Winter

Winter Marissa Meyer

Resenhas - Winter

Ley 18/03/2022

Marissa, obrigada por essa perfeição de série <3
O quarto e último livro da série As Crônicas Lunares é bem mais extenso, o que me confortou por me deixar ficar mais tempo lendo a história. A escrita é sempre tão agradável que sabia que iria passar rápido. Tendo um foco maior em Winter e Jacin, a história se divide em outras perspectivas, e finalmente consegui mais interações entre Kai e Cinder.

A tensão aqui está bem grande, e algumas coisas precisam ser urgentemente feitas. A situação de Scarlet é preocupante e Lobo já esperou tempo demais para tê-la de volta. Todos estão seguindo para resgatá-la e finalmente colocar o plano definitivo em ação. Para Cinder, que tem pouca idade, se vê de repente tendo que arcar com uma responsabilidade absurda por conta de suas ascendência.

Me conectei com Cinder logo que a conheci e talvez ela seja minha personagem favorita da série. Tenho um carinho especial por todos, mas Cinder, por talvez ter sido a primeira personagem que conheci, me conquistou mais. Assim, sua luta é difícil de assistir, como também incrível por quanta responsabilidade ela carrega.

A maneira como cada personagem é descrito faz com que seja fácil gostar deles, então não é surpresa alguma ter me sentindo como em uma despedida. Com tudo sendo mais urgente, um novo cenário toma forma: Luna. A lua sempre foi descrita com poucas palavras e minha imaginação correu solta ao tentar construir uma Luna na minha cabeça.

Neste livro, boa parte da história é descrita diretamente do lugar, finalmente me dando um vislumbre do que esperar. Saber de maneira mais próxima a realidade do povo de Luna é doloroso. Vários personagens estão diretamente ligados pelo lugar, por conta de suas raízes, o que deixa uma certa visão mais estreita deles.

Winter, de quem temos mais uma narração, também mora em Luna, e ela expõe sua visão dentro do palácio e sua realidade sendo enteada da rainha. A narrativa de Winter é mais desconexa em alguns momentos. Ela é acometida pela doença lunar por não usar seus poderes há anos. Assim, ela tem algumas alucinações, deixando sua visão colapsada pela situação.

Apesar do clima urgente, o livro ainda transborda uma certa expectativa pelo casal deste volume. Jacin e Winter se conhecem há tempos e ambos nutrem sentimentos um pelo outro. Há algumas semelhanças entre eles e a história da Branca de Neve, a quem é dedicada essa releitura. Apesar dessas relações, a autora sempre insere informações correspondentes ao enredo principal.

A história me deixou focada e passou rápido como eu esperava. Depois de gostar tanto dos outros livros, eu sabia que a história iria acabar e estava me preparando para o desfecho, que teve momentos surpreendentes. Toda essa cadeia de acontecimentos me deu um toque de nostalgia de outras leituras que fiz há um tempo atrás e gostei do sentimento.

A conexão é magnífica, os personagens foram bem construídos e cativantes, e o enredo seguiu um rumo esperado, mas não de forma ruim. Foram quatro histórias que adicionaram mais personagens com o tempo e não se tornaram cansativas. A adição apenas encaixou algumas informações nos seus devidos lugares.

O gênero, apesar de ser difícil de ler em alguns momentos, é super fácil aqui. O sistema tem um quê de distópico, trazendo uma perspectiva de ações previsíveis da humanidade. Os livros tem uma história linear e fechada, mas há outras leituras complementares que podem ser agradáveis para começar, como Stars Above e Levana. Acredito que não sejam leituras obrigatórias, mas podem dar uma visão mais ampla de tudo que acontece aqui por trazerem informações do passado.

Por fim, foi uma experiência incrível acompanhar os livros. Recomento fortemente para serem leituras rápidas e pela série ser fácil de se envolver. Os personagens, assim como a histórias deixaram uma marca permanente pelas boas lembranças.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/02/resenha-as-cronicas-lunares-winter.html

antiquariel 14/03/2022

A princesa lobo
Faz um tempo que eu li esse livro, então a resenha provavelmente não vai sair tão boa porque não lembro de muita coisa ?

Enfim, chegamos ao final dessa história incrível na qual sou totalmente apaixonada e sou suspeita a falar qualquer coisa aqui porque só tenho elogios.

Talvez por eu não esperar nada da história, eu tenha gostado tanto. Mas fiquei encantada com os personagens e a adaptação tão certeira e bem feita da Marissa em relação aos contos originais. Foi muito bacana. Eu sou SUPER FÃ das princesas da disney, amo todas, e ler essa saga me fez muito bem.

Em Winter, mano, sem estruturas e sem palavras para expressar tudo o que senti. Foi literalmente dedo no c* e gritaria a todo momento, um livro mais frenético, com muitas cenas de ação, muita coisa acontecendo uma atrás da outra e você pensa "meu Deus, como é que se respira??"

Aqui conhecemos a Winter (finalmente), e pra mim ela é minha favorita depois da Cinder. Apesar dos pesares, do que aconteceu com ela, ela é uma menina doce e determinada. Luta por Cinder. Luta pelas pessoas que ama. Luta por um mundo melhor. Luta pra tentar tirar o peso da culpa. Adoro a conexão dela com os lobos. Adoro ver ela uivando. Ela é a nossa rainha lobo! Há sabedoria na loucura e Winter leva isso como ninguém. Só não gostei do par romântico dela, Jacin. Ele era super protetor que chegava a ser chato. Ele podia confiar mais na Winter, só isso.

Queria falar muito mais, mas nem sei pôr em palavras. Cinder e Kai, meus dois amorzinhos, dou tudo por eles. É um romance tão gostosinho, tão fofo. São meus dois bebêzinhos ?. O Thorne, cara, ele é tudo na minha vida. Me identifico um pouco com ele, sobre sempre fazer piada ? principalmente com a própria desgraça ? sobre se achar a última coca cola do deserto e se achar, de uma forma bem descontraída e não forçada, por isso (e com razão!). Ele foi o alívio cômico, mas de uma forma bem positiva e gostosa. Impossível não se apaixonar por esse homem. Não confie em ninguém que não goste de Carswell Thorne.

Enfim, termino a saga com um buraco no peito que nunca irá cicatrizar. Fico feliz por tudo ter dado certo, mas fico triste por nunca mais ter uma história nova com meus nenês. Bom, ainda me resta ler o último spin-off Stars Above, ainda irei os encontrar, mas, vocês entendem, depois disso, virá o adeus definitivo.

As Crônicas Lunares é uma história incrível e entrou pro top 10 de livros favoritos. Irei ler (como já estou lendo) outros livros da Marissa, me interessei pela escrita dela. Enfim, leiam As Crônicas Lunares! É tudo isso e mais um pouco.

Eduarda.brekker 07/03/2022

Incrível!!!!!
Depois de quase um mês sofrendo eu finalmente terminei essa saga e sério eu tô apaixonada que universo incrível personagens incrível eu me apaixonei por todos e eu vou sentir tanta saudades a leitura desse livro foi muito fluida e rápido (por incrível que pareça eu só não terminei ele em uma semana por pura preguiça kkkk) esse é uma série que te prende do início ao fim a evolução dos personagens os desenvolvimento do universo foi incrível leiam essa saga vcs não vão se arrepender

Ana.carvalho 04/03/2022

Até que enfim um felizes para sempre
Esse com certeza foi disparado o melhor livro da saga e não aceito opiniões contrárias beeeejo. Uma das coisas que mais amei nesse livro foi a evolução da Cinder na verdade foi a evolução de todos ali

É um livro com romance, com guerra, com revoluções tiro porrada e bomba, óbvio, o que mais tem é tiro porrada e bomba eu não tô zoando

É super tenso do início ao fim e as coisas vivem dando errado eles vivem levando tiro nunca vi um povinho que leva tanto tiro juro pra vcs, outra coisa que vive acontecendo também é a perda de dedos que pelo o que eu vi é super comum, o Thorne tá até querendo abrir um grupo dos sem dedos, eu apoio

Eu devorei esse livro, simplesmente não parei de ler a escrita dessa autora é maravilhosa e essa saga é perfeita, eu fui lendo e quando vi já tava apegada aos personagens, recomendo para todos

isabeuly 02/03/2022

Winter
A saga de Crônicas lunares ganhou um final maravilhoso com Winter. A Marissa continuou a misturar contos de fadas com ficção científica e eu simplesmente AMEI.

O ponto forte dela são os personagens, com destaque para as quatro protagonistas, que servem um show de personalidade.

deanrosie 25/02/2022

seja heroica.
Esse desfecho é sensacional; adoro como a autora traz novos personagens e consegue aprofundar e desenvolver todos sem se perder na história. Achei q não conseguiria me prender ao Jacin e à Winter em só um livro e não podia estar mais errada.

Esse livro foi uma mistura de sentimentos e, com certeza, o melhor da série! (fiquei angustiada do início ao fim

Leitora surtada 19/02/2022

Lindo
A Winter é minha segunda protagonista favorita,só perde para a Scarlet.
As cicatrizes realmente só deixam ela mais linda

foolsminyard 15/02/2022

eu não tenho nem o que dizer, não foi o melhor livro da saga pq tenho meu preferido, mas winter não deixou de servir muito em enredo. a marissa conseguiu me prender do começo e fim não só nesse livro, mas na série toda. eu amei tudo amei a revolução a construção dos personagens e o enredo final não deixou de focar na cinder e na sua revolução e na winter que era a pp desse livro. não deixou nada a desejar muito merecido as 5 estrelas. perfeito!

Máx 15/02/2022

Amei!!
Amo demais esse livro. Apesar de q a personagem título não se destaca muito. Nos anteriores apesar de continuar a história de Cinder, a personagem título tem um destaque grande na história. Mas entendo q quando chegamos nesse tinham tantas pessoas pra mostrar o ponto de vista q vc fica louco pra saber o q cada um está fazendo naquele momento kkkkk

-Koraline 14/02/2022

Desfecho maravilhoso
No último livro das Crônicas Lunares, tudo vira um caos generalizado, com muito surto e desespero. Todos os acontecimentos que levaran até o desfecho fazem muito sentido, o final não foi apressado, pelo contrário, foi bastante bem desenvolvido, o comportamente das personagens continuou coerente com o que tinha sido apresentado nos livros anteriores, e não houve redenção da vilã, o que para mim é um ponto super positivivo o antagonista não se arrepender de tudo o que fez por conta de um discurso motivacional, e a conclusão pós caos também foi bem explicada, com todos os arcos bem encaminhados. Enfim, se você gosta de contos de fada, essa distopia vai te entreter bastante.
Marianna 14/02/2022minha estante
Que bom que gostou! Me incentivou a ler essa série (comecei a muito tempo atrás, mas os livros estavam muito caros ai não consegui continuar), gosto muito de releituras de contos de fadas.

campeloreadings 09/08/2022minha estante
preciso ler os outros livros antes, ou posso ler apenas esse?

sra. warner 18/08/2022minha estante
@mafer precisa ler os 3 que vem antes desse. cinder, scarlet, cress e aí winter (esse). vale super a pena ??

campeloreadings 18/08/2022minha estante
obrigada

Bianca | @estanteliiteraria 01/02/2022

Fiquei angustiada a leitura toda, mas valeu a pena
Cinder está cada vez mais próxima de de retornar a Luna. Com seus amigos, eles já possuem planos para iniciar uma revolta no país. Mas nem tudo sai como planejado e eles precisam lidar com muitos imprevistos e perdas.

Essa autora sem dúvidas tem o dom de nos fazer sofrer. Esse livro foi puro desespero do início ao fim, não conseguia respirar porque sempre tinha alguém de cara com a morte. Fiquei em pânico e só queria acabar para poder ter um pouco de paz. Esse é o lado ruim de ter tantos protagonistas e você se apegar a todos eles, nunca vai ter um momento de tranquilidade porque sempre vai ter alguém em perigo. A autora trabalhou isso muito bem, mas essa angústia constante acabou incomodando a minha leitura (puramente pessoal).

Só tenho elogios para o desenvolvimento de tudo. Eu não conseguiria imaginar como Cinder iria para Luna e conseguir o apoio do povo, mas a autora fez isso muito bem. Ela precisava de páginas para desenvolver isso e a transição de Cinder para sua verdadeira situação. Foi um processo lento, mas tudo se encaixou. O momento final de Cinder e Levana foi de tirar o fôlego, desesperador como todo embate entre vilão e mocinho. As lutas em si não deixaram a desejar, estou maravilhada com a destreza da autora ao desenvolver cada conflito.

Os plots não me surpreenderam, mas isso não tira pontos da história, até porque ela conseguiu me arrebatar desde o primeiro instante. Foi uma série incrível, me deixou completamente apaixonada pelo universo e pela escrita da autora. Estou ansiosa pra ler os extras para finalmente poder fechar as pontas soltas que a autora deixou. E por incrível que parece extremamente curiosa para ler o extra da Levana.