A Morte é Um Dia Que Vale a Pena Viver

A Morte é Um Dia Que Vale a Pena Viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

Sofiaxzn 17/04/2024

"O ser humano tem esse hábito estranho de procurar espaços onde se sinta diferente, se possível superior em relação a outros."

Betania.ps 16/04/2024

"A vida acontece todo dia"
Que livro emocionante! Cada capítulo me fez refletir sobre minha vida e o sentido dela. A autora tem a habilidade de nos fazer pensar sobre a morte com outra perspectiva.
Recomendo para todas as pessoas, pois todas morrem.

Letícia.Felix 16/04/2024

O livro traz umas reflexões muito boas que te faz pensar sobre a vida e escolhas que você faz! Alguns momentos achei que a autora vai pra um lado mto técnico de medicina, mas tirando isso bem bom!
Ps: não leia se não estiver preparado para ter crises existenciais

Thifany 16/04/2024

Interessante, mas não cumpre as expectativas
Questões importantes sobre o processo de morrer, como encarar esse momento da forma mais natural e humana possível. Minhas expectativas eram maiores.

Thais 16/04/2024

Autoajuda glamurizada e disfarçada por sensibilidade e reflexão transcendental/filosófica. Discurso que quer parecer bonito sem visão historico social. Resumo da ópera: médica descartando a subjetividade em pensamento mediquês transformado em discurso popular.

Waldemur 16/04/2024

Que livro
Confesso que livros de auto ajuda desperta certa aversão em mim, porém este foi uma grata surpresa, recomendação de um amigo meu iniciei a leitura dele, e que livro belo, que livro necessário! Simplesmente maravilhoso, recomendo demais esta leitura.

flaviamaria 16/04/2024

Que livro incrível.

Quantos ensinamentos Ana Cláudia nos deixa a cada página.

Uma leitura com atenção e você não verá assuntos como a vida e a morte da mesma maneira.

Segue um (dentre as dezenas de) trecho que me marcou:

"O que separa o nascimento da morte é o tempo. Vida é o que fazemos dentro desse tempo; é a nossa experiência. Quando passamos a vida esperando pelo fim do dia, pelo fim de semana, pelas férias, pelo fim do ano, pela aposentadoria, estamos torcendo para que o dia da nossa morte se aproxime mais rápido.

O tempo corre em ritmo constante. Vida acontece todo dia, e poucas vezes as pessoas parecem se dar conta disso." (p.54)

Eduarda 15/04/2024

A morte é um dia que vale a pena viver
Gostei bastante, achei que fosse ser muito direcionado para pessoas da área da saúde, mas não senti isso. Traz reflexões muito validas.

NathaliaPink 13/04/2024

Não sei se refleti ou chore mais lendo este.
Comecei por indicação do meu melhor amigo, confesso que não tinha grandes expectativa, mas no meio para o final, fui só de ladeira abaixo, com meus pensamentos, claro.
O livro retrata não só a morte, como devemos falar mais dela no dia a dia, mas ações, nossas, de como vivemos e o ? por que? vivemos. Sentimentos de culpa, de previsão de tempo que só existe na nossa cabeça.
Livro engloba tantos temas necessários, trabalho, vida pessoal, empatia, compreensão, culpa, relacionamento, família,lidar com a morte, que fica até difícil lembrar de todos.
INDICO MIL VEZES!
E devia ter acredito na autora, quando ela fala que pode ser que tenhamos que fechar o livro e respirar um pouco, porque ela é muito direta.

Mari 12/04/2024

Livro muito tocante e que provoca fortes reflexões sobre a morte e sobre como as pessoas lidam com a proximidade desse evento, seja da perspectiva do paciente ou do familiar que continuará vivo. Confesso que pensei que teria uma parte mais teórica voltada para profissionais de saúde, mas não é o que se encontra na obra. A linguagem é simples e fluida e não requer conhecimento específico da área de cuidados paliativos. A obra também passa pela trajetória de vida da autora, quem compartilha momentos decisivos da vida pessoal e profissional.

Mari.Maria0 12/04/2024

Incrível
Procurei esse livro pra ler pois sempre fui muito complexada com o assunto morte. Sempre foi algo difícil de aceitar como o curso natural da vida.

A leitura do livro é bem fluída, linguagem simples e que as vezes te deixa impactado. Eu percebi que a autora escreve o livro de uma forma muito sincera mas com um toque de sensibilidade.

A Ana Claudia é uma médica que cuida de pacientes paliativos, que estão no fim da vida e no livro ela diz que na faculdade foi ensinado que "não se faz mais nada por pacientes paliativos" e assim alguns médicos reproduzem...

Mas ela traz justamente o contrário, tentando fazer o melhor para que o paciente tenha uma boa passagem para o outro plano, com isso quero dizer: realizar os últimos desejos, ver a família, minimizar a dor e varios outros cuidados.

Para além disso, ela aborda o tema "morte" de uma forma bem direta (pelo menos eu achei). Por esse assunto ser um pouco sensível pra mim, ler esse capítulo em específico (A contemplação da morte) foi como levar um soco mas não sentir a dor física.

De fato, a única certeza que temos é de que vamos morrer, mas falar sobre isso de uma forma tão direta me pegou um pouco kkkkk

Apesar de tudo, esse livro me ajudou muito com a maioria das minhas questões internas a respeito do tema. E eu consegui enxergar a morte de outra forma, aceitei a morte como uma certeza da vida.

Então se você planeja ler esse livro mas é sensível com o assunto, prepare o lencinho porque provavelmente assim como eu, vc vai se derramar em lágrimas!

Maria1691 12/04/2024

Ana Claudia é médica geriatra, especializada em cuidados paliativos, e nesse livro ela descreve como é acompanhar seus pacientes em seu processo de aceitação do fim da vida. Me identifiquei muito com sua visão artística da medicina. Ela escreve com muita sensibilidade, mas também de forma bem didática e deixa muita reflexão sobre a forma como nos relacionamos, nossas crenças e a importância do manejo da dor para permitir que os sentimentos aflorem e a morte também seja vivida.

Mickael11 12/04/2024

A Morte é um Dia que Vale a Pena Viver
A morte é um dia que vale a pena viver é um livro muito perspicaz e sensível, que descreve um tema amplo de uma forma didática e humanizada.

A autora, nos leva a profundas reflexões sobre vida e morte, o que nos proporciona uma perspectiva sobre como enfrentar esse momento.

Compassivamente, Ana Claudia, aborda esse tema tão delicado e tão pertinente.

Recomendo fortemente.

IsabellaVica 11/04/2024

É uma obra transformadora que nos faz refletir sobre a vida e a morte de forma sensível e inspiradora. Com uma narrativa envolvente, nos conduz por reflexões profundas e nos ensina a valorizar cada momento. Leitura imprescindível para todos que buscam compreender melhor a finitude da existência e encontrar sentido na jornada da vida."

Julia 11/04/2024

Obra prima.
Eu acho que todo mundo um dia na vida deveria ler esse livro, por todos os seus aspectos abordados, pela escrita e pela importância, esse livro é necessário demais. ?