Guardiões do Louvre

Resenhas - Guardians of the Louvre

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Carol 21/09/2021

Guardiões do Louvre - Resenha escrita para o @cafecomhq
Guardiões do Louvre encanta tanto pelas ilustrações magníficas, delicadas e sensíveis de Jiro Taniguchi com suas misturas coloridas em delicados tons de azul, verde e amarelo quanto com a narrativa deslumbrante.

Depois de passar mal enquanto chega à Paris, um artista japonês resolve visitar o museu do Louvre e se aventurar nas histórias lá contidas. Assim, numa mistura encantadora de alucinação e realidade, o artista compreende como alguns dos maiores quadros foram compostos e criados, em alguns encontros com seus famosos pintores, como é o caso de Vincent Van Gogh e Jean - Baptiste Camille Corot, dentre outros.

Além disso, o quadrinho também aborda a forma em que foi possível salvar as obras do museu na segunda guerra mundial. Com um fechamento reflexivo e bastante humano, Guardiões do Louvre é uma obra repleta de conhecimento e curiosidades para os amantes da arte.

Donatti 27/09/2021

Uma obra de arte que retrata várias obras de arte
Só pelo nome, já tive interesse em ler este mangá, pois sou apaixonada por arte e meu sonho é conhecer o Louvre.
Não foi surpresa nenhuma eu amar esta história. Sua narrativa mistura o real com o fantástico e resulta em uma história linda que traz, também, alguns momentos históricos decisivos, como a proteção das obras de arte no período da Segunda Guerra Mundial. É um trabalho incrível, que vale a pena o investimento. A leitura que fiz, mesmo sendo por e-book, não saiu prejudicada e só me instigou ainda mais a comprar a versão física. Recomendo muito!

Amanda | @mandalivros_ 03/04/2020

Ilustrações lindíssimas! A história também é bem legal e me fez mergulhar no Louvre.

Léo 03/03/2022

Uma carta de amor à arte...
O trabalho que a editora Pipoca & Nanquim fez nesse mangá é primoroso! O cuidado com a diagramação, a capa dura e o tipo de papel que preservou as cores aquareladas do artista. É uma verdadeira obra de arte...

Jiro Taniguchi nos pega pelas mãos e nos apresenta o museu mais famoso do mundo por um prisma diferente. Viajamos por momentos belíssimos da história da arte, bem como por momentos de tristeza e agonia.

Confesso que me arrepiei ao virar algumas páginas e perceber por onde Taniguchi me levava e como conduzia minhas emoções.

Ainda não conheço o Louvre, mas quando conhecer, saberei que ali habitam seus guardiões!

Sabrina Luz 24/01/2021

Um mergulho na história da arte...
Pra quem é apaixonado por história da arte, Guardiões do Louvre é um prato cheio. É, no sentido literal, uma viagem no mundo das artes. Muito bom!

Depósito Literário 09/05/2020

RESENHA - GUARDIÕES DO LOUVRE
Um tour por um dos museus mais célebres, é o passeio que Jiro Taniguchi nos propõe em "Guardiões do Louvre". Com ilustrações que mais se parecem grandes pinturas, dedica olhar poético à arte.

O personagem principal, de origem japonesa, programa uma visita ao Museu do Louvre na sua terceira estada em Paris. Em meio à confusão de visitantes, sente-se mal e desmaia, encontrando-se em um estado intermediário entre a realidade e os sonhos. Na companhia de Nice, a Vitória de Samotrácia, transita por outros tempos, imerge nas pinturas e interage com os seus criadores.

"Ao longo de um grande período da história do mundo, desde épocas das quais nem fazemos ideia muitos objetos de arte, surgidos entre a Antiguidade e o século XIX, vieram sendo coletados e trazidos para cá. Em cada um deles habita uma alma. Independentemente de serem ou não expostos no museu. Por séculos e séculos, eu vi diversos deles chegarem aqui. E são eles que nós guardamos neste lugar.".

A leitura do gênero mangá foi uma novidade, havendo a necessidade de me adaptar à estrutura. Em um dos momentos mais marcantes, o personagem visita as paisagens que serviram de inspiração para algumas obras do Van Gogh , criando uma proximidade encantadora entre leitor e narrativa.

Além disso, destaco a passagem impressionante em que o autor retrata os procedimentos empenhados na defesa das obras de arte durante a Segunda Guerra, de forma a defendê-las dos saques nazistas.

"Dessas belas plantações, forrando a vastidão da terra. Das florestas silenciosas. Dos rios que correm o seu leito, suaves. Cada gota dessa água. Não seria desta terra que todos nós viemos?".

site: https://www.instagram.com/depositoliterarioblog/?hl=pt-br

Sailorluquinhas 03/09/2020

Fofo, conta histórias bem incríveis e até surpreendentes desse museu

Yago Grassini Prevot 14/04/2020

#ESTANTEPN
Obrigatório para quem curte artes plásticas em geral.

Nelson.Nogueira 04/07/2022

Lindo mangá com uma história que mistura arte, mistério, espiritualidade. Tudo contado por um traço belíssimo que valoriza ainda mais a obra.

caarolparker 04/02/2020

Incentivo à cultura
Um quadrinho que facilmente poderia se tonar ao incentivo a visita do Louvre ou outro museu. As ilustrações são aquarelas precisas.

Diana Vila 04/02/2020

null
Primeiro mangá que leio. Confesso que esperava muito mais do enredo, pensei se tratar de algum super mistério a ser desvendado, mas....enfim acho que fui com a expectativa alta de mais por se tratar de um livro que se passa no Louvre, e nesse ponto o artista não deixou a desejar. A arte é belíssima, muito delicada ?

Destaque para o capítulo sobre a operação de guerra coordenada por Jacques Jaujard, diretor do Louvre durante a Segunda Guerra Mundial para salvar as obras de artes de serem pilhadas e destruídas pelos nazistas. Capítulo simplesmente maravilhoso, que poderia ter sido muito mais explorado e desenvolvido.

Mas enfim, mergulhei na leitura desse primeiro mangá sem ter lido a sinopse, sem saber o que me esperava, e embora eu não tenha amado o enredo, recomendo, pois a arte vale muito a pena. E acho que até tomei gosto pela leitura de mangá ?

Fabio Eloi 21/05/2019

Uma obra sobre o Louvre que honra o Artista e o Museu.
Antes desta obra chegar em minhas mãos eu tinha algumas informações a respeito. Sabia que era um mangá, ou seja, sua leitura era no estilo oriental. Por consequência sabia que o mangaká responsável pela obra era Jiro Taniguchi, que eu não conhecia o trabalho até então. Tinha consciência que o mangá havia sido encomendado pelo Museu do Louvre. Visualizei parte de seu conteúdo artístico na internet, o que de imediato me agradou.
Estas informações foram mais que suficientes para mim.
Quando coloquei minhas mãos neste mangá primeiro fiquei impressionado com o tamanho, com a qualidade gráfica e o acabamento da Edição lançada pela Editora Pipoca & Nanquim, sem dúvida um capricho que favorece muito a apreciação da obra. Finalmente começando a leitura fiquei fascinado com os traços (que em um primeiro momento até me remeteu a Linha Clara franco-belga), traços estes ricos em detalhes e cores leves deliciosas de olhar.
A história é bem simples, o que depois descobri ser a principal crítica negativa sobre a obra, mas realmente isso não me incomodou, já que a história acaba sendo um leve fio condutor por páginas e mais páginas belíssimas e de muita leveza e sensibilidade. A forma como Jiro Taniguchi brinca emulando alguns estilos artísticos (e algumas obras) dentro do seu próprio estilo é prazeroso de ver, colocado de forma muito natural e bela.
Depois de terminar a leitura tive que novamente folhear o mangá do início apenas observando e viajando nas artes, página por página...
Dois detalhes me incomodaram, mas são realmente detalhes que apenas chamaram minha atenção provavelmente por eu ser Designer e ter trabalhado em gráfica. Primeiro foram os nomes do Autor e da Obra na lombada com uma incomoda sombra preta atrás das letras (o destaque poderia ser resolvido de outra forma sem o uso destas sombras) e o segundo é em uma página interna que é quase totalmente preenchida com um céu bem azul, não sei se era intenção do artista deixar marcas verticais, mas sempre que eu olho me parecem marcas deixadas durante a impressão na gráfica.
De qualquer forma estas observações (preciosistas) não desqualificam a Obra de Jiro Taniguchi e a caprichada Edição nacional entregue pela Editora Pipoca & Nanquim. Tanto que dei de presente um outro exemplar para uma amiga que não é habituada em ler quadrinhos muito menos mangás, mas fiz isso com a certeza de que até mesmo alguém "não iniciado" neste mundo pode aproveitar a leitura e se encantar com as belas páginas da mesma forma que eu me encantei.

Luciana 03/11/2018

Um pouco de história, com belas ilustrações!
A história de passa no Louvre, mas conta um pouco da história mundial, e de escritores e pintores que fizeram história no Japão e na própria França!
Uma HQ mais para ensinar, para contar história, mas com ilustrações lindas e de muito valor!

Luiza2527 31/12/2021

Guardiões do Louvre
As ilustrações são belíssimas... O conjunto do desenho com as cores é um acerto enorme. Além disso, gostei de conhecer o Louvre, saber um pouco do histórico. Essa foi a parte que mais me encantou. O final também foi legal. Acho que é isso.

1 | 2 | 3 | 4 | 5