Guardiões do Louvre

Resenhas - Guardians of the Louvre

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Karol.Paniago 09/05/2023

Um livro com personalidade
Este livro foi muito fora da caixinha pra mim. Ele conseguiu demostrar de forma belíssima como é a sensação de se apreciar uma arte e de se sentir em contato com o pintor e compreende-lo rapidamente. Uma leitura rápida para se lembrar de apreciar cada sentimento passado pelas obras e sua história..

Lys 30/01/2021

Uma Maravilhosa Caminhada!
Os Guardiões do Louvre é uma das graphic novels mais lindas que eu já tive o prazer de ler. Confesso que escolhi a mesma pela capa e iniciei a leitura sem conhecer absolutamente nada. Nem do que se tratava, nem sobre o autor e nem a escrita e a arte.
quando penso agora em como me senti ao fazer essa leitura, só consigo associar a uma maravilhosa viagem, pelos corredores do Louvre e pela sua história. E fico com vontade de voltar pra lá.
Recomendo para quem procura algo calmo, tranquilo e muito, mais muito bonito mesmo. Se a pessoa der de cara com essa graphic, eu espero que ela aceite o convite!

Jonas (@castelodepaginas) 05/06/2020

Guardiões do Louvre
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/05/guardioes-do-louvre.html

Geli 30/07/2021

Um verdadeiro passeio pelo Louvre
Seria uma honra ser guiada por alguém que testemunhou a história de perto.
Comecei com uma expectativa e, mais uma vez, fui surpreendida.
Vale a pena pelo conhecimento, pela arte e pela história.
Recomendo!

pordentrodaestoria 04/06/2023

?Guardiões do Louvre?, do mestre Jiro Taniguchi, foi o primeiro mangá lançado pela Pipoca & Nanquim.

Publicado em 2018 pela editora, a obra também fez a sua estreia como o primeiro mangá lançado no Brasil em formato europeu, capa dura e totalmente colorido.

O material faz parte, originalmente, de uma coleção lançada pela editora Futuropolis em parceria com o próprio Louvre, e conta com obras de outros mangakás, como Hitohiko Araki (Rohan No Louvre - PN) e Taiyo Matsumoto (Os Gatos do Louvre - JBC).

Sobre a história, nosso protagonista, antes de retornar para Tóquio, resolve esticar sua viagem em Paris. O problema é que ele é acometido por uma forte febre e mesmo sem se recuperar resolve visitar o Museu do Louvre. Em virtude do local estar super lotado, ele passa mal e começa a ter alucinações. Aqui, ele conhecerá os Guardiões do Louvre (Vitória de Samotrácia, Van Gogh, etc.) que apresentarão a história do museu e as principais obras que lá se encontram.

?Guardiões do Louvre? é uma obra brilhante! Ela consegue nos transporta para dentro do Museu apenas com o passar das páginas. Assim como o protagonista é guiado pelos Guardiões, nós, leitores, também somos. E a forma narrativa que o Jiro consegue nos envolver é simplesmente sensacional. De verdade, eu me arrepiei com a leitura deste mangá!

Mesmo que eu nunca tenha visitado o Louvre, foi possível perceber como Taniguchi conseguiu, com as características do seu traço, reproduzir a beleza do Museu e das obras de arte.

Um material que certamente será lido e relido por diversas vezes. Pena que no momento ele está esgotado. Quem sabe os meninos da Pipoca & Nanquim se animam a reimprimir. Com certeza valerá muito a pena!

@leiolivros 16/04/2020

Lindo de ver e ler
Um pouco sem palavras, um pouco nostálgica e um tantinho emocionada, venho contar desse mangá que me pegou de surpresa.

Acompanhamos um artista japonês que, após uma excursão pela Europa, decide passar seus últimos dias no continente em Paris. Após sua primeira noite na cidade, ele acorda, febril, em meio a devaneios e delírios. Quando finalmente se sente um pouco melhor, resolve ir até o grande museu parisiense, Louvre, e lá se envolve em uma vivência fascinante envolvendo o passado, as artes, os artistas e toda a história que o palácio carrega.

A leitura desse mangá tamanho família é um pulo. Tive que me forçar a pará-lo no meio e terminar no dia seguinte só pra passar mais tempo degustando a experiência.

Pra mim, ler "Guardiões do Louvre" foi algo tocante por ser pessoal. Morei 6 meses na França e o Louvre era um ponto de passagem oficial toda vez que alguém me visitava. Apesar de não ser meu museu favorito de Paris (alô Centre Pompidou!), visitá-lo tantas vezes criou em mim um sentimento de apego, como se aquele lugar fosse um pouquinho meu. Esse mangá trouxe esse sentimento com tudo.

A história em si é muito simples. Nosso protagonista entra em contato com personagens históricos presentes no museu, pintores, obras de arte, antigos diretores... Tudo é contado por meio de ilustrações belíssimamente detalhadas que te puxam pra dentro da narrativa.

Apesar de não se aprofundar muito nos rápidos encontros que o protagonista tem com as figuras históricas que aparecem, o autor consegue passar sua mensagem:

Esse livro é sobre o amor a arte, sobre as nuances de emoções que ela nos faz sentir e sobre até onde seus amantes vão para protegê-las. O ponto alto da história é o relato sobre a evacuação das obras do Louvre frente à invasão nazista durante a segunda guerra. É de emocionar.

Além disso, o cuidado com a edição do livro foi ótimo. Capa dura, um marcador gigante pra combinar com o tamanho da obra e, ao final, várias referências dos artistas citados na narração para o leitor se aprofundar.

Amei e recomendo!

Raquel 29/12/2022

?Saibam que, no palácio do Louvre, habitam seus guardiões.?
A história é linda e delicada. O autor te surpreende da melhor maneira possível. É algo quase mágico de tão bonito. Impossível não se emocionar ao avançar na história. O capítulo sobre Van Gogh é lindo, mas o meu preferido é o capítulo Paris, 1939. Eu não conhecia essa parte da história e todos aqueles que foram tão importantes em um momento extremamente crítico para a humanidade. Faço das palavras do autor as minhas ?É uma pena? que essa história não seja tão conhecida.?
Deixo aqui minha recomendação, pois não é todo dia que encontramos tão bela escrita.

Guilherme Duarte 03/03/2023

Beleza e arte
Em se tratando de obras contemplativas, Jiro Taniguchi é um mestre e aqui não seria diferente.

Uma aventura que serve de pano de fundo para nos apresentar uma pequena aula de história da arte e e dos desafios para proteger essas obras centenárias das garras sombrias da humanidade.

Aqui conhecemos autores, suas obras e pessoas reais que participaram da história do Louvre.

Sidnei 31/01/2021

Vontade de ver o Louvre
Esse é o maior sentimento que você sai dessa belissima HQ, vontade de ir à Paris e visitar o Louvre, por dias. Compreender todas as histórias acerca de algumas pinturas (pois seria audácia querer saber de todas, não haveria tempo hábil em quem sabe uma vida). E as cores estão fantasticas.

Rafa 07/02/2022

Eu amei esse livro.
Ele é super rápido de ler.
Eu só fiquei confusa em relação a esposa do moço, mas tirando isso eu amei

Amanda | @mandalivros_ 03/04/2020

Ilustrações lindíssimas! A história também é bem legal e me fez mergulhar no Louvre.

Léo 03/03/2022

Uma carta de amor à arte...
O trabalho que a editora Pipoca & Nanquim fez nesse mangá é primoroso! O cuidado com a diagramação, a capa dura e o tipo de papel que preservou as cores aquareladas do artista. É uma verdadeira obra de arte...

Jiro Taniguchi nos pega pelas mãos e nos apresenta o museu mais famoso do mundo por um prisma diferente. Viajamos por momentos belíssimos da história da arte, bem como por momentos de tristeza e agonia.

Confesso que me arrepiei ao virar algumas páginas e perceber por onde Taniguchi me levava e como conduzia minhas emoções.

Ainda não conheço o Louvre, mas quando conhecer, saberei que ali habitam seus guardiões!

Carol 21/09/2021

Guardiões do Louvre - Resenha escrita para o @cafecomhq
Guardiões do Louvre encanta tanto pelas ilustrações magníficas, delicadas e sensíveis de Jiro Taniguchi com suas misturas coloridas em delicados tons de azul, verde e amarelo quanto com a narrativa deslumbrante.

Depois de passar mal enquanto chega à Paris, um artista japonês resolve visitar o museu do Louvre e se aventurar nas histórias lá contidas. Assim, numa mistura encantadora de alucinação e realidade, o artista compreende como alguns dos maiores quadros foram compostos e criados, em alguns encontros com seus famosos pintores, como é o caso de Vincent Van Gogh e Jean - Baptiste Camille Corot, dentre outros.

Além disso, o quadrinho também aborda a forma em que foi possível salvar as obras do museu na segunda guerra mundial. Com um fechamento reflexivo e bastante humano, Guardiões do Louvre é uma obra repleta de conhecimento e curiosidades para os amantes da arte.

1 | 2 | 3 | 4 | 5