Boa Noite

Resenhas - Boa Noite

Mari 02/07/2018

Boa noite - Pam Gonçalves
Hélio!
Boa Noite conta a história da Alina que sai da sua cidade, da casa dos seus pais para ir estudar em uma universidade na capital para cursar Engenharia da computação e morar em uma república. Alina uma menina inocente que sempre morou com os pais e no colegial não era muito popular e sempre foi muito inteligente e na faculdade ela queria mudar se tornar independente ser popular e ela não queria mais ser vista como "nerd", ela faz amizades, começar a frequentar as festas da atlética e começa a beber, só que ela não esperava tudo que iria acontecer durante o 1° semestre, Alina teve que enfrentar situações que a fez crescer e se tornar uma mulher mas independente de uma hora para a outra. O livro ele trás assuntos como Preconceito e abuso sexual e também tem romance. A Pam soube separa muito os assuntos e falar dele de uma forma muito interessante o livro é narrado todo em primeira pessoa.

(juju) angelslovs 19/07/2018

CHORANDO DE EMOÇÃO
Eu não tenho palavras pra descrever esse livro de tão emocionada que estou após terminar....
O que mais me deixa sem palavras é o fato de eu ter me visto tanto em uma personagem, pelas suas inseguranças, medos, mudanças, perspectivas e aprendizagens.
Eu tb sou caloura esse ano e preciso ir todos os dias para outra cidade p chegar na universidade, e isso é totalmente novo e diferente para mim assim como foi para a Alina.
Eu não sou festeira e como ocorreu com a personagem, parei de ser chamada pra festas (isso não faz diferença p mim por sinal), tb n sou de socializar e tudo mais. E isso me fez me enxergar na personagem e ver até onde ela iria.
Algo que me emocionou muito foi a forma da abordagem de tantos temas, acredito que foram sim muito bem tratados pela autora e bem explícitos sobre o que ela queria mostrar, casos como assédio, predominância do machismo, abuso sexual, cultura do estupro que são temas importantíssimos assim como foram tratados os assuntos como a amizade, companheirismo e a importância de se manifestar e ajudar. Foram cenas que me emocionaram muito e não estou sabendo lidar com o fim desse livro, eu preciso de maisssss....

Gabe | @cafecomgabe 18/08/2018

Representatividade na medida certa com ótimos questionamentos
“Eles dizem que só querem nosso bem, mas fica difícil quando não querem nem mesmo pensar no que nós queremos”

Alina é uma jovem comum, inteligente, boa filha, boa aluna, está indo pra universidade e quer se desprender de qualquer rótulo, quer se aventurar numa nova vida, novos hábitos numa nova cidade. Não esperava ela que fosse encontrar mais obstáculos no seu caminho e que alguns deles seriam decisivos em sua formação. Ela não fazia ideia de que as dificuldades estariam relacionadas a sua vida social também e não só acadêmica.

Ao longo da narrativa vamos acompanhar as dificuldades de se adaptar num lugar diferente tentando ser alguém novo, Alina quer deixar pra trás o rótulo de nerd pra ser popular mas esquece as vezes do bom senso; A realidade das universidades, organização, pessoas, estrutura e etc.; O preconceito em torno de alguns cursos, Alina escolhe ser engenheira da computação em uma turma onde mais de 90% são homens que acreditam que cálculos não são pra mulheres. Alina se entrega demais aos momentos de curtição e acaba sendo sugada para um "mundo" que era fora de cogitação em sua vida.

É bem nesse ponto da história que Alina descobre que pode fazer a diferença, em meio a relatos de abuso e drogas entre as festas, ela vai usar sua fome por justiça para desmascarar algumas pessoas e impedir que mais danos sejam causados.

O livro é curtinho mas carregado de um conteúdo forte e cheio de representatividade. A escrita da Pam é maravilhosa, ela soube conduzir a narrativa falando de abusos, violência, drogas, álcool, estupro, machismo.. de maneira excelente prendendo a atenção e encaixando tudo isso numa história coerente sem parecer nada forçado. Acompanhar o crescimento de Alina como pessoa é muito importante e só mostra que as vezes infelizmente temos que ser expostos a coisas ruins para termos noção de onde mora o perigo e a proporção que ele tem para só assim termos força de agir, mesmo que já seja quase tarde demais sempre podemos mudar algo.

Ps.: Há romance na história sim, mas não é o foco porém é de dar aquele quentinho no coração.

Mais um nacional de qualidade! Este ano tenho dado cada vez mais espaço aos nossos autores na minha estante e não me arrependo. Livro recomendadíssimo.

Reh 28/08/2018

Obras brasileiras
MARAVILHOSO , dinâmica leve, caracterizam dos personagens bem construída, a história parece clichê mas não é, melhor livro que eu li esse ano até agora

Rafaah 06/09/2018

O livro das mulheres
Manooo, esse livro é muito bom , pois ele prende a gente até a última página...
Ele mostra que devemos lutar pelos nosso direitos e n é por sermos mulher que devemos abaixar a cabeça para o que a sociedade diz , mas sim superar cada palavra e obstáculo que a sociedade impõe!!!!

SrtaCamposRJ 07/09/2018

Leitura obrigatória!
Esse livro é necessário!
Confesso que fiquei receosa de começar essa leitura, por não saber o que esperar. Mas que grata surpresa tive ao ser envolvida com a história e a forma que foi apresentada, ao ponto de virar a noite lendo para saber como terminaria.
A forma inteligente e sensível que a Pam usou para contar essa história que aborda temas tão delicados, porém tão importantes e que precisam ser discutidos foi fantástica!
Você acredita que os personagens são reais, você se apega, torce por uns e contra outros, e se coloca no lugar deles.
Eu fico muito grata por ver mulheres abordando temas tão importantes e deixando claro que somos vítimas de uma sociedade machista e preconceituosa sim, mas não podemos parar de lutar pelos nossos direitos. Temos que colocar pra fora nosso grito de insatisfação e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para mudar essa situação.
Recomendo essa leitura não só para nós mulheres, mas para todos os homens que são pais, filhos, namorados, maridos, irmãos e amigos de verdade!

Marissa 15/09/2018

Um livro espetacular, sem sombra de dúvidas. Confesso que tinha ficado com um pé atrás por ser o primeiro livro da autora, mas como conheço o trabalho dela no YouTube sabia que valia a pena dar essa chance, e valeu muito a pena, até me arrependo de não ter comprado o livro físico.

É um livro cheio de romance, amizade e mensagens importantes. Super indico a leitura, principalmente para as mulheres.

withsomegrace 13/10/2018

Obrigatório e relevante.
Livro necessário. Me lembrou a escrita da Jennifer Brown em alguns momentos, até ler as dedicatórias e confirmar minhas suspeitas. Li muitas resenhas da Pam no site dela e sempre gostei do amor claro dela por literatura. Apesar de não compartilharmos o amor por Meg Cabot, sigo acreditando em escritoras. São sempre mais interessantes e responsaveis em seus livros. Um livro que deve permanecer nas prateleiras de nossas jovens: certeiro e sincero.

Wagner.Duarte 22/10/2018

Um livro regular
O livro está longe de ser ruim, mas está longe de ser um livro bom.

Ele consegue nos divertir em alguns momentos, principalmente com a personagem Manu, mas os pontos mais fracos do livro estão quando a autora tenta tratar de assuntos pesados de maneira breve e rasa. Em muitos momentos, parece que ela teve alguma ideia e jogou no meio da história para, em seguida, esquecer-se completamente de desenvolver o tema.

E desenvolvimento é a palavra que define uma das falhas que mais me incomodou, tirando todo o ar de fanfic que já corrobora para uma impressão errada do conteúdo da obra, os personagens simplesmente existem e não tem muita descrição quanto a sua aparência ou razões para nos explicar o seu comportamento, como dito, eles simplesmente estão lá. Salvo Manu, até mesmo Alina, a personagem principal, falha em nos cativar. As vezes, o que você vê são só nomes jogados para digerir, sem profundidade ou relação com o grosso da história.

A escrita também tem falhas, apesar de dinâmica, ela é continuamente apressada e da metade para o final se perde, não detalhando nada que importe e perdendo tempo em repetir as mesmas expressões diversas vezes, como se faltasse bagagem para explicar melhor os cenários e ações cometidas pelos personagens.

Talvez eu tenha ido com muita sede ao pote após ver tantas avaliações positivas, mas não dá pra deixar passar uma escrita apressada, personagens sem personalidade - se não houvesse um indicativo sobre quem está falando, provavelmente eu poderia achar que seria qualquer um; ambientes em que você não consegue imaginar direito como seria e história de temas fortes tratados de maneira tão rasa.

Não é um livro ruim. A impressão que me dá é de estar lendo uma fanfic ou assistindo a um filme da sessão da tarde de final previsível. Trata-se de uma leitura regular e descartável que até poderia levantar alguns questionamentos se fosse mais denso onde precisava; não precisava ser forte a ponto de chocar, trata-se de um YA, afinal de contas, mas faltou conteúdo e experiência pra contar essa história.

Franciele.Oliveira 27/10/2018

Sabe aquele livro que a gente se apega? Me apeguei a esse! Foi um livro que não pude dormir enquanto não vi o final. Apesar de ser curto, o livro aborda temas como abuso, violência, drogas, álcool, machismo, mas sem forçar cada tema.
Em alguns momentos achei que faltou mais desenvolvimento, mas se tratando de um livro juvenil, a Pam colocou o necessário para aquecer o coraçãozinho com um romance, mas sem ser o foco principal.
Esse é um livro para passar a diante, você lê, absorve a mensagem, e automaticamente, sente que outras pessoas precisam sentir o mesmo.
Um livro para colocar na estante de favoritos nas escolas.
Um livro necessário.

Vanessa @LarLiterario 28/10/2018

Raso e mal trabalhado.
Gostaria de dizer que gostei desse livro, mas infelizmente não rolou. Em 240 páginas nós temos inúmeros assuntos polêmicos tratados de maneira rasa e superficial. Foram muitas temáticas jogadas - sim, é o melhor termo que posso usar - diante do leitor e esquecidas logo em seguida.

Foram "abordados" nesse livro: racismo, relacionamento abusivo, lgbtqfobia, xenofobia, gordofobia, machismo, feminismo, e esses são só alguns assuntos. O principal deles é o abuso sexual e acredito que se a autora tivesse focado no tema principal e se aprofundado nele, trabalhando tanto na história quanto nos personagens poderia ter prestado um serviço ainda maior às mulheres e a sociedade em geral. Pam tem uma escrita leve e rápida, então o livro tinha tudo pra ser muito bom.

Os amigos que a Alina faz são personagens totalmente sem profundidade e além de nomes de personagens que são jogados do nada na história. Na questão lgbt, temos dois personagens no livro e os pais de ambos são horríveis, pra quê? às vezes só o que precisamos ao ler sobre essa temática é um pouco de empatia e esperança.

Coisas que eu achei absurdas de ler:

1. Uma pessoa que foi vítima de estupro frequentar festas dadas pelo seu estuprador, muitas vezes na cada dele.
2. Uma bissexual dizer "cansei de homens, agora só ficarei com mulheres", porque assim, sinto informar mas a bissexualidade não tem um botão pra você escolher qual será o gênero da vez, beleza?
3. Uma tentativa de romance onde o "casal' praticamente não interagia, não tinha amizade, cumplicidade... NADA! Só trocavam flertes com olhares intermináveis e quando finalmente alguém dá um toque na Alina ela me vem com um "Ah, ele me vê só como irmã." ou "Ele é bom demais pra mim." Me poupe.
4. "Amigos" que poderiam ter alertado Alina sobre o cara não confiável que ela estava saindo e se calaram. Só deixam rolar, se acontecer alguma coisa, azar dela né?

Se eu for listar mais das coisas absurdas que li nesse livro esse post não acaba. Há ótimas lições no livro, sim. Mas é uma pena ter sido perdidas numa bagunça ao tentar conquistar todos os nichos de pessoas.

Pedro.Fonseca 28/10/2018minha estante
Excelente crítica!

Vanessa @LarLiterario 29/10/2018minha estante
Obrigada!

Cons.Pontes 02/01/2019minha estante
Exatamente oq pensei ao ler esse livro, lutei pra terminar a leitura na esperança de q houvesse uma melhora, mas realmente faltou profundidade e foco.

Vanessa @LarLiterario 04/01/2019minha estante
Infelizmente sim!

Karol Barão 26/07/2019minha estante
Nossa, super concordo com VC, foi tudo isso que eu senti, acho que a autora quis abordar temas demais e não se aprofundou em nada.

Vanessa @LarLiterario 24/12/2019minha estante
Exatamente!

Letícia @sereia_literaria 02/11/2018

Amei demais!
Após o termino do ensino médio, Alina está deixando Laguna, sua cidade natal, para cursar Engenharia de Computação e viver a melhor fase de sua vida, como sempre imaginou. Disposta a deixar o status de nerd para trás e aproveitar essa nova experiência, ela irá se deparar com situações capazes de lhe apresentar algo que a mesma não conhecia; a dura realidade de uma universidade.

Enfrentando julgamentos de garotos pela escolha de seu curso, ela passa a frequentar algumas festas por convite de seus novos amigos e, quando menos espera, descobre coisas horríveis nesses ambientes, que vão muito além de jovens se divertindo.

Para evitar que outas pessoas sofram com as situações absurdas que acontecem em algumas dessas festas, Alina terá de se unir a outras garotas em busca de justiça e respeito na universidade.

Esse é um daqueles livros necessários, que temos vontade de sair distribuindo para muitas pessoas. Acompanhar a jornada de Alina foi uma experiência única e crucial para mim. A autora conseguiu conduzir uma história cujo foco não é o romance (embora ele tenha sido igualmente bem construído), mas sim as coisas difíceis que cercam a vida social e acadêmica de alguns estudantes.

A escrita da Pam é super leve e fluida, me fez devorar o livro em um dia! Os personagens foram, com certeza, o ponto alto do livro; cada um tem uma personalidade bem desenhada e me conquistaram desde a primeira página. Eu senti que apenas o Bernardo (um dos amigos da protagonista) é um pouco confuso e poderia ter um envolvimento maior na história.

Ler esse livro me fez entender que as dificuldades em uma universidade vão além das notas e matérias, pois o assédio, drogas, preconceito, violência e maldade, estão, infelizmente, presentes nesse contexto.

mainvisivel 03/11/2018

Aborda temas que devem ser discutidos
Cara, fiquei extremamente feliz ao encontrar uma escritora/livro nacional que aborda esses assuntos! No entanto, como vi em uma resenha aqui, faltou realmente um pouco mais profundidade nos temas abordados como gordofobia, racismo, lgbtfobia, machismo etc. Mas ainda sim acho que o livro é uma leitura essencial, ainda mais por tratar de assuntos que acontecem frequentemente nas universidades brasileiras, meninas abusadas sexualmente quando bêbadas é mais comum do que se imagina e a forma como a universidade no livro lida com isso é similar a forma como as universidades lidam na vida real: estão cagando e andando realmente p/ o problema e a culpa é da vítima. Acho que valeu a pena a leitura, só quero frisar mais duas coisas:
-os diálogos entre os personagens é meio forçado, muitas vezes bobo;
-a personagem Manuela é extremamente irritante, toda as vezes que tinha que ler os diálogos entre ela e os outros personagens era uma tortura! xD
P.S: estou pronta para ler outras coisas da Pam, sem problema. :p
(desculpa se a resenha ficou uma bagunça, mas espero que tenham entendido).
T+

Isabela.Lopes 04/11/2018

Todas as mulheres deveriam ler
Nem parece que esse é o primeiro livro solo da Pam! A escrita dela é muito fluída e quando percebemos, a leitura acabou.
Preciso dizer que me identifiquei muito com a protagonista. Primeiro, porque quando fui prestar vestibular estava prestando para Arquitetura e para Ciência da Computação. No final, acabei fazendo Ciência da Computação, e consequentemente me mudei para uma cidade longe da minha. Formei e atuo na área há dois anos.
Voltando ao livro, achei que a Pam mostrou como realmente é essa transição de você sair da cidade dos seus pais e se mudar para outra cidade para estudar. Tudo o que se passa na nossa cabeça neste momento(a sensação de sermos donos do nosso próprio nariz, só que não kkk).Tudo é muito real.
Parabéns Pam pelo seu primeiro livro solo! Foi uma bela estréia.

anapaulaspgomes 04/11/2018

Eu gostei do tema do livro, infelizmente bem presente em nossa sociedade.
Gostei da mudança da Alina e como ela ajudou as mulheres