Um Livro Para Ser Entendido

Um Livro Para Ser Entendido Pedro Hmc

Resenhas - Um Livro Para Ser Entendido

Randerson 07/07/2020

Uma lição pura de empatia, respeito e humanidade
Em uma narrativa didática, educativa e emocionante, Pedro HMC vem de forma simples e clara cumprir um papel que nem mesmo é dele, mas que é extremamente necessário em nossa sociedade: uma educação anti-homofóbica.

O autor narra, explica, expõe e imprime suas experiências de vida ao longo do livro, dando lições de aceitação, empoderamento e amor próprio. Não se engane, esse não é um livro exclusivamente para alguém LGBTQIA+, embora todo adolescente pertencente a comunidade devesse lê-lo uma vez na vida, mas sim um livro para qualquer ser humano aprender a reafirmar algo que nem deveria ser preciso: respeitar e amar o próximo sem julgamentos.

Sou suspeito pra falar de uma obra do Pedro, tendo em vista que acompanho ele desde o Furo MTV e gosto muito do seu trabalho. Mas qualquer um é capaz de elogiar um trabalho tão importante como esse, mesmo sem necessariamente ser fã. Um livro para ser entendido de Pedro HMC não é apenas um livro para ser entendido, mas também um livro para entender a diversidade humana e um pouco do que é viver sendo LGBT no Brasil, é uma lição pura de empatia, respeito e humanidade, um entendimento que todos deveriam ter.

Olgashion 26/06/2020

É sempre interessante saber um pouco mais sobre coisas que desconhecemos, ainda que eu discorde com alguns posicionamentos do autor é um livro bem escrito e bem humorado.

Ricardo.Borges 03/11/2016

Um livro para que todos se entendam
Se você acredita ser capaz de superar seus preconceitos, com certeza precisa ler "Um livro para ser entendido", de Pedro HMC.

Em 239 páginas, o roteirista e criador do Canal "Põe na Roda", no Youtube, demonstra que a gíria "entendido" - que significa ser gay - também pode ser considerada uma indicação para pessoas de outras orientações sexuais. Afinal, quanto melhor alguém se entender, melhor ela poderá se relacionar com os outros.

O livro tem uma linguagem bastante coloquial, próxima do falado mesmo, e cheia de bom humor. Claro que as piadas existentes aos montes nos textos têm inspiração em símbolos artísticos e culturais familiares ao ambiente LGBT. Mas nada impede que um heterossexual possa compreendê-las. Haja vista, como bem lembra o autor em várias oportunidades, a crescente penetração de gírias e costumes gays em outros nichos.

Pedro HMC procura tratar das questões de sexualidade com o leitor da forma mais agradável possível. E, por vezes, para que as definições, preocupações e dilemas dos LGBTs sejam melhores entendidas, são traçados paralelos com o comportamento heterossexual. Ou seja, o livro só tem a contribuir com o esclarecimento da sexualidade e o fim do preconceito de todos.

Super indico a leitura.

Um adento importante: ao final de cada capítulo, Pedro sugere vídeos de seu canal no Youtube relacionados àquele tema. Um estímulo inteligente e interessante para que o leitor saia das páginas do livro e mergulhe no universo on-line, a fim de se aprofundar no assunto abordado.