O Morcego

O Morcego Jo Nesbo

Resenhas - O Morcego

LuanGabs 25/04/2024

Um thriller investigativo que a meu ver, falha em entregar acontecimentos bacanas em um ritmo razoável e falha em deixar o caráter investigativo em segundo plano.

Preciso destacar que a forma como o autor trabalha a descrição de personagens não brancos é um tanto incômoda. E além disso, vemos aqui mais um exemplo de como a travestilidade desde as raízes dos thrillers e desse subgênero serial killer só servem de ferramentas de roteiro como ?assassinos? (no caso aqui, suspeitos) ou vítimas, sem ter nuances críveis, apenas sendo desenhados de forma extremamente caricata.

Um grande trunfo desse gênero é justamente a utilização de narrativas não-lineares, flashbacks propositais e bem colocados, com revelações de informações que ramificam os rumos da trama. Aqui não vejo um bom exemplo disso.
Por ser 90% linear, a falta de acontecimentos impactantes ou progresso da investigação por pelo menos 49% do livro é bem frustrante. Tornou a leitura bem monótona. E mesmo após um acontecimento bem marcante, o ritmo se perde novamente após os 65% devido aos inumeros flashbacks com a esposa de Harry.

Mas teve pontos positivos, a divisao do livro em 3 partes nomeadas com figuras folclóricas aborígenes e associadas aos personagens é interessante, ainda que o livro esfregue isso na nossa cara sem deixar na magia das entrelinhas.

Talvez não continue a saga de Harry Hole. Não me empolgou suficiente para buscar um segundo volume.

chellareads 24/04/2024

Só terminei essa leitura porque esse é o livro do mês do meu clube do livro?Tive que me obrigar a ler cada página. É o meu primeiro livro do Jo Nesbo e provavelmente não lerei mais nenhuma de suas obras.

AlessandraD. 15/04/2024

Eu amo o Jo nesbo, mas esse livro foi nem sofrido. Terminei de ler por curiosidade e porque tô lendo a série toda. Provavelmente dei um desconto por ser o primeiro. A tradução me causou bastante desconforto com algumas coisas.

Cássia 12/04/2024

Uma enrolação que só...
Um livro cansativo que não nego pulei algumas partes, e tive vontade de largar várias vezes. Ok é o primeiro livro da série mas passou mais de 200 páginas falando de folclore aborígene do país e um romance e bebedeira no meio de uma investigação de um serial killer (que por sinal acho que só tem 10% falado nisso) e esse livro poderia ter sido feito em 150 páginas porque simplesmente o autor esqueceu que ele escreveu um livro sobre suspense policial. E o assassino sei lá se tá bom, agora tô pensando se quero ler os outros da série (mas vou tentar).

Caio 09/04/2024

Sempre quis ler este autor. Então resolvi começar pelo primeiro livro do detetive Harry Hole. Gostei bastante da escrita do Jo Nesbo. A história conseguiu me prender, porém o assassino foi colocado na minha lista de suspeitos logo no começo e nenhum momento saiu dela. Então foi meio que óbvio pra mim. Depois de anos lendo Poirot, você começa a colocar as células cinzentas para trabalhar.O que me incomodou foram algumas mancadas por parte da polícia... não sei se por autor ser ruim ou se for proposital. Vou conceder o benefício da dúvida e ler um segundo livro do detetive futuramente. O livro é bom, mas a ação por parte da polícia foi quase amadora. Portanto não posso dar mais que três estrelas. Recomendo com ressalvas.

Thaise 07/04/2024

Achei um livro cansativo e nada dinâmico! Muito diferente do ?boneco de neve? do mesmo autor. Por várias vezes tive vontade de largar a leitura.

Akemi 23/03/2024

Não recomendo. Claro que entendo que é o primeiro livro do autor. Entendo de verdade. Ele passou +200 páginas contando folclore aborígene do país; não aguentei aquelas 150 páginas de puro romance no meio DE UMA INVESTIGAÇÃO DE UM SERIAL KILLER!! Eu quero ler outros livros dele, mas honestamente, esse foi HORRÍVEL. A descoberta do assassino foi tirada do uc, pois não fez sentido nenhum (ok, talvez um pouco de sentido teve).
A grande questão é que esse livro poderia ter facilmente 200 páginas se não fosse a ENORME quantidade de enrolação.

Alansantiago 22/03/2024

Bom livro
Só depois de ler 6 livros com o Hole como personagem principal eu começo a ler na sequência.

Gostei bastante do livro, mesmo sendo o início e sabendo como é a escrita nos dias de hoje.

Lu.Maranghelli 13/03/2024

Melhor saga de suspense policial
Jo nesbo é um autor fenomenal que consegue trazer de uma forma espetacular um suspense policial de uma forma poetica. Ele trata sobre crimes e assustos pesadissimos com uma escrita poetica. Livresenhas esse livro é tua cara! Eu to apaixonada por esse autor, leria ate a lista de supermercado dele.

julialalli 27/02/2024

Um carinho especial por esse
Cara eu simplesmente amo como esse homem é complexo. uma profundidade maravilhosa, desde as lendas aborígines, ao romance e ao alcoolismo do Harry. acho incrível como o autor passa a sensação de estar bêbado para o leitor.
decepções: a justificativa do assassino (que passou meio batido pra mim) e o assassino em si. porém o livro inteiro achei ótimo, e os personagens me cativaram imensamente.
sonhei com cenas horríveis do livro logo que terminei, nao foi fácil? ?

Morgana76 16/02/2024

Esse livro não fala somente sobre um assassinato, mas também sobre pessoas e como elas reagem, não sei explicar.
Achei q na metade ficou muito confuso, não tava entendendo nada e depois vinha um capítulos entediantes. Mas é um livro legal e interessante, vale a pena. Meu pai já falou q os outros são melhores. Espero que eu goste deles também.

Sônia Gregoski 13/02/2024

Uma jovem Norueguêsa é brutalmente assassinada na Austrália e o detetive Harry Hole é enviado para ajudar na investigação.
O criminoso é extremamente inteligente e meticuloso,nem um vestígio de DNA ou prova é encontrado na cena do crime.
Durante a investigação,Harry e a equipe de policiais locais que ele acompanha,descobrem que o crime investigado pode não ser um caso isolado,e sim,obra de um serial killer.

Esse é o primeiro livro da saga Harry Hole de Jo Nesbø e meu primeiro contato com a escrita do autor.
Achei a escrita confusa e arrastada,com muitos detalhes jogados aleatoriamente.
O autor cita muitas lendas locais o que tira um pouco o foco da leitura a deixando lenta.
O personagem principal, o detetive Harry Hole, é um verdadeiro babaca,que não aprende com os erros do passado,continua fazendo merda.
Não curti o personagem e espero que nos próximos livros ele evolua.
Quando o autor focou na investigação a leitura tornou-se viceral e frenética, em nenhum momento suspeitei do culpado,o que me pegou de surpresa e fez com que a leitura não fosse uma total perda de tempo.
Como é o primeiro livro da saga entendo que é um livro mais introdutório,por tanto,já esperava uma leitura mais arrastada.
Mesmo tendo achado a leitura só ok,pretendo ler o restante da saga.

Ju Rocha 20/01/2024

Eu confesso que lembro dessa história. Acho que já tinha lido esse livro e não lembrava dele.

Mas no todo, a história é boa e bem amarrada.