Diário de um ladrão de oxigênio

Diário de um ladrão de oxigênio Anônimo

Resenhas - Diário de um ladrão de oxigênio

nic 13/06/2021

chato
esse é o tipo de história que te deixa desconfortável durante a leitura inteira. estava com expectativas altas mas foi só um livro que me deixou irritada e entendiada ao mesmo tempo. enfim, saudades da minha vida antes de ter lido isso KKKKK

Maria 05/06/2022

Achei que fosse ser bom, mas só tive que lidar com um cara estupidamente misógino durante as 160 páginas mais longas da minha vida. E não, o que a mina fez com ele não foi o suficiente pra ele pagar tudo que ele fez com as outras mulheres. Se fudeu, adorou que aquilo tivesse acontecido com ele pra poder bancar de vitiminha com enredo em vez de bancar de graça. E eu odeio esse livro muito.

apenas.sarah 11/06/2021

"Amor, ódio: qual é a diferença?"
É quase engraçado pensar que comecei esse livro sem a mínima expectativa e acabei gostando, mesmo a história não tendo nada demais. Basicamente, um macho padrão escroto e misógino relatando resumidamente a partir do ponto quando começou a "machucar" o sentimento das mulheres com que se relacionava até, anos depois, alguém fazer a mesma coisa com ele.
A primeira coisa que me fez gostar foi o narrador ? o humor dele é super ácido, engraçado, sarcástico e irônico ?, me deixou muito confortável a maior parte do tempo. E a segunda foi o mistério em saber se a história é, na verdade, uma vivência de quem escreveu, ou se é inventada; esse anonimato do autor me fez criar teorias.
Foi bem diferente para mim. Por muitas vezes fiquei entre "chaaaaaaato" e "conceito demais, transcendeu tudo!". Agora estou bem virada para o lado do conceito porque, apesar de ser bem trash com uma história totalmente "problemas de pessoa branca e heterossexual", a forma como o autor embrulha as informações ao longo da narrativa de forma aparentemente preguiçosa (como uma conversa normal) e ao mesmo tempo faz parecer que nada daquilo é importante me pegou de jeito ? tanto que tive de reler para captar tudo. Quando chegei ao fim, a única coisa que consegui fazer foi olhar para a parede e pensar "Ah, seu maldito desgraçado". Percebi que, na verdade, a todo momento foi dado dicas específicas sobre como tudo acabava ? o narrador chegava, até mesmo, a divagar sobre o depois do acontecimento final ter acontecido, citando locais e nomes, totalmente descontraído, e eu acabei não dando a mínima para isso na primeira leitura.
A sinopse mente um pouco, porque faz parecer absolutamente fantástico e revolucionário, sendo que a história só é bem escrita, crua, honesta e muito, muito bem planejada.
O final até hoje confunde minha mente. Entra uma perspectiva empática onde ele coloca quem está lendo naquela situação utilizando da narração em segunda pessoa. É a parte mais desconfortável do livro, parecia que eu estava vivendo aquilo (quase consegui ouvir aquelas pessoas rindo de mim, me humilhando).
Com certeza não vai mudar muito a vida de quem ler (não mudou a minha) mas a experiência foi boa e eu indico super a leitura.

Trechos:
?Pessoas machucadas machucam pessoas.?
"Estava muito puto e só queria que os outros também se sentissem assim. Especialmente as garotas."
"Eu só conseguia pensar que, se podia ser ferido daquele jeito, com certeza podia causar a mesma dor nos outros. Isso me consolou."
"No fim das contas, talvez haja uma lei. Da natureza. Como a gravidade. Um axioma tácito que governa as nossas relações emocionais. O que você faz volta para você com o dobro da força ? o cacete, com o triplo da força."
"Não somos punidos pelos pecados que cometemos; eles é que nos punem."
"Quero estar errado, mas não sei como alguém um dia será capaz de provar isso, então me sinto bem seguro."
"Não gosto de correr riscos. Só vou lhe oferecer a possibilidade de que eu esteja errado se eu estiver seguro de que estou certo. Isso faz com que eu pareça mais humilde."
"Tinha uma forte sensação de que o mundo e seus habitantes estavam tentando não gargalhar na minha cara. Que fariam isso depois, quando eu não estivesse olhando."
"Lealdade recompensada com ausência de estresse."
"A melhor reparação que eu poderia fazer era ficar fora da vida delas. Não tinha o direito de voltar e tornar o fardo delas mais pesado apenas para aliviar o meu."
"Você não consegue ferir um homem com um alfinete se ele já tiver uma lança cravada no peito."
"É engraçado como, depois de decidirmos que não gostamos de alguém, conseguimos encontrar razões para sustentar a decisão, e, da mesma forma, fazer o oposto."
"Todas essas informações registradas após uma noite curta e não mais do que quatro telefonemas. Ela nunca poderia me acusar de não escutar. Escutei até demais. Estava tentando absorvê-la. Poderia ter escrito um livro sobre ela. Opa."
"Rir junto é melhor do que ser motivo de riso."

Flavitcha 03/04/2023

Se eu tivesse escrito isso, também deixaria como anônimo ??? Achei meio incel

giulia 23/06/2021

eu não sei se é uma história real ou não mas se não for o autor/autora está de parabéns pq é bem convincente.
ao mesmo tempo que eu queria que o protagonista sofresse eu senti pena dele porque eu acho que ele realmente queria mudar.

evely 08/09/2021

demorei pra ler por causa de ressaca
Pensei muito sobre a nota desse livro e ainda não sei se estou certa, eu gostei bastante, principalmente da escrita coloquial e fácil, do contexto e a forma íntima de pensamento que o autor traz a tona. O cara realmente muito paranoico e as vezes muito cruel e nojento(na maioria apenas no seu próprio pensamento), o livro é escrito de forma de que todos acontecimentos realmente aconteceram, e como é anônimo nunca saberei. No geral eu recomendo, o livro é um ótimo passatempo mas não agrega muito a sua vida, também não leia se querer como foco de leitura as mulheres e o que ele fazia, porque o livro é apenas um diário da vida de merda desse cara e a vontade dele de mostrar seu lado do acontecimento final, alias fiquei confusa com algumas partes dele. beijos.

Emi Diggory 02/02/2022

Gosto do jeito como o personagem narra, como se estivesse narrando um filme dele. Mas as vezes ele faz com que a leitura seja difícil e lenta ao voltar ao passado de instante em instante e entrar nos detalhes do detalhe da história dele. E o jeito como ele se aprofundou na vida dele no AA no 2° capítulo foi bem cansativo.

lovisa 20/12/2021

nunca li um livro desse tipo. e me deixou abismada. o fato que não sei o que é ficção e o que é real me come inteira por dentro. acho muito bem escrito para ser real, mas tudo retratado tão real pra ser inventado. então realmente to perdida.
muitas partes não entendi, mas tudo bem.

Isa 26/06/2022

Bem chatinho
Lição de vida: Tudo o que você faz, volta para você.

O livro é curto, mas nessas 160 páginas, conseguiu me encher o saco.
A história é narrada por um homem que gosta de manipular mulheres e brincar com seus sentimentos, vendo a dor delas, fazendo-as apaixonarem-se por ele e depois ele termina com elas. No entanto, depois de um tempo, ele percebe que estava errado e para de fazer todos esses atos doentios. No entanto, depois de alguns anos, ele se apaixona por uma mulher, que faz o mesmo que ele fazia com as outras mulheres.
Não recomendo, a escrita é muito lenta e só fica interessante no final da história.
Se quiser manter sua saúde mental, NÃO LEIA EM NENHUM MOMENTO.

* p i e t r a* 12/10/2021

Diferente
É um livro bem estranho. No começo parece que vai ser um ótimo livro, mas depois da página 50 se torna extremamente repetitivo.
É um livro interessante como passatempo mas não acho que vai te acrescentar muita coisa.
A história, creio eu, é verdadeira, já que pelo menos nossa "vilã" Aisling existe, procurei por ela na internet e não foi muito difícil de achar.
Não acho que o karma que nosso Narrador Sem Nome recebeu tenha sido suficiente, ele fez muito pior.

Miguel 23/11/2020

Você não sabe se ri, sente nojo ou se surpreende...
Eu nao entendi porque tem uma avaliação tão baixa sobre esse livro, eu achei ele divertido de ler, foi uma história que você começa pensando o quão nojento o protagonista é e termina surpreso(?) por tudo que aconteceu na vida do personagem.

Resumidamente é um cara paranóico infeliz e mal agradecido com o que tem e alcoólatra.
Ele sente prazer em abusar mentalmente de garotas, de machucar emocionalmente delas e pelo jeito também sente prazer que elas a odeiam, é bizarro e chega a dar um ódio no início. Mas ao longo que você vai lendo, ele vai contando toda sua trajetória de vida. De como largou o alcoolismo, de como se redmiu com si mesmo e talvez não sei o seu caso se você ler, mas você até fica contente por ele ter se tornado uma pessoa menos escrota.
Fora a essa escrotidão dele, ele também é um mané egocêntrico que tem uma vida em condições boa mas reclama de tudo.

Eu gostei do livro, recomendaria com certeza até porque são 160 páginas, em um a dois dias você termina o livro tranquilamente.

rafa 15/02/2022

Razoável
Não sei ao certo se essa leitura vai edificar em algo na minha vida, de fato, no início a curiosidade pra saber o que acontece depois foi o que me levou a terminar o livro.
Em algumas partes eu fiquei bem confuso pra saber o que estava acontecendo, mas faz sentido que seja assim, afinal, é um diário.
Posso dizer, infelizmente que me identifiquei um pouco com o autor.
Enfim, não foi muito prazeroso pra mim, mas pode ser que seja pra alguma pessoa. Recomendo.

sirvosijk 12/12/2022

karma é uma diva
ler diário de um ladrão de oxigênio é entrar na mente de um homem misógino, egocêntrico e paranoico que não entende um mundo onde ele não é a principal vítima, dizendo ter mudado, ter se tornado uma pessoa melhor. mas será?

um narrador não confiável e um protagonista detestável pra dizer o mínimo torna essa história tão interessante. apesar de não discordar de quem diz que o livro é lento, mesmo com a escrita de diário me prendendo, fica um pouco repetitivo depois de um tempo, mas nada que não dê pra contornar.

não é um livro pra qualquer um, o narrador não poupa detalhes de tudo de ruim que fez e pensa, mas ler a história faz valer a pena.

Ana Lima 23/01/2017

Diário de um ladrão de Oxigênio é com certeza um dos livros mais peculiares que já li, a começar por toda história por trás de sua publicação: publicado a princípio de maneira independente em Nova York, o autor conseguiu vender todas as cópias da primeira tiragem divulgando a capa do livro em postes pela cidade. Uma capa que também é bastante peculiar.

Isso tudo porque, como a gente descobre logo no princípio do livro, trata-se supostamente da história verídica de um publicitário muito conhecido nesse ramo e, por isso, publicado de maneira anônima, o que não o impede de dar diversos detalhes sobre sua vida pessoal e amorosa, que é o foco principal do livro.

O tal publicitário é viciado em seduzir e machucar psicologicamente suas parceiras. Ao menor sinal de que a mulher está se apaixonando, o Anônimo coloca o seu plano em ação. É nojento e enojante assistir a isso acontecer e, principalmente, a naturalidade com que esses fatos são narrados, sempre encontrando uma justificativa para atos tão sórdidos.

Porém, a coisa muda de figura quando ele se vê realmente apaixonado por uma mulher, a qual ele não tem a menor intenção de machucar. E dessa vez, quem acaba se machucando é ele. E o livro é, basicamente, a história dessa vingança, de como ele se transformou de caçador à presa em pouco mais de 150 páginas.

Não vou mentir: a princípio o que me chamou atenção e me fez ler o livro foi o fato desse traste finalmente provar do próprio veneno. Mas na real o que acabei encontrando foi um machinho mimado chorando por ter sido tratado da forma como tratou tantas outras mulheres durante a vida, o que me fez, na verdade, ficar com muita raiva.

E é nessa hora que entram minhas ponderações: se esse livro se tratar realmente de um fato verídico, não recomendo a leitura. Será desgastante e estressante e você terminará sem fé na humanidade e querendo capar cada homem que habita esse planeta. Se você optar por ler acreditando se tratar de uma ficção, é um livro mais do que recomendado, principalmente por ter despertado em mim todos esses sentimentos que acabei de citar. Uma ficção que tem a capacidade de trazer sentimentos tão reais é uma ficção bem escrita e bem construída e, por isso, uma ótima recomendação.

Como citei no começo da resenha, Diário de um ladrão de Oxigênio é um livro peculiar, e cabe ao leitor decidir qual olhar dará a ele.

site: www.poesiadestilada.com