A Casa de Vidro

A Casa de Vidro Anna Fagundes Martino

Resenhas - A Casa de Vidro

Soliguetti 23/10/2017

Fraco e apagado
A Casa de Vidro é uma noveleta e, portanto, tem uma história curta. Isso, porém, não é desculpa para um enredo tão fraco.

Anna Fagundes Martino cria um universo de seres fantásticos que possuem o "dom da vida", digamos assim. Podem fazer crescer flores da terra apenas com seu toque.

Eleanor, a protagonista, sente-se então atraída por Sebastian, um desses seres mágicos. Eu gostaria de poder dizer mais algumas coisa do enredo, mas basicamente é isso. Nenhum trama memorável, nenhuma dificuldade a ser superada. Eles simplesmente se apaixonam e depois disso a história não evolui muito mais. Há apenas a descrição de algumas cenas e a inserção de novos personagens, mas nada é tão importante.

A Casa de Vidro é um caso muito curioso. Tem uma premissa boa, mas tudo o que a noveleta faz é apresentar essa premissa. Não há história. Não há uma trama central. O leitor não se envolve com os personagens. Apenas os vê serem apresentados, como se estivesse sendo introduzido a estranhos em uma festa, daqueles que você nunca mais vai se lembrar.

O que ainda salva um pouco o livro é a forma como Anna Martino escreve, numa linguagem muito prazerosa e gostosa de ler. As qualidades de A Casa de Vidro, porém, ficam por aí.

Nunca tinha lido nada parecido. Um livro com um não-enredo. Uma não-história, que acabou tão vazia quanto começou.
Gilson.Amorim 23/10/2017minha estante
Achei a capa tão linda... Pelo visto é só a capa rsrs

Luiza - @oluniverso 15/12/2017minha estante
Eu terminei de ler o conto ontem. Ele começou tão bem e eu gostei muito, muito mesmo do Sebastian, mas aí, como você disse, parece que a parte boa acabou depois da apresentação dos personagens. Eu senti que após isso, o que aconteceram foram um monte de fatos jogados e acho que também faltou uma conexão maior entre os personagens (fora a Eleanor e o Sebastian).
Beijo.

Ed 16/10/2019minha estante
Uma pena, a capa ficou tão linda.

Bia Aguiar 11/06/2021

A Casa de Vidro Anna Fagundes
Eu tô impactada, amei muito esse conto/novela.
Tirei meia estrela por que é muito curtoooo, queria um livro dessa "fantasia", acho que tem muito potencial para se transformar em algo maior. Mas o que me chamou atenção foi a escrita da autora, linda demais, detalhada mas fluida, é leve.

Conclusão: Conto perfeito, ainda mais sendo de um gênero que eu amo tanto.

Vou ler os próximos livros quando eu puder.

duartesamanda 26/05/2020

Quando acabei esse livro, senti uma decepção muito grande, não por ser uma história ruim e sim por ter uma muito boa que não foi explorada em seu máximo.

Em parte entendo o sentido de deixar todo o mistério em volta dos segredos, mas acredito ser necessário dar o mínimo para o leitor se conectar não somente com a relação dos personagens mas também com suas motivações.

Terminei com tantas perguntas que acabei ficando chateada com a falta de informação, não sei se era a intenção do autor, mas se for, percebi que esse não é meu tipo de livro.
Maria3427 26/05/2020minha estante
Também li esse livro em um clube de leitura, escolhido pela maioria, e que decepção. O pior é que a maioria amou e eu acabei nem participando da discussão porque odiei a leitura, não ia pagar de chata haha

Lia 02/10/2020

A forma de escrever da autora é muito gostosa de se ler. Contudo, achei a estória vaga e sem conclusão em vários pontos.
Vale a leitura despretensiosa, a noveleta é bem rápida de se ler e também de leitura muito fácil.
Conta a estória de Eleanor, uma mulher rica com um passado fantástico, envolvendo um jardineiro misterioso com o toque da vida e mundo desconhecido.

Kath 24/07/2020

Não me empolgou
Então, esse foi um dos livros que eu baixei no site da Amazon pelo app do kindle num dia que estava de bobeira olhando as ofertas. A capa é bem bonita e eu gostei do título, já fui imaginando uns enredos para ele, mas acho que o problema foi essa expectativa prévia.

A noveleta (grande demais para ser um conto e pequena demais para ser uma novela. Nunca vou entender essas classificações literárias, sério.) conta a história passada no início do século XX, ali por 1900, e trata de dois tempos diferentes, passado e presente. No passado, ela segue Eleanor no período de luto pela mãe e cujo pai conseguiu um jardineiro chamado Sebastian que, aparentemente, consegue trazer qualquer planta que ela queira de modo misterioso.

Com a aproximação dos dois, porque Eleanor está incomodada com o luto e com o seu papel social enquanto mulher, ela acaba ficando encantada com Sebastian e é isso. No presente, Eleanor é viúva e tem um filho chamado Mark que é oficial do exército na guerra contra a Bélgica. Aparece então uma garota chamada Stella que diz ser a filha dela e aos poucos passado e presente se intercalam para culminar num final triste.

O que eu acho que aconteceu aqui foi: um plot bom desenvolvido no gênero errado. A autora nos apresenta o que parece ser uma raça alienígena ou mítica, mas não sabemos nada sobre ela. O que são, de onde vêm, do que são capazes realmente. As personagens são apresentadas de maneira tão rápida e frugal que não dá tempo a gente se apegar ou torcer por elas, tem um casal que se apaixona, mas só, não tem exatamente um empecilho, um clímax, um ponto B pra chegar.

Um ponto forte da história é a escolha de palavras da autora. Ela escolheu um tom bem poético que confere ao texto uma sonoridade lírica e eufônica gostosa de ler, no entanto, esse segue sendo, ao meu ver, o único ponto forte da obra. Há algumas reflexões muito bem vindas e umas passagens boas que acabam não brilhando tanto quanto poderiam porque a narrativa é muito rápida para o que a ideia precisava. Ainda assim, segue sendo praticamente o único ponto forte. Tem algumas boas reflexões e passagens que não brilham tanto quanto poderiam porque a trama é muito veloz e não dá tempo digerir.

A gente termina o livro meio se perguntando que tipo de metáfora é aquela tão genial que a gente não entendeu. Dá para tirar algumas hipóteses e fazer algumas inferências sim, mas tudo muito pessoal e eu opto por não discorrer desse lado aqui. Não me empolgou muito, tinha hora que eu me perguntava o que, exatamente, estava lendo. Não que isso desmereça a construção do texto em si, como mencionei, é um texto bem fluído e poético, mas enquanto história, não me empolgou muito, o que é uma pena. Sempre me sinto triste quando leio um nacional e não me apaixono.

Thay 13/04/2021

O amor é terreno?
A história é mais sobre Eleanor, que perde sua mãe quando jovem. Durante esse período de Luto aparece em sua casa Sebastian, um homem diferente de todos os outros e de bom coração (an?!). Ele se torna um excêntrico jardineiro, da qual fazem brotar lindas plantas apenas com seu toque.
Em suas visitas, ela descobre muitas coisas diferentes sobre Sebastian, inclusive que ele não é do mesmo mundo que o nosso.

Mas, essas visitas acaba se resultando em algo inesperado da qual ela precisa escolher se ela quer prosseguir ou não. Mas ele tem um presente para ela: se ela aceitar as condições ela poderá saber o dia de sua morte.

Pra mim sem dúvida, foi um conto impressionante e emocionante, bem diferente das histórias que eu tenho lido ultimamente. Sensível, amável, lindo e mágica... Resumem bem a história.

Bianca 25/10/2021

Peguei ele na promoção da Amazon de dar e-book gratuito, gostei muito da capa dele e resolve pegar para ler, e gostei demais demais, não fazia ideia que era uma trilogia mas juro valeu muito a pena

Autora ACBarroso 18/11/2020

Instigante
O livro é narrado em terceira pessoa, mas de forma poética, para que se pareça um conto de fadas passado no ano 1910 e depois retorna ao ano de 1868.

Aborda a mitologia das fadas, mostrando como são seres curiosos e que transitam entre os mundos para se relacionar com os humanos.

O foco principal é em Eleanor, mas aos poucos os leitores vão conhecendo Sebastian, descobrindo a relação deles. O romance natural e sem clichês.

Mari Takaesu 02/01/2022

Não gostei
Sabe aquela história de que não devemos julgar um livro pela capa, pois é, esse livro é assim, você olha a capa linda e fica animada, lê a sinopse e pensa " esse livro parece ser interessante", daí você lê o livro e se decepciona.
História sem graça, narrativa confusa e final sem sentido.
Esse é o primeiro livro de uma trilogia, mas o final não deixa nenhum gancho para o próximo livro. O e-book que li disponibiliza o primeiro capítulo do segundo livro, mas mesmo assim não fiquei animada pra ler.

Carol 18/09/2021

Uma leitura única
Uma noveleta que li e não consegui parar de pensar sobre. Apesar de ser uma história curta, com cerca de 65 páginas, eu fiquei completamente apaixonada pelo enredo. É diferente e intenso, principalmente na forma que seus personagens são construídos. Fiz uma resenha completa no meu ig literário!

site: https://www.instagram.com/p/CNvfeNwDJcG/?utm_source=ig_web_copy_link

Maria 30/05/2021

A casa de Vidro
A história é linda, amei os personagens, confesso que achei que o Mark seria meio estúpido( pq eh pensei nisso ? não sei), o Sebastian é perfeito, a Eleanor é maravilhosa também, confesso que queria que Stella tivesse um desenvolvimento, ela é maravilhosa pelo pouco que foi dito e mostrado sobre ela, eu consegui imaginar perfeitamente o ambiente, as descrições, as características, os detalhes, as flores, foi tudo perfeito, chorei no final, mas de felicidade, foi tudo lindo é mágico, o livro superou minhas expectativas.?

Irena Wieliczka 06/05/2022

A Casa de Vidro
Gostei muito da escrita da autora, a história tem um tom etéreo, algo difícil de descrever, mas muito fácil de ser sentido ao ler.

O único ponto negativo é que parece que tudo é muito misterioso (ou mal explicado) e fica uma sensação de que perdemos uma parte importante da história. Os personagens também não são muito claros em seus diálogos (principalmente quando os principais conversam).

Não entendi muito bem o mistério/segredo além do básico.

Lia 29/11/2021

Queria tanto um livro de 500 páginas com essa história! Saber que tem um segundo quase me fez dar um gritinho de alegria. A autora leva um novo universo aos livros com leveza e nos faz lamentar por personagens que conhecemos a 30 minutos.

Sara Vitoria 02/02/2022

Gostei mas pouco desenvolvido
Eu gostei muito da escrita. É muito fluida e poética. A forma com que ela escreve fantasia é genial. Mas a autora tinha uma grande história e um universo super legal, mas acabou não sendo nem um pouco desenvolvido. A noveleta tem só 60 páginas, e se tivesse no mínimo mas 100 ia ter sido uma história bem mas interessante e completa.