Um Livro Para Ser Entendido

Um Livro Para Ser Entendido Pedro Hmc

Resenhas - Um Livro Para Ser Entendido

1 | 2 | 3 | 4

mrjsouza 11/10/2016

Conheci o trabalho do Pedro há um pouco mais de um ano, quando por coincidência me foi sugerido um vídeo no youtube do seu canal, o Põe na roda, que se tornou um dos maiores canais LGBT da plataforma, abordando assuntos do mundo LGBT de forma séria, mas também bem descontraida.
Recentemente o roteirista lançou pelo selo outro planeta, o seu primeiro livro.
Mas qual o tema abordado no livro? O livro fala sobre vários temas do mundo LGBT, como se fosse uma extensão do canal, o autor fala sobre o seu ponto de vista assuntos como: bullying, relacionamentos, como assumir sua sexualidade, entre outras temas que são abordados.
A minha experiência com essa leitura foi bastante proveitosa, até porque mesmo fazendo parte de todo esse mundo LGBT, não tinha conhecimento sobre certos assuntos, e até mesmo consegui perceber coisas que já fizeram parte do meu cotidiano, mas que por algum motivo deixei passar despercebido.
Durante toda a leitura, vários capítulos me chamaram bastante atenção, mas para mim os que mais me prenderam foram os capítulos sobre bullying e rótulos. Me senti bem próximo as situações descritas nos capítulos, principalmente sobre o bullying, que foi uma situação que infelizmente fez parte da minha infância, que acaba remetendo ao tema de rótulos que a sociedade opõe sobre as pessoas.
Ambos os temas me alertaram bastante para algumas situações, aonde percebi que mesmo não tendo a intenção, já rotulei as pessoas e até mesmo pratiquei bullying, até porque mesmo que alguém não te faça bem, porque na hora da raiva eu deveria xingá-lo de "viado"? Porque logo eu, xinguei aquela pessoa com essa palavra, se eu mesmo sou gay? São alguns dos questionamentos que fiz para mim mesmo, que me deixaram alerta para eventos futuros e que não acabe cometendo novamente.
Para quem acompanha o autor nas redes sociais, deve ter visto em algum dos seus últimos vídeos aonde ele conta um pouco sobre o livro, ele relata que recebe várias mensagens de seguidores pedindo conselhos sobre vários assuntos, e o próprio já disse que muitos desses assuntos ele aborda no livro.
Uma das várias coisas que achei bastante interessante no livro, foi que a cada final de capítulo possui um QR Code, que te direciona para algum do vídeos do Põe na roda, o que acaba sendo uma extensão do assunto abordado no capítulo e você acaba ouvindo mais sobre.
No fim, o livro não serve apenas para o público gay, mas serve também pra você que gosta de adquirir um pouco mais de conhecimento e não tem uma mente fechada para o assunto.Então que tal aceitar esse convite do Pedro e conversar com o autor através das páginas, falando sobre assuntos que te farão pensar e em alguns momentos rir dos comentários do autor.

site: http://desconexaoleitura.blogspot.com/2016/10/resenha-um-livro-para-ser-entendido.html

Rodrigo 25/07/2018

Um Livro Para Ser Entendido
Escrito de forma hábil, pratica, divertida, leve, direta e assertiva, esse livro deveria ser leitura obrigatória nas escolas, como forma de educação, cidadania e respeito. Pedro nos surpreende e brinda com uma leitura agradável de forma verdadeira e intriseca que desvenda e torna acessível​ o universo LGBT.

Michelle.Silva 28/01/2021

Fantástico!
Esse livro deveria ser de utilidade pública! Acolhedor, sincero e bem entendido!
@Ju 16/02/2021minha estante
Também concordo. Tem pessoas que falam tanta merda que precisa desse livro para ter um pouco de noção.

Jeferson 01/11/2016

Descobri que sou bem entendido!
Sou fã do Canal Põe na Roda, do qual o autor do livro é dono e protagonista. Comprei por ser fã do canal (podia ser pior, podia ser o da Kefera) e gostei muito. Pedro HMC é roteirista e escrever é seu trabalho, sua escrita é muito bem humorada, mesmo sendo um humor bem segregado no livro.

Pedro de modo despretencioso tenta esclarecer o universo gay, e o faz muito bem. Eu como homossexual assumido, e resguardadas as proporções, resolvido não encontrei muita coisa nova nas páginas. Mas se o leitor não é assumido ainda, ou não entende muito bem a militância LGBT vai encontrar muita coisa boa.

O livro pretende também atingir o público hetero, não sei se nisso terá êxito, mas se conseguir vai ser maravilhoso.

Em suma o livro explica de forma muito bem humorada (com glossário inclusive) o universo gay, ou parte dele. Colocar o tema gay em um livro, é a melhor forma de colocar o assunto na roda!

Sabe quando vc será naquela ressaca literária, esse livro é um excelente remédio!

Olgashion 26/06/2020

É sempre interessante saber um pouco mais sobre coisas que desconhecemos, ainda que eu discorde com alguns posicionamentos do autor é um livro bem escrito e bem humorado.

Ryan249 29/10/2023

????
ótimo livro! escrita boa, de modo que qualquer um que venha a ler consiga entender bem o que quer ser passado. uma boa opção para àqueles que ainda estão se descobrindo e/ou que querem compreender mais sobre o meio lgbtq+. sempre que posso recomendo esse querido. a leitura vale a pena!

Randerson 07/07/2020

Uma lição pura de empatia, respeito e humanidade
Em uma narrativa didática, educativa e emocionante, Pedro HMC vem de forma simples e clara cumprir um papel que nem mesmo é dele, mas que é extremamente necessário em nossa sociedade: uma educação anti-homofóbica.

O autor narra, explica, expõe e imprime suas experiências de vida ao longo do livro, dando lições de aceitação, empoderamento e amor próprio. Não se engane, esse não é um livro exclusivamente para alguém LGBTQIA+, embora todo adolescente pertencente a comunidade devesse lê-lo uma vez na vida, mas sim um livro para qualquer ser humano aprender a reafirmar algo que nem deveria ser preciso: respeitar e amar o próximo sem julgamentos.

Sou suspeito pra falar de uma obra do Pedro, tendo em vista que acompanho ele desde o Furo MTV e gosto muito do seu trabalho. Mas qualquer um é capaz de elogiar um trabalho tão importante como esse, mesmo sem necessariamente ser fã. Um livro para ser entendido de Pedro HMC não é apenas um livro para ser entendido, mas também um livro para entender a diversidade humana e um pouco do que é viver sendo LGBT no Brasil, é uma lição pura de empatia, respeito e humanidade, um entendimento que todos deveriam ter.

tteusbooks 30/08/2020

Livro NECESSÁRIO, não somente para a comunidade lgbtqia+ , mas para conhecimento de toda a sociedade. Pedro HMC aborda temas incríveis!

Vini 19/12/2020

Um discurso um pouco raso com muitas contradições. Uma versão contada por um gay padrão.

Jacques 30/06/2021

Sou entendido!!!
Um excepcional livro do maravilhoso Pedro HMC, cheio de conhecimento necessário para a comunidade LGBTPQIA+ e para a bolha hétero também, esse livro abriu a minha mente e me aconselhou de uma forma leve e clara, me senti como se estivesse conversando com um amigo, sinto como se fosse uma espécie de bíblia gay para mim haha, obrigado Pedro.

Andy Santana 20/02/2021

Um manual dos vídeos do Põe na Roda
O jornalista Pedro HMC se destaca pela versatilidade que conduz seus vários projetos, porém o mais famoso de todos é o canal “Põe na Roda“, que está presente nos formatos on-line (site, YouTube e redes sociais) e agora também no físico, com o exemplar “Um Livro Para Ser Entendido“.

O livro é uma versão impressa dos vídeos do canal, em cada capítulo há indicações de vídeos com os assuntos tratados, tais como: “Como se assumir?” ou até em “Meu filho é gay… E agora?”. No final de cada conteúdo há um QR Code que direciona o leitor para o link citado, facilitando a busca por quem gosta de visualizar os exemplos.

Um manual divertido com diversas situações vividas ou escutadas ao longo dos anos pelo Pedro. A ideia é que o livro sirva de guia para os fãs do canal, e até mesmo para os héteros curiosos, que não conhecem muito do universo LGBTQIA+.

Há relatos de superação, bem como traumas, que associados às estatísticas deixam a vida dos LGBTQIA+, cada vez mais vulneráveis. A narrativa toca na ferida de uma sociedade que oprime o agredido e aceita como certo o agressor, como o bullying que vários cidadãos são obrigados a vivenciar.

Para exemplificar e quantificar, o livro traz dados e pesquisas que demonstram o embasamento do conteúdo, como citações e fontes de jornais e periódicos. Porém um dos pontos negativos, como leitura, é o excesso de indicações de vídeos do canal (não se esqueçam de se inscrever, ativar o sininho e deixar seu like), o que torna uma encheção de linguiça. E também a repetição de conteúdo em alguns capítulos torna-o maçante.

A publicação se consagra como um guia principalmente para os mais jovens ou que estão com receio, angustias e medos. Com dicas e orientações, o Pedro tenta auxiliar de forma positiva seu público alvo: a sociedade como um todo.

site: http://www.sodapop.com.br/resenha-um-livro-para-ser-entendido/

Ricardo.Borges 03/11/2016

Um livro para que todos se entendam
Se você acredita ser capaz de superar seus preconceitos, com certeza precisa ler "Um livro para ser entendido", de Pedro HMC.

Em 239 páginas, o roteirista e criador do Canal "Põe na Roda", no Youtube, demonstra que a gíria "entendido" - que significa ser gay - também pode ser considerada uma indicação para pessoas de outras orientações sexuais. Afinal, quanto melhor alguém se entender, melhor ela poderá se relacionar com os outros.

O livro tem uma linguagem bastante coloquial, próxima do falado mesmo, e cheia de bom humor. Claro que as piadas existentes aos montes nos textos têm inspiração em símbolos artísticos e culturais familiares ao ambiente LGBT. Mas nada impede que um heterossexual possa compreendê-las. Haja vista, como bem lembra o autor em várias oportunidades, a crescente penetração de gírias e costumes gays em outros nichos.

Pedro HMC procura tratar das questões de sexualidade com o leitor da forma mais agradável possível. E, por vezes, para que as definições, preocupações e dilemas dos LGBTs sejam melhores entendidas, são traçados paralelos com o comportamento heterossexual. Ou seja, o livro só tem a contribuir com o esclarecimento da sexualidade e o fim do preconceito de todos.

Super indico a leitura.

Um adento importante: ao final de cada capítulo, Pedro sugere vídeos de seu canal no Youtube relacionados àquele tema. Um estímulo inteligente e interessante para que o leitor saia das páginas do livro e mergulhe no universo on-line, a fim de se aprofundar no assunto abordado.

Lucas Ferreira 16/10/2021

Todos deveriam conhecer esse material incrível, um livro para se ter na cabeceira da cama. Obrigada Pedro!

1 | 2 | 3 | 4