A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells




Resenhas - A Guerra dos Mundos


595 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |


Jellinek 27/08/2023

#recomendo #ficçãocientífica #horror #aventura #emocionante
**************************************************************
comentários(0)comente



Patricia 20/08/2023

Quando assisti o filme Guerra dos Mundos, pensei que o filme devia ter alterado muitas coisas, para fazer ele mais complexo do que o livro. Mas fiquei surpreendente feliz ao descobrir que, embora o filme tenha sim alterado algumas coisas, a essência do livro estava toda ali. A complexidade da história veio do livro. E essa descoberta foi maravilhosa, pq sinceramente estava esperando uma história mais bobinha e bem menos sangrenta. O livro é maravilhoso, as melhores partes do filme existem no livro, e o melhor de tudo é que não tem nenhuma garota histérica gritando o tempo todo. O livro é simplesmente perfeito.
comentários(0)comente



Taíse Cost 16/08/2023

Se não fosse um clássico, seria uma leitura mediana
Bom, eu, particularmente, não gostei do livro. Isso deve-se, também, ao fato de que eu não curto ficção científica. Comecei o livro, pois soube que na época que a obra foi adaptada para o rádio, na década de 1930, as pessoas realmente achavam que a história era real e entraram em pânico. Como eu gostei da curiosidade, comecei a ler o livro. A leitura em si, foi bem arrastada. O narrador se concentrou muito em descrever as situações que ele passava e eu acabei ficando perdida, o livro se resume a isso, basicamente. Porém, eu entendo e aceito o porquê do livro ser tão famoso e considerado no meio literário, o livro é um clássico e para época em que ele foi escrito, realmente, é uma história interessante que abriu as portas para os escritos sobre ficção científica ou temáticas do gênero. 

No fim, eu achei um pouco sem graça os marcianos terem morridos por causa das bactérias do nosso planeta nos quais eles não tinham nenhuma imunidade (Spoiler), mas é sobre isso...


Faixa etária: +12
comentários(0)comente



N.I.X. 15/08/2023

Uma obra-prima acessível a todos os públicos
Primeiro, uma curiosidade...
Um radialista estadunidense fez a leitura de A Guerra dos Mundos durante o Halloween e causou um surto coletivo, várias pessoas acreditaram ser verdade (mesmo que ele repetisse várias vezes que era fictício). Parte dessa histeria se deu pela linguagem de cunho informativa que o livro traz, muito parecida com um jornal.

Sinopse: este não foi o primeiro livro sobre marcianos, mas foi o primeiro em que marcianos não vieram em missão de paz ou como grandes salvadores. Além dessa premissa inovadora na ficção científica, toda a motivação dos alienígenas é posta em paralelo com a humana, não como forma de humanizá-los, mas como forma de nos demonizar.

Não dei 5 estrelas porque a diagramação foi horrível, parece que quem desenhou nem sequer leu. Marcianos devorando a cabeça de um humano? Nunca fizeram isso no livro inteiro. Fora que os desenhos por vezes aparecem antes mesmo do assunto ser abordado, dando spoilers irreais ou até verdadeiros. Mas, como não costumo baixar apenas por diagramação, não acho que essa seja a melhor obra de Wells pela alta carga descritiva, o que na verdade era uma característica importante considerando que se tratava de algo irreal.

Sobre as críticas que o livro recebem sobre atacarem apenas Inglaterra, sobre os marcianos serem burros para perderem para o ser mais insignificante etc., são minúcias importantes. Os marcianos eram tão prepotentes quanto a humanidade quando entra em um habitat novo e se acha imbatível. Fora que a Inglaterra era a maior potência bélica mundial. Por onde começar senão destruindo o maior perigo para eles?

Todas as nuances de Wells para a época, 1898, são perfeitas. Se esse livro fosse adaptado para a época de hoje, precisaria de grandes modificações para convencer.
Um dos pontos que mais gosto é a biologia empregada na obra, sendo os marcianos uma especie evolutiva derivada da espécie humana mas completamente diferente da nossa. E além disso, predadores naturais dos nossos parentes mais próximos em Marte.
Yulee Zin 15/08/2023minha estante
Essa história do radialista (quase xará de sobrenome do autor kk) é tão bizarra que tem até no livro didático da matéria de Comunicação do meu curso


Yulee Zin 15/08/2023minha estante
Ouvi a versão em português dessa radionovela, a cena da invasão parece um Plantão da Globo, não me admira os gringos terem caído


N.I.X. 15/08/2023minha estante
Pior que parece muito um jornal! Quem não gostar de ler jornal, vai odiar o narrador. Ele detalha tudo com muita precisão e objetividade (inclusive quando ele surta kkkkkkk)


N.I.X. 15/08/2023minha estante
E no final do livro tem a transcrição de uma entrevista que Orbn Welles e Herbet Wells participam falando sobre o ocorrido. A entrevista é de 1940


Yulee Zin 15/08/2023minha estante
Pena que na versão do box da Pandorga não tem a entrevista... Algum dia eu compro da Suma, mesma coisa com Drácula da Darkside


N.I.X. 15/08/2023minha estante
O triste é a diagramação e imagens da Suma. Tenho o box da pandorga tbm


Davi785 16/08/2023minha estante
Só me deu mais vontade de ler kkkk


N.I.X. 16/08/2023minha estante
Amigo, é muito bom! Na verdade, todos os livros que li dele são ótimos


Davi785 16/08/2023minha estante
Vou dar uma olhada depois, muito obrigado




Victorwyk 07/08/2023

A história é bem escrita e por saber que se trata de uma das primeiras envolvendo invasão alienígena fica ainda melhor, além disso o autor consegue manter a história tensa mesmo quando não há nada acontecendo, o início é um pouco lento, mas importante para uma ambientação dos fenômenos que virão a acontecer, além do mais, saber sobre os aliens costuma ser deixado de lado, anatomia, alimentação, costumes mas é tratado um pouco no livro, os ets sobreviverem ingerindo sangue direto em suas veias faz uma alusão a parasitas realmente, mas toda a história os mostra como um possível "ápice da evolução" já que são seres que são descritos como não tendo necessidade de dormir e podendo literalmente vestir um corpo novo, ex: o tripé q utilizam na invasão, fora que o protagonista os descreve como cérebros que podem fazer essa mudança a Bel prazer. Não ter uma noção da situação de marte nos leva a entender que talvez tenha ocorrido possível escassez de recursos, já que não consigo ver outro motivo para saírem de uma localidade que já estavam habituados.
O fim deles é bem +-, morrer de doença parece uma forma ruim de por fim a história, porém faz total sentido, não havia como eles estarem habituados aos microorganismos da Terra, assim como as plantas que trouxeram, ao que parece não havia formas de vida assim em Marte, ou não eram relevantes para os marcianos (como algumas doenças não são para nós).
No fim a história é boa e intrigante, me deixou reflexivo quanto ao futuro da humanidade.
comentários(0)comente



Metalfj 29/07/2023

Diferentes ataques
Bom... o que dizer? Há duas adaptações cinematográficas do livro: uma dos anos 50 e uma mais atual dos anos 2000.
O que acontece é a adaptação atual é beeeem diferente do livro - pois se passa em uma época diferente da relatada no livro - o que deixa com um ar menos contrastante (o livro se passa no começo do século XX e o filme se passa no século XXI) - confesso que não assisti a adaptação dos anos 50 ainda.

Apesar da adaptação ser diferente o plot básico é o mesmo, no entanto prefiro muito mais o livro, ele é mais sólido, interessante e muitas vezes angustiante de se ler pois a impressão que dá é que a sociedade de fato tomou na tarraqueta...

Vale a pena muito ler!!!
comentários(0)comente



AnnaBer 21/07/2023

Diferente do esperado
Como um livro tão comentado, fiquei curiosa. Acredito que, para realmente aproveitar a leitura, é necessário ter em mente sempre que foi um livro escrito em 1898.
O livro apresenta uma boa premissa, bons momentos e teorias interessantes para a época.
Não gostei muito da leitura, pois a achei arrastada e lenta. Não me identifiquei com o estilo, ainda que tenha achado que valeu a pena ler.
Não leria novamente, tampouco indicaria para todos.
comentários(0)comente



Junior Rodrigues 20/07/2023

"O que somos nós?"
Outro grande clássico sci-fi do inicio do século XX mostra a genialidade e criatividade de H.G Wells, já que traz outro tema que permeia nosso imaginário: existe vida fora do Planeta Terra?
A trama é densa e obscura mostrando uma invasão extraterrestre e tudo o que isso ocasiona para os humanos e é interessante ver que uma obra de mais de um século ainda reverbera e tem sua importância, seja pelo gênero ficção ou pela história que traz, já que fala sobre como as pessoas lidam com algo estranho e a maneira que reagem ao desconhecido.
H.G. Wells é um escritor que gosta de ação e isso é visto desde o inicio com uma sucinta introdução e após vem todos os acontecimentos, como li recentemente Sob a Redoma tive uma percepção de que King usou algumas coisas desse livro e aprimorou ainda mais colocando sua assinatura.
Falsa sensação de segurança, mesmo com a iminente ameaça chegando mostra que os humanos não mudaram muito nesse mais de um século entre a publicação dessa obra e 2023. Além disso fala muito sobre como a mídia (nesse caso em particular, os jornais) tem influência direta nas consequências para quem a tem como única fonte de informação.
Interessante que ele traz aqui pensamentos que compartilhou também no livro A Máquina do Tempo e para quem conhece a obra vai perceber que existe uma preocupação dele com a humanidade e suas nuances.
Ao finalizar esse clássico percebo o quanto o trabalho de Wells ainda ecoa nos dias de hoje com uma visão aprofundada sobre o ser humano, mesmo falando sobre ficção cientifica.
Recomendo!
comentários(0)comente



Donizeti 17/07/2023

Um livro a frente do seu tempo
Pensar que esse livro foi escrito em 1898 é um absurdo. H.G. Wells apresenta uma visão totalmente peculiar sobre os marcianos, a forma como eles são retratados frente aos humanos, suas tecnologias avançadas e sua forma de adaptação foram muito bem trabalhadas na história. Eu achei muito engraçado ver os humanos esperançosos acreditando em seus armamentos sendo sequenciado por uma total frustração e desespero, outro ponto forte é que nessa época a informação circulava muito lentamente, os marcianos chegavam para tocar o terror antes dos alertas enviados por telegramas kkkkk.
O desfecho da história foi muito prazeroso, eu mesmo não esperava os acontecimentos finais, posso dizer que fui surpreendido.

A única coisa que incomoda é a forma como o autor fala da localização das cidades, para quem não conhece a região é bem confuso, porém não é algo que torne impossível o entendimento, mas concordo que dificulta um pouco.

A edição que li foi a da editora Suma e por ser ilustrada passa uma ambientação incrível da história, não conheço as outras edições, mas com certeza indicaria essa pois vale muito a pena.
comentários(0)comente



gabspittol 12/07/2023

Após longos dias consegui concluir minha leitura. Por se tratar de uma ficção científica, estilo que não estou habituada a ler, senti dificuldade em visualizar todas as descrições feitas ao longo do livro, principalmente sem associar a imagens já usadas em filmes e séries. Guerra dos mundos, inclusive, inspirou vários filmes! E eu tenho um interesse meio temeroso sobre o assunto alienígena, mas a grande curiosidade em ler o livro foi mais por causa do pânico que ele causou em 1938, se não me engano, quando uma “encenação” do relato foi ao ar em um programa de rádio e causou pânico e histeria em Nova Iorque. Como boa jornalista que sou, a história me causou curiosidade e veio a vontade de ler.
O livro foi publicado em 1898, se não me engano, mas durante a leitura isso não faz tanta diferença e eu confesso que fiquei surpresa ao perceber a qualidade da ficção científica escrita naquela época. Não sou especialista no gênero, mas o livro é bem descritivo, bem escrito e tem razão de ter se tornado um clássico. Recomendo muito a leitura, até para quem busca sair da zona de conforto, como eu.


site: https://www.resenhasdagabs.com/
comentários(0)comente



@tigloko 09/07/2023

Como se lida com uma invasão alienígena?
Um livro com um começo bem dinâmico, até para os padrões da época. Muito frenético, sem perder tempo em estabelecer a ameaça dos Marcianos. E o perigo constante, o aspecto sombrio da invasão, elementos que não acreditei que se manteriam ao longo do livro, foram sempre colocados nos pensamentos de medo do protagonista e nos momentos de batalha até o fim.

Gostei das partes em que o autor trabalhou a desinformação durante a invasão. Mesmo levando em consideração a comunicação limitada, as pessoas escolhem não acreditar, ainda que com provas incontestáveis, é genial essas partes. Até a reação das autoridades ao caos é realista no livro.

Eu não enxergava como seria possível derrotar essa ameaça, tendo em vista o poder avançado dos Marcianos contra o armamento terrestre. Mas a sacada do autor, algo plantado desde o início da história, fez muito sentido com o que vinha sendo apresentado. Gostei do desfecho ser mais realista do que algo mais mirabolante, mesmo sendo uma ficção-científica.

Abaixei uma estrela pela segunda parte do livro, senti ela mais parada em relação a primeira. Mesmo assim gostei muito do livro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Naienne1 07/07/2023

Compre um mapa para ler
Gostei do livro, mas achei que ia precisar de um mapa pra ler kkkk TEM MUITO LUGAR E TRAJETO, isso deixou um pouco arrastado pra mim.
O autor traz todo um clima de tensão que me convenceu 100%. O final me surpreendeu porque eu gostei demais, achei que faltando tão pouco para o livro acabar não teria uma resolução que fizesse tanto sentido, mas teve.
comentários(0)comente



GIZ 06/07/2023

O livro traz uma história sobre invasão alienígena da terra. Uma leitura bacana, rápida, que nos leva a pensar em como reagiriamos se isso ocorresse de verdade. Como seria lidar com a prepotência humana dentro de um quadro tão adverso.
comentários(0)comente



Mateo Vega 04/07/2023

Neh
Esperei pelo ápice que nunca chegou, esse final foi bem decepcionante...Mas recomendo a leitura há muitos pontos fortes...
comentários(0)comente



595 encontrados | exibindo 91 a 106
7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 |