Nunca se deixam cair, nunca dão a cara a bater. Só seguem com a maré, tentando fazer o que acham que deve ser feito. Nunca tentam encontrar o que é verdadeiro para elas, porque isso significaria ser corajoso de um jeito que as pessoas não são."

Quando peguei esse livro pra ler, não fazia a menor ideia sobre o que se tratava. Sou o tipo de pessoa que vê uma capa bonita e já quero ler, dificilmente pego sinopses para ler, justamente por algumas entregarem demais o que acontece na trama.

Essa luz tão brilhante foi uma grata surpresa. Uma leitura com um bom drama e uma personagem bem forte, apesar da pouca idade, já tinha uma bagagem, um peso e tanto nas costas pra carregar. Dar conta de todas as responsabilidades só deu certo por sua perseverança e o apoio de seus amigos.

A trama é bem emocionante, pois é impossível não se compadecer dessas irmãs. Serem abandonadas por seus pais e infelizmente isso acontece demais em muitos lares, talvez não com as mesmas características e nem sempre a força e o desempenho para conseguir se manter em meio ao furacão é o que basta para obter êxito no final.

Uma leitura extremamente reflexiva e por ser narrada por Lucille, nos faz entrar de cabeça e mergulhar nos sentimentos dessa personagem, ou seja, impossível não se emocionar.

Os personagens secundários são essenciais para a trama e se destacam pela amizade, generosidade e apoio as irmãs. Mostrando que sem a ajuda deles tudo ficaria mais difícil.

A escrita da autora é apaixonante, envolvente e fluida. Um enredo triste, melancólico, mas cheio de surpresas. Com toques de romance, amizade, superação, que certamente levará derramar algumas lágrimas.

Publicado pela editora Arqueiro, a capa e a diagramação são bonitas, fonte confortável para a leitura. Ao final, percebi que ficaram algumas pontas soltas, mas espero que sejam sanadas no segundo livro, Sonhos em flor, que traz a história de Eden e foi lançado esse ano pela editora.

site: http://www.bookobsessionblog.com/2018/05/resenha-essa-luz-tao-brilhante-estelle.html

Taynara Lima / @taaynaralima 12/04/2018

Ótimo para passar o tempo :D
Lucille (ou Luci), é uma adolescente de 17 anos que de uma hora para outra vê a sua vida mudar por conta dos pais. O pai, foi internado em uma clínica psiquiátrica depois de ter um surto e agredir a esposa. E a mãe saiu de férias e nunca mais voltou.

Ela só tem uma casa (caindo aos pedaços), pouco dinheiro para sobreviver, e uma irmã de 9 anos para cuidar. A mãe deixou as contas do mês paga, mas outras iriam chegar e ela precisava lidar com isso. Luci sabe que se descobrirem sobre a situação delas, ambas seriam entregues a algum abrigo. Ela arruma um emprego como garçonete e com a ajuda da sua melhor amiga Eden e do irmão gêmeo dela, Digby, Luci consegue pagar algumas contas e colocar comida em casa.

A mãe desapareceu sem qualquer explicação, não liga, não manda uma mensagem ou e-mail. Luci precisa amadurecer antes do tempo e mentir. Sim, precisa mentir todos os dias para que ninguém perceba que elas estão sozinhas. Ela inventa que a mãe está trabalhando em outra cidade como enfermeira, para outros ela diz que a mãe está viajando. Só que de repente algumas coisas começam a acontecer, a geladeira e a dispensa estão cheios de comida, a grama está cortada e Luci tem certeza que mais alguém sabe que a sua mãe não está em casa.

Paralelo a isso, Luci precisa lidar com uma paixão incubada pelo irmão gêmeo da sua melhor amiga, que além de não notar ela, Digby tem namorada. Um relacionamento sólido e todo planejado para que eles tenham uma vida feliz e plena.
É um YA e o que eu mais vi foi gente reclamando de como a Luci “fala” de Digby. Apesar de ter que assumir responsabilidades de adulta, ela é só uma adolescente de 17 anos. A forma como ela se comporta e fala sobre Digby me deixou mais com vontade de rir do que irritada.

O livro é bem rapidinho, pouco mais de 200 páginas, dá para ler em uma noite. Achei o final bem rápido e não acreditei que o livro tinha acabado daquele jeito. Fui logo procurar se ele tinha continuação e já vi que tem, mas vou esperar para comprar porque esse mês é o mês de só ler o que eu já tenho, nada de comprar. Kkk

site: @Resenhasdatay_
Elaine - @narealidadedasletras 04/01/2019minha estante
Bem que tu disse que eu ia amar?

Anne - @literatura.estrangeira 31/03/2018

Essa Luz Tão Brilhante é narrado em primeira pessoa por Lucille, uma garota de 17 anos no ensino médio que acaba tendo o peso da responsabilidade de criar e sustentar a irmã de 10 depois que sua mãe vai embora sem explicação. A situação já não estava fácil, pois seu pai tinha surtado e desaparecido da vida delas há poucos meses, então tudo é muito recente e desesperador.

Ela consegue então um emprego de garçonete à noite e tenta conciliar o trabalho com a escola, além de precisar da ajuda de outras pessoas para ficar com a irmãzinha, Wren, enquanto trabalha. Pra ajudar, ela acaba se apaixonando pelo irmão da melhor amiga. Ou seja, a vida da Lucy é uma bagunça e um desespero total.

A premissa é interessante; temos uma personagem que precisa amadurecer e carregar muitas responsabilidades tão jovem e tão de repente. Mas achei que seria um livro de superação, de personagens fortes e acabei sentindo que a Lucy reclamava demais e até achava que a ajuda das pessoas era obrigação.

É claro que ela estava passando por uma situação horrenda, mas eu esperava um livro mais alto astral, em que Lucy fosse superar os problemas e amadurecer com a cabeça erguida e encontrei uma história triste, sim, mas que a personagem se preocupava quase o tempo todo com um futuro relacionamento que começou de forma ruim, aka triângulo amoroso.

Achei a escrita muito pobre e o rumo que o livro tomou foi sem graça, sem reviravoltas emocionantes, apenas um enredo morno e com um final insatisfatório. Esperava mais e finalizei o livro frustada com o sentimento de tempo perdido.

site: http://www.literaturaestrangeira.com.br/2018/03/resenha-1-essa-luz-tao-brilhante-por.html

Mery.Ribeiro 19/02/2018minha estante
undefined

Mery.Ribeiro 19/02/2018minha estante
null

Luci 04/01/2020minha estante
Por favor, quando for ter spoiler logo na primeira linha da resenha coloca o aviso

Zaila 04/01/2020minha estante
Descuido meu, obrigada.

Lina DC 03/02/2018

A história se passa em Cherryville, Nova Jersey e é narrada em primeira pessoa por Lucille, uma adolescente de 17 anos de idade que de uma hora para outra torna-se responsável pelo bem estar da sua irmã mais nova, Wren.

A trama começa com Lucille sendo informada que a mãe resolveu estender suas "férias" pois precisava colocar a cabeça no lugar e não poderia lidar com tudo o que estava acontecendo em casa. O tudo que ela se refere é o fato de o marido surtou e acabou internado, mas antes deixou claro seus verdadeiros sentimentos em relação à esposa e as filhas. Como gesto de solidariedade, a mãe envia pelos correios 100 dólares para as meninas se virarem. Parece uma grande piada, não é?

"A mamãe tinha que ter voltado pra casa ontem, depois de duas semanas de férias. Catorze dias. Ela disse que precisava de um tempo de tudo (leia-se: nós) e que retornaria antes do primeiro dia de aula. Eu meio que sabia que ela não ia aparecer, por causa do que recebi ontem pelo correio, mas mesmo assim passei a noite toda esperando, torcendo, para que fosse só paranoia minha, para que a minha intuição quase infalível tivesse se estrepado (...) todo o meu ser ciente da verdade: estamos sozinhas, Wrenny e eu, pelo menos por enquanto. Vou fazer tudo o que for necessário. Ninguém vai nos separar. Isso significa manter as coisas na máxima normalidade possível. Fingir. A normalidade foi embora com o papai." (p. 07)

Acontece que Lucille não encontra humor na situação. O medo de que o serviço social a separe de Wren faz com que a adolescente minta para todos (com exceção de sua melhor amiga Eden e Digby, irmão gêmeo de Eden) e assuma todas as responsabilidades da casa: criar a irmã, sustentar ambas e ainda estudar, pois está no último ano do ensino médio. Tudo isso tentando manter certa "normalidade" na rotina da irmãzinha.

Lucille tem muitas coisas em sua mente, mas seu coração também está lidando com a paixão que sente por Digby, mesmo sabendo que ele tem uma namorada de longa data e que o relacionamento dos dois é firme. Mas sua presença constante e apoio prometem mudar seu destino.

Lucille é jovem, inteligente e magoada. As pessoas em que deveria confiar a sua vida são aquelas que viraram as costas pelos motivos mais egoístas possíveis, deixando sozinha para suportar todo o seu mundo. Wren é jovem, mas muito perceptiva. É triste de se observar como em alguns momentos ela fica abalada com a perspectiva de perder todos ao seu redor.

Digby é o personagem que eu menos gostei. Por conta da narrativa em primeira pessoa, Lucille o coloca em um pedestal, mas suas ações contam uma história diferente. O fato dele escolher o momento mais vulnerável da protagonista para deixá-la ainda mais confusa é algo irritante. Ele a conhece por mais de uma década e escolhe esse momento para se manifestar?

Eden é a amiga calma e misteriosa, que usa citações de famosos para amenizar as situações. Seu sonho é tornar-se uma bailarina profissional e dedica-se de corpo e alma para isso.

"A verdade é que eu tinha me esquecido das sábias citações dela, da facilidade de Eden de ser passional e graciosa... Ela sabe que a vida é um travesseiro que está sobre o meu rosto, quase me sufocando. Mas a pessoa que está segurando o travesseiro, quem quer que seja, me deixa respirar só o suficiente para eu não morrer. E quase me esqueci de que, quando estou com Eden, ela arranca o travesseiro e consigo ver uma coisa diferente." (p. 139)

A autora Estelle Laure escreveu a história de Lucille de forma apaixonante. Através dos pensamentos e sentimentos da protagonista, o leitor percebe o seu amor pela irmã e pela vida. Cada detalhe é visto como algo precioso, que deve ser aproveitado ao máximo.

"Essa luz tão brilhante" é um livro que fala sobre superação e os pequenos momentos que permitem que a vida se torne brilhante. É um livro que fala sobre as circunstâncias da vida, que nem sempre são fofas e cor de rosa, mas que nos ajudam a amadurecer e a nos tornarmos pessoas melhores.

Em relação à revisão, diagramação e layout a Editora Arqueiro realizou um ótimo trabalho. A capa é simples, mas atraente e combina muito bem com o título e o conteúdo.

"Todo mundo é louco, gata. A gente aprende isso depois de um tempo. Só muda o tipo de loucura e o fato de a pessoa querer ou não se entregar. A decisão em relação a isso é da própria pessoa. O resto não está sob seu controle." (p. 27)

Stefanny @farejandolivros 12/01/2018

#resenhafarejandolivros | "Essa luz tão brilhante" | Estelle Laure | @editoraarqueiro⠀
"Sabe quando as pessoas falam sobre o choro que às vezes parece um monte de ondas quebrando em cima delas? Eu nunca tinha entendido isso até agora, mas, quando a primeira onda me atinge parece que estou me segurando. Estou me segurando e lutando contra ela. Meus olhos se enchem d'água e não vou... não vou deixar as lágrimas vencerem. Mas ai elas vencem e eu me entrego."⠀

O livro conta a história de Lucille, uma menina de 17 anos, que tinha uma vida normal, como toda adolescente. Porém seu pai, Tony, tem um surto e é internado em uma clínica. A partir desse momento, sua mãe, Laura, nunca mais foi a mesma e por não conseguir mais lidar com a situação acaba saindo de "férias " e não voltando mais para casa.⠀

Lucille passa a assumir responsabilidades como cuidar de sua irmã mais nova, da casa, trabalhar e pagar as contas. Tudo isso sem que ninguém descubra que sua mãe sumiu, pelo menos até que complete 18 anos, para poder assim, ficar definitivamente com sua irmãzinha. Além de tudo, tem que enfrentar novamente o começo das aulas.⠀

Do seu lado está Eden, sua melhor amiga de infância e seu irmão gêmeo, Digby. É com a ajuda deles que Lucille conta para manter ao máximo sua vida em ordem. Mas, tudo seria mais fácil se ela não fosse extremamente apaixonada por Digby que além de ser irmão de sua melhor amiga, possui namorada.⠀

"Sei que pareço uma menina de 12 anos me derretendo por algum ator famoso, e não a futura mulher extremamente dona de si mesma que sou na verdade, mas algo nele me faz perder a cabeça, algo no jeito que ele se move, no passo dele: isso acaba comigo."⠀

Não vou mentir: comprei o livro porque achei a capa linda. Mas acabei amando a leitura.
O livro é lindo e tocante. Recomendo demais a leitura.⠀

"Explique qual é objeto de viver se você não estiver disposta a lutar pelas verdades do seu coração, a correr o risco de se machucar. Você precisa ter fúria."

site: https://www.instagram.com/farejandolivros/

Quel 06/01/2018

A vida e o amor são imprevisíveis
O livro narra a história de Lucille, uma menina de respeito, exemplo e de uma força estrondosa, que precisa lidar e cuidar da irmã Wren quando os pais a abandonam,. Com ajuda da melhor amiga Eden, Luci tenta conciliar sua vida e a da irmã na melhor forma possível, tentando lidar com o fato de que sua mãe resolveu tirar férias e nunca mais voltou. Tudo se complica quando os sentimentos da garota pelo irmão gêmeo da melhor amiga Digby se intensificam e começa a criar conflitos na relação entre os três amigos.
A cada página, o meu ódio pela mãe e pai de Luci aumentavam e o desespero/tristeza das duas garotas se invertiam para mim, quando chegavam ao ponto não saber entender ou lidar com a situação.
"Tenho pensado que talvez existam coisas que simplesmente não podem ser explicadas", e é com essa frase que eu resumo o meu sentimento em relação a "Essa luz tão brilhante".

@goodinsanegirl ð Eliz 29/11/2017

Gostei da história e de como a autora descreve todos os sentimentos da Lucille, mas não gostei de um desfecho em relação ao seu grande amor ( não vou comentar para não dar spoiler) e senti falta de um final de fato! ??

Fernanda.Granzotto 01/11/2017

Este livro tem vários problemas:

Primeiro,a protagonista fica o livro inteiro falando sobre o menino (o tempo todo) e como ela não pode viver sem ele.

Segundo, ele tem namorada. Não consigo suportar traição em livros, não importa o motivo, é errado (pelo menos no meu ponto de vista).

Terceiro coisas tão desnecessárias acontecem, sério, eu não sei como a autora conseguiu em ão poucas páginas.

Concluindo- o livro é terrível. Eu queria não ter perdido meu tempo lendo, sinceramente ...

Fernanda.Granzotto 01/11/2017

Este livro tem vários problemas:

SamaraB 24/10/2017

Depois de ler a sinopse do livro, só uma palavra me veio á cabeça: COITADA!
Imagine um cenário onde, no auge dos seus 17 anos, você precisa cuidar SOZINHA da sua irmã mais nova, por motivos de: seu pai foi parar em uma clínica de reabilitação porque não aguentou a pressão de ser pai de família e, sua mãe não aguentando a pressão de ter que ser pai e mãe de família, resolve tirar umas férias permanentes, sem previsão de volta. Conseguiram imaginar? Nem eu!

Pois é, meu amigos! Essa é a mais nova vida de Lucille Bennett. A adolescente que ainda está na escola, se encontra em um beco QUASE sem saída, se não fosse sua melhor amiga Eden. As duas se conhecem desde a infância, e Eden acompanhou todo o drama da amiga com a internação de seu pai e e o sumiço da mãe. E, como boa parceira que é, se ofereceu pra cuidar da sua irmã mais nova Wren enquanto Lucille tentava arrumar um emprego e, depois de ter conseguido o emprego, Eden também cuidava da criança enquanto Lucille estava trabalhando.

A cada dia que passa, a garota sente o peso e a responsabilidade de tudo que está vivendo. Além de ter que trabalhar pra se sustentar, sustentar a irmã, estudar, e fazer com que Wren mantenha o desempenho na escola, Lucille também precisa esconder de todos o que de fato aconteceu com sua mãe: ela saiu da cidade e não pretende voltar. Em uma vizinhança tão intima como a dela, esse é um segredo que fica muito difícil de guardar. Em determinado as pessoas começam a questionar, na escola de Wren percebem como o comportamento da menina mudou, e sua professora tem quase certeza de que é por algum problema que esteja passando em casa.

De repente, algumas ajudas anônimas começam a surgir. Tem dias que Lucille chega em casa e a despensa e geladeira estão cheias, com tudo que precisam pra passar o mês inteiro, alguns cômodos arrumados, algumas coisas consertadas, e quando questiona Eden ou Digby, seu irmão gêmeo, eles afirmam que não tem nada a ver com isso. Falando em Digby, o garoto é o crush de infância da Lucille. Um menino educado, inteligente, engraçado, que se aproximou mais da garota depois que os perrengues começaram. Como se já não bastassem todos os problemas que ela tem que enfrentar, ganha mais um: se apaixona de verdade pelo menino, que é comprometido e está quase colocando uma aliança no dedo da namorada.

RESUMINDO: Lucille perdeu os pais, apesar de eles continuarem vivos, precisa amadurecer em dias o que levaria anos pra crescer, tem que cuidar da irmã mais nova e garantir que ela não desmorone, precisa lidar com o medo de alguém descobrir sua atual situação de órfã menor de idade, tem que dar conta da escola e do trabalho, tem que lidar com uma paixão impossível no momento, precisa lidar com o medo de alguém invadindo sua casa e enchendo os armários de comida e, por fim, tem que encarar uma situação muito difícil que acontece com Eden. TUDO ISSO AO MESMO TEMPO!

Eu não sei nem por onde começar a falar sobre esse livro, ele tem 200 páginas e acontecem muitas coisas. Cada capítulo começa contando a quantidade de dias que sua mãe desapareceu:

Gostei muito da narrativa da história, ela sendo contada por Lucille faz tudo parecer mais intenso, mais real. Saber os seus pensamentos, saber como ela planeja os próximos passos e a resolução dos problemas fez eu me sentir a própria Eden, uma amiga que está ali, ouvindo, opinando e dando muito mais que um ombro pra chorar. Ao longo da narrativa ficamos cada vez mais perto de algumas verdades, mas não todas.

Os pais de Eden acabam se tornando a família de Lucille e Wren, mesmo que no início eles ainda estivessem no escuro sobre o que estava realmente acontecendo. Acho que foi o ponto principal pra garota não ter desabado de vez. A autora nos faz amá-los e vê-los como eles realmente são: humanos! E é ótimo ler um livro em que você pode identificar pessoas reais, mesmo sendo personagens.

No final nós conhecemos o anjo (ou os anjos) da guarda de Lucille, não porque eles queriam se mostrar, mas porque se descuidaram e acabaram sendo descobertos e, tenho que dizer, foi uma grata surpresa e até emocionante saber suas identidades. A mensagem que a autora quis passar é: você nunca está sozinho, há sempre alguém, em algum lugar se preocupando e cuidando de você.

Não vou me ater muito ao romance, porque pra mim, esse livro não se trata disso. Não foi um garoto que salvou a mocinha de uma vida triste e sem sentido, foi um garoto maravilhoso que junto com todas as outras pessoas maravilhosas envolvidas SOMOU para que ela se sentisse amada e amparada.

Esse é um livro que equilibra muito bem o sarcasmo, preocupações e dores que a adolescente está passando. Apesar da carga dramática, é muito fluido e rápido de ler. Eu senti falta de respostas para algumas perguntas, mas dando uma olhada na página da editora vi que eles pretendem lançar em breve uma continuação com o titulo But Then I Came Back ainda sem tradução oficial. Então, estou bem esperançosa de que todas as pontas que ainda ficaram soltas sejam amarradas em um final sólido pra Lucille.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2017/06/eu-li-essa-luz-tao-brilhante-estelle.html

Julio.Pinheiro 22/10/2017

Ótimo !
Adorei a história !
Me cativou demais !!!

Mas fica uma pergunta ... PELO AMOR DE DEUS ... CADE A CONTINUAÇÃO ??

Necessito!
Tayana Alvez 02/02/2018minha estante
Hahahaha SOCORRO eu tô amando esse livro e vim ver as opiniões aí vi wid você não deu nenhuma estrela, CHOQUEI!
Mas seu comentário positivo me acalmou hahahaha

Calma Sem Pressa 19/10/2017

Uma história sobre amizade, superação e amor nas suas mais diversas formas
A protagonista de Essa Luz tão Brilhante, Lucille está passando por uma situação bem delicada, tendo que lidar com obrigações que ela não pensaria ter tão cedo. Sua mãe simplesmente "saiu de férias" sem previsão de volta e agora sobrou para Lucille aos 17 anos agir naturalmente como se nada estivesse errado, para principalmente, não levantar suspeitas nos vizinhos. Lucille tem uma irmã menor a Wren e é principalmente pensando na irmã que a jovem toma as rédeas da situação.
Acompanhamos então durante a narrativa as tentativas da jovem de manter as coisas no lugar, sua irmã limpa, com o dever de casa feito e alimentada. Seus deveres de casa feitos, a casa em ordem e as contas pagas, claro um dos seus principais desafios além de fingir que está tudo normal é como conseguir dinheiro para comprar comida para elas... Enfim, uma situação muito complicada para alguém tão jovem encarar sem ajuda. Logo, Lucille vai contar com a ajuda da sua melhor amiga Eden.
[...] nós estamos sozinhas. [...] Wren e Lucille. Lucille e Wren. Vou fazer o que foi necessário. Ninguém vai nos separar. Isso significa manter as coisas na máxima normalidade possível. Fingir. Porque as coisas não podiam estar mais longe da normalidade. O normal foi embora com o papai.

Não sabia muito bem o que esperar dessa história, agora vejo que foi ótimo ir sem expectativas! O enredo a princípio cativa o leitor que preocupado quer saber o futuro das irmãs, afinal uma das, se não a maior, preocupação da protagonista é não ser separada da sua irmãzinha Wren.

Uma história sobre amizade, superação e amor nas suas mais diversas formas Essa Luz tão Brilhante mostra que é possível achar uma saída para cada problema e que às vezes não há escolha se não ser forte e tomar o controle da situação.

Lucille mostra-se muito forte e determinada a seguir em frente mesmo com toda dificuldade, ela poderia ter se deixado abater, poderia ter culpado os pais incansavelmente por seus defeitos e suas falhas mas ela escolheu o amor, escolheu estar ao lado da pessoa que mais precisava dela.

Há romance de um jeito bem clichê em YA's, tem um lance muito legal de amizade, além é claro desse amadurecimento forçado da protagonista, elementos que tornam o enredo cativante e te fazem não querer largá-lo antes de chegar ao final. Essa Luz tão brilhante tem mais alguns acontecimentos dramáticos e me deixou com os olhos marejados em alguns momentos, principalmente pela bondade que podemos encontrar por aí, sim existem mais pessoas boas que más no mundo...

Essa é uma história que tinha tudo para ser uma história maravilhosa, se não fosse o final com tantas pontas soltas e indagações. Esse tipo de final costuma me agradar e fico com os personagens em mente por bastante tempo mas dessa vez fiquei muito angustiada com essa escolha da autora! Certamente é aquele tipo de final divisor de águas, então sugiro que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões.

— Que tipo de pessoa não volta?
— Não Sei. Que tipo de pessoa vai embora para começo de conversa?

P.S: Descobri que há um outro título publicado pela autora, But Them I come back que trará a Eden como protagonista, vocês podem saber mais no Goodreads. Talvez nesse título tenhamos uma finalização mais adequada para Lucille e sua irmã.

P.S: A sinopse de But Them I come back pode conter spoilers de Essa Luz Tão Brilhante!

site: http://www.deixaelaler.com/2016/12/resenha-essa-luz-tao-brilhante.html