Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

Kátia 17/09/2018

Há muitos meses eu não virava a noite lendo pra terminar um livro, e o livro da PamGonçalves fez isso comigo. A Pam fala de livros no canal dela no Youtube, e acompanho de vez em quando. Digo de vez em quando pq ela comenta muitos livros Young Adult (mais para adolescentes), o que nem sempre é a minha vibe.

O livro BoaNoite , escrito por ela, tem essa temáica, da menina que sai da casa dos pais no interior e vai pra capital iniciar a faculdade, morar sozinha numa república com gente desconhecida e que acaba conhecendo o primeiro namorado. Ou seja, bem YA ! Mas o contexto principal do livro fala de um assunto que precisamos fala mais, conhecer mais e divulgar de várias formas para que deixe de acontecer: ABUSO SEXUAL. A temática adolescente é apenas um meio de informar e eu queria muito saber como terminava essa história. A Pam escreve muito bem, devorei o livro e vou deixar ele disponível no #skoob para que outras pessoas também possam ler e passar a mensagem a diante.

São 08h18 am. e eu vou dormir. Boa noite!
Kátia 11/01/2019minha estante
obs: *falar

jheniverso 11/06/2020

Finalizei há menos de dez minutos, e eu não sei por onde deveria começar essa resenha ou o que deveria escrever. Praticamente devorei esse livro, me apeguei com muita facilidade a história e consegui me envolver bem. Eu AMEI a forma como a Pam abordou assuntos de extrema importância e, infelizmente, do nosso cotidiano. Comecei o livro imaginando que seria uma história sobre uma garota comum que se muda de cidade para fazer uma faculdade e que logo se envolveria com um cara, mas vai muito além disso e eu não poderia estar mais satisfeita com todas as abordagens e conscientização.

O livro é sensacional, recomendável para qualquer um, mas, mulheres, por favor, leiam! Índico de coração!
Thayane 11/06/2020minha estante
Esse livro é incrível demais!

Daniel 11/09/2016

Uma escritora de mão cheia.
"Acredito que Pam seja uma escritora de mão cheia. Ela sabe criar uma trama principal, e costurá-la com as sub-tramas sem deixar, nem uma única vez, ficar piegas e cliché demais. Tudo co-relacionado e fazendo o maior sentido na história em si, e o leitor só consegue perceber isso no final porque é tão natural ao decorrer da narrativa, tudo super bem costurado.
"Boa Noite" tem uma escrita ao mesmo tempo leve e poderosa. Mesmo um pouco fantasiosa em alguns pontos, a história consegue passar uma mensagem incrível para o leitor, e um aviso pra quem quer que esteja passando pelo período universitário, ou quase chegando à ele."

site: https://aestantedosgemeos.blogspot.com.br/
Evelyn_Butignoli_ 12/09/2016minha estante
Precisooooo desse livro!!!

Nicoly Mafra 19/09/2016

Resenha - Boa Noite
A Pam Gonçalves sempre foi uma grande inspiração para mim. Admiro muito a garra e a dedicação que ela tem com os projetos dela, desde o blog até agora com o lançamento de Boa Noite. Quando a Pam publicou a notícia que ela iria publicar um livro fiquei extremamente feliz e emocionada por ela; acompanho a Pam desde 2009/2010 e sei como esse sempre foi um desejo dela. Porém, ao mesmo tempo em que fiquei muito feliz também fiquei um pouco receosa; depois de tanto tempo admirando o trabalho dela, eu PRECISAVA gostar do livro dela, ainda bem que ela não me desapontou.

Em Boa Noite acompanhamos a história de Alina, uma garota que acabou de sair da cidade de Laguna para fazer faculdade de Engenharia da Computação em Pedra Azul. Alina está bem empolgada com essa mudança de ares e pela oportunidade que tem de poder recomeçar a vida dela em um lugar bem diferente. Bem diferente mesmo, porque Alina acaba indo morar na República das Loucuras, lugar aonde vive Manu (amei), Talita, Bernardo e Gustavo.

Nos primeiros dias de aula, Alina já começa a perceber que o semestre não vai ser fácil; além de ter matérias difíceis e muitos trabalhos para fazer, ela e suas três colegas acabam sendo alvos de comentários machistas, tanto de alunos quanto professores, que elas não deveriam estar cursando Engenharia da Computação, um curso que geralmente tem sua turma composta apenas por homens, o que deixa Alina muito chateada em relação à universidade.

Para relaxar um pouco e curtir tudo a respeito da experiência universitária, Alina também começa a sair com seus amigos da República. A experiência envolve ir a bares, festas, dançar, beber e conhecer gente nova, coisas que Alina não estava muito acostumada a fazer antes de ir para a universidade.

Porém, essa experiência que no início era bem divertida acaba causando muito desconforto para Alina quando ela começa a perceber coisas que estão acontecendo ao redor dela, escuta alguns comentários de seus colegas e até vivência experiências bem desagradáveis.

Alina precisa tomar uma decisão, ou deixa as coisas continuarem como estão (mesmo sabendo de todos os problemas que isso irá causar), ou tomar uma atitude e enfrentar o que está acontecendo, assim, ajudando muitas pessoas.

Fiquei muito surpresa com o quanto eu gostei de Boa Noite. O livro aborda temas bem atuais e que estão sendo muito discutidos, como, por exemplo, drogas, bullying, abuso sexual, homofobia, feminismo, etc; mesmo sendo assuntos fortes, a Pam abordou tudo com muita leveza, o que deixou a leitura muito agradável. Quanto aos personagens, adorei como eles foram criados e a personalidade de cada um, especialmente a Manu, adorei como ela é engraçada, forte e está sempre disposta a ajudar seus amigos.

Recomendo muito a leitura de Boa Noite e espero que vocês também gostem! Estou super ansiosa para ler outras coisas produzidas pela Pam e mais uma vez me sinto inspirada pelos trabalhos produzidos por ela.

site: www.instagram.com/nickmafra
milene 20/09/2016minha estante
não existe botão de curtir? :}

SophiaGarcia 16/07/2018

Intenções e ideias boas, mas a execução nem tanto.
Até mais ou menos a metade eu estava bem satisfeita com o livro, quando a situação começa a ficar séria o livro se perde, parece que as ideias foram jogadas, eu lia e entendia a seriedade do momento, mas eu não me sentia realmente tocada, não me comoveu.
O romance no final foi jogado, muito mal desenvolvimento diria até desnecessário. Acho que faltou mais desenvolvimento principalmente dos coadjuvante. Faltou sutileza, o final é bem previsível, e talvez o livro devesse ser maior, tem hora que ele fica muito corrido.
A mensagem do livro é a melhor parte dele sem dúvida, toda as bandeiras que ele levanta são necessárias, e infelizmente todo o assédio, racismo e homofobia são reais.
É um livro com mensagem relevante, que poderia ter um desenvolvimento tanto de personagem, como de evolução da história melhor, não lerei novamente, mas não desperdicei meu tempo lendo.
itsmedev__ 20/07/2018minha estante
Concordo, tinha muitas espectativas no livro graças a outras resenhas.
Mas achei muito previsível, demais. Em algumas partes achei que estava lendo um romance do Wattpad (romances rápidos e sem fundamento)

Mas gostei da mensagem do livro, concordo que é a melhor parte sem dúvida.

Acho que o livro deveria ser mais grande já que em algumas partes ficou muito corrido

Gabi 31/07/2021

Acho que não tenho mais paciência para esses livros com uma mocinha "certinha" que vai pra faculdade e é "estragada" pelos "amigos". O que basicamente significa que eles vão insistir para que ela faça o que ELES querem e estão acostumados ao invés de fazer o que ela mesma quer. Acabo ficando com raiva dos amigos da protagonista por não simplesmente a deixarem em paz, e por isso não consigo gostar de ninguém. Então não estava gostando da história no começo e não me apeguei aos personagens. Só comecei a gostar já no final, quando temas como assédio, abuso, machismo e sororidade começaram a ser melhor explorados. O romance também não me cativou muito, mas achei fofinho.
Vanda 19/08/2021minha estante
É bem cliché mesmo..

Fernanda 03/10/2016

Resenha: Boa noite
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/10/resenha-boa-noite-pam-goncalves.html
SERGIO 03/10/2016minha estante
boa noite - durma bem

Débora 28/09/2016

Temática importante
O livro conta a história da Alina que vê uma oportunidade de se reinventar ao se mudar de cidade para fazer faculdade. Na faculdade ela vai ter que enfrentar o machismo dos colegas e professores do curso, que é de maioria masculina; além de se ver em uma situação mais séria, onde as garotas do local tem de lidar com um clima de insegurança.
A leitura é muito fluida e rápida. Apesar de a história não ser muito imprevisível e de ter alguns clichês e estereótipos, é fácil se conectar com os personagens e a ambientação, fazendo com que você tenha vontade de continuar a leitura.

Douglas.Borges 28/09/2016

Ideias Interessantes
Esse livro é aquele que quando você necessita de que alguma coisa aconteça para dar um "toque" na história, vai la e acontece. Isso vale tanto no decorrer do livro, enquanto se está lendo e quer ver a coisa acontecer depois de uma certa "enrolação", quanto no final, que é quando os pontos vistos no começo começam a se ligar, como a questão do "suspiro", é de perder o fôlego e te anseia por mais!

Carol Santos 04/10/2016

Surpreendente!
Acompanho a Pam desde o Garota It e quando descobri que ela iria lançar um livro, fiquei com uma vontade imensa de ler e me surpreendi muito com essa leitura tão fácil e gostosa de ler.

"Não vou deixar que as outras pessoas definam quem sou."

Alina é uma aluna dedicada, entitulado de nerd, que decide sair da cidade em que morava para cursar Engenharia da Computação (curso em que a maioria dos alunos são homens).
Assim que chega na faculdade e vai morar na "República das Loucuras" ela conhece Manu, Gustavo, Talita e Bernardo, moradores da república e personagens incriveis que da vontade de ser amiga de todos.

O livro aborda questões importantes como machismo, feminismo, racismo De uma forma leve e clara. A Pam não teve medo de falar sobre e apesar de sério e denso, a delicadeza e sutileza fizeram a leitura ser leve, fluida.

Me surpreendi em como a leitura passou rápido, no tanto que eu fiquei ansiosa pra saber o desenrolar dos capítulos e o tanto que a Pam conseguiu envolver os leitores com os personagens.

O foco do livro é o empoderamento feminino, a questão da sonoridade, da união das mulheres e de que juntas nós somos melhores. E, mesmo diante esse foco, a Pam soube colocar um romance delicia de ser lido, bem água com açúcar do jeito que eu gosto.

Termino a leitura com o sentimento de "quero mais": quero mais livros da Pam, quero ajudar mais as mulheres e quero me informar mais sobre os assuntos que foram retratados no livro, já que são tão importantes pra nossa realidade. ??

Isah.Caroline 15/09/2016

Uma história de uma garota incrivel
Alina é protagonista principal dessa história, com seu novo projeto em mente de fazer faculdade morando sozinha ela embarca nessa aventura sem saber como vai ser essa experiencia, na Republica da Loucuras como foi apresentada a ela por telefone por Manu que é uma das moradoras da casa juntamente com Gustavo,Talita e quase sempre Bernado que é o Namorado de Talita, Alina esta muito ansiosa com a nova experiencia mais também muito apreensiva pois nunca ficou muito tempo longe de casa, sua primeira semana de aula já começa bem agitada com festas e bares mesmo Alina querendo ficar em casa estudando seus amigos da republica não lidão uma folga.
Alina ira fazer grandes amizades em seu curso de Engenharia da computação mesmo ele sendo 99% da sala homens, e pela quantidade mulheres serem menos com isso acaba gerando um grande preconceito pois além de Alina as únicas meninas presentes na sala são Julia,Sabrina e Luana, mais juntas pretendem provar a sala que na qual a maioria e machista que elas são capazes de estar ali mesmo sendo meninas, fora esse grande preconceito, Alina ainda vai viver muitos ao longo da história envolvendo brigas, mistérios, abusos, drogas.
comentário:
O que sera que Alina ira fazer a respeito? se você quer saber leia também Boa Noite e mude sua maneira de ver as coisas.

Ana 29/04/2024

Mais um daqueles que não faz sentido pra mim hoje, mas que eu teria adorado se tivesse lido quando foi lançado.

Mas é inegável que a Pam é a melhor dessa geração de autores brasileiros que publicaram nessa época. A escrita dela é muito madura, não parece que é uma iniciante.

O livro tem um romance e também aborda os perigos a que mulheres estão expostas na vida universitária. Uma obra de seu tempo, tendo em vista que estávamos vivendo a explosão do feminismo e sororidade entre as jovens brasileiras.

Tenho certeza que foi um livro importante pras jovenzinhas que o leram nesse momento.

Erica_Lopes 30/09/2016

Excelente obra.
Estou impressionada. Acompanho a Pam pelo seu canal do youtube e quando ela anunciou o lançamento de seu livro solo eu me emocionei junto.
Fiquei muito empolgada quando ele chegou e ao ler esse livro, estou sem palavras.
Alina é uma garota como muitas outras, comum. A historia é envolvente, que mostra seu amadurecimento a cada capítulo.
Uma garota comum que encontra no seu caminho dificuldades e ao mesmo tempo conhecimento do poder que tem pra fazer a diferença.
Aborda um assunto delicado mas com suavidade e inteligência.
Parabens pela excelente obra Pam. ?

Dé Barbosa 08/09/2016

Ótima noite !!
Esse livro me tirou da ressaca literária! A leitura é muito prazerosa, gostosa e fácil! A autora Pam Gonçalves soube tratar desse tema forte com muita desenvoltura e sensatez... Eu tenho certeza que o livro irá alertar e ajudar muitas meninas do Brasil, além também de conscientizar os meninos ... Como além de abuso sexual, envolve outros tipos de preconceitos, é uma leitura que faz com que você pare para pensar no que acontece nesse mundão! Além de todo o tema forte ainda tem um quê de romance gostosinho que nos faz suspirar ... Adorei e recomendo muito a leitura !!! PS: Valeu muito a pena esperar na fila da bienal pra conseguir um autógrafo!

Mands 07/09/2016

É ficção, mas é real
Boa Noite é o tipo de livro que te prende pelo simples fato de poder ser aquela história que aconteceu do seu lado. É ficção, mas é real.
Pam conseguiu trazer para a literatura toda a discussão sobre a cultura do estupro, o machismo nas mais singelas ações e a cabeça de uma menina que acaba de entrar para a faculdade. É uma história emocionante, que te toca com os mínimos detalhes e quebra preconceitos que você nem sonhava que podiam aparecer na trama. Vale super a leitura!