Enclausurado

Enclausurado Ian McEwan




Resenhas - Enclausurado


262 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Gui Scheffer 13/05/2024

Breve comentário sobre Enclausurado, de Ian McEwan.
Trágico, sarcástico, ácido e mordaz, uma nova visão sobre o mundo e os assuntos adultos, sob a ótica de um feto. Um ser que anseia por um mundo que não conhece e nem compreende;
Vitor922 13/05/2024minha estante
Esse feto, é sentido literal da palavra?


Gui Scheffer 13/05/2024minha estante
Sim, completamente literal.




Beatrizbya641 02/05/2024

''AGORA NUNCA SABEREI COMO A HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA OU DO TREM DAS NOVE HORAS TERIA SIDO RESOLVIDA''
Trudy está grávida e já não ama seu marido John, um poeta falido que não corresponde as suas expectativas, acaba se envolvendo co Claude, seu cunhado.

Decidos a se tornarem milionários com a venda da casa que John deixou para sua esposa enquanto ela ''avaliava '' seus sentimentos por seu esposo, decidem matá-lo.

E no meio dessa trama, vemos todos os acontecimentos e planejamentos serem narrados pelo filho de John e Trudy, ainda um feto, que através dos olhos e ouvidos de sua mãe assiste impotente o roteiro macabro que sua mãe e seu tio estão escrevendo.

Achei fantástica a ideia de colocar como narrador um feto. Claro que é implausível toda a eloquência e desenvoltura dos monólogos da criança, mas isso é o que tornou o livro ainda melhor para mim. Gosto dessas propostas absurdas, me fazem imaginar ''será que não é exatamente assim como acontece, mas depois do nascimento, com a fala e o cérebro ainda não desenvolvidos o bebê se esquece de tudo e convive apenas com as sensações daquilo e de forma inconsciente?''.

Só me decepcionei pelo livro ser pequeno, acredito que poderia ter sido melhor explorado. Por exemplo, o bebê punindo a mãe com enjoos e vômitos fora da hora, se mexer apenas na presença do pai. Explorar como o caso extraconjugal teve início, dar mais espaço para diálogos.

Mas eu gostei da proposta, e o final foi exatamente como eu queria que foss, embora um epílogo fosse interessante
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabriel.Meira 14/03/2024

O que um narrador-feto teria a nos contar sobre seus pais?
O narrador, que nesse caso é um feto, conhece o mundo como ele é sem antes mesmo se deparar com a sua luz. Conta em detalhes os planos sórdidos de sua mãe perante um casamento fracassado.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



gaspargabriela 09/03/2024

A perspectiva do livro é bem diferente de tudo que já li, então é interessante. Mas a história não me pegou e do meio pro final fica muito maçante.
comentários(0)comente



Laishvenvs 28/02/2024

Condenado antes do nascimento
Se você, assim como eu, também gosta de um livro bem ?viajadão?, já começo indicando esse livro aqui.

Todas as histórias e memórias póstumas conhecidas da literatura me entretém bastante em infinitas possibilidades sobre o desconhecido: o que vem após a m0rt3.

Mas o que esperar quando o narrador ainda está para nascer mas faz parte do plano de
assass1n4t0 de seu pai, pela mulher que te carrega no ventre? No mínimo intrigante, ein?!

Com um ?quê? de Chuck Palahniuck em ?Condenada? e ?Maldita, McEwan tem uma linguagem muito divertida, sarcástica e provocativa. Capaz de nos ?enclausurar? enquanto participamos juntos de todos os acontecimentos.

-

?? Nota pessoal: meu primeiro livro do autor e uma leitura super descontraída, de linguagem fácil e fluída!

#ciadasletras #editoracompanhiadasletras #ianmcewan #enclausurado #nutshell #ianmcewanbooks #bookstagram
comentários(0)comente



Mylena 27/02/2024

Narrador inusitado
Leitura coletiva do Literatalk, mês de fevereiro.
Se tem uma coisa que me resta dizer sobre esse livro é que o autor foi genial em trazer um narrador de certa forma inusitado. A trama em si não teve nada de surpreendente para mim, mas a narração toma a frente e faz o livro ser muito bom. Na minha opinião, apenas o final poderia ter sido um pouco diferente, mas entendo a concepção do autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcio.Caldas 08/02/2024

Inesperado
Quando iniciei, achei q seria uma leitura pesada, monótona e reflexiva....tinha apenas a esperança de conhecer a escrita de um autor bem falado. Após o início, me deparei com uma história leve , q consegue ser reflexiva na medida certa, sem perder o ritmo e prendendo leitor até seu final. Valeu muito a pena ler um dos narradores mais improváveis da escrita atual.
comentários(0)comente



Wanessa_Gabriela 07/02/2024

?
Uma narrativa que tinha tudo pra ser uma simples história de suspense, se tornou uma obra poética e bem ?cabeça?, repleta de reflexões sobre os problemas do mundo, vinhos e relacionamentos amorosos, fraternais e de pais e filhos.
Ter como narrador um feto foi fenomenal! Incrível a capacidade do autor de trazer essa personagem à consciência total e plena, com senso crítico e bom caráter, toda uma personalidade forte e já formada que traz opinião e certeza durante todo o livro.

Um elogio extra pra editora que fez uma capa linda demais!
comentários(0)comente



brigitte4 25/01/2024

Enclausurado
Livro rápido, diferente e divertido! a narrativa me deixou irritada algumas vezes mas vale a pena a leitura!
comentários(0)comente



Geovani.Moreno 20/01/2024

Que bebê é esse?
Enclausurado, do Ian McEwan, parte de uma premissa pra lá de original. O narrador é um bebê ainda enclausurado no útero de sua mãe, que com muito humor e sarcasmo relata as desventuras que está vivendo. Através da degustação de sua mãe se torna um profundo conhecedor de vinhos, não poupando de críticas e observações daqueles que vivem ao seu redor.
O autor já bem conhecido e dos mais lidos na contemporaneidade nos apresenta uma obra curta, leve e agradável de ler. Longe de ser um texto denso, aproveita dessa leveza para tecer muitas críticas a moral e comportamento humanos. Com um desenlace previsível mas que não tira o brilho e divertimento da leitura. Por isso, recomendado.
comentários(0)comente



Gabriel.Milli 03/01/2024

Decepção
Infelizmente me decepcionou, será que foi muito expectativa?! Não sei, mas um bebê com um fluxo de consciência sem sentido, divagando sobre assuntos que nao me prenderam e personagens esquecíveis e sem desenvolvimento nenhum. Uma pena.
comentários(0)comente



Carol749 21/12/2023

Como pode um feto ser mais inteligente do que todos nós? O livro é interessante justamente por trazer um ser inanimado, um feto com tantas questões existenciais sendo que a existência dele ainda nem foi iniciada.
Acompanhar os planos assassinos de uma mãe diretamente dos ouvidos do filho dentro do útero dela é uma experiência que eu não sonharia nem em meus sonhos mais doidos! E não é um feto qualquer é um feto sommelier de vinho consciente de política.
Em alguns momentos achei o autor um tanto capacistista e esse foi o único motivo pro livro não ser cinco estrelas
comentários(0)comente



262 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR