O Morcego

O Morcego Jo Nesbo

Resenhas - O Morcego

Paula.Dantas 18/02/2018

O teste
Jo Nesbo era um talento a ser lapidado. Não foi seu melhor livro. Os personagens se misturam... Nomes complicados... Algumas pontas soltas... Mas tudo bem. Pra um livro escrito há mais de 20 anos, o enredo é bem atual. Gosto do protagonista e neste livro pude conhece lo melhor.... Bem melhor. Pra quem quer entender Harry Hoje eu recomendo ler O Morcego. O alcoolismo, a relação com a família, fica tudo muito mais esclarecido. Até a descrição física do protagonista é melhor do que em O Boneco de Neve e O Leopardo. Claro que o drama/suspense não deixou a desejar. Nesse aspecto o livro é excelente.

Viviane 30/03/2018

#desafioliterárioskoob2018
Um crime que se passa em Sidney, traz a tona diversos outros crimes onde o deteve Hally foi designado para desvendar , sendo enviado da noruega para Sidney somente para observações das investigações que e a garota morta sera norueguesa. então o nosso detetive segue suas investigações, para falar a verdade teve momentos que fiquei bem apreensiva com o rumo que estas investigações estavam tomando. mas se aprofundando mais no submundo de Sidney nosso detive chega ao criminoso, fiquei em choque quando ele disse que era o criminoso que se diga de passagem não teve o fim que eu esperava mas enfim por toda a estoria o final deixou muito a desejar não teve aquele desfecho que eu esperava. mas foi gostoso de se ler, o autor ganho minha admiração com certeza lerei outros
livros dele.
#desafioliterárioskoob2018

Fabio Pedreira 15/11/2018

O Morcego
Fala galera, hoje vim trazer para vocês mais uma resenha policial. Dessa vez com o primeiro livro da série Harry Hole, do Jo Nesbo.

Examinando o caso (Sinopse):
Inger Holter, uma jovem norueguesa de 23 anos, é encontrada morta no fundo de um penhasco. Ao que tudo indica, foi estuprada e estrangulada; um crime brutal que intriga a polícia de Sydney. Enviado à Austrália pela Divisão de Homicídios de Oslo para ajudar nas investigações, Harry Hole recebe instruções para se manter apenas como observador. Mas ele acaba descobrindo que, o que antes parecia ser um crime isolado, é mais um dos assassinatos em série cometidos por todo o país, sem qualquer relação aparente entre si. Um serial killer está à solta pela cidade. Para Harry Hole, a caçada começou.

Embarcando no voo para Austrália:
Esse é o primeiro livro do Jo Nesbo (autor de Boneco de Neve) que eu leio, e devo dizer que deve ser o livro policial com mais frases de efeito que eu já li na vida.

Como diz na sinopse, a história começa com Harry Hole chegando na Austrália, pois o corpo de uma jovem norueguesa foi encontrado morto. Harry está ali a mando da Divisão de Homicídios de Oslo e acredita que é apenas para resolver o caso, o que ele não sabe é que ele também está sendo testado. Isso porque Harry é alcoolista e isso já trouxe alguns problemas sérios para ele.

Assim que chega no país Harry é recebido por Andrew, que é quem vai se tornar seu ajudante no caso. Andrew faz parte da polícia de Sydney e o grande diferencial é que ele é um nativo. A questão social, racial e histórica é muito grande nesse livro, dá para dizer até que a investigação em si fica de segundo plano. E essas não são as únicas questões tratadas no livro, junto com elas temos questões de gênero e drogas.

O bom é que o autor tem uma escrita muito boa, com isso essas questões são tratadas de uma forma excelente. Você não fica ali achando que a leitura está parada ou fazendo o livro perder o foco, pelo contrário, a mistura se encaixa perfeitamente. Além de você se divertir com o livro você ainda sai aprendendo muito sobre a Austrália, pois um pouco da história dela é contada e sobre sua cultura.

Aliás, o caso em si está muito ligado a todas essas questões e Harry se vê em algumas dificuldades para resolver o problema. Harry é um cara meio tranquilo, mas de certa forma perturbado pelo seu passado, o que faz com que ele às vezes ligue o fod*-s*. Não digo que é fácil se identificar com ele, mas é fácil criar um sentimento por ele, seja de compaixão, pena, raiva ou até gostar do personagem. Ele é bem construído já nesse primeiro volume.

Os outros personagens também são carismáticos e diversificados, e cada um deles tem uma personalidade diferente. A maioria dos ambientes retratados nos livros são de pessoas de classe baixa, ou que são excluídas da sociedade, as falas, comportamentos e gírias seguem cada uma dessas ambientações, mostrando que o autor fez uma boa pesquisa sobre isso.

As paisagens australianas:
A edição do livro é simples, aquele tipo de livro mais maleável, com folhas amarelas mas que às vezes dá para ver o outro lado, sinceramente isso não me atrapalhou em nada. Aproveite a leitura.

Avaliação da viagem:
No fim, é um excelente livro de estreia. Capítulos curtos, crítica social, um caso bem feito, ou seja, tem várias formas de você aproveitar esse livro. Com certeza eu quero ler os outros, que provavelmente irão melhorar ainda mais a qualidade.
Bruna Araujo 15/11/2018minha estante
Comprei esse livro recentemente, depois que me apaixonei pela escrita do autor em ?Boneco de Neve?. Estou animada para a leitura.

Milena Ornelas 15/11/2018minha estante
Oi Fabio. Tenho e li todos os livros do Harry Hole. Fiquei "viciada" e não conseguia parar de ler um atrás do outro! Na minha opinião, os melhores são os últimos, Polícia e A Sede. Decepcionei-me um pouco com Boneco de Neve, pois falavam tanto nesse que criei expectativas além da conta. Ainda assim, achei um bom livro.

Milena Ornelas 15/11/2018minha estante
A propósito... Sugiro que leias na ordem cronológica. São histórias independentes, fechadas, mas paralelamente às histórias dos crimes vai se desenvolvendo a história do Harry, e fica mais fácil acompanhar se lermos na sequência correta.

Fabio Pedreira 15/11/2018minha estante
Olá Bruna. Eu tenho um pouco de TOC nesse caso, não conseguiria começar por Boneco de Neve kkkk. Teria que ser pelo primeiro, como foi o caso, mas estou doido para ler também kkkkk.

Fabio Pedreira 15/11/2018minha estante
Olá Milena. É isso, mesmo que as historias sejam fechadas sempre tem alguma coisa que você perde, nem que seja no desenvolvimento do personagem, então para mim tenho que ler na ordem sempre, não tem jeito. E se tu já disse que gostou de todos eu vou viciar tambem kkkkk

Tenho certeza que sim!

Bruna Araujo 15/11/2018minha estante
Hahaha entendo Fábio. Para mim, não atrapalhou em nada começar pelo Boneco de Neve. Da para ler tranquilamente. Mas, é legal sua proposta de leitura. Vai demorar um pouco para chegar neste, então.

Fabio Pedreira 15/11/2018minha estante
Sim. Vai levar um tempinho. Mas pretendo comprar em breve e seguir a leitura.

Leitura Mágica 25/11/2018

Leitura rapida e empolgante
“- Porque, quando sua floresta é tão escura que nem mesmo você a conhece, é melhor não se embaralhar nela.Você pode acabar se perdendo.”(pág 169)

O livro nos conta o primeiro grande caso de Harry, um policial norueguês, que vai para Austrália investigar a morte de uma jovem Norueguesa,aonde o mistério é grande, uma vez que o assassino não deixou pistas e nem nenhum vestígio que leve a saber quem ele é. Harry junto com o policial Andrew acreditam que o crime é isolado,porém acabam se deparando com um caso mais complexo e acredita-se que um serial killer está a solta,numa busca electrizante e cheia de mistérios Harry inicia sua grande caçada a um assassino violento e inteligente.

“Infelizmente,em geral esses casos envolvem mais pessoas problemáticas e histórias tristes do que motivações mirabolantes saídas de um livro da Agatha Christie.”(pág 54)

O livro é bem envolvente e tem uma reviravolta maravilhosa e dessa vez não conseguir identificar o assassino antes do final(rsrs), a história em si é muito boa e tem cenas eletrizantes e coisas inesperadas acontecem, assim como mortes bizarras.

Definitivamente esse livro no começo parecia chato e monótono, mas depois foi ficando intenso e excitante, cada página era uma surpresa, foi meu primeiro contato com a escrita do autor e já quero o box completo com as aventuras de Harry Hole.

“Talvez houvesse um quê de altruísmo em esconder a verdade;mentir,por si só, não era a pior parte. A pior parte era que eu tinha salvado a minha pele.”(pág 117)

O nosso mocinho, que ta mais pra anti-herói, aparentemente é uma cara certinho mas ao decorrer da história vamos percebendo que não é bem assim, e é isso que o torna mais incrível e perto da realidade. Harry que já foi um alcoólatra; luta contra o vicio, mas parece que a Austrália vai colocar isso a prova assim como uma linda garçonete sueca. A amizade com seu parceiro de envestigação; Andrew é um colírio para os olhos e se você leitor for esperto vai sacar a história logo no começo, Andrew é um grande cara.

“- O amor é um mistério maior que a morte. E você deve ficar de olho nas cobras.”(pág 81)

Então leia o livro com calma e se você tem anseios por cenas fortes se prepare, por que aqui nesse livro temos algumas cenas digamos um pouco intensas de mais. Fora isso, tenho certeza que a leitura vai ser prazerosa e muito gratificante. Haa e conheça uma Austrália belissima e cheia de mistérios.

O livro tem a figura do morcego na capa em alto relevo, tem orelhas e a diagramação é ótima e as folhas são grosas, resumindo um livro maravilhoso a editora está de parabéns.

site: aleituramagica.wordpress.com

hta 15/01/2019

Primeira Experiência com Jo Nesbø
O morcego foi meu primeiro contato com o Jo Nesbø, ele tem uma escrita envolvente. O inicio e o meio do livro foram muito bons mas o final deixou muito a desejar, foi arrastado e eu simplesmente já na aguentava mais o Harry.

Não gostei do plot twist pelo simples fato de que o autor não te deixa investigar com o personagem, aí vc chega no final descobre e fala "ta bom". O autor não te dá pistas pra tentar descobrir o assassino, por isso é impossível descobrir quem é antes de chegar ao final.

Essa nota foi devido eu ter devorado o livro.
Quero muito continuar a ler a série e quero ler em ordem sendo Baratas o próximo espero gostar mais do outro

3,5/5

CLEUSA 08/02/2019

Esperava mais!!!
Apesar de tantas boas criticas, este livro deixou a desejar. Falta ação, sobra lições (que apesar de interessantes) quebram a fluidez do texto. Um suspense joinha, mas nada de extraordinário.

Wania Cris 21/06/2019

Nem toda estreia é bem sucedida
Jø Nesbø inicia a série Harry Hole nesse livro e eu tentei entender como ele pode ter atingido tanta fama sendo tão tapado. Até 50% da estória Harry é um paspalho que assiste a tudo inerte. De 50 a 60 ele é um fracassado. Daí pra frente ele mostra todo o potencial que o fez ser um dos detetives ficcionais mais conhecidos. A escrita de Jø é abundante e, em alguns momentos, cansativa e verborrágica, algumas páginas a menos poderiam ter melhorado a avaliação final. Achei bem difícil seguir com a leitura dos demais livros por essa experiência com Morcego, mas agora já reflito sobre a necessidade de verificar uma possível evolução do autor no segundo título.

Victor Costa 29/06/2020

O morcego esta presente
Olha e a segunda obra do autor que leio , e tanto essa como a outra não decepcionou, ele entrega o que ele realmente promete o que até torna um pouco ruim por não surpreender em muitos aspectos mas e nem um momento ele chega a ser frustrante, ele cumpre com o prometido o morcego que e o título do livro se mostra bem presente na história só não tem um significado pro assassino ou pro policia mas podemos ver claramente o cuidado e a pesquisa que o autor teve em relações as lendas aborígenes , MAS ainda me faltou diante de todo o livro pista para sugerir quem era o a serial killer o que tornou meio que um pouco ex maquina onde as pista se tornaram óbvias é só surgiram no final do nada.

Leticia Mello 02/08/2020

recomendo
li esse livro depois de ler "a sede", um dos livros mais recentes dessa série, acredito que a disparidade entre os anos de publicação das obras seja o motivo de algumas diferenças que percebi durante a leitura, como li em uma das resenhas aqui o autor aprimorou sua escrita ao longo do tempo, de qualquer forma trata-se de um livro de 23 anos atrás naturalmente seria um pouco diferente.. nesse livro conhecemos o famoso harry hole (e pra quem já leu livros posteriores começamos a entender alguns comportamentos e histórias dele) achei o ritmo do livro um pouco lento mas isso não fez com que a leitura ficasse chata. os personagens são intrigantes e bem desenvolvidos e apesar da história também abordar alguns temas pesados o autor conseguiu incluir diálogos bem humorados e situações divertidas no livro.. dei 4 estrelas e não 5 porque não me prendeu tanto como o outro, mesmo assim é um bom livro, com algumas reviravoltas (que podiam ser melhor construídas mas ok kkk) enfim.. to gostando muito desse autor e da escrita dele, vou continuar acompanhando o harry nos outros livros, é um daqueles protagonistas complexos e intrigantes que fisgam a gente.

alguns quotes do livro:

"A natureza humana é uma vasta floresta impenetrável que ninguém consegue conhecer na sua totalidade."

"O amor é um mistério maior do que a morte."

"Eu acho que as pessoas sentem uma espécie de necessidade de punição quando
eles não podem mais aceitar suas próprias ações."

"Tudo o que fazemos deixa vestígios. A vida que você viveu está escrita em
você, para aqueles que sabem ler."

"Você se parece com alguém que acha que tem que lutar contra o mundo inteiro",
disse Joseph. "Mas se você não baixar a guarda de vez em quando, seus braços ficarão
demasiado cansados para lutar."

Yuri Capi 16/01/2021

Vai para a banca da troca.
Foi custoso terminar está leitura. Podes ler outras obras de Nesbo mas deixe o Morcego por último. Quanto a Nesbo, este foi o segundo e último livro dele neste ano. Vai para a banca da troca.

Aryta 08/02/2021

Boa história. Empolga mas pode ser um pouco confusa.
Sempre que termino uma leitura muito boa e nenhuma parece ser o suficiente, recorro a lista de best sellers do The New York Times.

Foi lá que eu encontrei ?Boneco de Neve? e com uma pesquisa super rápida, descobri que Jo Nesbø era um sucesso, juntamente com o seu detetive Harry Hole.

Mais uma pesquisa rápida e eu não me permiti ler o best seller sem antes ler os livros que explicariam o personagem tão emblemático.

E aí eu já estava no auge da empolgação.

Para mim, estava lendo um livro super incrível. Porém, aos poucos fui percebendo que era um pouco confuso e até cansativo.

A volta que o detetive da para resolver o caso... Nossa, maior que a Austrália!

Mesmo assim, achei válido para conhecer o criador e sua criatura (Jo e Harry).

Por fim, o livro não é de todo ruim, ao contrário, é um bom livro, só não é maravilhoso.

talitha 28/12/2021

lento
Bom o livro é muito devagar não posso negar, pra mim a história começou a ir pra onde interessa la pelos 80%, mt história a parte mt conversa que n levou a lugar nenhum, e a parte dele bebado pra mim foi pra encher, não acrescentou em nada só pra ter uma DR e pronto.
Mas achei o final legal e confesso que eu não esperei por aquilo kkkkkkk

Jordaann 09/01/2022

Extremamente parado para um livro de suspense.
Já conhecia o personagem principal, Harry Hole, e pelo o que tinha lido em Boneco de Neve, estava mais do que animada pra ler desde o inicio toda a trajetória do detetive. Não poderia estar mais enganada.

Comecei a leitura em dezembro e durou algumas semanas (tenebrosas) e arrastadas. Foi horrível ter tido esse livro como primeira leitura finalizada de 2022 e ter sido algo tão ruim.

Tiveram inúmeras conversas que pra mim foram completamente desnecessárias, as tentativas de incluir e apresentar algumas coisas da cultura dos aborígenes foram péssimas (causando apenas uma sensação de lerdeza pro livro), sem falar nos personagens rasos. A única profundidade que teve foi com o alcoolismo do Harry, mas conseguiram estragar ao colocar ações dele que não tinham sentido pra história. Outros personagens e cenas não foram devidamente aprofundadas, o que tornava tudo ainda mais maçante.

E o suspense que deveria ser o principal ficou com Deus. Foi horrível a leitura, fiquei sofrendo e querendo abandonar desde os 30% e fui até o fim na base do ódio. Espero de verdade que melhore nos próximos livros que envolvem o Harry porque Boneco de Neve foi incrível!

Não consigo real encontrar qualquer coisa boa nesse livro que me faça dar nota 2 (razoável). No próximo mês vou ler a sequência e confesso que irei com mil pés atrás.

Por fim, não recomendo a leitura: não tem nada do que promete entregar.