Vamos comprar um poeta

Vamos comprar um poeta Afonso Cruz

Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA

soaresrai 19/09/2023

Adorei essa distopia, muito engraçado a forma de enxergar e criticar o mundo! A construção da menina ao longo da narrativa foi perspicaz pra moralidade da história

eve 17/09/2023

Achei bem chato no começo e confesso que não entendia muita coisa que estava sendo dita mas até que gostei bastante do final

Ricardo.Borges 15/09/2023

Uma pena que é tão curto?
Sensível e inteligente, uma história curta que contrapõe o (cruel) frio e solitário aspecto racional, sistemático e econômico aos sentimentos ?inúteis? geradores de prazer como (neste caso) a poesia ? mas caberia aqui a música, a pintura? a arte de modo geral).
Pelo olhar de uma criança, o contexto familiar organizado na desordem fica explícito e todas as curiosas relações numéricas ?metaforicamente? engendradas em cada capítulo culminam em um final de libertação e, claro, amor.

Luiz Rodrigo de 15/09/2023

Entrando para lista de favoritos com poesia.
VAMOS COMPRAR UM POETA de Afonso Cruz
Décima nona leitura
Período de leitura 10/09/2023 à 12/09/2023
Páginas lidas: 50/ 5294

Já faz algum tempo, que quando leio uma distopia eu percebo como estas histórias lembra muita nossa realidade. E tive esta mesma impressão com : "Vamos comprar um poeta"
Neste mundo aonde tudo é codificado e expressado através dos números, não apenas quantitativos mas monetários. As familias ao em vez de ter um pet, elas compram artistas, esta em questão, preferiu um poeta, pois dizem que faz menos sugeira. Pois escreve e não mexe com tinta. E para que serve um poeta, o texto nos diz para fazer poesia. E para que serve a poesia. Depois de pensar um pouco a personagem diz para ver o mar.
Esta sensação que tive de aproximidade com a realidade da obra, parte porque eu trabalho no financeiro e parte por causa da discussão que sempre ouço qual é a utilidade de ler tanto, ou ver uma série ou filme. O que a cultura traz de utilidade para a sociedade.
A partir de hoje tenho este livro.A resposta é muito parecida com a biblica depende da onde está seu coração, o que é importante para você. Será que a felicidade está atrelada a quantidade de dinheiro que você tem na conta.
E não tem jeito mais gostoso de abordar este assunto de que poeticamente, é lindo, é berinjela recheada, é ruptura, é político e poetico. Para me fazer entendido eu amei o livro e já entrou para os meus favoritos.

Sharinha1 13/09/2023

Esse livro é incrível!!
Ele faz a gente refletir sobre as coisas que presenciamos e temos na nossa sociedade. Gostei muito porque é um romance leve e diferente dos que costumo ler, a leitura foi bem de boa pra mim, a cada capítulo eu ficava mais interessada no livro.
Esse definitivamente vai ser um livro que vou reler depois de uns anos, para ver quais outros pensamentos e entendimentos eu vou ter tido.
É livro super leve, mas que fala de assuntos importantes, junto com uma escrita interessante, que faz ficar mais interessante ainda!

Dango Yoshio 13/09/2023

Nunca abandone seu poeta
Que livro incrível!

Uma história curta, mas extremamente potente sobre o poder da arte e a importância de ver a vida com olhos de poeta.

Entrou pros meus favoritos do ano e da vida!

Le Vieira 13/09/2023

Inutilidades
Não sei se posso classificar esse livro como uma distopia, mas uma sociedade em que tudo é definido pelo seu valor lucrativo e a cultura não tem sua importância reconhecida com certeza é um cenário pós apocalíptico.
Trazendo esse contexto combinado a uma escrita fluida e divertida, esse livro me fez lembrar da importância da poesia em minha vida. Não consigo sequer me imaginar vivendo como os personagens dessa história, que por sinal apresentam um excelente desenvolvimento.

Rebeca.lousz 08/09/2023

Tiro curto, pontual na medida certa
Este livretinho se mostrou bastante divertido e interessante. Dentro de um mundo utilitarista que busca ser cada vez mais útil, o livro questiona a inutilidade das coisas imateriais, imensuráveis e não quantificáveis.

Afonso Cruz conta sua história de maneira direta e objetiva, o que torna a leitura bastante rápida e agradável. Acredito que na medida certa para a mensagem que carrega, menos que isso seria pouco, mais que isso seria muito. Para ler em uma ou duas sentadas, tiro curto.

O apêndice é bastante interessante, ele expõe o conhecimento do autor e mostra que nada do que foi dito foi à toa ou sem propósito. Percebe-se que houve uma urgência em delatar uma insatisfação, em pontuar uma crítica. Por isso que o tiro curto combina tão bem com o livro.

Achei divertido, valeu a leitura, valeu a reflexão e o recomendaria para quem se interessar.

31/08/2023

Surpreendeu!!
O título já provoca, causa estranheza, desestabiliza convenções.
Comprar um poeta? Como assim?
E a narrativa se desenrola de maneira sutil e leve, com delicadeza envolvendo cada personagem nessa sensibilidade!
Quanta beleza sobrevoando essas palavras!!
Ah! E o apêndice?.
Boniteza até depois do fim ?

Tamiris Durigan 31/08/2023

Chato
A ideia pode até ser muito boa mas a execução é chata e a língua me distanciou ainda mais dessa história.

Gostei apenas do último capítulo e do posfácio que daria um artigo muito bom e amarra a reflexão trazida pela história.

A alma necessita de arte e poesia mas esse livro não representa essas coisas para mim. Faltou encantamento, achei uma história bem fria.

Marco Oliveira 29/08/2023

Por Mamon! ?
"E não abandonar os poetas nos Parques."

Em um mundo distópico, Tudo é extremamente quantificado (TUDO MESMO). Certo dia, uma garota pede um poeta para os pais. É extremamente caótico o que se passa nessa obra, os capítulos são curtos e a leitura bem fluida.
Lemos coletivamente na aula de história da Arte (Faculdade de Letras do IFSP - Campus Sertãozinho) e discutimos sobre a obra e sua importância.

Um belo autor para adentrar na literatura portuguesa, que aborda mensagens importantes sobre a valorização da arte e de seus artistas.

_bbrcam 28/08/2023

A poesia, diz-me ele, transfigura o universo e faz emergir a realidade descrita com a absoluta precisão da ambiguidade. Nunca li um bom verso que não voasse da página em que foi escrito. A poesia é um dedo espetado na realidade.
"Ele falava com os livros, como se fossem amigos. Perguntava a Flaubert o que achava disto ou daquilo e abria o livro e obtinha respostas.
E isso deleitava-me."

Um livro poético quase sem poesia que fala sobre a poesia da vida. Tem diversas reflexões e, com certeza, ficarei pensando nelas por dias! Gostei MUITO da leitura!

Robson68 25/08/2023

A necessidade de se ter um poeta
Quando se fala em poeta, ou mesmo em poesia, me vem à mente o meu amado poeta Cordelista Zé Saldanha. Pra mim, a maior expressão de poesia sertaneja. Lembro-me também do último livro de poemas que li e que tenho a sorte de ser amigo da autora: @palavraeafeto.

Procurei ler esse livro de Afonso Cruz porque achei o título encantador, e numa sociedade ficcional apresentada na história, ter um poeta em casa é permitir que a família se desamarre dos números, dos detalhes do capitalismo, das miudezas de uma vida completamente voltada para o consumismo.

Pode parecer estranho nas primeiras páginas, mas imediatamente nos conectamos com a protagonista e com a sua vontade e necessidade de comprar um poeta. Esse mesmo poeta quebra paradigmas.

E isso só demonstra uma coisa: poetas sempre quebraram paradigmas e sempre nos farão pensar sobre coisas que jamais imaginávamos. E por isso, é sempre importante nos alimentarmos da cultura. No fim das contas, esse livro é uma belíssima homenagem à arte.

-Uli- 22/08/2023

Obrigada Por Esse Livro ?
Li esse livro como recomendação da minha irmã estudande de letras, sem nenhuma expectativa até porque não gosto de poemas (e o livro não tem poemas, apesar de ser pura poesia). O universo é incrível, o jeito que os personagens e falas são tão bem descritos e utilitaristas que você realmente imerge nesse mundo. O poeta traz toda uma nova visão e mala de significados que mexem muito contigo, pensando que tu tudo é tão utilitarista. É maravilhoso acompanhar o que o poeta vai fazendo com cada um dos personagens, como ele toca e atravessa o seu redor, é tudo lindo e eu amei. Demorei demais pra ler porque eu sou assim, mas se você lê rápido, é uma leitura super gostosa e envolvente, tudo muito claro, bem escrito, bem pensado e bem sentido. Indico essa leitura pra todo mundo, virou uma chavinha na minha cabeça.
Obrigada, Poeta.

vallopess 21/08/2023

"Uma janela que tem vista para o mar"
Ainda não consigo acreditar que terminei essa obra e ficarei sem saber mais do poeta. Me deixou com um imenso gosto de quero mais.
Já sinto saudades de todos da trama. Fora todo esse meu choro destaco que é um ótimo livro pra quem quer algo rápido, gostoso e cheio de essência, de personalidade, enfim é incrível, recomendo dar uma chance !!!!