A Guerra dos Mundos

A Guerra dos Mundos H. G. Wells

Resenhas - A Guerra dos Mundos

Maria Beatriz 12/09/2021

Leitura mais lenta....
Mas é um bom livro, muito diferente do filme em alguns aspectos e muito parecido em outros. Com a narrativa em primeira pessoa é como se o autor estivesse contando a história e ele fosse personagem,com poucos diálogos. Não sei em qual versão os marcianos são mais espertos e cruéis, mas são igualmente mortíferos. Enfim a leitura é boa, mas tem que ter paciência para ler pois ela acontece de forma bem lenta.

Marcelo1108 19/03/2023

Tema muito atual, nos faz pensar na fragilidade do ser humano e na vulnerabilidade de nosso planeta. Sim nós achamos os donos do universo e isso nos deixa sem perspectiva para as coisas vindouras.

cattjubs 26/11/2021

Não faz muito meu estilo
Não me diverti muito lendo, li mais por conta da escola mesmo. É ficção científica, mas não me prendeu muito, apesar de muitas pessoas adorarem esse livro

O Tolo de Amarelo 26/06/2023

Ler para jamais esquecer
Esse livro merece os elogios que coleciona. Tem um ótimo ritmo desde suas primeiras páginas, uma escrita direta ao ponto e momentos muito tensos.

É loucura total. A humanidade perdida em sua própria confusão enquanto os alienígenas devastam com tudo. O que pode dar certo pra nós?

O final também é impecável. Não esperava por essa.

Matheus.Augusto 21/02/2023

O livro impressiona por ser escrito ainda no final do século XIX, tendo influenciado a ficção científica posterior.

Paulo 18/01/2022

neo 01/02/2022

Essencial para amantes de ficção científica
Apesar de trazer frequentemente pontos relacionados a geografia da Inglaterra (dificultando a leitura). Nesse livro, H.G. Wells descreve o terror de Londres atacada por Marcianos de uma forma ESPETACULAR. Para quem gosta do gênero de ficção científica, a leitura é se torna obrigatória por ser um clássico que demonstra de onde surgiu o terror e o medo provocado por seres superiores aos humanos.

?Pois os homens não vivem, nem morrem em vão.?

Anita 07/09/2023

" - Por que essas coisas acontecem? Que pecados cometemos? A missa da manhã tinha terminado, eu caminhava pela rua para clarear a mente para a tarde, e então...fogo, terremoto, morte! Cimovse fosse Sodoma e Gomorra! Todo o nosso trabalho destruído, todo o trabalho... O que são esses marcianos?
- O que somos nós? - perguntei-lhe, limpando a garganta."

Por gostar de ficção científica fiquei animada para ler, mas não consegui me conectar muito com o livro.
A história é muito boa, amei a forma que os aliens atuam, e por mais rápido corrido que seja, gostei do final que tiveram também. Também gostei sobre como falam sobre a insignificância do ser humano e suas rotinas monótonas.
Contudo, não consegui me conectar muito com nenhum dos personagens, o que tornou a história um pouco lenta.

Gabi Mercês 01/03/2022

Finalmente li esse clássico! Uma história rápida e dinâmica e que te deixa curioso para saber o final

Natalia 31/10/2013

A Guerra dos Mundos é um livro escrito pelo britânico H. G. Wells (1866- 1946), publicado pela primeira vez em 1898. A história é uma ficção científica, gênero cuja invenção muitos atribuem ao próprio Wells.

O romance se passa em junho de algum ano entre os "últimos anos do século XIX", segundo consta no livro, na cidade de Londres e seus arredores.

O livro fala da vinda dos marcianos à Terra, e a guerra que se seguiu. Tudo começou com a queda de um cilindro, de onde saíram os primeiros marcianos, que começaram a construir diferentes máquinas e atacar a vida terrestre. Eles tinham como armas raios de calor (o que hoje chamaríamos de raios laser), a liberação de uma fumaça preta altamente mortífera, e além disso também trouxeram uma erva vermelha que tomou conta da cidade londrina e seus vilarejos.

As personagens não são de muita importância nesse livro. O narrador é uma das personagem principais, junto com os marcianos, mas nem seu nome sabemos. Só o que nos é informado é sua profissão de autor de livros com teor filosófico. Ele nos conta essa história apocalíptica como se estivesse relatando tudo a um visitante enquanto tomam o chá das cinco.

"Na primeira parte do livro, desviei-me tanto de minhas próprias aventuras para contar as experiências de meu irmão que, ao longo dos dois últimos capítulos, eu o vigário ficamos escondidos na casa vazia de Halliford, onde nos refugiamos da fumaça preta. Vou retomar dali." pg. 135
Como vocês podem ver no trecho acima, outras personagens são o irmão do narrador e o vigário, além de um artilheiro. Porém, como disse, o que importa mesmo é muito mais a humanidade como um todo, talvez a razão pela qual nenhum deles tenha nome.

Com as memórias do irmão e suas próprias experiências, o narrador vai nos contando como fugia dos marcianos, como foram seus encontros com eles, e o que aconteceu a outras pessoas, em outros momentos.

A história é dividida em dois "livros", o que é mais comumente chamado de "partes". O primeiro é "A Chegada dos Marcianos" e o segundo "A Terra em Poder dos Marcianos". Há muita descrição, mas não de uma maneira enfadonha. Afinal, quando um autor nos apresenta algo novo, ele precisa descrevê-lo bem para que possamos visualizá-lo, e temos que ter em mente que este livro foi escrito num tempo que carroças ainda eram amplamente usadas em plena Londres. As pessoas não estavam acostumadas a ler histórias de alienígenas.

Eu gostei de ler o livro, matei minha curiosidade que tinha surgido quando já há um tempo eu descobri que o filme que eu tanto gostava (o dirigido pelo Steven Spielberg, com o Tom Cruise e a Dakota Fanning) tinha sido baseado num livro. Eu não fiquei superempolgada com a história, achei-a bem plácida. Em nenhum momento eu me senti angustiada com os marcianos. Só mais para o fim do livro que houve partes mais, digamos, "tocantes". Felizmente o livro flui bem, não é nada pesado.

Queria fazer uma observação sobre a diagramação da edição que li. No começo de cada página tem um desenho da cidade e uma máquina marciana, e a cada página que passa ela parece avançar. Achei muito legal e criativo (veja as fotos no meu blog, link abaixo).

Como eu acabei de dizer, eu gostei de ter lido A Guerra dos Mundos. Afinal é um clássico, e bem interessante. Recomendo a todos que gostam de ficção científica e de histórias fantásticas, até mesmo existencialistas.

site: http://livre-queda.blogspot.com.br/

Marcelo Martins 20/01/2023

Me prendeu
Muita gente fala que Wells é um excelente contador de histórias. Eu estou de acordo. Li A Máquina do Tempo e me prendeu. Achei muito bom. E não foi diferente com A Guerra dos Mundos.

No meu ver, a história não teve enrolação. Dado que o livro foi inicialmente publicado em 1898, o cenário de defesa contra uma invasão alienígena à época era limitadíssimo. O material bélico da humanidade ainda pouco se desenvolvera. Nota-se cavalos e charretes sendo mencionadas no livro. O avião ainda não havia sido inventado, tampouco para fins militares. Realmente, um cenário desesperador de imaginar.

Uma narrativa muito bem construída, bem desenvolvida e que tem seu clímax e um bom desfecho. Não é tão fácil encontrar um livro que tenha uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento e desfecho tão coesa.

Para mim, foi uma ótima experiência. Li em 3 dias. Recomendo.

Leandro 29/05/2017

A Guerra dos Mundos - Diário de Seriador
Clássicos não envelhecem, são sempre importantes para seguir espalhando seu conteúdo e apresentando algo bem feito para novos leitores. Afinal, são clássicos e justamente por isso temos de conhecê-los.

A Guerra dos Mundos, de H. G. Wells é um desses livros que deveriam ser lidos pelo menos uma vez na vida por todo amante da ficção científica. Independente de seu interesse nos filmes, o livro apresenta uma visão completamente inovadora para seu tempo de uma temática que hoje parece batida, mas que nem sempre foi assim.

Para continuar lendo, acesse Diário de Seriador!

site: http://www.diariodeseriador.tv/2017/05/livros-resenha-guerra-dos-mundos.html

Kaio.Kaio 26/04/2020

Acabei de lê
São poucos os livros que eu pego e não paro de lê, e esse por mais que eu já conhecesse e tenha filme, e mais ou menos do meio para o final do livro você esquece que se trata de uma ficção e começa a pensa... "É se isso acontecesse ?"

Fernando.Andrade 11/05/2020

Um clássico da ficção científica que inspirou diversos livros e filmes. HG Wells escreve de uma maneira muito fácil. Excelente livro para entender um pouco sobre a cultura global.