O Morcego

O Morcego Jo Nesbø

Resenhas - O Morcego

LPHanna182 10/07/2020

"A natureza humana é uma floresta vasta e impenetrável..."
É um bom livro, apesar de ainda preferir "O boneco de neve", mas entendo que é uma narrativa diferente e com o Hole amadurecendo. Foi bom conhecer um pouco mais sobre a história do detetive e o que levou ele a ser como é nos livros atuais. Enfim, vale a pena ler (tem muita cultura australiana envolvida, personagens cativantes - Andrew - , suspense, motivações, culpa e reflexões), digno de um thriller policial.

Amanda Bento 05/07/2020

Gostar, gostei, mas não leria de novo
Não é spoiler, mas o que fez esse livro ficar difícil pra mim foi o tema estupro. A história se passa em volta do assassinato de uma jovem que foi violada e isso deixou tudo muito desconfortável de ler. De todo jeito, pra quem nao se impacta com esse assunto, é um bom livro investigativo.

Michelle 03/07/2020

Gostei da história e do pouco que se fala sobre os aborígenes, infelizmente achei um pouco monótona a parte sobre a vida do detetive, além não ter gostado muito do desfecho

Victor Costa 29/06/2020

O morcego esta presente
Olha e a segunda obra do autor que leio , e tanto essa como a outra não decepcionou, ele entrega o que ele realmente promete o que até torna um pouco ruim por não surpreender em muitos aspectos mas e nem um momento ele chega a ser frustrante, ele cumpre com o prometido o morcego que e o título do livro se mostra bem presente na história só não tem um significado pro assassino ou pro policia mas podemos ver claramente o cuidado e a pesquisa que o autor teve em relações as lendas aborígenes , MAS ainda me faltou diante de todo o livro pista para sugerir quem era o a serial killer o que tornou meio que um pouco ex maquina onde as pista se tornaram óbvias é só surgiram no final do nada.

Jéssica | @jehbreda 23/06/2020

Suspense regular
Não sei se é porque já li livros "do futuro" da saga deste detetive, mas este não flui. Há reviravoltas, há ação, já coisas a deduzir, mas não é meu favorito do autor.

Porém, é muito válida está leitura para compreendemos um pouco mais de Harry Hole.

matheuspedrosa 19/06/2020

O Morcego sem presas
Me empolguei totalmente com a história durante todo o livro pra ter um final decepcionante e ruim.
Claro que foi o primeiro livro do autor e por isso dou um desconto.... vale a pena ler O Boneco de Neve.

Anne 08/06/2020

O morcego
Embora seja um suspense policial é um livro bem descontraído. Uma leitura rápida que a gente nem sente.

PAS 30/05/2020

O Primeiro Harry Hole: há 23 anos
O primeiro livro da saga Harry Hole do, hoje, bastante aclamado Nesbo.

Estava bastante ansioso com esta leitura por diversos motivos, dentre outros: (i) foi escrito em 1997, portanto há 23 anos, em momento bem anterior ao atual em que tudo que o autor põe a mão está sob os holofotes; (ii) creio que todos os leitores que acompanham um autor por tempo suficiente veem como seu estilo se desenvolve com o passar do tempo e eu queria ver o quão diferente era essa narrativa; (iii) a nota desde livro (3,7 Skoob) é bem menor do que a média do autor.

Aqui, abro um parêntesis: como a editora, por questões comerciais, não lançou no Brasil os livros em ordem cronológica, eu fiz da minha experiência na saga a seguinte: iniciei despretensiosamente por O Boneco de Neve, quando conheci o autor por meio do programa Unlimited da Amazon. Li o posterior (O Leopardo) e retornei ao anterior (O Redentor), para só então seguir a sequência dos últimos lançamentos (O Fantasma, Polícia e A Sede). Assim, estabeleci no Redentor o meu corte. Agora vou, bem aos poucos, lendo os que me restam na ordem cronológica, iniciando esta etapa, claro, com o primeiro O Morcego. Fecha parêntesis e vamos lá.

Qual a história? Um detetive norueguês chega a Sidney (Austrália) para, em conjunto com a polícia local, investigar o estupro e morte por sufocamento de uma dinamarquesa. Aos poucos vamos conhecendo o passado do detetive, bem como o porquê de ter sido enviado ao país, bem como os desdobramentos da investigação.

Aqui temos um Nesbo em notório início de carreira. As diferenças em relação ao atual estado do autor são bem aparentes. Ou seja, se você conhece os livros atuais e se encanta com a narrativa do autor, tenha paciência.
Por outro lado, o embrião do jeito Nesbo de narrar já está nesse livro com destaque para as cenas de ação/combate, os inícios de capítulo cuidadosamente genéricos para ocultar do leitor o personagem sobre o qual se está lendo, a ambientação e a intensidade de acontecimentos que faz do livro ser uma experiência intensa.

Li algumas críticas quanto ao final, que não considero tão justas assim. Concordo que é um livro com menos reviravoltas em relação aos atuais (porém elas estão presentes), em que o mistério é resolvido relativamente cedo (talvez com uns 65% do livro), tornando-se ao final um livro de ação.
Claramente o autor ainda está achando a mão nesse aspecto (e sabemos que hoje ele achou) e, mesmo assim, o livro é (muito) melhor do que a média dos livros do gênero. Creio que as frustrações são pelo patamar que hoje o autor atingiu. Mas, lembre-se: este livro foi escrito há 23 anos.

Enfim, mais um ótimo livro do autor, mas inferior, como esperado, aos últimos da saga.
Se você já esgotou os livros mais recentes, vale. Se não, tem livros melhores para conhecer o autor e a própria saga.

PS: os livros podem ser lidos fora da ordem cronológica de lançamento, porém com alguma perda (de referências internas e alguns spoilers significativos); ainda assim vale a leitura em ordem diferente.

Vanessa 21/05/2020

O livro é bom mas escorrega um pouco no final pois complica demais, mas vale a pena.

Brubs.Fernandes 23/04/2020

O primeiro caso do inspetor Harry Hole
Já tinha tomado o spoiler de quem é o assassino do próprio autor quando li: O boneco de neve. Desconhecia que era uma série de livros, paciência ...

Carlos.Magnun 12/04/2020

O Morcego
Primeiro caso da série Harry Hole! Sou fã de Jo Nesbo, já li alguns livros dele. Como sempre o livro tem um ritmo muito bom. Esse até um humor é apresentado em alguns trechos. Sensacional e com desfecho surpreendente

Camila Mombelli 10/02/2020

?????
Primeiro livro do investigador Harry Hole.
O detetive da polícia de Oslo é enviado a Autralia para investigar a morte de uma jovem norueguesa. O Livro segue o mesmo enredo de todos da série, uma investigação repleta de reviravoltas e obstáculos tanto na vida profissional quanto pessoal do agente norueguês.

Mesmo com os livros seguindo na mesma linha, a série Harry Hole é impossível parar de ler, Jo Nesbø cria personagens, situações, diálogos e cenários que valem a pena ser explorados pelo leitor minuciosamente.

Anna Sallé 15/01/2020

A apresentação de Harry Hole
Esse é o primeiro livro de Jo Nesbo que leio. Tenho uma inclinação para histórias de violência e assassinos e achei o enredo de O Morcego muito bom.

Confesso que o livro não me fez prender a respiração em nenhum momento, contudo, isso não depõe contra a obra que, na minha opinião, tem uma cadência de leitura ótima com capítulos bem curtos e enredos entrelaçados.

Harry Hole é daqueles personagens que você vai criando um certo apego e por quem você vai torcendo diante das dificuldades. A questão do alcoolismo do personagem é abordada de forma muito real e te deixa super envolvido nos atos que se seguem e em suas consequências.

O Morcego é um ótimo livro para ler "sem compromisso", recomendo!

Gabi 21/12/2019

Realidade acima das coisas
Vamos entender que se você quer ler algum romance policial que você se sinta próximo ao personagem leia Jo Nesbo, se tem algum cara que não tem nada a ver com detetives excepcionais daqueles que magicamente descobrem tudo esse é Harry Hole.
Ele é extremamente humano, ele tem milhões de problemas e não esconde isso de ninguém e envolta dos problemas dele o crime se desenrola, mas claro que o assassino não perde tempo para atingi-lo também, ele não é alguém brilhantemente intocado, os assassinos vão sim atrás das pessoas que ele se importa.
Isso faz com que todo o livro te traga para perto do detetive, para perto do crime e faz com que você entenda que as coisas não se resolvem magicamente...

Diego.Moreira 18/11/2019

Sem sal
Comparando com outros da serie que acabei lendo antes que esse, achei meio fraco. Sem prender muito atenção e interesse.