A Morte é Um Dia Que Vale a Pena Viver

A Morte é Um Dia Que Vale a Pena Viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

lucasmak 22/05/2024

Importante
Leitura essencial aos profissionais da saúde, ao passo que aborda como é, e o mais importante, como poderiam ser os cuidados paliativos no Brasil por meio de uma medicina mais humana. Leitura de escrita acessível e o ritmo de um livro informativo, por vezes um pouco repetitivo mas nada que atrapalhe a experiência de leitura.

Naiana.Massitelli 22/05/2024

TRANSFORMADOR
Simplesmente impactante! É tipo um soco no estômago que te faz repensar toda a sua visão sobre a vida, uma obra que aborda de forma profunda e tocante o tema da morte e como lidamos com ela. O livro é uma jornada emocionante que nos ensina a valorizar cada dia como se fosse único e a buscar um sentido mais profundo para nossa existência.

Dai 22/05/2024

A vida num processo de morrer
Depois de mais de 1 mês, finalizei uma leitura que realmente precisou acontecer em doses lentas. A autora e médica especialista em cuidados paliativos, trouxe propõe muitas reflexões sobre um assunto ainda tão pouco falado, que é a possibilidade - e também a certeza - do nosso morrer. Seja uma morte em processo natural ou aquela que ocorre a partir de uma doença incurável, ela (a autora) conta-nos sobre a importância e diferencial que os cuidados paliativos pode ter - e dar - aos pacientes que inevitavelmente vão partir.

O processo de morrer pode ser cuidado para que o paciente consiga perceber a disponibilidade e atenção necessárias para a suavização da sua dor por parte de quem está com ele nesse momento, sejam familiares, amigos ou profissionais.

Vale muito a leitura, pois o acesso aos serviços de cuidados paliativos é um direito de todos nós. Não sabemos quando chegaremos lá, mas sim, chegaremos um dia.

Maris 22/05/2024

Um livro cor de luz branca
"Preciso de morfina. Para ele, para mim, para o mundo". - pag. 40.
As frases imperativas desse gênero de livro sempre me incomodam. Porém, a racionalidade de alguns capítulos me agradou bastante.

Stella 20/05/2024

Iniciei a leitura com expectativas já que sempre ouvia falar bem, mas acabei me decepcionando, além de não ser meu estilo preferido de livros, achei a escrita densa e as vezes confusa e repetitiva. Acredito que o livro seja melhor aproveitado por profissionais da saúde como médicos e enfermeiros ou então pessoas que estejam passando ou passaram por situações de luto.
Mas consegui aproveitar e tirar reflexões da leitura, a morte é algo inevitável, e ela nos faz refletir sobre o que estamos fazendo com o nosso tempo até que ela chegue, será que estamos realmente aproveitando, fazendo o que gostamos, com que gostamos e como podemos lidar quando ela chegar para um parente, amigo e afins. Além de que se dermos nosso melhor, nos transformarmos e termos a capacidade de transformar o outro, não necessitamos de arrependimentos.
Acho que não é um livro para todo mundo!

Debora1092 20/05/2024

Muito bom!
Traz uma reflexão necessária sobre como nós vivemos uma vida que não confronta a única grande certeza: a morte. E a medida que se reflete sobre a morte ainda em vida, se muda também o direcionamento e as escolhas sobre como queremos viver.

Júlia 20/05/2024

Seria esse o melhor livro que li esse ano ?
Refletir sobre morrer, traz sentido ao viver.
Vivemos em um mundo desenfreado. Com nossas vidas sempre "ocupadas", onde não há tempo pra pensar em morrer.
Quando contemplamos nossa finitude é quando conseguimos viver bem. Um dia eu me vou, um dia você também vai. Eai ? Toda sua existência vai ter válido a pena no seu último suspiro ?

Bruelds 20/05/2024

A morte é um dia que vale a pena viver.
Cometi o erro de não olhar a edição e estava marcando o histórico na edição errada, mas tudo bem. Esse é com toda certeza o meu livro favorito do ano até agora, não é escrito por uma psicóloga, mas acredito que é essencial para a clínica, já que muitos dos nossos pacientes chegam enlutados por perdas simbólicas ou mortes reais. Esse é um livro que provavelmente farei a releitura diversas vezes, foi muito importante.

Gui 19/05/2024

Um olhar necessário
Eu nunca tinha lido sobre morrer com uma perspectiva tão bonita. Entender que em vida nós vamos nos desconectando do "estar vivo" e chegamos a hora da morte cheios de arrependimentos é importante. Sinto que esse livro me ajudou a reformular diálogos importantes que tive com minha mãe depois da morte da minha avó e como ainda é necessário desenhar os pormenores do que ela ou eu desejamos para nosso fim.

É um livro com relatos fortes, com uma visão muito bonita e sincera sobre o luto e sobre o luto enquanto vivemos... É ótimo!

Day 18/05/2024

É um livro muito bom, se for pra você
"...Mas a morte é garantida... E porque não nos preparamos? Por que não conversamos abertamente sobre essa única certeza?"

Cheguei a conclusão que o livro pode ser muito bom, abrir muito a mente com as suas frases impactantes (sim, tem algumas várias), transformar, mas ele não é pra mim, não é meu estilo de leitura. Achei meio massante de ler, às vezes até meio repetitivo, com muitas coisas até que óbvias (apesar de quê, muitas vezes o óbvio precisa ser dito, principalmente se tratando de saúde/cuidado). No fim acredito que comecei a ler com uma espectativa alta demais e diferente da proposta que o livro trouxe e que talvez seja isso, ser uma semente para se conversar abertamente sobre morte.

aacarolinda 16/05/2024

Única certeza da vida
Deveria ser leitura obrigatória para qualquer indivíduo. Sem brincadeira. Li por recomendação da psicóloga e nossa? fui lendo devagar, aos poucos para conseguir digerir tanta coisa. Vai muito além da morte em si. A morte, aqui, é só o desfecho, um detalhe. A morte é a única certeza da vida e é a única coisa que não sabemos lidar. Como vamos trilhar nossa história até a nossa passagem?

Ana escreve de maneira gostosinha, simples e é de uma delicadeza e seriedade, é o equilíbrio perfeito entre realidade e compaixão.Li com a sensação de ?ela escreve a realidade mas não muita, porque a realidade é muito dura?. Estou repensando em tantas coisas? com certeza terei muitas conversas sobre esse livro.

Ps: Confesso que tenho um pouco de preguiça quando a autora coloca o médico como o cuidador maior, quando sabemos que quem cuida mesmo é a equipe suporte mas isso é assunto para outro momento, afinal, ela trás o pov dela como médica.

Viiih_guarez 16/05/2024

Mais do que necessário atualmente
Esse livro é a pura representação da necessidade da humanização dentro do sistema de saúde, como acadêmica de psicologia e funcionária do SUS, vejo de extrema relevância assuntos sobre a necessidade dos cuidados paliativos ser inserido dentro dos hospitais, ?a pessoa merecesse uma morte digna tanto quanto merecesse uma vida digna?. Tratar os pacientes com mais compaixão faz toda a difere dentro de um processo de cura e de aprender a morrer. Simplesmente não conseguia parar de ler, me identifiquei com cada nuance do pensamento da autora. Amei.

Beatriz3345 14/05/2024

A morte é um dia que vale a pena viver
QUE LIVRO SENSACIONAL! Ele vai muito além do físico e psicológico, ele toca o espiritual. Muito bonito, grifei lindas frases e com certeza indicarei-o sempre.

gsouzakr 14/05/2024

Meu novo favoritinho
Meu Deus.
eu simplesmente me encantei com essa perspectiva sobre a morte e principalmente em como desvinculou a morte de algo ruim dentro de mim.

eu simplesmente recomendaria esse livro pra todas as pessoas do mundo, todo mundo merece entender essa ?simplicidade?

me sinto com o coração aquecido.

otbraved 14/05/2024

A morte é um dia que vale a pena viver.
Sinceramente, é um livro extremamente diferente dos que eu sou acostumada a ler e até demorei um pouco, mas foi de muito aprendizado e gostei muito.

aos 12, perdi meu pai e todo o contexto de morte na minha cabeça ainda é muito delicado. principalmente por isso, é muito importante pra mim estudar sobre o assunto, mesmo que de forma sutil.
esse livro trás, com muita eficácia, a visão de uma geriatra especialista na parte terminal, suas vivências em hospitais e a morte em seus mínimos detalhes.

com muita sabedoria, a Ana Cláudia Quintana Arantes narra muitas situações importantes e que me marcaram muito durante a leitura. que privilégio que foi poder ler esse livro. recomendo muito!