Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

Ana Maria 03/02/2020

Excelente
Quando iniciei a leitura de Boa Noite, fiz mais por conta de me ver na protagonista. A mesma trocou de cidade para fazer faculdade e estava tendo seus grandes momentos de liberdade, mas se engana quem pensa que o livro fala sobre isso.
Boa noite é uma espécie de alusão ao Boa Noite Cinderela. Neste livro somos jogados a uma realidade de muitas mulheres na engenharia, o machismo. Quem cursa qualquer engenharia sabe, nosos valores e nossa inteligência é colocada a prova em todos os instantes e com a Alina. Em um momento vemos o seguinte comentário: "É isso que dar deixar mulher entrar na engenharia da computação", um comentário desse faz parte da realidade de muitas.
Enfim, Pam Gonçalves teve o seu grande acerto com esse livro. Em diversos momentos eu quis entrar e bater no homem com as minhas próprias mãos. Esse livro fala muito mais qie crescimento pessoal, fala do machismo estrutural que sofremos todos os dias.
Pam Gonçalves tem uma leitura dinâmica que flui facilmente e nos deixa instigado a ler cada vez mais.

bellaamarals 05/02/2020

Impactante
Boa Noite – Pam Gonçalves

Eu estou completamente impactada.

Sempre adoro ler histórias que se passam no Brasil e esta não foi diferente. Me identifiquei muito com Alina e também com a Manu. Pam conseguiu juntar em suas personagens lutas que todas nós passamos diariamente.

Fui totalmente surpreendida pelo enredo – comecei a ler o livro sem, ao menos, ler a sinopse – pelas personagens e pela escrita da Pam. Ela conseguiu tratar assuntos seríssimos de forma leve e fácil de entender e ainda no deixa querendo mais. Este é com certeza um livro que eu sairei panfletando pra todo o booktwitter.

Aliel 13/02/2020

No início não gostei dos acontecimentos e nem dos personagens, achei fraco e sem graça, mas me forcei a continuar e no fim valeu o esforço, apesar de não ter me ganhado totalmente a autora no fim soube abordar um tema denso. É uma leitura relativamente rápida.

Srtadd 14/02/2020

Boa Noite é livro bem previsível, mas que passa uma mensagem muito importante como o assédio e o estupro no meio estudantil.
Apesar de que Alina e o restante dos personagens não serem tão atrativos (a única que eu achei interessante foi a Manu), a leitura é bem fluída e rápida de ler, e por conta disso fiquei chateada com a falta de aprofundamento tanto nos personagens secundários quanto no plot secundário.
Falando no romance, eu preferia sinceramente que a Alina terminasse sozinha nesse livro, mas como já disse o plot é previsível e já sabemos como e com quem ela termina apenas lendo o primeiro capítulo, eu até esperava um desenvolvimento maior mas não rolou :(
Enfim, Boa Noite é um bom livro, adorei a experiência de ler e conhecer a escrita da Pam ??

Camila Westphal 20/02/2020

Por acompanhar a Pam já há alguns anos, acabei criando expectativas demais em relação á esse livro. Os personagens assim como a história é bem fraquinha, tudo bem previsível, no decorrer do livro alguns temas importantes acabam sendo abordados e esse é o ponto alto de toda a história. Por ser um livro de apenas 240 páginas, achei que a leitura seria rápida, acabei ficando garrada nesse livro por dias.

@estantederomance 25/02/2020

Além de um romance contagiante em que torcemos para o casal dar certo, trata de assuntos importantes e pertinentes como racismo, homossexualidade, estupro e machismo. Tudo de forma natural e com recados explícitos. A escrita é incrível e me envolvi muito com os personagens

fernanda 26/02/2020

que livro necessário! todo elogio do mundo pra Pam, por ter escrito essa maravilha. chorei lendo a dedicatória. incrível!

Alê 27/02/2020

Um exemplo de contrução
Simplesmente o livro é um exemplo de como se deve trabalhar tantos assuntos delicados. Se vê uma sutileza que consegue levar o leitor a sentir e se indignar com as situações que são descritas sem necessitar apelar para algo mais descritivo/apelativo.
O trabalho da autora aqui é sensacional, a construção dos personagens me deixou maravilhado e com vontade de relembrar sinceramente meus anos de faculdade, pelas mudanças que acontecem e principalmente a indecisão de se tornar uma nova pessoa (um novo rumo) e ainda assim ter dúvidas se foi realmente o caminho certo, e pelas amizades que se forem bem cultivadas podem ser levadas para a vida.
Realmente ansioso por uma continuação e/ou outros livros da autora.

Isadora Alves 29/02/2020

Incrível
Eu estava há eras pra ler esse livro, e me arrependo de não ter lido antes.
Eu estou completamente apaixonada pela escrita da Pam, eu já acompanhava o canal dela há muito tempo e quando ela lançou Boa Noite eu fiquei tão feliz e realizada pela conquista dela, mas não me interessei de imediato pela leitura desse livro, mas cada um tem seu tempo certo.
De qualquer forma que livro maravilhoso, já quero ler os outros livros dela.

vaneperola 29/02/2020

☆☆☆☆☆ + ♡
Esse livro da Pam só não é perfeito por que acaba. Uma narrativa fluída, gostosa e fácil de ler. Em nenhum momento eu tive dificuldade ou me sentir inclinada a abandonar a leitura. Mas confesso que, quando o livro tomou forma e foi ganhando o seu enredo, eu pude ver a preciosidade. O fato de ela ter abordado casos de abuso contra mulheres de um jeito não tão pesado quando o próprio tema já é e como tratou a sororidade entre as mulheres foi algo maravilhoso. Quase chorei em alguns momentos, o olho lacrimejou. No final, só agradecimentos por ter lido essa obra e agora vou compartilhar com todo mundo pra que todos leiam e aprendam, cresçam e que as mulheres sintam que não estão sozinhas. Obrigada pelo livro, Pam.

Lu 02/03/2020

Em ?Boa Noite? vamos conhecer a Alina, uma garota que começará uma nova fase em sua vida; mudando de cidade ao ir morar em uma república e dando início a faculdade de Engenharia da Computação. Junto desta nova fase espera também se descobrir como uma nova pessoa.

O livro me surpreendeu de diversas formas. Primeiro por eu não saber o que esperar, pois não havia lido sinopse ou algo relacionado a ele. E segundo por todos os temas que foram abordados no mesmo. Temas como homofobia, machismo, abuso sexual, racismo e outros.

Para mim a narrativa do livro fluiu bastante, além dos personagens bem construídos e que de certa forma me cativaram. Foi como sentir todos os sentimentos dos personagens junto com eles.

Por fim, é uma leitura que eu indico para todos aqueles que gostam dos tipos YA. E também para os que precisam sair de uma ressaca literária assim como eu precisava.

Ari 06/03/2020

Livro maravilhoso
Gente, apenas leiam esse livro, principalmente as mulheres ???? parabéns Pam

nismuel 14/03/2020

Simples e adorável
Boa noite é aquele tipo de livro gostosinho, é bom pra quem está em ressaca literária pq é simples e envolvente, tem uma história muito bonita e também é pequeno ent é bom pra ler sem pressa e só aproveitar essa bela trama.

Dieniffer 17/03/2020

recomeço
Alina é uma jovem prestes a entrar na faculdade de Engenharia da Computação, e para isso precisa deixar sua cidade e sua família para trás e se mudar para a capital do estado. Uma boa aluna, inteligente, sempre bem educada e boa filha, vê na faculdade a possibilidade de deixar sua antiga vida para trás e experimentar o novo, se tornar uma nova pessoa. Ela se muda então para uma república, chamada de república das loucuras, onde ela mora com Manu, Gustavo, Talita e seu namorado Bernardo.

Logo de cara Alina já começa a enfrentar o preconceito de seus colegas de curso por ser mulher, ela então se junta com as únicas outras três garotas da turma, e acaba surgindo ali uma amizade. A garota decide deixar sua vida para trás a passa a frequentar bares e festas, experimentar o novo, mas, seu nome vai parar em uma página de fofocas, o que deixa Alina completamente abalada, e muda toda a história.

A Pam foi simplesmente perfeita na escrita desse livro, abordando fatos muito importantes, como machismo, violência sexual, drogas, e a forma como a mulher é tratada pela nossa sociedade. Ela nos mostra também a evolução pessoal, as mudanças que acontecem nas nossas vidas, o amadurecimento.

É um livro muito gostosinho de ser lido, a leitura flui muito bem, e a Pam foi impecável com certeza. Foi o único livro que li dela até hoje e com certeza pretendo ler todos os outros. Ela aborda os temas de uma forma tão clara e fluida que só tenho coisas positivas para falar deste livro. Com certeza vale muito a pena ser lido.