Diário de um ladrão de oxigênio

Diário de um ladrão de oxigênio Anônimo

Resenhas - Diário de um ladrão de oxigênio

Elton Jhon 02/07/2020

O carma é real!
O livro é de uma escrita super fácil e é bem curto (160 páginas), mas ainda assim a leitura dele foi bem difícil e lenta no início. Não sei até onde de fato a história e verídica, se realmente aconteceu, mas o personagem/autor (que é anônimo) conta como sentia prazer de agredir psicologicamente suas parceiras (fazia com que elas se apaixonassem por ele e depois dava um ?pé na bunda? delas). Ele possui várias atitudes e comentários misóginos e machistas, desta forma acaba sendo muito difícil de ler este livro. No início fiquei muito p*t0 com ele grrr, mas vi que depois ele tentou não cometer mais esses atos, começou a participar das reuniões do AA e ficou 5 anos longe das bebidas, drogas e mulheres. Justamente quando ele se apaixona de verdade, a moça por quem ele está apaixonado vai lá e faz o mesmo que ele fazia antes com outras mulheres. E confesso que por um momento senti uma leve felicidade por ela ter feito isso com ele, mas se fosse pra odiar ele por causa de suas atitudes, automaticamente eu deveria odiar ela por fazer o mesmo.
Sendo assim, creio que muita gente não vai gostar deste livro devido toda essa problemática que existe nele, mas ainda assim ele há de trazer algum aprendizado para alguns.

.geo. 13/07/2022

Podre
aí, pelo amor, que livro chato. O protagonista fica se vitimizando e depois fala "não estou aqui me justificando". E, sinceramente, essa história é MUITO esquisita, eu acho que esse cara estava era alucinando.

maria 16/08/2021

Diário de um ladrao de oxigênio
Esse livro é tão perfeito que faz realmente parecer que o personagem é real, chega da até um ódio disso, mas antes de ler eu acho melhor procurar os gatilhos que tem no livro, como vício em álcool, abuso sexual, abuso psicológico etc.

Sara 23/02/2022

Diário de um ladrão de oxigénio
É um livro chocante, bem difícil de ler para quem já sofreu abusos psicológicos, e acredito que ainda seja mais difícil de ler para as mulheres. A agressão dele à Pen doeu em mim e acredito que doeria a todos que o lessem. É triste mas hoje estamos expostos a este tipo de coisas mais frequentemente do que pensamos.
É favoritado, não sei se é uma história real ou não, mas apesar de tudo não consegui odiar o narrador, senti por ele e por todos os que ele magoou.

Manu 28/06/2020

Peçonhento
Olha só, mais uma resenha que eu começo com a frase "eu entendo porque as pessoas não gostaram desse livro".

Estamos, senhoras e senhores, falando de um babaca na perspectiva dele mesmo. Mas, ele não cria desculpas para as ridículas merdas que fez, ou ameniza os relatos em prol da própria dignidade (como a gente vê em Desonra, do Coetzee). Só a medida de curiosidade, ele escreve uma página sobre sua infância e como ele acha que ter sido assediado por um 'irmão da igreja' e a indiferença dos pais não o transformaram no alcoólatra que ele foi. Mesmo com o histórico propício, ele toma a culpa pelos erros.

Mas mesmo assim, pessoas vão odiar ele. Vão dizer que ele mereceu o que aconteceu no final. Não acho. Acredito em remissão, em desenvolvimento de caráter. A história em questão, começa quando já havia 5 anos que ele se mantinha longe da bebida, das drogas e das mulheres também. Estava, apesar de infeliz, vivendo uma vida invejável, sendo ele um homem de sorte (e muito, muito esforço) na carreira profissional.

Acontece que o carma veio com bastante delay, e ele sofreu um bocado não pelos próprios erros do passado, mas da mesma forma, no mesmo sistema. Ele mesmo se diz merecedor daquilo tudo. E ainda assim, vai ter muita gente o odiando por aí. Queria saber se essas pessoas também odeiam a garota que deu o troco nele. Odeiam? Poxa, meio hipócrita isso, hein.

Mas é claro que, considerando que ele seja uma pessoa de verdade e que essa história é verídica. Se não for, aí sim é que dou mais mérito ao livro. É ridículo, ácido, sarcástico, cruel. Vai dizer na sua cara coisas que você não está disposto a ouvir.

Entendo que literatura seja, em grande parte, uma forma de escapismo. E escapar para um livro desse pode ser bem cruel, uma vez que esse aqui vai te passar na cara uma realidade nua e crua. Principalmente sobre o ramo publicitário; sobre os EUA; sobre como o ser humano consegue ser um lixo.

Eu gostei bastante. Achei muitas das reflexões dele pertinentes. Mas é o tipo de livro que, se você tem a tendencia de achar ruim quando o personagem é um idiota (quero dizer, humano demais, real demais), então fique longe.

Iza Macharette 01/08/2020

Não foi o que esperava
Não vou dizer que odiei o livro ,não !
Achei que seria algo e foi bem diferente ,a história conta de um homem que abusava emocionalmente de suas namoradas, tinha prazer vê-las sofrer ,
Até que um dia ,ele leva o troco e uma delas, faz exatamente o mesmo com ele.
É a vida né.
O que não gostei é que o personagem tem um linguajar muito baixo com muitos palavrões , algo que não gosto , e tudo pra ele está Ruin ,o trabalho , a vida ,os amigos e etc ,não sabe ver o lado bom das coisas ,acho que esse li do não pode jamais ser lido por algué,m que esteja com o emocional abatido ,jamais .
As duas coisas que gostei no livro foi primeiro que ele levou o troco de tudo que fez com as moças ,pois é a vida né ,pagamos pelo que fazemos e também a escrita do livro e muito boa ,de fácil leitura não cansativa ,enfim acho que chegará o dia em que alguém vai gostar do livro ,pois não existe livro Ruin e sim gostos diferentes eu não gostei mas há quem goste !!!!

Sarah 12/03/2021

Só queria saber se foi real
Isso é tudo que me importa! Não estou mentindo. Eu não fui capaz de simpatizar minimamente com esse narrador e não ligo pro que ele passou por motivos de: karma, meu amor. Ele sempre chega. Tudo que aconteceu foi que ele recebeu em uma dose tudo que ele deu à outras mulheres. Foi cruel? Com certeza. Mas merecido.

O que muito me interessa é descobrir a veracidade do fatos aqui apresentados. Me dá um nervoso de imaginar que isso pode ser real. Me lembrou uma discussão interessante levantada pela Daphne, autora de Baseado em Fatos Reais; até onde uma obra baseada em fatos reais é real? Quais fatos são reais? E quais fatos são fruto da imaginação dos autores para apimentar a história? Algumas coisas eu consigo pensar que são reais, outras são bem duvidosas (como o encontro aleatório da loira no AA), ao mesmo tempo não tem nada MUITO absurdo que desponte como mentira de fato. Só queria ter certeza.

Taisa 20/01/2017

O carisma do canalha...
Nunca pensei que um nome (do autor) na capa fazia tanta diferença, a ausência dele então me causou quase um desconforto, acima de tudo curiosidade. Naturalmente me sinto próxima dos autores que leio, sentimento esse tão abstrato, pois querendo ou não é apenas o nome, aquele conjunto de letras, quem sabe uma foto na orelha da contracapa com simples informações e só, não há profundas apresentações.

Vai ser durante o desenvolver da trama que nossos laços se estreitam e por mais envolvida que esteja na leitura sempre penso nele, o autor. Como ele chegou naquela história? O esforço de não se destacar muito e deixar os personagens ganharem vida através da narrativa. As ideias, o quanto daquilo tudo é autobiográfico? Quanto é ele, quanto é ficção? É possível um livro ser completamente ficção? Sempre haverá recortes da vida real, pensamentos, diálogos ou interações já vividas. Neste a linha entre o real e o fictício foi ainda mais tênue.

Quando terminei Diário de Um Ladrão de Oxigênio quase compreendi o anonimato, o narrador é tão desagradável que até eu, leitora, me sinto desconfortável em dizer que gostei do livro. Serzinho altamente desprezível, misógino, canalha e egoísta não recebeu nem metade do que merecia, mas só em saber que ele pensa que recebeu um castigo hiperbólico me causou certo prazer.

Não vou negar que ele me divertiu, houveram momentos em que até me identifiquei (mas vamos fingir que não), esse anonimato sem dúvida o deu uma liberdade sem limites e foi isso que eu gostei, o livro não tem amarras, não tenta agradar ninguém, é sincero e você sente a verdade, mesmo em alguns momentos dando muita raiva não é aquela coisa montada.

O narrador vai nos contando de forma não linear o progresso do seu fracasso, somos jogados para frente e para trás, para histórias paralelas e pensamentos paranoicos de um publicitário (sim essa informação faz muita diferença na trama) egocêntrico.

No começo ele tem prazer em florescer o pior dos outros, se sente poderoso em saber que é capaz de tirar uma pessoa do sério. Depois de um tempo decide começar esse abuso psicológico nas mulheres, até que um dia o universo enfim cumpre seu papel.

Esse diário possui um final mas preciso dizer que eu amaria a continuação, se você leu me entenderá! Daí sim poderíamos nos divertir sem dor na consciência.... hahahhahahahha.

Ele é curtinho mas contém três longos capítulos, por esse motivo a leitura parece não render. Por outro lado somos imersos nos pensamentos dele sem um roteiro pré-definido, a narrativa é bem crua, realista e fluida.

Eu realmente não sei se indicaria, esse é um daqueles livros que tem que partir de você mesmo a vontade de ler, tem que haver certa curiosidade e consciência plena que é um livro repleto de pecados. Mas tenha consciência também que toda essa feiura sincera é difícil de encontrar, somos todos sempre cercados (ou temos esse desejo de estar cercados) por perfeição e as vezes essa negligência é uma folga, uma respirada que nos ajuda a aceitar que somos falíveis.

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br

tayssa 25/06/2021

pessoas machucadas machucam pessoas
Resumidamente esse livro fala sobre um cara paranóico e misógino que fazia as mulheres sofrerem como hobby até que em um brilhante dia uma mulher fez a mesma coisa com ele e o cara provou do próprio veneno. É interessante o fato de que o autor é anonimato fazendo o leitor criar teorias se isso de aconteceu verdade ou não. É uma história sincera e meio bagunçada escrita com um humor ácido e duvidoso dando a sensação de que na verdade tudo não passa de uma conversa entre dois amigos íntimos. O que mais me deixou desconfortável no livro (além de alguns relatos absurdos que ele fez) foi que por mais que eu tenha passado maior parte do livro sentindo raiva dele eu tive uma pouco (quase nada, eu juro) de pena dele no final, provavelmente porque deixa de ser escrito em primeira pessoa e passa a ser escrito em segunda pessoa me colocando no lugar dele (talvez por isso eu tenha sentido pena, porque na verdade eu tenha me imaginado vivendo a cena kkjkkkkkk) mas ele é ridículo e mereceu isso e ainda mais!! Esse foi um dos livros mais estranhos que eu já li na vida e eu não recomendo pra quem não quer se dar o trabalho de criar um sentido racional pro livro porque afinal esse livro foi mais uma anotação pessoal mais do que qualquer coisa.

AllAcia1 15/08/2021

pessoas machucadas machucam pessoas.
não é o o melhor livro de todos mas acho que valeu a pena a leitura. é uma história real e gostei de ver como as coisas se passaram na cabeça dele. leitura rápida e escrita boa.

Alanis 21/07/2022

se eu fosse a autora do livro eu também deixaria anônimo pq eu não ia querer meu nome nisso muito ruim

Ana 22/01/2022

Eu gostei desse livro, foi bem interessante ler os relatos dele, ver a forma paranóica e abusiva que ele age/pensa, a sua personalidade torna difícil dizer até que ponto o que ele diz é real ou se alguma coisa ali é real, no fim, consegui manter minha atenção até boa parte do livro, infelizmente, com a introdução da Aisling o livro foi se tornando cada vez mais aborrecido para mim, a única coisa que mantinha minha atenção era tentar descobri se aquilo aconteceu mesmo e se sim, aconteceu da forma como ele narrou? Ou seria apenas um relato baseado na maneira distorcida e paranóica que ele enxergou a Aisling?
Todavia, não acho que seja um livro que a maioria das pessoas gostaria, o narrador não é alguém com quem podemos nos identificar ou gostar e o que ele narra não é agradável, o que pode dificultar a leitura para muitos (como manter a atenção quando não se gosta de quem está narrando nem do que está sendo narrado?) e até mesmo a promessa de que ele encontrará alguém pior que ele pode frustrar muitos, pois o que ele sofre é ínfimo se comparado ao que ele já fez a outras mulheres.

Aline220 28/04/2024

FIQUEM LONGE DESSE LIVRO
Me fez muito mal gente NÃO LEIAM COISAS QUE TE FAÇAM MAL, não consegui terminar, é pertubador é rápido de ler mas é pertubador, afetou meu dia a dia eu estava paranoica com coisas que geralmente eu não penso NÃO LEIAM. E sim gente, é baseado em fatos reais por isso o autor é anônimo, é a história da vida dele, NÃO LEIAM.