O Morcego

O Morcego Jo Nesbo

Resenhas - O Morcego

Maria.Bandeira 30/12/2023

Uma jovem norueguesa é encontrada morta no fundo de um penhasco porém tudo indica que ela foi estuprada e estrangulada. Por se tratar de um crime Brutal que intriga a polícia de Sydiney, a Divisão de Homicídios de Oslo manda um de seus agentes, Harry Hole para observar o rumo que as investigações estão tomando. Contudo ele acaba se envolvendo muito na procura do assassino por conta de não se tratar de um crime isolado como como no início das investigações parecia. Na verdade é apenas mais um de uma série de assassinatos que vêm ocorrendo em todo país. Esse livro não se resume somente desvendar quem é o assassino mas trata de questões raciais, de gênero e drogas. É um livro cheio de reviravoltas. Recomendo.

Andressa1327 05/01/2024

O Morcego
O livro é bom, a construção dos personagens é bacana. Gostei de como o Harry Hole foi escrito. Contudo, achei que existem muitas partes desnecessárias, trechos que facilmente poderiam ser retirados e não fariam falta alguma.

Quotes:

- "[...] A natureza humana é uma floresta vasta e impenetrável, que ninguém é capaz de conhecer em sua totalidade. Nem mesmo uma mãe conhece os segredos mais íntimos do filh o."

- "[...] ? Intuição é apenas a soma de toda a sua experiência. Na minha opinião, tudo o que você viveu, tudo o que sabe, que acha que sabe e que não sabe que sabe está aí em seu subconsciente, adormecido, por assim dizer. Em geral, você não se dá conta dessa criatura adormecida; ela simplesmente está lá, roncando e absorvendo novas informações, certo? Mas, de vez em quando, ela abre os olhos, se espreguiça e diz ?ei, já vi isso antes?. E mostra a você como as coisas se encaixam."

- "[...] boas intenções nem sempre levem a bons resultados. Para governar uma nação, é preciso compreendê-la."

- "? E quanto tempo leva para se conhecer alguém de verdade? ? Bem, Harry, nem sempre precisamos de muito tempo para conhecer as trilhas de uma floresta enorme e escura. Algumas pessoas têm caminhos retos, postes de luz e placas. Elas parecem contar tudo a você. Mas é por isso que devemos tomar cuidado para não achar que é fácil conhecer os outros. Porque não encontramos os animais selvagens em estradas iluminadas; eles estão nos arbustos e no meio do mato. ? E quanto tempo se leva para conhecer esses caminhos? ? Depende da pessoa. E da floresta. Certas florestas são mais escuras que outras."

- "[...] 'As pessoas mudam. Aquela pessoa de quem sentimos saudade pode não existir mais. Que diabos, todos nós mudamos, não mudamos? Depois que vivemos aquele instante, é tarde demais, você não pode ter de volta a sensação de vivenciar a mesma coisa pela primeira vez. É triste, mas a vida é assim.'"

Ju Rocha 20/01/2024

Eu confesso que lembro dessa história. Acho que já tinha lido esse livro e não lembrava dele.

Mas no todo, a história é boa e bem amarrada.

Sônia Gregoski 13/02/2024

Uma jovem Norueguêsa é brutalmente assassinada na Austrália e o detetive Harry Hole é enviado para ajudar na investigação.
O criminoso é extremamente inteligente e meticuloso,nem um vestígio de DNA ou prova é encontrado na cena do crime.
Durante a investigação,Harry e a equipe de policiais locais que ele acompanha,descobrem que o crime investigado pode não ser um caso isolado,e sim,obra de um serial killer.

Esse é o primeiro livro da saga Harry Hole de Jo Nesbø e meu primeiro contato com a escrita do autor.
Achei a escrita confusa e arrastada,com muitos detalhes jogados aleatoriamente.
O autor cita muitas lendas locais o que tira um pouco o foco da leitura a deixando lenta.
O personagem principal, o detetive Harry Hole, é um verdadeiro babaca,que não aprende com os erros do passado,continua fazendo merda.
Não curti o personagem e espero que nos próximos livros ele evolua.
Quando o autor focou na investigação a leitura tornou-se viceral e frenética, em nenhum momento suspeitei do culpado,o que me pegou de surpresa e fez com que a leitura não fosse uma total perda de tempo.
Como é o primeiro livro da saga entendo que é um livro mais introdutório,por tanto,já esperava uma leitura mais arrastada.
Mesmo tendo achado a leitura só ok,pretendo ler o restante da saga.

julialalli 27/02/2024

Um carinho especial por esse
Cara eu simplesmente amo como esse homem é complexo. uma profundidade maravilhosa, desde as lendas aborígines, ao romance e ao alcoolismo do Harry. acho incrível como o autor passa a sensação de estar bêbado para o leitor.
decepções: a justificativa do assassino (que passou meio batido pra mim) e o assassino em si. porém o livro inteiro achei ótimo, e os personagens me cativaram imensamente.
sonhei com cenas horríveis do livro logo que terminei, nao foi fácil? ?

Lu.Maranghelli 13/03/2024

Melhor saga de suspense policial
Jo nesbo é um autor fenomenal que consegue trazer de uma forma espetacular um suspense policial de uma forma poetica. Ele trata sobre crimes e assustos pesadissimos com uma escrita poetica. Livresenhas esse livro é tua cara! Eu to apaixonada por esse autor, leria ate a lista de supermercado dele.

Cássia 12/04/2024

Uma enrolação que só...
Um livro cansativo que não nego pulei algumas partes, e tive vontade de largar várias vezes. Ok é o primeiro livro da série mas passou mais de 200 páginas falando de folclore aborígene do país e um romance e bebedeira no meio de uma investigação de um serial killer (que por sinal acho que só tem 10% falado nisso) e esse livro poderia ter sido feito em 150 páginas porque simplesmente o autor esqueceu que ele escreveu um livro sobre suspense policial. E o assassino sei lá se tá bom, agora tô pensando se quero ler os outros da série (mas vou tentar).

chellareads 24/04/2024

Só terminei essa leitura porque esse é o livro do mês do meu clube do livro?Tive que me obrigar a ler cada página. É o meu primeiro livro do Jo Nesbo e provavelmente não lerei mais nenhuma de suas obras.