Boa Noite

Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

Flávia Mattos 18/11/2016

Muito amor.
Acompanho o canal da Pam Gonçalves já há algum tempo e confesso que fiquei eufórica e ansiosa para ler sua obra. Ela conseguiu abordar de forma bacana um tema que está tão em alta na nossa sociedade e que se faz necessário abolir, mudar essa cultura horrorosa do estrupo.
A Pam não me decepcionou em nenhum momento do livro, mas gostaria que o romance principal tivessem mais páginas para ler me prendeu e fiquei com dó de terminar a leitura.
Ameii♥♥ Nota:5

Erica_Lopes 30/09/2016

Excelente obra.
Estou impressionada. Acompanho a Pam pelo seu canal do youtube e quando ela anunciou o lançamento de seu livro solo eu me emocionei junto.
Fiquei muito empolgada quando ele chegou e ao ler esse livro, estou sem palavras.
Alina é uma garota como muitas outras, comum. A historia é envolvente, que mostra seu amadurecimento a cada capítulo.
Uma garota comum que encontra no seu caminho dificuldades e ao mesmo tempo conhecimento do poder que tem pra fazer a diferença.
Aborda um assunto delicado mas com suavidade e inteligência.
Parabens pela excelente obra Pam. ?

gilmore girlie 25/09/2016

BOA NOITE, PAM.
Alina Medeiros chegou a Pedra Azul com uma única certeza: estava na hora de ser mais do que a aluna inteligente da turma. Aos 18 anos pronta para iniciar sua vida universitária e também sua nova rotina como moradora da "República das Loucuras", Alina tem grandes expectativas para o semestre acadêmico que irá encarar, onde amizades, romances e desafios que vão além da sala de aula fazem parte do pacote.

Logo nos primeiro capítulos a autora procura estabelecer uma base para a personalidade de Alina que, apesar de querer mudar o status de "CDF", como ela mesma chama, continua sendo uma jovem dedicada aos estudos e fiel a família. Assim, testemunhamos o choque inicial que é conhecer seus colegas de república. Maduros, experientes (em muitos assuntos) e veteranos, Manu, Gustavo, Talita e Bernardo fazem parte do que irá se tornar sua segunda família na faculdade.

Manu é espontânea, alegre e irônica. Sempre esperando a próxima festa. Mas apesar de parecer uma personagem rasa num primeiro momento, ela se desenvolve para algo muito mais complexo e intenso. Acredito que a autora tenha usado Manu para nos mostrar que todos, à primeira vista, são aquilo que escolhem projetar. Porém, quando os conhecemos, vemos que existe muito mais sob as barreiras construídas.

Outros personagens ganham destaque ao longo da trama. Alguns por motivos louváveis, como é o caso da amizade entre Alina e as colegas de classe, que constantemente são alvos de piadinhas dos rapazes que também cursam Engenharia da Computação. Outros por razões obscuras, como é o caso de Cauê Campos.

Por essas "razões obscuras" Boa Noite acaba sendo muito mais do que qualquer leitor esperaria. Num mundo onde youtubers cada vez mais preenchem as prateleiras, o livro de Pam Gonçalves surge timidamente, mas pronto para surpreender e impactar. Boa Noite tem aquele estilo de narrativa que fica com você, querendo ou não.

Uma continuação seria muito bem vinda, pois senti que a autora deixou algumas brechas para que isso se tornasse possível. Mas vale ressaltar que não é nada que faça com que a história deixe o gosto amargo de "inacabada". Não, Boa Noite é tocante e cativante desde a primeira página; uma prova de que autores nacionais merecem ganhar mais destaque e incentivos.

site: http://m3raki.blogspot.com.br/2016/09/resenha-boa-noite-pam-goncalves.html

Sofia Trindade 29/11/2016

Maravilhoso!
Julgando o livro pela autora, fiz corpo mole na hora de ler "Boa Noite". Me desculpem pela sinceridade, mas não consegui me atrair pelo livro logo de cara, então essa seria minha última opção de leitura para o ano. Mas para minha felicidade, eis que a leitura foi tão incrível que estou aplaudindo de pé Pam Gonçalves pela ótima obra que ela fez.

Alina é uma jovem prodígio de uma cidade pequena, que decidiu ir para uma cidade maior cursar sua faculdade. Disposta a respirar um ar novo e buscar seu lugar ao sol, ela se joga em uma vida totalmente diferente da que tinha. Com as novidades da cidade Alina acaba fazendo amigos novos, está em um curso formado por noventa por cento de homens preconceituosos que só sabem fazer piadas machistas, com ela e suas colegas e, quem sabe, um novo amor.

Na bagagem também veio uma rotina que ela nunca esperava: arrastada pela amiga, Alina começa a ir em festas, beber um pouco e até se soltar para dançar, coisa que ela nunca imaginava que faria. Só que nada é tão fácil assim, e a moça simples e delicada descobre algumas coisas sobre os jovens da faculdade que vão deixar ela revoltada. Mas Alina tem a chance de mudar as coisas se juntando as amigas de curso para poder ajudar não só as alunas do campus, como também meninas de todo lugar.

Começo elogiando a forma como Pam tratou um assunto sério da forma que realmente deve ser tratado. Ultimamente tenho lido livros juvenis ou adultos onde os autores colocam um assunto delicado no livro e o tratam apenas como forma de entretenimento ou enchimento de linguiça e não como algo que vá mudar a cabeça de quem leu.

Diferente do que citei acima, encontrei em "Boa Noite" uma ótima forma de quebrar preconceitos e ao mesmo tempo entreter o jovem que está lendo de uma forma tranquila e mais atual. Apenas duas coisas me incomodaram na leitura. Uma delas foi sentir um certo medo da autora de fazer com que Alina sofresse algo, como se ela fosse intocável só por ser a principal. Claro que eu tinha medo de que algo ruim acontecesse, mas percebi que tudo acontecia com outras garotas com mais facilidade do que com a principal.

O último ponto foi o excesso de referências. Tenho percebido isso em inúmeros livros nacionais e vejo que os autores estão se apegando demais a series, livros e sagas que gostam, e isso tira um pouco da minha atenção do cenário do livro (principalmente quando falam de Harry Potter). Tirando esses pequenos detalhes não tenho que reclamar de nada! A escrita da Pam é perfeita, a leitura foi um deleite e eu recomendo eternamente que seja feita.

O único motivo que fez com que eu não favoritasse o livro foi porque achei as ultimas paginas corridas demais. Talvez uma pisadinha no freio e mais páginas na história caíssem extremamente bem. Até porque o livro poderia ter inúmeras páginas que eu não ligaria.

site: http://formula-amor.blogspot.com.br/2016/11/resenha-boa-noite-de-pam-goncalves.html

Camila 03/12/2016

Recomendo muito a leitura.
Ei! É claro que amei. Semelhante ao seu primeiro conto em 'Amor nos tempos de likes' consegui me envolver profundamente com a Alina, a protagonista. Torcendo e ficando feliz por ela e naqueles momentos mais tensos, quase arrancando os cabelos, gritando para ela abrir os olhos e não entrar nas armadilhas. 'Boa Noite', além de um romance fofo é uma história de superação, união e empoderamento feminino. Não dá mais para se intimidar pela violência que as mulhereres sofrem. A Pam conseguiu mostrar uma das muitas histórias que ocorrem não só no nosso país, mas no mundo todo. Recomendo demais!

Lara 05/12/2016

Debate importante de forma cativante!
Clique no link para saber minha opinião sobre o livro!

site: https://whoisllara.blogspot.com.br/2016/12/boa-noite-por-pam-goncalves.html#comment-form

Carol 29/09/2016

Curti.
Aborda temas que precisam ser discutidos e cenários ue precisam ser mudados, porém achei uma história mto rasa. Faltou desenvolvimento em relação as questões de racismo e misoginia dentro da sala de aula. E senti que toda a trama de assédio e abuso sexual aconteceu mto rápido.
Enfim, ótimo temas são abordados nesse livro. Esperava melhor desenvolvimento dos temas, porém ainda acredito ser um livro necessário para o público jovem.
Para o primeiro livro da autora, achei corajoso.

joaoaranha 20/12/2016

Grata surpresa.
Uma grande surpresa eu tive ao ler "Boa Noite", de Pam Gonçalves, especialmente por contar fatos tão lamentáveis que nós, homens, ainda cometemos, de uma forma tão fluída e agradável de ler. Mesmo sentindo falta de uma profundidade maior em alguns aspectos da história, não prejudica a qualidade da leitura. Recomendado.

Douglas.Borges 28/09/2016

Ideias Interessantes
Esse livro é aquele que quando você necessita de que alguma coisa aconteça para dar um "toque" na história, vai la e acontece. Isso vale tanto no decorrer do livro, enquanto se está lendo e quer ver a coisa acontecer depois de uma certa "enrolação", quanto no final, que é quando os pontos vistos no começo começam a se ligar, como a questão do "suspiro", é de perder o fôlego e te anseia por mais!

Débora 28/09/2016

Temática importante
O livro conta a história da Alina que vê uma oportunidade de se reinventar ao se mudar de cidade para fazer faculdade. Na faculdade ela vai ter que enfrentar o machismo dos colegas e professores do curso, que é de maioria masculina; além de se ver em uma situação mais séria, onde as garotas do local tem de lidar com um clima de insegurança.
A leitura é muito fluida e rápida. Apesar de a história não ser muito imprevisível e de ter alguns clichês e estereótipos, é fácil se conectar com os personagens e a ambientação, fazendo com que você tenha vontade de continuar a leitura.

Blog PL 28/12/2016

Maravilhoso!
Por fim, gostaria de mais uma vez ressaltar que adorei esse livro. Jamais imaginei que eu fosse gostar tanto, tampouco que eu fosse praticamente devorar em dois dias. Foi um dos melhores livros que li este ano e resolvi dar cinco estrelas porque, para um romance de estréia, Boa Noite ficou muito bem feito e melhor que muitos livros que vem da terrinha do chá e da terrinha do Tio Sam. Sem contar que a história é bem brasileira, com inspirações lá de fora, e com um enredo que traz temas sociais que merecem, sim, muito destaque. Pam Gonçalves é a nova Charlotte Perkins Gilman, e, como ela, faz um convite. Ela convida as mulheres a saírem de suas casas, a deixarem de serem isoladas do mundo e abandonarem o medo. Eu recomendo!

site: http://palaciodelivros.blogspot.com.br/2016/12/resenha-boa-noite-pam-goncalves.html

Jenny 26/09/2016

Boa Noite...
Quando eu comprei Boa Noite eu tinha uma expectativa de um livro de romance normal que geralmente compramos para passar o tempo e ter uma boa leitura, então quando fui autografar ele com a Pam minha expectativa aumentou ( é o que se pode se esperar de uma pessoa romântica).
Acho que minha missão neste texto que venho expressar meus sentimentos, é dizer que não pensem jamais - nunca mesmo - que esse é apenas mais um livro de romance, pois não é. Esse livro me surpreendeu tanto que a muito tempo não sentia esse tipo de emoção. O livro abrange assuntos tão importantes em uma escrita tão acolhedora, assuntos que diariamente assombram nossas vidas - sim, principalmente a das mulheres-, vocês devem estar se perguntando quais são esses assuntos, não é? Então imagine um livro de "romance" que abrange "profundamente" abusos sexuais, drogas, maturidade, confiança, amizades, machismo e escolhas. Pois bem esse "romance" me mostrou que pode sim ter tudo isso e mais um pouco, mostra que nesse mundo em que vivemos podemos sim ter esperança, que podemos sair na rua sem termos medo de ser agredidas, abusadas e sequestradas; que temos que acreditar no nosso potencial, que não podemos deixar os outros falarem que não conseguimos, que não somos boas o suficientes, que somos fracas, que nosso lugar é numa cozinha ou em casa. Se não acreditarmos em nós mesmas, não vamos fazer diferença, vamos perder a oportunidade de mostrar quem somos.
Esse livro coloca personagens tão bem construídos, tão reais, tão fortes e Unidos. Mostrando o valor de uma amizade.
Então antes de você simplesmente olhar este livro e falar : "Ah é só mais um romance, leio quando tiver tempo", sugiro que você pense muito bem, pois esse livro pode mudar suas idéias, como mudou as minhas, posso dizer que esse livro é o começo de uma revolução na literatura atual, mostrando-nos coisas que por muito tempo foram ocultas , mas vividas por muitos.
Muitos vão dizer que trata-se de um livro com uma pegada feminista, sim, de certa forma sim, mas mostra oque é ser uma feminista, que temos e devemos lutar por nossos direitos, termos igualdade sem sermos mais que alguém, sem passarmos por cima das pessoas, mas sempre mostrando nosso potencial ao mundo. Depois desse livro posso dizer sim! Sou uma Feminista : quero igualdade, não ser superior, quero o mesmo respeito, as mesmas oportunidades o mesmo reconhecimento!
" Mesmo com toda essa tragédia eu me sinto feliz por ter ajudado de alguma forma. Por ter sido útil. Por conseguir fazer a diferença. Ao contrario do que somos educadas a pensar, as mulheres não são nossas inimigas, mas sim nossas irmãs. Um time. O exército que precisamos proteger. Se não protegermos e cuidarmos umas das outras, não serão os homens que o farão por nós.
Juntas somos muito mais fortes."

Roberta 30/12/2016

Um livro necessário
A autora Pam Gonçalves conseguiu abordar um assunto tão sério, que é o abuso sexual, de maneira leve e crível. Porém, o livro não fala somente disso. Fala de amor, amizade, tecnologia, machismo... Conta com personagens bem construídos e uma história bem amarrada. Uma ótima estreia como autora solo. Sem contar as referências a Harry Potter, que somente um fã saberia como fazer tão bem.

Iris Figueiredo 26/09/2016

Uma excelente estreia, falando sobre temas relevantes
Pam Gonçalves ficou conhecida na internet por causa do seu blog, Garota It, e posteriormente seu canal do YouTube, onde fala sobre suas leituras. Em 2016, ela estreou como escritora com seu conto no livro “O amor nos tempos de #likes”. O romance “Boa noite” é seu primeiro livro solo, lançado pela Galera Record.

Alina é caloura de Engenharia da Computação. Antes da faculdade, o fato de ser tímida e inteligente não lhe rendeu muitos amigos. Mas agora ela espera que tudo seja diferente. Ela mudou de cidade, entrou na faculdade e agora mora em uma república. Alina está pronta para se reinventar - novos amigos, festas e objetivos. Mas uma página de fofocas sobre os alunos da universidade é criada, uma nova droga rola nas festas e Alina é sugada, assim como outras alunas, para o centro de uma história que qualquer um gostaria de evitar.

Em seu romance de estreia, Pam Gonçalves conseguiu traduzir da melhor forma o que é ser jovem e amadurecer. Ela trata de temas sérios, como abuso sexual, mas de uma forma ágil e bem feita. A experiência da protagonista na universidade causa uma identificação bem mais próxima que os New Adult estrangeiros, onde os personagens geralmente lidam com uma realidade na universidade muito diferente da nossa.

A escrita da Pam é ótima. Narrado no tempo presente, ela conta a história sem enrolações. O amadurecimento da personagem é sentido através de suas atitudes. O livro traz uma mensagem feminista bem forte, refletindo o que a própria autora costuma falar em suas redes.

Amei os personagens. Eles são reais e bem construídos. É fácil se identificar com eles e querer fazer parte daquele grupo de amigos, morar na república de tijolinhos. A única coisa que não consegui me afeiçoar foi ao romance do casal principal, mas como isso não é o objetivo do livro, não há problemas.

Uma excelente estreia, onde Pam demonstra que todas as suas leituras e análises ao longo dos anos a transformaram também em uma ótima escritora. Recomendo muito a leitura de “Boa noite”, cujo título faz referência ao “Boa noite, Cinderela”. Durante a leitura, você descobre o motivo.

site: http://irisfigueiredo.com.br

Andresa @escritoselivros 02/01/2017

Estante: Boa noite.
Sinopse: Alina morava no interior e acabou se mudar para morar mais perto da Universidade. Viver num república vai ser uma experiência e tanto, mas nada comparado aos desafios que ela vai encontrar na curso de Engenharia da computação, parece que ser mulher escolher um curso de exatas não é muito bem aceito por homens. Gustavo, Manu, Talita e Bernardo namorado da mesma e morador extra vão agitar um pouco a voda da garota. Talvez ela vá se sentir em casa, mas antes precisa passar pelo trote.

O livro começa com a personagem principal se mudando para a República das Loucuras, logo depois conta um pouco da sua integração no curso de Engenharia e como mulheres sofrem com preceitos ao fazer um curso de exatas.

Alina tenta deixar o seu rótulo de nerd no ensino médio e se adaptar a vida nova na universidade, tentando se adaptar a nova rotina e a convivência com os caras machistas que são seus colegas de sala. Se incomodam tanto por ter garotas no curso e fazem uma série de comentários grosseiros e desestimulantes. Até que uma página de fofocas da faculdade começa bombar e nela mensagem sobre abuso e drogas se destacam.

Tentar tomar cuidado e proteger as outras garotas, vai sem um tanto complicado. Junto com suas colegas de turma a garota tanta encontrar uma solução para esses abusos cometidos na faculdade.

Leia a resenha completa em: https://goo.gl/ZkHH79

site: https://goo.gl/ZkHH79