A Divina Comédia

A Divina Comédia Dante Alighieri

Resenhas - A Divina Comédia

elisaspa 16/02/2022

uma leitura escolar que (milagrosamente) gostei
o dante tem um valor grande pra minha escola, então decidiram que teríamos que ler esse livro. achei que seria uma chatice, mas no fim achei bom. essa versão é adaptada pq é muito difícil entender os poemas, então foi adaptado do poema pro texto. a única critica é que eles passam muuito tempo no inferno (praticamente metade do livro) e o paraíso é só no último capítulo. mas recomendo esse livro, é um clássico que todos deveriam ler!!

gigi 14/02/2022

Interessante
Li essa versao mais para matar a curiosidade de como era a história desse clássico, acho que vale a pena para quem quer conhecer de forma sucinta a trilogia de dante

andyelivros 13/02/2022

Divina Comédia!
Em comemoração aos 700 anos da morte de Dante Alighieri (1265-1321), a Ateliê Editorial reedita a Divina Comédia, uma das obras-primas da literatura mundial. E reedita mantendo o texto e o projeto gráfico inovador da edição anterior (leitura descendente nos círculos do Inferno e leitura ascendente no Paraíso). Além de trazer de volta a primorosa tradução do erudito italiano João Trentino Ziller publicada originalmente em 1953, em Minas Gerais ? a presente reedição do poema oferece as ilustrações de Sandro Botticelli, perdidas durante séculos e identificadas somente na década de 1980. Tradução e Notas: João Trentino Ziller Apresentação: João Adolfo Hansen Notas à Comédia de Botticelli: Henrique Xavier Ilustrações: Sandro Botticelli

Maria 06/02/2022

Leitura árdua...
A leitura é bastante complicada, seja pela forma poética em que escrita a obra, seja pelas referências a personagens históricos que não conhecemos e exigem esclarecimentos do tradutor, daí porque a nota atribuída refere-se muito mais à limitação da leitora do que a obra em si.
No geral, a edição peca ao trazer esclarecimentos em trechos óbvios, manter as notas ao fim dos cantos (exigindo do leitor um ir e vir cansativo), bem como por se debater sobre questões referentes à tradução, que não apenas, ao meu ver, não facilitam a interpretação, como ficam aquém de uma análise séria acadêmica (o que é esperado, já que se trata de edição popular, não para estudos aprofundados).
Vale a leitura, mas necessária persistência.

Gabrielsouza1378@ 05/02/2022

Dante escreveu sobre sua época, mas também problematizou temas que transcendem o espaço geográfico e histórico. Dante foi um agudo examinador da condição humana, por isso que ele é um clássico, lê-lo nos mostra o paradoxo de nossas tensões, limites e de nossas infinitas possibilidades.

juuh.carol.3 05/02/2022

Clássico italiano para público juvenil
A divina comédia é um livro que se passa em três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso, explicando o que o autor encontrou neles em sua passagem por cada um. Ele é guiado aos dois primeiros por Virgílio, autor de Eneida, e encontra muitas figuras da bíblia e da mitologia.
Dante explica os três da seguinte forma: O purgatório seria o meio do caminho, onde as pessoas esperariam para serem encaminhadas ao Inferno ou ao Paraíso e o retrata como o "reino do perdão". O inferno é o destino dos maiores pecadores, que não possuiam a chance do arrependimento, tamanhos erros haviam cometido. E o paraíso é o local das pessoas boas em vida e, assim como os anteriores, também é dividido em diversas partes.
Não posso explicar muito mais do que isso, pois a adaptação que li é muito fininha e conta rapidamente sobre locais e os motivos pelos quais as pessoas eram levadas para lá. O inferno é onde tem mais ramificação e mesmo o livro sendo pequeno eu tive que ler três vezes essa parte para conseguir prestar atenção.
Eu recomendo que leiam a obra original, pois é mais completa. Não a escolhi pois é narrada em cantos, em forma de poema e eu sempre tive dificuldade para ler esse tipo de livro, pois me perco fácil. O livro que eu li, adaptado por Cecília Casas, é em formato de romance, pois é direcionado ao público juvenil. Mas, se forem como eu, não percam a oportunidade de ler um clássico como esse, mesmo que adaptado.

site: https://www.instagram.com/p/BemCLHpBEEO/

Alisson 03/02/2022

Beatriz e a faca da cozinha
Inferno e purgatório são partes muito interessantes, mas o paraíso... Beatriz é mt chata rsrsrs muito embora as passagens referentes à Maria e aos tronos ao redor dela sejam belíssimas...
Não entendo o pq de certas figuras de outras mitologias serem condenadas ao passo que outras são exaltadas (como Apolo)... o Cristianismo condena TUDO o que tem a ver com outros deuses...
Esta versão específica conta com uma tradução bastante dificultosa, embora seja a mais fiel ao original, e certamente deve chover de pseudointelectuais fazendo resenhas sobre o quão maravilhosa ela é... risos...
Em um livro com tantos personagens históricos é bem fácil se perder e perder, com isso, muito do peso de cada sofrimento a que cada um padece... mas vale a pena.
Se não fosse Beatriz e seu blá blá blá monótono eu daria 5 estrelas...

ViniciusM. 30/01/2022

Obra prima
Melhor livro que eu já li, Dante é sensacional e a leitura é super fluida, o canto 3 é simplesmente uma das melhores coisas já escritas.

vflocatelli 29/01/2022

a ironia do destino é realmente uma divina comédia
Um dos livros mais difíceis que eu já li, se não O mais. Comecei-o porque meu amigo não parava de falar sobre o RPG do Cellbit, onde o personagem Dante - ironicamente - tem grande afinidade com a obra.
Confesso que fiquei irritada com as excessivas referências bíblicas ou católicas, Dante me lembrou de um crente, mas, por conta de descrição tão minuciosa eu conseguia praticamente ver os cenários na minha frente. Com certeza vou entender mais sobre essa jornada ao passar do tempo.

Pudim.Frango 23/01/2022

"A ironia do destino é realmente uma Divina comédia..."
Minha história com este livro é engraçada. Tudo começou com um personagem de uma série de RPG, e passou a um dos livros mais marcantes da minha vida.

Bom, tive interesse justamente por cont deste personagem, e depois de um pouco de pesquisa, fiquei mais interessado, e ainda no mesmo dia, entrei no YouTube e um vídeo: 9 motivos para ler Divina Comédia. Foi o que me deu a certeza que deveria ler

Alguns dias depois, fui com uma amiga até uma livraria, perguntei sobre o livro, mas não tinha nenhum exemplar à venda.

Ficamos mais um pouco vendo outros livros, e logo quando saíamos uma vendedora aparece correndo com um livrinho na mão: "Acabou de chegar, o moço mal desembalou. Eu, bobo nem nada, fui ver quanto custava o bendito, e por fim, tinha dinheiro para pagar. Mas nossa, como eu não esperava a dificuldade desse livro.

Inferno: Abandonai a esperança vós que entrais.

Para muitos, a melhor parte da Comédia, mas por estar me adaptando ao ritmo da leitura, sinto que perdi muito da mensagem que estava presente alí. Que é incrível, certamente, e conseguia imaginar tudo o que se passava com cores e sentimentos, era fascinante e aterrorizante ao mesmo tempo. E claro, Virgílio. Grande personagem que trouxe o melhor personagem para essa obra. Talvez até pelo fato de me apegar tanto a ele que não gostei do papel da Beatriz no livro.

Purgatório: Por que te distrais assim a ponto de afrouxares teus passos? E que te importa o que murmura essa gente?

Como me encantaram essas páginas tão vívidas, e mais sobre a amizade tão rápida criada entre Dante e Virgílio. Ver todo o sofrimento em busca de perdoar os próprios erros era um tanto quanto admirável, mesmo sabendo que não tinham outra opção. "Ver" tantas almas era uma sensação estranha, e me fez refletir, e assim se tornou minha parte favorita.

Paraíso: Não acreditais, portanto, dona Maria e seu José, que o juízo divino já está decretado ao verdes alguém roubando e outro dando esmolas, pois pode suceder que o primeiro se reerga e o segundo caia.

Talvez simplesmente não tenha palavras para descrever. Não sei se era muita expectativa ou falta de Virgílio (apesar de Beatriz se mostrar incrível), mas foi... Diferente, talvez estranho.

Digo de passagem que eu dou 4.5 agora, pois afirmo que não entendi mais de metade da obra, talvez daqui um tempo, quando estiver relendo, perceba coisas que deixei passar e volte para comentar, e claro, melhor avaliar essa perfeição em forma de livro.
vflocatelli 29/01/2022minha estante
também li por causa do rpg!!

Pudim.Frango 29/01/2022minha estante
Hsushsauhd, aí ss

purestxheroine 22/01/2022

aventuras de dante
aqui findou minha inspiração; mas o amor ? esse que move sol e estrelas ? tomava já as rédeas do meu querer, guiando-o a seu talante.

Gabimelos 21/01/2022

Divina Comédia
1) o livro é bom, mas a leitura é mto complicada, precisa de muita atenção e a narrativa se da por poesias.
Dante está perdido na vida e Virgílio (um poeta) aparece e se oferece a tirá-lo dessa perdição guiando ele pelo INFERNO e pelo PURGATÓRIO, e quando chegarem ao paraíso Beatriz (a mulher que Dante amava irá guia-lo).

Paula Renata 08/01/2022

A visão do inferno em poesia
Como uma pessoa consegue relatar as dores e sofrimentos do inferno em poesia? Dante conseguiu!
De poesia o inferno não tem é nada! O relato de Dante nos serve de alerta para mudarmos as nossas ações e os nossos corações antes que o inferno seja a nossa última estação dessa viagem chamada VIDA.

Ed Carvalho 17/12/2021

Minha primeira epopeia
É sem dúvidas um livro maravilhoso, com uma cosmologia fantástica e interessante, porém de leitura difícil e cansativa. As notas, ao mesmo tempo que atrapalham o andar da leitura, são muito muito úteis. Os textos de introdução aos cantos são muito necessários para uma melhor compreensão do texto. Achei muito interessante a associação da mitologia greco-romana com o universo do cristianismo cristianismo e seus personagens históricos, mas as partes que citam os personagens de Florença e outros semelhantes não fazem muito sentido para o leitor contemporâneo, mesmo que as notas ajudem a entender quem foi cada um. Por fim, sinto-me satisfeito por ter conhecido esta obra clássica da literatura.