Enclausurado

Enclausurado Ian McEwan

Resenhas - Enclausurado

Debora.Vilar 27/02/2020

Inconformismo e atitude
Se você fosse um feto e quisesse se expressar como faria? Esse é o dilema do bebê de Trudy e do poeta John.

Uma sensação de impotência acompanha o leitor em toda obra, de sentir e perceber junto o bebê tudo que se passa mas não pode dialogar, interferir, de participar. Quem nunca passou por uma situação de ter conhecimento, a solução para um caso, mas não podo fazer nada a respeito que atire a primeira pedra. Entretanto não podemos limitar nossa capacidade a partir do nosso lugar de fala, o bebê de Trudy e John e por isso o ele decidiu o futuro de toda sua família.

Seu posicionamento é uma metáfora sobre como viver o tempo presente e agir a partir das possibilidades que o universo te brinda. Ele não deu desculpa para sua situação passiva e da forma que pôde interferiu no tempo presente alterando as circunstâncias de sua situação. Por fim deixo a reflexão que nossas atitudes não são isoladas, qualquer decisão que tomamos afeta a todos de nosso entorno, um feto pode muito em seus feitos!

chbmoura 03/03/2020

Graças à premissa inusitada e ao texto ágil e sagaz de Ian McEwan, "Enclausurado" é um exitoso e divertido exercício narrativo que prende logo nas primeiras páginas e entrega, ao fim, uma história com espaço para reflexões do autor a respeito de temas atuais.

Luishmu 25/03/2020

Uma ideia diferente
Gostei bastante do livro, principalmente ideia principal que o cerne, de a história ser contada sob a perspectiva de um feto. Entretanto, apesar disso não é uma história com conotações infantis, muito pelo contrário, o feto filosofa é vagueia por muitas assuntos atuais de grande importância.

Ótimo livro, de leitura rápida e que prende bastante. Com certeza esse livro será de grande valia para quem já possui uma bagagem interessante de leitura!!

Vinícius 31/03/2020

Inteligente e Divertido
Enclausurado é uma história que já conquista pela proposta inusitada onde a história é contada pelo ponto de vista do feto. A proposta parece limitada, mas é neste momento que Ian McEwan - o autor - demonstra toda a sua habilidade de escrita criativa, pois tudo que é narrado para o leitor, são informações baseadas no que o feto consegue absorver do mundo externo: sons de passos, barulhos de copos sobre a mesa, conversas, tons das vozes, informações de rádio e televisão, etc... tudo isso também confere uma incerteza na descrição dos personagens e na intenção dos mesmos, o próprio narrador, em vários momentos, bota em dúvida intenções dos personagens diante das ações dos próprios, se a mãe o ama ou não, se o pai é romântico, etc... algo que remete muito ao "Capitu traiu ou não traiu Bentinho".
O conflito gira em torno de Trudy que é a grávida, John que é o pai poeta e Claude que é irmão de John, mas é curioso que em nenhum momento o feto vira assunto principal, nem sequer tem o seu futuro nome citado, a única interferência que pode fazer é protestar com os convencionais chutes, sua situação colabora com a ideia do título, pois é um feto enclausurado na barriga da mãe, obrigado a ser testemunha incondicional do mundo mesquinho e ambíguo que lhe é apresentado. Por mais que a história envolve uma reflexão sobre a complexidade do comportamento das pessoas, o narrador confere pequenos momentos de alívio cômico pois algumas vezes se atreve a ser um feto sommelier de vinho, ou quando sua mãe vai fazer sexo, conferindo um ponto de vista perturbador do feto na situação.
Enclausurado é uma ótima história, gostosa de ler, divertida, crítica e em determinados momentos bem humorada, procurarei outras obras do autor num futuro próximo. Altamente recomendado para leitores adultos.

site: instagram.com/maquinadecontos/

Barbara Hellen 26/04/2020

@cactosliterarios
Enclausurado na barriga, um feto acompanha os planos da sua mãe com o amante de cometer um assassinato. Sem poder mudar o rumo das coisas, o narrador inusitado dessa história nos descreve então tudo que sente e ouve. Ainda não tinha lido nenhum livro de Ian McEwan, mas ele é considerado um dos maiores escritores da atualidade e, após terminar de ler esse, consigo entender o motivo.

Além da criatividade de uma narrativa fora do comum, o livro tem suspense na medida pra nos entreter, não se estende mais que o necessário e tem uma escrita super fácil - tanto que terminei de ler bem rápido. Não foi um dos meus preferidos da vida, mas com certeza indicaria especialmente pra quem não tem tanto tempo pra leituras. Fica a dica!

site: www.instagram.com/cactosliterarios

Gabriel Castro 05/05/2020

Para ler em um fôlego
Só de imaginar um feto contando uma história, já é surpreendente, mas a narrativa ocorre com tamanha qualidade que você se apaixona e torce ferozmente até o final por um desfecho que desde de o meio do livro você desenvolveu em seu pensamento, os desfecho podem ser mil, levando assim a uma frustração com o final do livro, mas apaixonante, melhor leitura feita no ano de 2020

Lucas Alvares 14/05/2020

De fato, o livro é bom e o Ian tem uma escrita muito bem desenvolvida. Infelizmente, pra mim, foi uma leitura bem arrastada... Lia um pouco e deixava o livro de lado por dias, até semanas, pra retomar a leitura. A temática é muito interessante, mas o desenrolar dos fatos não considero a melhor maravilha. É sim um bom livro, mas não me empolgou tanto. Vale a leitura, mas não espere nada de surpreendente.

Dira 21/05/2020

O narrador é um feto
Sensacional o livro e todo o desenrolar da história contada por um feto que quer impedir sua mãe e seu amante de assassinarem seu pai. Divertido, inteligente e de um fôlego febril. Vale muito! Escrita impecável do McEwan.

Bruna 02/06/2020

A nota é pela escrita que é bem fluida e chega até ser poética.
Mas a história é um tanto estranha,.não é nem romance, nem policial, nem histórico é quase algo novo. O autor serpenteou por todos esses gêneros e não ficou em nenhum pois o foco é a narrativa desse protagonista diferente. É um tanto inovador mas em muitos momentos se perdeu em análises sobre a vida e etc, parecendo meio filosófico e acabou que não desenvolve tão bem a trama da mãe grávida. Até entendo porque o narrador tem um conhecimento limitado do seu redor. O livro não é raso mas também não é tão profundo pois tem algumas coisas repetitivas, algumas "viajadas" e outras óbvias. É quase como um thriller leve contado pelos "olhos" de um narrador diferenciado. Mas não tem muito mistério, não tem muito desenvolvimento dessa história, ela é ate bem simples.

Lucas 06/06/2020

Vale a leitura, mas baixe suas expectativas
A premissa da história é excelente: o narrador é um feto na barriga da mãe ouvindo os planos dela e do namorado para assassinar o pai dele.

Contudo, justamente devido a premissa, a história acaba sendo bastante simples, com um número bem reduzido de personagem e acontece inteiramente no mesmo local.

O narrador/feto mostra-se bastante erudito e em diversos momentos faz análises filosóficas bastante complexas dos acontecimentos. Entendendo a ideia do livro, isso acaba trazendo um ar cômico e sarcástico para a leitura.

Por ser um livro bastante pequeno acho que vale a pena a leitura. Mesmo a história sendo simples o autor conseguiu prender minha atenção até o fim.

Vi que o autor de tem outros livros mais famosos e ganhador de grandes prêmios. Vou comprar mais algum pra ler.