Boa Noite Pam Gonçalves

Resenhas - Boa Noite

trizsembea 06/02/2019

É muito bom quando começamos uma leitura sem pretenções e somos surpreendidos. Acompanho o trabalho da Pam como youtuber há anos, e a satisfação de ler uma obra de sua autoria surge como se fôssemos amigas de longa data kkkkk.
A surpresa boa de encontrar temas tão pesados sendo retratados com sinceridade e cuidado, através do olhar crítico e sensível da protagonista só fizeram a proximidade do enredo com a realidade ainda maior. Alina é uma garota forte, empoderada, mas que não esconde a fragilidade e as emoções típicas de sua idade. Num universo jovem, o romance -apesar de envolvente- não foi a peça central, o que ampliou os horizontes de jovens com os hormônios à flor da pele para algo maior, sobre amadurecimento, aprendizagem, amizade, e defesa das minorias. Isso foi lindo.
Obrigada, Pam.

Lauri 26/02/2019

Bom e necessário .
Boa Noite da autora Pam Gonçalves é desses livros que você devora , se identifica de alguma forma , em algum momento com algum personagem . Esses que você torce pelo desfecho , que te relembra algo que você já viu ou viveu .
A autora nos leva para debates sociais com muita responsabilidade e cuidado nos envolvendo nessa história tão boa e necessária .
Vamos acompanhar a jornada da Alina , nessa transição do ensino médio para a faculdade , da casa dos pais para morar em república , de quem era até aquele momento para quem quer ser , pois deseja viver coisas novas . E se depara com a realidade das universidades e sua responsabilidade , com a realidade do machismo , e com a amparo do feminismo .

Só não foi 5 estrelas , por algumas características da protagonista que me remeteu ao padrão desejado pela sociedade para as mulheres .

Lucas Bosquesi 28/02/2019

Ah, eu gostei tanto! Tão levinho, gostoso e rápido de ler!

Acompanho a Pam desde os primórdios do blog dela, mas nunca tinha me dado a oportunidade de ler algo de sua autoria, resolvi começar por Boa Noite.

Quando ingressamos no ensino superior, acho que sempre temos aquele sentimento ou vontade de reiniciar a vida, de ser uma versão diferente e melhor de nós mesmos. Claro que nem tudo são flores, e temos muitos desafios, cada um na sua própria jornada. Em "Boa Noite" temos exatamente esse cenário. Alina, uma jovem que sai do interior para estudar Engenharia da Computação na capital, vivendo todo início da trajetória universitária: república, dificuldades na faculdade, festas, romances, etc. Até aí, já é super fácil e bacana se conectar com a personagem principal, pois poderia ser a história de qualquer universitário que sai da sua zona de conforto para trilhar sua própria história.

O diferencial aqui é todo o enredo girando em temas como feminismo, abusos, drogas, etc, que dão uma significância muito intensa e bonita para a história.

Gostei muito, é um bom livro pra uma leitura rápida, divertida e reflexiva! Aumento ainda mais meu apreço pela Pam, recomendo :)

Samara 13/03/2019

Boa noite
Leitura rápida, leve e gostosa. Trata de um tema importante com uma delicadeza e um tato, sem tirar a seriedade do que acontece. Ótimo para ler em uma ressaca literária!

Mari 20/03/2019

"Juntas somos muito mais fortes."
Essa foi uma leitura que, apesar de alguns pontos negativos, me agradou muito, tanto que terminei de ler em apenas dois dias – o que não acontecia há muito tempo! A história me cativou por trazer personagens tão reais e, principalmente, dilemas com os quais acredito que a maioria de nós é capaz de se identificar com facilidade: as mudanças que o ingresso na faculdade traz, questões de identidade, questões familiares, machismo e tantos outros tópicos.

A verossimilhança é uma marca importante do livro. Inúmeros pontos que de fato são visíveis no dia-a-dia de uma universidade são retratados por Pam. Além disso, os personagens principais, os novos amigos de Alina, também transmitem essa sensação de que poderiam tranquilamente ser os nossos amigos ou nossos colegas de classe – se não nós mesmos! – em foco, divididos entre responsabilidades e o desejo de aproveitar a juventude e tendo de enfrentar situações tão complicadas.

Não posso entrar em detalhes da temática principal do livro, pra não estragar a grata surpresa que é a abordagem feita por Pam, mas posso adiantar àqueles que ainda não leram o livro que a autora dá destaque a um tema MUITO importante, os abusos que vão se tornando rotineiros no contexto universitário. A melhor parte dessa abordagem é que Pam traz a ideia da sororidade, a união entre as mulheres, de uma forma muito bonita.

Apesar de serem dois pontos muito positivos, trouxeram consigo outros que nem tanto. A autora coloca o machismo e os abusos como temas centrais da história, mas os liga a tantos outros, como lgbtfobia e racismo, que acaba não conseguindo abordá-los com a mesma qualidade, e assim essas questões acabam sendo tratadas de maneira muito rasa, quando mereciam uma discussão bem mais aprofundada.

Avalio a leitura com uma nota 4/5 e apesar das falhas a considero muito proveitosa, uma leitura que me entreteve muito, principalmente pela identificação que podemos estabelecer com os personagens e porque o livro ainda é capaz de nos passar valiosas lições sobre amizade, força e necessidade do apoio de uma mulher a outra.

Resenha completa no blog BIBLIOTECA PARTICULAR

site: http://bibliotecaparticular.home.blog

Maiani - @minhavidaforadeorbita 21/03/2019

Eis aqui uma surpresa desse início de ano. Conheço o canal da Pam faz anos, mas confesso que não fui fisgada por essa onda de Youtubers escrevendo livros. Por isso comecei essa leitura despretensiosamente, e considerando o gênero, achei esse um excelente livro!

Alina é uma nerd, que levava uma vida sem grandes emoções no interior. Ela vai cursar faculdade de Engenharia da Computação em outra cidade, e decide mudar sua forma de viver (confesso que gostaria que minha vida acadêmica tivesse sido um pouco parecida com a dela, mas passou bem longe). Ela se muda para uma república, onde vivem outras pessoas bem peculiares, mas que formam um excelente grupo.

Claro que surgiria o primeiro romance, amizades, festas e bebedeiras. A amizade dela com a Manu e a Luana foi bem construída, de forma simples; Gustavo é um personagem maravilhoso, por mais pessoas como ele no mundo, Talita e Bernardo mereciam um pouco mais de aprofundamento, mas mesmo assim achei personagens bem aproveitados.

Mas nessa história, temos muito mais do que um relato do início da vida acadêmica, assuntos muito sérios são abordados. O machismo é mostrado em diversas formas e níveis de gravidade. Para começar, o preconceito que ela e as amigas enfrentam dentro de sala; tanto os alunos como os professores acham que por serem mulheres, elas são incapazes de concluir esse curso. E posso falar sobre isso, pois vi acontecer com pessoas próximas a mim; professores que acham que mulheres são incapazes de realizar atividades "tradicionalmente" masculinas. Depois, o relacionamento abusivo; achei que poderia ser um pouco aprofundado, mas vemos um homem possessivo que não consegue aceitar que sua namorada possa se divertir sem ele, vestir e se comportar da forma como bem entender.

Por último, o estupro dentro das universidades. Conheço casos dentro das faculdades que cursei, não só os alunos, mas também os professores como algozes, que utilizam de sua posição privilegiada para subjugar as alunas. Festas universitárias tendem a ter muita bebida, e mediante a alegria e a liberdade que temos ao entrar nesse universo, esquecemos do risco que corremos ao aceitar bebidas vindas de outras pessoas. Não estou julgando as meninas que caem nesse golpe, muitas vezes esquecemos que vivemos nesse mundo doente e abrimos mão de coisas que nos foram ensinadas para nossa própria segurança. É um absurdo termos que ensinar as meninas novas coisas para que elas não sofram nas mãos de homens que as veem como objetos, mas essa é a nossa triste realidade.

Enfim, esse é livro sobre o início da vida na universidade, mas que possui temas muito mais complexos nas entrelinhas. A Pam está de parabéns, pois ela conversa com um público jovem, e precisamos reafirmar cada vez mais que não devemos nos conformar com essa situação.

“Mesmo com toda essa tragédia eu me sinto feliz por ter ajudado de alguma forma. Por ter sido útil. Por conseguir fazer a diferença. Ao contrário do que somos educadas a pensar, as outras mulheres não são nossas inimigas, mas sim nossas irmãs. Um time. O exército que precisamos proteger. ”

Isabela.Freitas 29/03/2019

apenas apaixonada <3
Esse livro é muito bom e indico para todos os jovens; a Pam escreve muito bem, de uma maneira que não conseguimos parar de ler o livro por um minuto. Esse livro nos ensina sobre um machismo que a Alina passa, por ela entrar em uma faculdade que em sua maioria é feita por homens. A protagonista sofre diariamente com comentários machistas, mas mesmo assim ela nos mostra sua força e ajuda outras mulheres...
LEIAM!!!!

Nat 06/04/2019

Escrita levinha, mas poderia ter sido construído melhor...
Confesso que de início, não estava com muitas expectativas para o livro, mas que ao decorrer da história me surpreendi com a escrita da Pam, super levinha e fluida, a cada página que passava eu queria ler mais uma e isso foi um aspecto super positivo pra mim! Entretanto, acho que mesmo sendo um livro voltado para a abordagem de temas importantes a serem discutidos, eles poderiam ter sido melhor desenvolvidos. Sabe quando você fica com a sensação de que algumas coisas acontecem muito rápido e faltou uma construção em torno do enredo?! Foi isso que senti. Mesmo assim, recomendo a leitura porque realmente é muito gostosinha e consegue falar de assuntos ?pesados? tão presentes na sociedade atualmente de uma forma leve, que te prende a cada pagina. Vale a experiência :)

Patricia Lima 16/04/2019

Boa Noite
A escrita é bem leve, te prende desde o início, eu li em uma noite pra vocês terem noção. O único problema é que a diagramação do livro é muito apertada e isso me incomodou muito no início, mas depois que eu me acostumei com isso, a leitura andou tranquila.

A primeira coisa que eu achei muito interessante é o machismo abordado no livro em relação à mulheres fazerem engenharia da computação que é um curso onde a maioria da turma é composta por homem.

Então só tem 4 meninas na turma da Alina, elas sofrem muito preconceito até dos professores, e tem que aturar piadinhas machistas o tempo todo, e o legal é que elas meio que acabam se unindo, e eu gostei muito de ler sobre isso.

Eu acabei de certa forma me identificando muito com a Alina, porque eu também era muito diferente antes de ir pra faculdade, e como minhas amigas eram bem festeiras eu acabei indo no embalo delas também, então foi muito fácil de me identificar com a Alina na maior parte do livro.

Mas o mais incrível no livro é esse tema muito importante que ele trás que é o abuso sexual.

Eu achei muito interessante como toda essa parte foi trabalhada na história principalmente o fato das meninas terem muito medo de denunciar principalmente por ter pessoas importantes no meio social envolvidas nisso, e isso é algo muito sério, é um tema que precisa mesmo ser falado então admiro a iniciativa da Pam em trabalhar isso no livro dela.

Foi muito legal também ver o envolvimento da personagem com isso ela aproveitando uma oportunidade pra colocar uma solução em prática, E então eu achei incrível como tudo isso foi construído na história.

Tem uma coisa só que eu não concordei em ter no livro, que é o aparecimento de outros temas como racismo e homofobia, porque eles foram citados de forma rápida na história e não foram explorados, então eu acho que o livro não precisava disso, porque ele já um tema muito importante e que foi bem trabalhado.

É tão legal como livros assim nos deixam mais atentos ao nosso redor, e perceber o quanto esses problemas em um livro de ficção estão presentes na nossa realidade.

Kelly | @kellymachadoblog 28/04/2019

Boa Noite
Boa noite nos traz a história de Alina, uma jovem tímida e nerd que muda de cidade para iniciar a faculdade e quer que tudo seja diferente. Quer deixar para trás a Alina de antes e ser uma nova pessoa. Alina sai da casa dos pais e vai morar em uma República próxima a faculdade em que vai estudar. Ao chegar na república, Alina conhece seus novos colegas de moradia: Manu, Talita, Gustavo e Bernardo que a acolhem de braços abertos e a levam para festas pela cidade. É nessas festas que acontecem coisas que mudam a vida de Alina de uma forma não tão positiva. Ao descobrir que garotas estão sendo abusadas e que drogas estão sendo usadas para que esses abusos ocorram, Alina se vê em um momento difícil por querer ajudar essas garotas e o fato de que ninguém acredita apenas em palavras. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🍁 A história é incrível pois aborda temas pesados que eu ainda não tinha visto em livros. Mas não achei a leitura muito fluída, porém isso que se deve a diagramação da edição em que eu li e não à estória em si.

site: https://www.instagram.com/p/BsVLXfJFupD/

Entrelinhas&rascunhos 19/06/2019

Resenhando Boa noite, o que eu achei do livro?
Boa Noite é o primeiro livro solo publicado pela publicitária e booktuber Pam Gonçalves que já havia publicado antes juntamente com mais três booktubers, Bel Rodrigues e os meninos do canal Pedrugo, o livro O Amor nos Tempos de #Likes.

Surpreendente e cativante são as primeiras palavras que me veem a cabeça quando falo de Boa noite, o livro foi meu primeiro contato com o trabalho da Pam Gonsalves que em pouco mais de 200 páginas nos apresenta uma trama fluída de fácil interpretação, mas que não deixa de tratar sobre assuntos polêmicos de difícil abordagem porém de uma forma bastante leve e agradável; a primeira vista você pode até pensar que esse livro nada mais é que só mais um dos incontáveis clichês de “draminha” adolescente — nada contra — da garota pouco popular rechaçada da “turminha legal” — aquele típico de sessão da tarde — que se vê em uma jornada de auto descoberta, novas experiências e no caminho encontrar um grande amor, mas eu digo e afirmo que não bem assim.

A trama nos apresenta Alina, uma garota tímida de 18 anos que acaba de sair de sua cidade para cursar engenharia civil em Pedra azul, cidade universitária próxima a Florianópolis, com status de nerd esquisitona que quer deixar para traz, ela está decidida a deixar de lado sua antiga vida para se aventurar no melhor que a universidade possa oferecer.

“Muita gente fala que a faculdade é a oportunidade ideal para escolher quem você quer ser. E não é que já estou vendo alguma verdade nessa afirmação?”

Novas amizades, primeiras decepções, desafios que tem de enfrentar, Alina vê sua vida mudar completamente, entre uma festa e outra, encontros de bar e os medos normais para uma garota que nunca tinha se visto longe de casa, ela e outras três garotas, as únicas mulheres da turma de engenharia, terão que enfrentar o preconceito e o machismo de seus colegas e também professores, que não acreditam no potencial que uma mulher possa exercer seja ela qual área for, sendo assim as três garotas unem forçar para mostrar que são sim dignas de estarem ali quando veem a oportunidade surgir através de um desafio estabelecido por um professor. Foi maravilhoso ver o crescimento desta personagem que tanto me cativou, compartilhar suas experiências e anseios a cada página foi uma experiência bastante proveitosa que me levou a apenas algumas horas do meu dia, Alina é o tipo de personagem que tem um pouquinho de cada um, ela facilmente seria sua amiga de escola, ou o reflexo de seu espelho, a representatividade e o desenvolvimento, a forma como ela vai amadurecendo é perceptível e muito válido, então sim amei muito a experiência, e uma grande ressalva, ESTAMOS FALANDO DE UM LIVRO NACIONAL, é triste pensar que não conhecemos nossas próprias obras nacionais, e que ainda hoje apenas uma pequena parcela leem de fato estas obras, o preconceito de que não fazemos uma boa literatura existe sim e precisa ser debatido, mas voltando a resenha, a forma como toda a trama é conduzida mesclando os momentos de maior tensão — que não são muitos apesar da seriedade do assunto —, mostra o quanto a Pam soube dosar o drama, as cenas cômicas, o romance — que não é o enfoque aqui, vamos deixar claro — e os problemas que ao longo da narrativa são inseridos, de forma que a leitura se torna extremamente fluida.

Em linhas gerais Boa noite é um livro em que os personagens te cativam, destaque especial para a Manu — ela deveria ter um livro só dela —, que além da personalidade forte e muito carismática ela ajuda nossa querida Alina a sair de sua zona de conforto e acreditar mais em si mesma, o que mostra bem as claras a força da sororidade, o quanto a união feminina traz benefícios, e a representação dessa luta no despertar de Alina contra o machismo e assédio dentro da universidade, o que traz a questão da influência negativa das redes sociais, drogas, preconceito e homofobia, um livro muito válido, que faz você repensar certas atitudes e o que de errado ainda temos de enfrentar na sociedade.

Enfim, esse livro me deixou um gostinho de quero mais, uma vez que sim temos brechas que poderiam ser exploradas se a autora assim quiser já que você fica querendo saber mais sobre um determinado personagem que apesar de bem escrito não é muito aprofundado, nada que vá atrapalhar sua leitura, vale a pena a conferida.

site: https://entrelinhaserascunhos.wordpress.com/2018/07/25/resenha-boa-noite-pam-golcalves/

Fernanda 14/07/2019

Pam Gonçalves é uma youtuber famosa para quem gosta de livros, como eu. Atualmente, ela tem dividido seu tempo em fazer vídeos na internet e escrever. Seu primeiro livro foi uma coletânea de contos intitulado “O amor nos tempos do like”, publicado também pela Galera Record em 2016, que escreveu em parceira com outros autores.
No entanto, foi com seu stand alone “Boa noite” que eu a conheci como autora e, confesso, já virei fã. O livro vai retratar, dentre outros, um assunto delicado, porém necessário: abuso sexual nas faculdades. Quem lê ou assiste as notícias sabe muito bem que o tema, infelizmente, não é ficcional.

Alina é uma jovem que acabou o ensino médio e está partindo para outra cidade para fazer faculdade. Seu curso é Engenharia da Computação e, de novo, a autora foi muito realista ao retratar as dificuldades de mulheres em cursos predominantemente masculinos. Em sua turma há apenas 5 mulheres e muito preconceito de gênero.
No entanto, seus amigos de república são legais e adoram uma farra. Alina, que nunca foi de sair em casa, se vê arrastada por Manu, Talita, Bernardo e Gustavo para algumas festinhas pelo campus.
É nessa nova fase de descobertas que Alina vai deixar de ser apenas uma garota nerd do ensino médio para realmente fazer a diferença em sua comunidade estudantil.

Em um primeiro momento, ela se envolve com Artur. Um cara bonito, legal, bom de papo... quase perfeito caso ele soubesse ouvir “não”. Alina fica profundamente decepcionada (quem nunca se encantou por um embuste que atire a primeira pedra!), principalmente quando algumas listas bem depreciadoras e imbecis para as garotas da universidade circulam pelas redes sociais do campus.
As coisas ficam mais sérias quando algumas garotas começam a acordar em lugares desertos sem se lembrar da noite anterior; algumas sem calcinha.

A angustia de Alina é muito bem retratada e passa diretamente para nós, leitores. O seu desejo de ajudar, de dar na cara dos embustes e de fazer algo que mude aquela realidade é totalmente compreensiva. Então, juntamente com suas amigas de turma, Alina irá desenvolver um projeto maravilhoso que poderá transformar profundamente o ambiente de seu campus.

"Boa noite" é um livro curto com uma narrativa fácil, o que faz que terminemos rápido demais. Os personagens são adoráveis e apaixonantes. Alina cresce com seus erros e acertos e é uma protagonista completamente diferente ao final do livro. Manu, em um primeiro momento, me enganou. Achei que ela seria o alivio cômico, no entanto, ela se mostrou uma personagem profunda e cheia de histórias para contar. Talita e Bernardo, que são namorados na história, também trazem um quentinho para o coração. Para o Gustavo vou deixar apenas meus suspiros e um grande: QUERO.

Preciso parabenizar Pam Gonçalves por tratar de assuntos sérios e extremamente relevantes de uma forma acessível para seu público leitor. É um livro para uma ampla faixa etária que traz reflexões necessárias para a nossa sociedade no geral. Retrata misoginia, preconceito, violências mas também trata de feminismo, empoderamento e amizades verdadeiras.
O livro me tocou profundamente de várias formas e tenho certeza que irá contribuir muito para as perspectivas de muitos leitores ao redor do Brasil.

Recentemente, a autora anunciou um novo lançamento. O livro se chama "Uma história de verão" e também vai falar sobre juventude, faculdade e novas experiências. Já estou animadíssima para conhecer Analu e, portanto, terá mais Pam Gonçalves em breve para vocês no blog!
Por nada.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2017/08/eu-li-boa-noite-pam-goncalves.html

Eliana.Cardoso 16/07/2019

Livro q da pra ler em um dia