Vamos comprar um poeta

Vamos comprar um poeta Afonso Cruz

Resenhas - VAMOS COMPRAR UM POETA

joedsonfrl 25/06/2021

Uma metalinguagem poética.
"Eu limpava os espelhos na esperança de me sentir assim, tentava desembaciar a vida, como o poeta dizia que tínhamos de fazer, passar a mão pela realidade até vermos um sorriso. Sei que é um trabalho árduo, há demasiado vapor a tornar a vida pouco nítida, desfocada. Mas vou insistir."

Tendo como fundo uma sociedade moderna construída nos pilares do materialismo, o livro parte da premissa que a aquisição de Artistas é sinônimo de status social. Apesar de serem adquiridos puramente por um capricho imposto pela sociedade, todos os veem como uma “presença indesejada”.

O autor nos traz de forma primorosa uma crítica à essa sociedade e questiona os valores deturpados onde o “ter” é mais importante que o “ser”. Assim, em um mundo onde cada vez mais tudo se é medido, quantificado, patrocinado e comprado, ser “inutilista” e fazer da metáfora um exercício necessário, talvez, seja a solução e o ponto de partida em busca do sensibilidade que se foi perdida.

“Percebi que estava cada vez mais inutilista e que pensava em coisas só pela sua beleza e não queria saber do seu valor monetário ou instrumental.
- Vocês não percebem que eu estou a acumular cultura?
- Para quê?
- Para montes de coisas.
- Montes? Isso é uma quantidade? Gasta um bocadinho conosco para demonstrar o valor da transação.
- Irritei-me e respondi, muito agressiva: A cultura não se gasta. Quanto mais se usa, mais se tem."

Curto e profundo, simplista e intenso, esse virou um dos meus favoritos da vida!

Lia 07/02/2022

A cultura não se gasta. Quanto mais se usa, mais se tem.
Rápido e muito gostoso de ler. Traz uma reflexão sobre a importância da cultura, e como ela salva em diversos aspectos. Numa sociedade materialista, ninguém vê sua importância e até a abandona.
Eu amei!
Rafael Kerr 07/02/2022minha estante

Comecei a ler agora.
Boas leituras por aí.

Paula1735 27/02/2022

O inutilista útil
Afonso Cruz nos conta em sua breve história sobre uma família que vive em uma sociedade dominada pelo materialismo e, ao invés de ter um animal de estimação, como um cachorro ou um gato, resolveram ter um poeta.
É este poeta que, com os seus pensamentos e versos inutilistas, muda a vida de cada membro dessa família.
Uma leitura rápida e diferente, a qual nos leva a pensar em quão apegados somos aos nossos objetos e ao nosso dinheiro.
Ricardo.Silvestre 01/03/2022minha estante
Comecei a ler este agora.
Boas leituras.

Taissa 07/11/2021

Cultura como ferramenta da felicidade e liberdade
Livro curto de leitura rápida no qual as famílias ?domesticam?, no lugar de cachorros e gatos, artistas, poetas e músicos. Uma temática muito interessante, ainda mais na atual conjuntura brasileira responsável pelo desmonte da cultura e desvalorização do artista.
Isabella 17/11/2021minha estante
Quero ler!!!

Taissa 17/11/2021minha estante
Vale a pena!

Larissa.Manucci 24/02/2022

Vamos Comprar um poeta foi escrito por um autor português chamado Afonso Cruz e publicado pela Editora Dublinense. Foi uma das melhores surpresas que eu tive com um livro.
Ele é uma fábula distópica de apenas 100 páginas e logo no começo já percebemos que seu título não é figurado (como eu esperava) e sim muito literal. Trata-se de uma crítica ao consumo desenfreado, ao tempo apressado em que vivemos e a cultura do utilitarismo, na qual tudo precisa ter uma função e propósito. O livro trás essa sociedade na qual tudo é considerado uma transação comercial, na qual tudo é quantificado. Desde as relações interpessoais, a alimentação e até os sentimentos e emoções. Tudo é contabilizado, a pressão de um abraço, a quantidade de saliva em um beijo, o número de batimentos cardíacos da pessoa... A principal saudação é crescimento e prosperidade.
Cada pessoa é designada com uma combinação de números e letras, ao invés de um nome propriamente dito, já que isso traria esse tom mais pessoal. Todos os objetos, roupas e alimentos possuem uma marca patrocinadora, como se tudo fosse uma espécie de outdoor.
Nesse mundo distópico, os artistas podem ser comprados como se fossem animais de estimação. É possível ir em uma loja e comprar um pintor, um escultor, um poeta... Todos esses artistas são considerados inúteis e não geram renda, os chamados inutilistas. Em um certo dia, durante o jantar, a menina da família resolve que quer um poeta, o pai então vai a uma loja e compra um poeta para a família. No início a menina se mostra cética e crítica, mas aos poucos as falas e frases do poeta acabam fazendo com ela reflita e comece a entender o sentido figurado das coisas, as metáforas e “as mentiras”. E é assim que a mentalidade da menina começa a tomar outros caminhos. É interessante ver como o poeta remete ao mundo “normal”, suas roupas não possuem marcas e ele não tem essa preocupação de quantificação e nem de precisar ver a utilidade de cada coisa que faz e fala. É aqui que vemos essa ideia principal do livro, vemos como a cultura molda o mundo e é responsável por deixar o mundo tão literal.
Essa crítica do livro, apesar de possuir um tema pesado, é tratada de forma leve e com um tom jocoso, como se fosse uma piada. A cultura é vista como ameaçadora por muitas pessoas e se não fosse importante, não teríamos tentativas de incêndios a bibliotecas, não teríamos queimas de livros e nem generais como, Göring, que ameaçam apontar uma arma diante da cultura. Essa reflexão do autor é muito importante e me fez pensar muito, principalmente em relação a essa questão de tentar achar uma utilidade para tudo o que faço e a pressa que temos para fazer todas as nossas atividades.
É uma leitura muito leve, gostosa, rápida e necessária. Recomendo demais!

Ana Terra 19/08/2022

A importância da arte
Vamos comprar um poeta - Afonso Cruz 5???
Editora: @dublinense - 91 páginas
Uma sociedade distópica em que a arte é considerada desnecessária e supérfula. Somente o que pode ser classificado de forma exata (lucros, dinheiro, passos que cada personagem andou, quantidade exata de lágrimas que caem dos olhos, as gramas de comida ingerida...) é considerado valioso. Pra essa realidade apresentada no livro do escritor português Afonso Cruz, tudo necessita ter uma funcionalidade expressa com números, do contrário, não é útil. Todo e qualquer item possui uma marca estampada, dando a impressão de que tudo é também minimamente controlado.
É nesse contexto em que a protagonista deste livro pede ao seu pai, como se pedisse para ter um animalzinho de estimação, "Vamos comprar um poeta?".
A trama desse livro é simplesmente genial, não só pela escrita, que no começo se nota de forma mais "quadrada e exata", representando o quanto esta sociedade é milimetricamente organizada e conforme vamos lendo, ganha ares de poesia, uma escrita mais leve e metafórica, demostrando que a chegada do poeta mudou todos à sua volta. Ou seja: a arte é capaz de sensibilizar o ser humano e transformar suas vidas, pois sem ela não seríamos capazes de perceber os momentos mais simples que a vida proporciona. O autor expressa esse aspecto com muita sutileza e inteligência durante a trama. Livro pequeno mas muito poderoso!
Lendo este livro fiquei pensando diversa vezes em como a arte, independente da sua forma de expressão, é tão necessária para nós serem humanos. Imagina um dia na sua vida em que livros, músicas, filmes, séries...enfim, qualquer tipo de expressão artística não existisse. Sério, não sei vocês, mas eu surtaria HAHAHA sem arte a vida seria impossível. Por mais que a sociedade gire em torno do dinheiro, somente a arte é capaz de despertar certos sentimentos e sensações. A arte DEVE ser valorizada e defendida SEMPRE! ??

Rute31 19/02/2022

Vamos Comprar um Poeta
?(...) quando percebemos a poesia de uma pedra, libertamos a pedra da sua "pedridade" Salvamos tudo com a beleza. Salvamos tudo com poemas. Olhamos para um ramo morto e ele floresce.?

Vamos Comprar um Poeta, de Afonso Cruz, é um livro curtinho (96 páginas só) mas com certeza é desses que marcam a gente por muito tempo. O livro levanta questões importantes, como a necessidade da arte em um sociedade extremamente utilitarista.

A história é narrada por uma menina que um dia pede ao pai que lhe deixe ter um poeta. Eles compram um, na loja de poetas. Parece bem louco, e me lembrou um pouco a narrativa de Açúcar de Melancia.

Vale muito a leitura porque é um livro poético, e porque o autor traz em um apêndice alguns estudos e dados sobre o "utilitarismo". Gostei muito!
Comecei a ler agora.
Boas leituras.

Ricardo.Silvestre 03/03/2022minha estante
Esse livro é bom demais!!! Que leitura gostosa para uma manhã de domingo!!! Gostei muito. Minha primeira experiência com esse autor português mas já me estou inteirando de outros livros dele.

Rute31 03/03/2022minha estante
Eu também gostei demais!

Ricardo.Silvestre 05/03/2022minha estante
Enquanto isso, vou ali no parque visitar o meu poeta, aquele que em tempos morou cá em casa mas que tive de abandonar por questões de ?aperto de cinto??

Cakki 26/06/2023

Se não fosse pelo colegio nem saberia que esse livro existe!
Um livro rápido de se ler e uma otimo distopia
Amei o fato do nome das pessoas serem números

Ana 18/12/2021

Simplesmente fantástico
Curtinho, leitura (até que) leve e mensagem simplesmente incrível. Me fez olhar os poetas e a poesia com outros olhos, com maior carinho do que já tinha! Livro simplesmente INCRÍVEL, tô indicando pra todo mundo que eu conheço kk

Laura Meyer 04/08/2022

Leitura rápida e simples.
O livro em um primeiro momento parece se passar em uma realidade distorcida onde as pessoas nada mais são que números, um abraço nada mais é do que uma descarga de força e uma lágrima os mililitros derramados. E na verdade esse mundo extraordinário do livro é idêntico ao que vivemos onde o dinheiro é o guia de todas as nossas ações e não passamos de um cargo, um número, mais um entre tantos fazendo o mesmo todos os dias e eis que surge a poesia como uma possibilidade de pensarmos diferente.

Biblioteca Álvaro Guerra 20/09/2022

Quanto vale um poema? Eis uma das perguntas que Afonso Cruz traz neste "Vamos comprar um poeta". Já nas primeiras linhas dessa fábula distópica, entramos numa realidade na qual tudo é medido pelo custo, pelo lucro gerado, em relações supostamente objetivas de valor.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788583181408

Eduardo 06/01/2022

O valor da inutilidade
A loucura da rotina e a realidade cinzenta podem até nos fazer esquecer, mas o mundo é poético. Nem tudo o que fazemos segue uma lógica pragmática. Somos capazes de dar vários significados a uma frase banal como “apertar os cintos”. O que este livro faz é imaginar o oposto, uma sociedade totalmente esvaziada de poesia e voltada para o “crescimento e prosperidade”. As pessoas transacionam afetos, quantificam os passos e precisam o peso de todos os alimentos que consomem. Quem não o faz só pode ser um “inutilista”. Artistas são “inutilistas”. Poetas são “inutilistas”. Uma personagem chega a se sentir insultada por cometer uma ambiguidade. Mas não é isso que deixa a vida mais interessante: a nossa capacidade de abrir janelas imaginárias para o mar infinito em paredes velhas e fincadas ao chão?

Quando alguém lhe fizer a temida e traiçoeira pergunta sobre o sentido da arte, entregue esta novela como resposta.

alemesquitaneto 23/07/2023

Livro curto que discute a importância da cultura na sociedade com uma abordagem bem interessante. Vale a leitura

Priscila 28/07/2023

Me lembrou o livro Utopia, de certa forma. Quando vemos as coisas por uma ótica diferente, como a nossa vida muda. Que bom que voltei a ler poesia. A Poesia é vida.