Enclausurado

Enclausurado Ian McEwan

Resenhas - Enclausurado

danilo_barbosa 01/12/2023

Antes do berço...
Na história da literatura mundial, as narrativas têm por protagonismo a mais variável e inusitada gama de personagens. Alguns despertam em nós a empatia automática, outras o estranhamento, mas um fato é que poucas deixam os leitores indiferentes, já que traçam em sua trajetória situações e sentimentos humanos, sejam contidos ou exacerbados.
E quando pensamos que ninguém pode nos surpreender – já que desde datas mais remotas compartilhamos palavras com insetos asquerosos ou a própria Morte –, Ian McEwan vem e nos surpreende com algo inusitado: um feto, uma criança prestes a nascer em meio a uma intriga de crime e vingança, dona de um sarcasmo e dramaticidade que falta, ocasionalmente, até mesmo aos adultos.
Com referências claras em Hamlet, “Enclausurado” tem como foco uma criança, dentro da barriga da mãe nos meses finais de gravidez, compartilhando com ela os planos de matar o pai em cumplicidade com o amante, irmão do marido. Tudo por causa de um imóvel, onde ela mora, que pode valer milhões. Mas como o próprio nome diz, a barriga materna, o berço original, lhe inibe de tomar quaisquer atitudes, tornando essa relação um misto de amor e ódio.
Ao colocar em destaque um personagem tão inusitado, o escritor inglês extrapola, alfineta, viceja a imaginação tirando dele limites. O humor é refinado e fugaz, como em determinado momento pensa com ojeriza no sêmen do amante maculando o ambiente onde mora, que em nada ligamos a uma vida pré-nascida, mas que nos divertimos tanto com os apontamentos que tudo passa a ser válido.
Mas a tensão do crime e da sombra advinda dos pensamentos humanos, características tão marcantes da obra do autor, estão lá presentes. E quanto mais nos aproximamos do final, mas nos sentimos aprisionados e atados, como a própria criança, levados até as últimas consequências.

Caroline Vital 28/11/2023

Lido em 2020
Incrível, trem esquisito esse. A narração/ponto de vista mais diferente que já li. Narrado por um feto.

Fernnanda.Stumbo 21/11/2023

Descobri esse livro no "Bum!" da pandemia, indicado em algum vídeo, a premissa chamou muito a minha atenção, mas levei três anos para terminar a leitura!
Realmente tinha tudo para ser bom, um narrador inédito e super criativo por parte do autor: um feto, que já mostra indícios de ansiedade e depressão em uma vida que ainda nem foi respirada e já deparado com sua mãe e tio planejando assassinar seu pai.
Eu achei de uma criatividade e tanto considerando a fama e outras obras de Ian McEwan, confiei fielmente em ser maravilhoso, porém não foi!
A narração é descritiva demais, o que o torna chato, repetitivo e cansativo. Não consegui entender como o bebê adquire tamanha inteligência (o que nos faz até sentirmo-nos leigos) tendo em vista a burrice de sua mãe, já que tudo que ele entende e sabe do mundo é originado dela.
Cabe parabenizar McEwan pela ironia do personagem, o que fez com que eu risse e me identificasse em alguns trechos, como citação abaixo:

"Nenhuma criança, muito menos um feto, jamais dominou a arte da conversa fiada ou desejaria fazê-lo. É um truque de adultos, um pacto com o tédio e a falsidade."

Tiago.Cecconello 21/11/2023

ENCLAUSURADO EM BANALIDADES
Se você ler as orelhas de livros e as críticas, ficará entusiasmado com Enclausurado. Os efusivos elogios, bem como a história criativa de um feto-narrador, criam uma expectativa gigantesca.

Porém, a experiência de ler o livro é enfadonha (apesar de ser um livro curto) e decepcionante. A história, digna de um novelão canastrão da Globo, é uma tentativa moderna de reescrever Shakespeare. O enredo é ingênuo e pobre. Os diálogos e reflexões filosóficas são extremamente banais e artificiais. O bebê metido "inteligentão", por meio do qual o autor destila provavelmente algumas reflexões pessoais, não passa de um cidadão com reflexões medíocres.

O que se salva no livro talvez seja a ideia de um feto-narrador e algumas passagens de bom humor, sobretudo nas cenas sexuais. Apesar de a ideia ser criativa, escritores como Machado já criaram narradores excêntricos com histórias muito mais ricas, inteligentes e saborosas.

Esse livro acrescenta pouco em entretenimento e reflexão.

Leonardo1083 16/11/2023

Vidas enclausuradas
Com muito humor, pitadas irônicas e muita reflexão um feto se diz enclausurado. E qual dos personagens não estaria?

Mila Campos 15/10/2023

Minha infiel Trudy
Inicialmente, senti vontade de desistir do livro devido à sua escrita, que não me agradou muito. Porém, decidi dar-lhe uma chance de 20 minutos. E a partir daí, não consegui mais parar de ler, mesmo que a escrita ainda me incomodasse em algumas partes o enredo é tão interessante que acabei me "acostumando" um pouco com ela.

dudis 10/10/2023

Primeiro a tristeza, depois a justiça, enfim o significado. O resto é caos.
Eu esperava mais, acabou ficando repetitivo demais!
me indicaram por ser parecido com hamlet, esperava ter um final mais dramatico.
me identifiquei com um bebe

Paojjas 20/09/2023

Machado de Assis andou para que Ian McEwan pudesse correr
Um narrador que é um feto em gestação e que conhece o mundo e sua família a partir do que sua mãe vivencia. Além do narrador ser bastante original, a escrita é tão fluida e bem amarrada que a vontade é ler em uma sentada. É um livro de lazer, sabe? Pra sentir o puro sabor de uma boa literatura.

larissaplath 31/08/2023

A história sendo narrada por um feto é muito inovador pra mim, isso já me pegou logo de cara, bateu a curiosidade. dos livros que eu li do autor, esse foi o melhor. tantos diálogos incríveis. os personagens aaaa. muito bom.

Alanny.Santos 26/08/2023

Enclausurado
A criatividade de escrita do Ian McEwan é única, prende o leitor desde a primeira página.

McEwan é considerado um dos melhores escritores da atualidade, passamos a conhecer um feto como narrador, confesso que com certeza é um dos melhores livros lidos este ano, certamente foi uma das obras mais especiais que li este ano.

A narrativa é fluida, direta,cheia de detalhes e muito humor, o narrador nos apresenta a história da Trudy e Claude, um casal que planeja assassinar o ex-marido da Trudy.

No decorrer da história, o enclausurado que é nosso feto narrador, chega a ser inusitado e ousado. Suas reflexões, críticas e raciocínio sobre relacionamento da mãe, sobre o plano de assassinato do seu próprio pai, também sobre a sociedade. É certamente algo impressionante.

Karolline.Campos 06/08/2023

Concluído em 06/08
Uma narrativa realmente instigadora e ousada. Não sei ainda quais foram minhas impressões, porque o estilo narrativo é muito diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido antes. É inegável a qualidade em todos os detalhes, de maneira geral. A história também nos deixa apreensivos e curiosos. Mas não sei como explicar... ainda não sei como me sentir a respeito do que foi lido.

Luana.Carrilho 29/07/2023

Um bebê muito culto
Gostei do livro no geral e também do final, mas não gostei muito da linguagem, da escrita dele porque o bebê às vezes se perde em devaneios e depois retomar ao ponto que originou eles é meio difícil.

Um bebê muito culto, que tem um gosto refinado para vinhos e que ainda não nasceu me desafiou a terminar esse livro.

elli elli 21/07/2023

Bom, me fez me sentir burra
É um livro narrado por um bebê ainda no útero, mas não é. O autor não se aventurou no desconhecido e deu um aspecto onipresente ao nosso narrador, que dispõe de conhecimento e intelecto maior que qualquer adulto comum. É um daqueles livros em que o prazer da leitura está mais na escrita do que no enredo, eu gosto desse tipo de livro, então apreciei a história depois de algum tempo. O único defeito que consigo apontar é que o final foi muito mal feito, mesmo que desejasse fazer um final aberto, deveria ter sido escrito com a mesmo estilo do restante do livro e teria ficado requintado. Para mim, foi como se eu terminasse a frase, virasse a página e descobrisse abruptamente que....É isso. Relerei com mais calma um dia, mas vale a leitura.

Matheus837 10/07/2023

Um quase 5 estrelas
Uma leitura extremamente difícil, pode ser comparada a leitura de um clássico pelo tipo de linguagem... O personagem principal, vulgo narrador, nos deixa a par de toda situação ocorrida em sua casa, mas aquele único ponto de vista nos deixa com dúvida sobre alguns assuntos ao longo de todo o enredo, a parte que envolve "sobrenatural" foi a única coisa que fez o livro não ser 5 estrelas, pois todo o caminhar da história não pedia um envolvimento sobrenatural! Tirando isso, é um livro muito gostoso, pois faz com que viajemos junto o feto e ele nos faz pensar, às vezes, como ele.

Camila2076 01/07/2023

Um bebê narrando...
Gente já li de tudo ,mas nada igual a esse livro que tem como narrador um bebê que está no útero da mãe e conta um enredo de complô e assassinato do seu próprio pai ,maquinado pelo casal Trudy a ex- esposa de John e seu amante Claude irmão da vítima.

Houve momentos que senti nojo do casal , e muita dó da criança que já nasceria dentro desse caos.

Um bebê que já tinha seus destino traçado pela mãe, um bebê que ao mês.o tempo odiava a mãe pelo crime feito ,também a amava.

Ele mesmo indaga sua existência e também as coisas que ouve.

Achei uma leitura inteligente, tem humor apesar de tratar de assuntos fortes.