A Divina Comédia: Inferno

A Divina Comédia: Inferno Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

Leandro.Argentini 16/02/2023

Clássico
Não muito à-toa é um dos grandes clássicos desse, e quem sabe, de todos os planos. Leitura quase espiritual, quase renovando nossa fé.

NicholasJade 16/02/2023

?Puro e disposto a alçar-me às estrelas.?
Simplesmente uma das melhores leituras que eu realizei na vida e que teve seu final boicoitado pelas provas da faculdade.
Dante era um GÊNIO, e, ler sua obra com uma playlist do Jesper Kyd (Assassin?s Creed Ezio) foi a melhor decisão que eu tomei para 2023.
Poeta, permeado de catholic guilty, exilado e com muito ódio e ressentimento pelos florentinos, Dante escreveu a Comédia para exaltar seus ídolos e massacrar das formas mais criativas possíveis os seus inimigos.
Desde papas no inferno a sua amada Beatriz sentada ao lado de Maria, Dante nos conduz por todos os tipos de tormentos do inferno, acompanhado de Virgilio, inspiração do autor e a figura com quem Dante teve mais química na história toda. Segue ao lado do mesmo pelas provações do Purgatório e enfim alcança sua dama, no paraíso.
Confesso que dei altas gargalhadas com as condenações arbitrárias de Dante no inferno, talvez tenha feito um bingo com meus pecados segundo o autor e tenha desistido de saber onde eu vou parar, e igualmente me prendi ao purgatório, mas a falação crente do paraíso foi a parte mais cansativa e desestimulante, mas, ainda assim, não perde o charme dantesco e vale a pena de se ler.
Recomendo muito! Clássico, né rs

Andy 13/02/2023

Finalmente terminei a leitura deste livro, após cinco meses e mais uns livros na frente ;D
Embora a jornada de Dante pelo inferno, purgatório e paraíso me tenha sido muito interessante, algumas partes foram extremamente densas, tal como citações sobre políticos e conhecidos da terra natal de Dante, o que explica a demora em termina-lo. Precisei me comprometer a ler x cantos por dia para conseguir. As notas de rodapé esclareceram muitos pontos, mas não tornaram a leitura prazerosa como um todo.

unamello 12/02/2023

Obra Prima da literatura mundial
Um livro clássico com uma leitura bem rebuscada e complicado. Esse é definitivamente uma das minhas melhores leituras e com certeza meu livro favorito!! É um livro divertido, mesmo com uma difícil leitura (e entendimento em algumas partes) ainda sim é uma excelente leitura!! Recomendo à todos a lerem a Divina Comédia.

Victória 08/02/2023

ai que livro difícil kkkk inferno faz jus ao nome, purgatório foi melhor e paraíso caiu de novo

não vou marcar como parte do desafio de fevereiro porque li 70% dele em janeiro

Nick.Chleski 04/02/2023

Leitura complexa e entediante até certo ponto
É bom para os quais tem a paciência para lidar com falas e ações confusas e uma escrita pesada e extremamente complexa, digna de encher o saco do mais refinado leitor

Vitti 02/02/2023

Rico e detalhado
Essa foi a primeira vez que optei por ler algo que não fosse um romance. Achei a leitura levemente complicada levando em conta que não é um texto do século XXI, entretanto, as notas de rodapé foram fundamentais para ajudar um leitor ?leigo? que não está acostumado com esse estilo literário.
A narrativa é interessante e o ?processo de cura? é muito bem desenvolvido. As notas também foram essenciais na hora de tratar sobre interpretações diferentes a cerca de certa fala/ação/momento.

Tiago 28/01/2023

A Divina Comédia em versos...
Eu estou extasiado após a finalização dessa leitura, que foi uma das mais desafiadores e difíceis que já li até aqui. Nem sei como resumir tanta emoção, tantos sentimentos e percepções que essa leitura me trouxe, sua magnitude é estrondosa. Optei por fazer uma leitura em conjunto com a versão em prosa, pois não estava familiarizado com o texto clássico em versos e assim a leitura seria muito mais difícil de ter compreensão e essa leitura em conjunto me ajudou bastante e pude ver que assim consegui uma fluência muito mais adequada. A Divina Comédia nos leva junto a Dante, Virgílio e Beatriz, mas não só a esses. O poeta Dante em 1300 estava perdido e ao ver um raio de sol surgindo atrás de uma colina ele acha que finalmente encontrará uma saída, mas, ao encontrar Virgílio ele irá fazer uma viagem aos três reinos dos mortos: o Inferno, o Purgatório e o Paraíso. Com Virgílio, Dante percorre o inferno e o purgatório, o Paraíso é a cargo de Beatriz. No Inferno acompanhamos Dante pela cidade dolente e o doloroso asilo onde penam os pecadores e seguimos pelos degraus da montanha do Purgatório onde os convertidos e arrependidos estão na expiação dos seus pecados e assim entramos no Paraíso onde os santos comungam o bem eterno. O Inferno aqui é escuro, mal cheiroso, terreno ardil, as vezes quente ou gelado e cheio de seres inimagináveis, muitos já conhecidos de nossa literatura. No Purgatório há uma imensa penitência, degraus e mais degraus, onde há muitos no arrependimento em meios a seus castigos dolorosos. No Paraíso, há luz, alegria, música, harmonias, e em meios as esferas celestiais encontraremos muitos nomes conhecidos enquanto contemplamos por último a Glória de toda a Criação e o mais alto de todos. Muitos personagens aqui surgem, muita coisa é explicada, muitos questionamentos são feitos, muita contemplação é apresentada, muitas emoções se apresentam e só aqueles que se abrirem a leitura poderão experimentar cada uma delas...

Tiago 28/01/2023

A Divina Comédia em prosa...
A obra de Dante é magnífica, fiz uma leitura em cojunto com a versão em versos para que eu pudesse aproveitar melhor toda a obra. Aqui um poeta, chamado Dante, lá no ano de 1300 está desorientado e quando vê os primeiros raios da aurora atrás de uma colina ele finalmente acha que encontrará o caminho de volta. Ao se encontrar com Virgílio, ele vai percorrer os três reinos do mortos: o inferno, o purgatório e o paraíso, o que encontra lá, todos devem saber ao se permitirem uma leitura. Optei por essa tradução em prosa, porque a mesma serve como uma porta de entrada para a leitura original, ou seja, quando não estamos tão familiarizados com o texto clássico, e aqui nós temos uma forma de deixar mais facilmente compreensível a nós leitores. Aqui, eu pude me preparar e assim encarar a versão em versos e ver que ela fluiu bem melhor...

Wania Cris 25/01/2023

Clássico
Grandioso em vários sentidos. Achei que seria uma leitura difícil, mas, fluiu bem. Deveria ler novamente, mas, não sei se terei tempo

Anna.Clara 23/01/2023

Clássico dos clássicos
O livro é realmente bom. O que pega nele é linguagem e a quantidade de nomes de lugares e pessoas. Ele é bem detalhado. É um livro que vale a fama de ser bom

Raquel726 22/01/2023

Legalzinho
Achei que ia gostar mais mas, não gostei tanto não. Achei bem chatinho pra falar a verdade. Não sei se é essa adaptação o se é a história mesmo. Talvez eu dê outra chance pro livro original algum dia.

juliana ;) 20/01/2023

apesar dos pesares, eu gostei do livro!
só tenho um comentário:

?ainda bem que eu sei ler hieróglifos, aqui diz KXKSKALAN?

quem já leu vai entender a mensagem