O Morcego

O Morcego Jo Nesbo

Resenhas - O Morcego

@autora_lidianemastello 01/08/2019

Excelente
Terminar um livro do Jo Nesbo, é parar e ficar olhando para o nada imaginando como o cara pode ser fod@, como escreve bem, envolvendo o leitor do início ao fim.
Já li três livros da série Harry Hole, agora comecei do início, o morcego foi surpreendente, com dramas vivenciados pelos personagens, aquela investigação perfeita. No início demora um pouco para engrenar a leitura, mas depois não conseguimos mais soltar o livro.
Nesse conhecemos os dramas do Harry, tudo que ele passou, tudo que ele luta para manter escondido, aí mais uma vez me apaixonei por esse detetive.
?"As pessoas temem o que não entendem. E odeiam aquilo de que têm medo."
Uma excelente leitura, rápida e envolvente, indico a todos.

Isa 19/03/2022

Não é ruim mas tb não é tudo aquilo que eu esperava de um ?piloto? digamos assim. Não consegui descobrir quem era o culpado; adoro quando isso acontece, porém o livro é cheio de histórias nada haver e a leitura não rende. O final então, socorro.

LineCherry 19/03/2022

Uma decepção enorme
Peguei esse livro após ler O boneco de neve e ter gostado. Já sabia que era o primeiro livro da série e por isso seria mais introdutório e lento, mas não estava preparada pra um livro tão ruim! A escrita aqui é pessima e amadora. Completamente arrastado, com diálogos expositivos e desnecessários que não trazem nada a história. Uma investigação parada e personagens rasos. Não consegui gostar de nada nesse livro, terminei na força da raiva. Achei o personagem do Harry Hole um completo babaca vazio e sem nenhum carisma. Nas últimas páginas confesso que fiz leitura dinâmica. Não recomendo de jeito algum essa leitura. O final é um show de horrores a parte (e não no bom sentido). Sinto que provavelmente não lerei nada desse autor mais.

carvalho73 04/01/2023

O começo de tudo
Li Boneco de Neve há alguns anos e ele acabou de tornando um dos meus livros preferidos. Quando descobri que ele era o sétimo de uma longa série de livros, decidi que iria fazer a coleção e ler um por um, então finalmente comecei a história de Harry Hole do começo no início de 2023. O morcego não foi tão incrível como minhas expectativas esperavam, mas gostei do livro em geral. Tô ansiosa pra conhecer mais sobre esse detetive

Carlos.Magnun 12/04/2020

O Morcego
Primeiro caso da série Harry Hole! Sou fã de Jo Nesbo, já li alguns livros dele. Como sempre o livro tem um ritmo muito bom. Esse até um humor é apresentado em alguns trechos. Sensacional e com desfecho surpreendente

Bruna3485 23/04/2020

O primeiro caso do inspetor Harry Hole
Já tinha tomado o spoiler de quem é o assassino do próprio autor quando li: O boneco de neve. Desconhecia que era uma série de livros, paciência ...

Gabriela 05/04/2023

Minha nossa, o tanto de metáforas e histórias sem sentido que esse livro tem não é brincadeira! Ter uma ou outra história que contextualize a situação até que vai, mas eu já não aguentava mais ter uma lenda para cada bicho da Austrália! E o mistério em si, não achei que foi bem solucionado, fiquei com várias perguntas e sem explicação para a atitude de vários personagens!

Teresa Cristina 17/04/2018

Bom para um primeiro contato com o autor
Tomei conhecimento desse autor quando um amigo comentou que havia sido presenteado com o livro "Boneco de Neve". Resolvi pesquisar o livro no site Amazon e entre as opiniões sobre a obra uma recomendava a leitura a partir do primeiro livro, pois em Boneco de Neve há uma referência que acaba com o suspense de O Morcego antes da metade do livro.
Dito isso, iniciei minha leitura pelo primeiro livro. É verdade que há várias passagens em que os personagens contam lendas existentes entre as tribos que povoavam a Austrália, mas eu gosto disso. É verdade que não é um suspense de tirar o fôlego e é verdade, também, que ao fim da trama algumas coisas não são bem esclarecidas, mas ainda assim, para um primeiro livro, é bom. Pretendo ler os outros livros protagonizados pelo policial Harry Hole.
Já comprei "Baratas", em ebook, que é o segundo livro, e quando terminar a leitura, digo o que achei.
Abraços.

Cyntia.Danielle 28/04/2024

Por ser um livro de suspense policial ficou a desejar o principal que é o foco investigativo. Na minha visão ficou em segundo plano, muito se contou sobre lendas / folclore da região (o que acho cansativo) e sobre o romance do investigador.
Outro fator que não vi sentindo nenhum foi o assassino, apesar de explicar o porquê mas, poderia ser qualquer outro que tivesse mais relevância na história.
Enfim foi um livro de investigação morna, sem momentos impactantes ao longo da história.

AlessandraD. 15/04/2024

Eu amo o Jo nesbo, mas esse livro foi nem sofrido. Terminei de ler por curiosidade e porque tô lendo a série toda. Provavelmente dei um desconto por ser o primeiro. A tradução me causou bastante desconforto com algumas coisas.

Rossine 13/08/2020

O livro é narrado em terceira pessoa, sob a perspectiva de Hole. A trama se passa na Austrália e o autor desenvolve uma história recheada de costumes e lendas desse país. O diferencial do livro é mostrar o detetive (neste que é o primeiro livro da série com Harry Hole) não como investigador infalível, mas com limitações pessoais (como o alcoolismo) e também na condução da investigação, e esse, em minha opinião, é o ponto alto. O livro começa morno e aos poucos vai ganhando em agilidade, mas o caso inicial do assassinato vai perdendo a importância. Além do mais, as reviravoltas na trama soam um pouco forçadas, incluindo o final. Mas como é o primeiro livro da série, a expectativa é de um amadurecimento da narrativa nos livros futuros.

Lucas.Mello 03/12/2020

1 livro de Harry Hole
Comecei a ler a série pelo Boneco de Neve e resolvi depois comecar do começo hahaha.

Este é o 1 livro da serie de Harry Hole...

Comparando com Boneco de Neve achei de um nivel inferior, mas ainda um bom livro.

Vou continuar lendo a serie em sequencia.

Aryta 08/02/2021

Boa história. Empolga mas pode ser um pouco confusa.
Sempre que termino uma leitura muito boa e nenhuma parece ser o suficiente, recorro a lista de best sellers do The New York Times.

Foi lá que eu encontrei ?Boneco de Neve? e com uma pesquisa super rápida, descobri que Jo Nesbø era um sucesso, juntamente com o seu detetive Harry Hole.

Mais uma pesquisa rápida e eu não me permiti ler o best seller sem antes ler os livros que explicariam o personagem tão emblemático.

E aí eu já estava no auge da empolgação.

Para mim, estava lendo um livro super incrível. Porém, aos poucos fui percebendo que era um pouco confuso e até cansativo.

A volta que o detetive da para resolver o caso... Nossa, maior que a Austrália!

Mesmo assim, achei válido para conhecer o criador e sua criatura (Jo e Harry).

Por fim, o livro não é de todo ruim, ao contrário, é um bom livro, só não é maravilhoso.

Wania Cris 21/06/2019

Nem toda estreia é bem sucedida
Jø Nesbø inicia a série Harry Hole nesse livro e eu tentei entender como ele pode ter atingido tanta fama sendo tão tapado. Até 50% da estória Harry é um paspalho que assiste a tudo inerte. De 50 a 60 ele é um fracassado. Daí pra frente ele mostra todo o potencial que o fez ser um dos detetives ficcionais mais conhecidos. A escrita de Jø é abundante e, em alguns momentos, cansativa e verborrágica, algumas páginas a menos poderiam ter melhorado a avaliação final. Achei bem difícil seguir com a leitura dos demais livros por essa experiência com Morcego, mas agora já reflito sobre a necessidade de verificar uma possível evolução do autor no segundo título.